terça-feira, 13 de maio de 2014

* Brincadeiras...

Aqui estão algumas sugestões de brincadeiras !!!

Peixinhos e Tubarões (Adaptado) 
“Deixar uma área neutra, onde os tubarões não poderão pegar os peixinhos”. Separados em dois times, deverão formar o time dos peixinhos e o dos tubarões. No momento em que tocar uma música baixa, os peixinhos saem para passear. Quando tocar uma música alta, os tubarões saem para tentar pegar os peixinhos que deverão voltar correndo para o local neutro.. o peixinho que for pego vira tubarão.


Barco de Papel
Material: Folha de papel.
Para sermos discípulos de Jesus, temos de levar as Boas Novas da Salvação.Vamos leva-la?Faça um barco de papel. Passe o barco entre os alunos, enquanto a turma conta até dez ou canta um louvor, onde o barco parar, a criança que estiver com o barco deverá ficar no meio do círculo formado pelas crianças. 

CORRIDA DOS SENTADOS
Corrida de ida e volta onde os participantes correm sentados e não podem usar as mãos pra nada. Na ida, vai de frente, na volta, vem de costas, ou seja, não pode virar. Ganha quem voltar primeiro.

 TÚNEL
Jogam duas equipes com número de participantes iguais. Cada equipe formará um túnel, onde os participantes ficam um atrás do outro com as pernas abertas. É uma espécie de corrida. No "Já" do mestre, o último de cada fila deve passar por debaixo do túnel e ir para a frente. Depois, o último faz a mesma coisa. Desse jeito, o túnel de pessoas irá se distanciando para frente cada vez mais. Ganha o túnel que cruzar a linha de chegada primeiro.

ESTOURA-BEXIGA
Todos participam. Cada jogador terá uma bexiga amarrada em seu tornozelo. O objetivo é estourar a bexiga dos adversários e proteger a sua. Ganha o último que ficar com a bexiga intacta.

PEGADINHA DO ANIMAL
Entrega-se a cada participante um papel com o nome de um animal, sem ver o do outro. Em seguida todos ficam em círculo de mãos dadas. Quando o animal for chamado pelo coordenador, a pessoa correspondente ao animal, deve se agachar tentando abaixar os colegas da direita e da esquerda. E os outros devem tentar impedir que ele se abaixe. Obs.: todos os animais são iguais, e quando o coordenador chama o nome do animal todos vão cair de bunda no chão, causando uma grande risada geral. 

Num pé só
As crianças deverão formar duas filas, em frente a um pique. Em cada extremidade do pique deixe uma Bíblia. Dado o sinal, o primeiro participante de cada fila sai correndo, mas pulando num pé só, pega a Bíblia e volta num pé só e entrega a Bíblia para o próximo participante. A equipe que terminar primeiro é a vencedora.

 Cadeiras
Forme duplas com os participantes do encontro, de preferência que eles tenham altura semelhante. Sentados no chão, um apoiado nas costas do outro. Eles deverão levantar e abaixar, sem ajuda das mãos. Deverão flexionar as pernas ou os quadris para poderem levantar. Precisamos contar com a ajuda do próximo.

 Mensagens
Coloque dentro da sala vários balões cheios, mas somente dentro de alguns coloque papéis com frases como: Cante um louvor, Agradeça a Deus por alguma coisa, recite um versículo, Imite um animal, etc... As crianças deverão estourar os balões até encontrarem os que tem as mensagens. A criança que encontrar deverá fazer o que estiver escrito.
  


"5 Pães e 2 Peixinhos"



João 6.1-15.

"Entregando tudo á Jesus"
As pessoas sempre seguiam Jesus por onde Ele ia. Certo dia, Jesus estava num lugar chamado Betsaida, e lá Ele falava sobre o Reino de Deus e curou muitas pessoas.
Já estava anoitecendo e os discípulos começaram a ficar preocupados com toda aquela multidão e pediram que Jesus falassem para eles voltarem para suas casas. Mas Jesus disse: Deem vocês comida a eles. Só que ninguém tinha levado tanto alimento assim que pudesse alimentar tanta gente!
Os discípulos começaram a andar pela multidão procurando por comida, mas o que encontraram foi só um menino que tinha em seu cestinho apenas 5 pães e 2 peixinhos... Aquilo era tudo o que o menino tinha e ele decidiu entregar o que tinha para Jesus, o menino sabia, que esta era a escolha certa a fazer!
Jesus disse para o povo se sentar, pegou os pães e os peixinhos, olhou para o céu deu graças por eles e partindo os entregou aos discípulos que foram distribuindo para aquela multidão de mais de 5 mil pessoas!
Todo o povo comeu e ficou satisfeito e ainda sobraram 12 cestos cheios de pães e peixes!!!!
O menino jamais tinha visto alguém multiplicar pães e peixes, mas mesmo assim, ofereceu tudo o que tinha para Jesus e viu um grande milagre acontecer através da sua pequena oferta. Todos nós, temos algo a oferecer a Jesus: nossos dons, nossa inteligência, nosso vigor, nossos bens, nosso tempo, etc. Tudo que temos, pouco ou muito, deve ser dado para Jesus. E podemos ter certeza e confiar que tudo que fazemos para Deus não é em vão!!!
Quando Deus nos deu a vida, também nos deu talentos e habilidades. E cada um de nós deve decidir como usar isso: ou usamos nossos talentos de forma egoísta ou colocamos nas mãos de Jesus, para que Ele os multiplique e use  para abençoar outras pessoas!! - Entregue a Jesus tudo o que você tem e sabe fazer!!!

