segunda-feira, 14 de abril de 2014
* "A grande benção consiste em Deus usar..."
para que outros saibam que ele é Deus.
Não se esqueça de sempre pedir a ajuda de Deus,
o melhor conselheiro que existe."
"Pai"
Jogral:
PREPARAÇÃO:
Preparar um coração grande em papel - camurça vermelho;
Preparar tiras de cartolina onde estará escrito,
em cores diferentes,
os diversos tipos de pai:
SUPER-PAI,
COMPANHEIRO,
DISTRAÍDO,
BRINCALHÃO,
SEVERO,
SEPARADO,
PAI-AVÔ.
Oito crianças decoram a estrofe inicial que falarão juntas
e cada uma fica responsável por preparar uma das outras falas indicadas.
APRESENTAÇÃO:
Cada criança ao recitar a sua estrofe vai até o coração e fixa sobre ele a sua faixa.
JUNTAS:
Pai não é igual!
PAI É DIFERENTE...
E TEM LUGAR ESPECIAL
NO CORAÇÃO DA GENTE.
CRIANÇA 1:
(Super-Pai)
O meu pai é o melhor.
O mais bonito, o mais forte;
Sabe tudo o meu pai
E pratica muito esporte!
O problema é matemática?
Ele sabe resolver!
Mamãe precisa de ajuda?
Lá vai ele pra fazer.
Brinquedo pra consertar;
Levar, buscar, pentear;
Mesmo lavar, cozinhar...
Com o Papai pode contar!
CRIANÇA 2:
( Pai Companheiro)
O meu Pai trabalha muito
Chega em casa bem cansado,
Mas arranja um belo tempo
pra ficar ao nosso lado.
A gente conversa, brinca,
Joga um pouco, vê TV.
Mas a hora mais gostosa
é quando o meu pai lê!
CRIANÇA 3:
(Pai Severo)
Meu pai é muito bom,
mas quer tudo direitinho.
Brinquedos arrumados,
Dentes bem escovados.
Tem hora para estudar;
Tem hora pra natação;
E tem hora pra brincar
E pra ver televisão!
Com o papai não tem moleza.
Mas a vida é uma beleza!
CRIANÇA 4:
(Pai distraído )
O meu pai é ligadão
na leitura do jornal:
A gente pode brigar,
minha mãe pode chamar,
pode explodir o fogão,
pode a casa vir ao chão...
Que ele nem se perturba!
Segue em frente com a leitura!...
CRIANÇA 5:
(Pai Brincalhão )
Meu papai é brincalhão,
Gosta bem de uma bagunça!
ele se joga no chão,
dá cambalhota, mexe o dedão...
Põe o nariz de palhaço
E fica mito engraçado!
Quanto mais a gente ri,
Mais ele fica animado.
CRIANÇA 6:
(Pai Separado)
Tem coisa que a gente não entende.
É um negócio atrapalhado...
Pai e mãe que se separam
E deixam tudo complicado.
Um pouco aqui, um pouco ali;
Natal com um,
Ano novo com o outro.
Cada um para o seu lado.
O jeito é tirar proveito,
Do melhor de cada um,
sabendo que os dois nos amam
e só desejam nosso bem....
CRIANÇA 7:
(Pai-Avô)
Vovô é pai duas vezes,
com uma grande diferença;
não precisa educar,
não precisa corrigir.
O negócio é só amar,
O legal é só curtir...
Carinho, bastante carinho
Histórias para contar,
Cantigas para embalar,
“colinho” pra consolar...
CRIANÇA 8:
O melhor de tudo isso,
É que temos um pai na terra,
e temos um Pai no céu,
a quem queremos dar graças,
a quem queremos louvar
por todos os pais presentes
a quem queremos honrar!
OBSERVAÇÃO:
Cada criança colocou no coração o tipo de pai sobre o qual falou.
Depois,
outras crianças se juntam a estar oito
e cantam o canto de Ação de Graças:
“ Papai”.
PAPAI
Papai, hoje é seu dia,
queremos comemorar.
Vamos te dar um beijinho
e um abraço sem par.
Crianças, aqui estamos.
Unidas, vamos louvar
ao nosso Deus tão querido
que deu o papai para amar
PAI DIFERENTE NO CORAÇÃO DA GENTE!
"Meu Pai Robô"
A ideia desta história foi tirada de www.teatrocristao.net.
Adaptada e desenhada pela Pastora Gabriela Pache de Fiúza.
FIGURA 1
O professor que não teve pai, projetou durante anos um pai para ele, criando o pai robô.
-Nossa! Estou ansiosa para ver o pai robô do professor.
-Eu também, ele falou tanto desde o início do ano que não vejo a hora.
- Bom dia crianças!!! – Disse o professor
-Bom dia professor!!!
-Chegou o grande dia, hoje vocês conhecerão uma pessoa muito especial…tcham, tcham, tcham, tcham….aí está, o melhor pai do mundo, o meu papai, e ele pode tudo. –disse entusiasmado o professor.
-Oh!!! -disseram as crianças assombradas.
-E o que ele sabe fazer professor?
-Ele tem uma programação que permite muitas coisas, ele assiste TV comigo, me ajuda a lavar a louça, vejam que maravilha, tenho um pai que estará sempre comigo aonde eu for. Muito bem, vocês que tem um pai me digam o que ele deve fazer?
-Eu também, ele falou tanto desde o início do ano que não vejo a hora.
- Bom dia crianças!!! – Disse o professor
-Bom dia professor!!!
-Chegou o grande dia, hoje vocês conhecerão uma pessoa muito especial…tcham, tcham, tcham, tcham….aí está, o melhor pai do mundo, o meu papai, e ele pode tudo. –disse entusiasmado o professor.
-Oh!!! -disseram as crianças assombradas.
-E o que ele sabe fazer professor?
-Ele tem uma programação que permite muitas coisas, ele assiste TV comigo, me ajuda a lavar a louça, vejam que maravilha, tenho um pai que estará sempre comigo aonde eu for. Muito bem, vocês que tem um pai me digam o que ele deve fazer?
FIGURA 2
Os alunos levantavam a mão gritando: Eu, eu, eu ….
-Você Daniel o que gostaria de vê-lo fazer? –Perguntou o professor com ar de orgulho.
-Ele deve ajudar a arrumar a casa, tirar o pó por exemplo.
-Ok! Ok! Vamos lá. O professor programa o robô e o robô tira o pó da sala e as crianças vibram!
-Você Daniel o que gostaria de vê-lo fazer? –Perguntou o professor com ar de orgulho.
-Ele deve ajudar a arrumar a casa, tirar o pó por exemplo.
-Ok! Ok! Vamos lá. O professor programa o robô e o robô tira o pó da sala e as crianças vibram!
FIGURA 3
- Viram? O que mais, o que mais? Pode falar Ester!
- Ele tem que ser bom e dar abraços. –Respondeu Ester
-Venha cá Ester! -disse o professor- Vamos lá…( programa o robô ) …prontinho.
- Ele tem que ser bom e dar abraços. –Respondeu Ester
-Venha cá Ester! -disse o professor- Vamos lá…( programa o robô ) …prontinho.
O robô dá um abraço muito apertado e desengonçado em Ester.
- ai..ai..ele tá me apertando!
- ai..ai..ele tá me apertando!
O professor a ajuda.
-Mais alguns ajustes e este abraço ficará bom. –disse o professor
-Mais alguns ajustes e este abraço ficará bom. –disse o professor
FIGURA 4
E o que mais ele tem que saber fazer? -desafia o professor
-Ele tem que ser engraçado, meu pai é engraçado… -disse Bia
O professor programa o robô e o robô faz malabarismo e palhaçadas e as crianças riem”.
- É melhorou, está começando a se parecer com um pai. -dizem os alunos empolgados.
-Ele tem que ser engraçado, meu pai é engraçado… -disse Bia
O professor programa o robô e o robô faz malabarismo e palhaçadas e as crianças riem”.
- É melhorou, está começando a se parecer com um pai. -dizem os alunos empolgados.
FIGURA 5
-Viram como ele é perfeito? Nunca mais ficarei sem a companhia de um pai! Ele pode tudo. O que mais? O que mais? –falava o professor desafiando os alunos.
-Deve ajudar com os deveres da escola. –disse João
-Deve comprar muitos presentes… –disse Melisa
- Deve saber contar divertidas histórias… –disse Rafael
-E deve gostar de rir, ele deve ser sempre alegre … –disse Sofia.
-Deve ajudar com os deveres da escola. –disse João
-Deve comprar muitos presentes… –disse Melisa
- Deve saber contar divertidas histórias… –disse Rafael
-E deve gostar de rir, ele deve ser sempre alegre … –disse Sofia.
O professor corre e programa o robô que cumpre todas as tarefas à perfeição.
Figura 6
-Algum outro desafio? Pergunta audacioso o professor.
- Um bom pai tem que saber orar -disse Cíntia desde o fundo da sala com voz firme.
-Orar ? –pergunta o professor intrigado.
-Sim, ele deve saber orar! Orar é falar com Deus, nosso Pai maior, ele pode todas as coisas. É importante um pai saber orar. Sabe professor? Quando a minha mãe ficou grávida, no ultra-som dos primeiros meses aparecia o feto com serias malformações ósseas. Os médicos disseram que eu nasceria deforme e que nem mesmo caminharia. Mas meu pai, cheio de fé, começou a orar e jejuar e a declarar a minha cura. Ele colocava a mão na barriga da minha mãe e orava todos os dias, ele nem mesmo quis fazer outros exames, ele creu de todo coração que Deus tinha me curado. E no dia do nascimento todos ficaram chocados, eu nasci perfeita, EU SOU PERFEITA. Todos ficaram espantados menos o meu pai, porque ele sabia que Deus já o tinha ouvido. Meu pai ora pelo emprego, pela nossa saúde, pelas finanças, pela família, ele ora por todas as necessidades! Sem dúvidas professor, o que um pai tem que saber fazer para ter uma família abençoada é orar, como o meu papai!