Vou colocar todos os itens nesta cesta que será meu Recurso

A medida que vou contando a história vou tirando as figuras de dentro!


Aqui estão os 5 pães e os dois peixinhos, mas neles estão colados outros pães e peixes, na hora que eu falar que Jesus multiplicou vou puxar e vai ficar como na próxima foto!
Quantos pães!!!
Quantos peixes!!!
E ainda sobraram 12 cestos cheios!!

Toda aquela multidão foi alimentada!


Encontrei este louvor no youtube:
 http://www.youtube.com/watch?v=LXBfqiIfwDk

" Dois peixinhos e cinco pães, o menino deu para Jesus
Dois peixinhos e cinco pães, o menino deu para Jesus
E Jesus abençoou, e tudo se multiplicou
E a multidão comeu, comeu e ainda sobrou"


créditos:
 Histórias para o Evangelismo e para o Culto Infantil
Bíblia de Princípios e Valores com Palabritas
www.xdasartes.blogspot.com
http://rosamaisbela.blogspot.com.br/2012/02/sugestoes-para-aula-os-milagres-do.html
www.escolinhadagraca.blogspot.com




* "Os Camaleões me ensinam..."

A Importância da Consistência

Versículo: 
“Não se deixem vencer pelo mal,
 mas vençam o mal com o bem”. 
(Romanos 12:21)

Os camaleões são répteis interessantíssimos que vivem em lugares úmidos e quentes do mundo todo. Os camaleões são conhecidos principalmente pela capacidade de mudar de cor. A mudança de core permite que eles se mesclem no ambiente em que estão. Isso protege os camaleões,  pois fica difícil notar a presença deles. Os predadores à procura de um lanche rápido e fácil tem dificuldade em encontrar um camaleão, porque eles ficam da cor do objeto sobre o qual estão sentados!

As vezes, agimos igual aos camaleões e nos juntamos ao que acontece de errado à nossa volta. Em vez de sermos consistente! – Continuar como somos e sempre fazer o que é bom, nosso comportamento delas às vezes não mostra que somos cristãos. Isso acontece quando nos tornamos iguais aos camaleões! Deus espera que sejamos diferentes das pessoas deste mundo que não conhecem Jesus.  Leia novamente o versículo de hoje: “Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem”. (Rm.12:21)

O verdadeiro seguidor de Cristo faz o que é correto e obedece a Deus em qualquer situação. Quando somos consistentes, sempre deixamos claro que amamos a Deus e que Ele tem o primeiro lugar em nossa vida. E assim, em vez de esconder que somos cristãos, mostramos às pessoas ao nosso redor que ser cristão faz uma grande diferença na vida diária!!!



de
http://www.tiasdaescolinha.blogspot.com.br


"O Lápis e a Borracha"



Era uma vez um lápis.

Um lápis que podia desenhar coisas.

O lápis podia escrever palavras e números.


Às vezes o lápis cometia erros...

E as vezes o lápis ficava zangado.

Um dia o lápis encontrou uma borracha.
A borracha ajudou o lápis

Sabe o que a borracha fez? Ela apagou os erros do lápis!

A borracha apagou os rabiscos que o lápis zangado fez.

 O lápis descobriu que a borracha era sua melhor amiga.

Você gostaria de ter um amigo que apagasse seus erros e rabiscos? 
 Deus mandou Jesus Cristo para que Ele fosse nosso melhor amigo!

Eu e você, podemos pedir para que Jesus nos ajude em tudo o que fazemos.

Quando cometemos erros ou ficamos bravos, Jesus nos perdoa e nos ajuda, 

se  pedirmos perdão a Ele e ficarmos arrependidos de verdade. 

É como se Jesus fosse a borracha que apaga os erros

 e rabiscos que cometemos.
   
Referência bíblica:
 João 1:29 
"Eis o Cordeiro de Deus, 
que tira o pecado do mundo!"

                               Hebreus 8:12 
"Pois eu perdoarei os seus pecados
 e nunca mais lembrarei das suas maldades."

Salmo 103:3 
"O Senhor perdoa todos os meus pecados."

João 8:11 
"Vai, e não peques mais."

de
http://tiasdaescolinha.blogspot.com.br