-Orar ? –pergunta o professor intrigado.
-Sim, ele deve saber orar! Orar é falar com Deus, nosso Pai maior, ele pode todas as coisas. É importante um pai saber orar. Sabe professor? Quando a minha mãe ficou grávida, no ultra-som dos primeiros meses aparecia o feto com serias malformações ósseas. Os médicos disseram que eu nasceria deforme e que nem mesmo caminharia. Mas meu pai, cheio de fé, começou a orar e jejuar e a declarar a minha cura. Ele colocava a mão na barriga da minha mãe e orava todos os dias, ele nem mesmo quis fazer outros exames, ele creu de todo coração que Deus tinha me curado. E no dia do nascimento todos ficaram chocados, eu nasci perfeita, EU SOU PERFEITA. Todos ficaram espantados menos o meu pai, porque ele sabia que Deus já o tinha ouvido. Meu pai ora pelo emprego, pela nossa saúde, pelas finanças, pela família, ele ora por todas as necessidades! Sem dúvidas professor, o que um pai tem que saber fazer para ter uma família abençoada é orar, como o meu papai!
O professor estava visivelmente abalado, toda a sala estava de olhos marejados e alguns até lacrimejavam. O professor rompeu o silencio dizendo:
-Meu pai robô não foi programado para orar, e acho que nem se o programasse conseguiria, porque ele nunca poderá ter o amor nem a fé de um verdadeiro pai!
A campainha tocou e as crianças desinteressadas pelo robô que não poderia orar foram saindo e comentando.
A campainha tocou e as crianças desinteressadas pelo robô que não poderia orar foram saindo e comentando.
-Vamos pedir pro nosso papai ir à igreja da Cíntia, queremos que eles também orem como o papai dela!
Figura 7
O professor e Cíntia ficaram na sala do lado do robô se olhando
-O senhor está decepcionado professor ?
-É que finalmente eu achei que ia ter um pai…-disse com tristeza.
-Mas professor, você pode ter um pai, Deus pode ser o seu Pai.
-Mas como isso é possível? Eu já sou grande e sou muito atrapalhado, Deus não vai querer ser o meu pai?
-Deus o ama e aceita o senhor, do jeito que o senhor é. Vamos até o meu pai que ele vai lhe mostrar o caminho até o pai maior.
-Então vamos agora mesmo , quero conhecer este pai que realmente pode tudo.
O professor cobre o robô e vai com Cíntia.
Depois de ouvir o pai de Cíntia, o professor quis receber Jesus no seu coração e de joelhos por primeira vez na sua vida sentiu os braços do amoroso Pai Deus o envolver. Agora, o professor tinha achado o que tanto buscava, UM PAI AMORSO.
-É que finalmente eu achei que ia ter um pai…-disse com tristeza.
-Mas professor, você pode ter um pai, Deus pode ser o seu Pai.
-Mas como isso é possível? Eu já sou grande e sou muito atrapalhado, Deus não vai querer ser o meu pai?
-Deus o ama e aceita o senhor, do jeito que o senhor é. Vamos até o meu pai que ele vai lhe mostrar o caminho até o pai maior.
-Então vamos agora mesmo , quero conhecer este pai que realmente pode tudo.
O professor cobre o robô e vai com Cíntia.
Depois de ouvir o pai de Cíntia, o professor quis receber Jesus no seu coração e de joelhos por primeira vez na sua vida sentiu os braços do amoroso Pai Deus o envolver. Agora, o professor tinha achado o que tanto buscava, UM PAI AMORSO.
Cíntia piscou para o pai em cumplicidade. Porque o que o professor não sabia era que Cíntia e o seu pai viam orando pelo professor desde o começo do ano!
Cíntia estava muito orgulhosa do seu papai, um homem de oração e fé.
http://www.cantinhodatialilica.blogspot.com.br
* "As chances de fazer o bem,..."
...de abrir mão,
de pedir perdão,
de falar de Jesus podem ser únicas,
e nunca se sabe quando vamos encontrar a pessoa novamente.
O que se pode fazer hoje por uma pessoa não se deixa para amanhã.
Entrega + amor de Deus = ganho.
"...precisávamos deste santo,
inculpável,
puro,
separado dos pecadores,
exaltado acima nos céus",
a oferecer o sacrifício eterno,
ou seja,
"de uma vez por todas."