1. Ela é de valor eterno, é viva e eficaz (Hebreus 4:12- Sl 119:89).
2. Ela nos dá conhecimento de Deus (Salmo 18:2).
3. A Palavra memorizada poderá levar a pessoa à salvação (I Pedro 1:23).
4. Pode guardar o salvo de pecar (Salmo 119:11- Salmo 119:9).
5. Pode prepará-lo para dar testemunho (I Pedro 3:15- Isaías 55:11).
6. Pode fortalecer-lhe a fé (Salmo 119:28).
7. A infância é o tempo ideal para memorizar a Palavra de Deus (Provérbios 22:6 – 2 Timóteo 3:15).
8. Pode dar conforto ao coração (Salmo:119:50).
9. O Espírito poderá “trazer à memória” da criança, mesmo depois de um certo tempo, um versículo memorizado, dependendo de suas necessidades: perdão, conforto, correção, etc… (João 14 :26).
Tendo em vista as razões acima,
devemos ter a responsabilidade
de preparar bem o período de memorização em nossas classes com crianças.
Como ensinar o versículo bíblico:
1. Leia-o todo diretamente da Bíblia.
2. Leia-o no visual.
3. Explique as palavras difíceis.
4. Explique o ensino principal do versículo.
5. Repita-o com as crianças até que seja conhecido.
6. Repetir sempre com a referência.
Métodos interessantes:
1. Quadro de giz
- Escreva o versículo
e apague aos poucos até que a memorização se complete.
2. Flanelógrafo
- Figuras para ilustrar as palavras do versículo.
Você pode retirar as figuras conforme as crianças forem decorando.
3. Cartazes
- Faça cartazes interessantes com desenhos ou figuras.
4. Gestos
- Apocalipse. 3-20 , Salmo 19:1a.
5. Dedos
- Romanos 3:23: Todos pecaram…
Gálatas 2:20: Cristo vive em mim.
6. Versículo musicado
- Isaías 41:6 – CSPC Vol 3, nº 58 a 62.
7. Perguntas
- Salmo 119:11
– Quem guarda no coração? Eu.
– O que eu guardo no coração? As tuas palavras.
– De quem são as Palavras? De Deus.
– Para que eu guardo a Palavra? Para não pecar contra Deus.
8. Quebra-cabeça
- Escreva o versículo,
recorte em partes
e deixe que a criança monte.
9. Varal
– Pendure um varal na parede
e prenda as palavras do versículo.
Você pode inverter as palavras ou figuras
e deixar que a criança arrume.
10. Cartaz de pregas.
11. Grupos –
Divida as crianças em grupos,
distribua o versículo
e veja que grupo monta primeiro e certo.
Dê sempre algo simples de presente para o grupo vencedor.
Pode ser uma bala,
chocolate,
bolacha,
palmas,
uma palavra de incentivo.
12. Coro
- Todas as crianças falam o versículo em conjunto.
Recapitulação:
1. Repita o versículo várias vezes.
2. Varie o método para recordação.
3. Deixe os versos visualizados na sala.
4. Dê lembretes ilustrados com o verso para as crianças levarem para casa.
5. Incentive os pais a ajudarem os filhos na memorização.
6. Prepare “dinheiro” mimeografado e dê para quem acertar o versículo. Monte uma “lojinha” com coisas interessantes para a criança e deixe que ela “compre” coisas.
Memorização de versiculos
Importante:
1. Crie na criança amor pela Bíblia,
demostrando seu amor e reverência para com a mesma.
Para crianças menores,
ensine o pensamento bíblico
e coloque o dedo da criança no versículo que estiver lendo na Bíblia.
Exemplos:
Atos 17:24
“Deus fez o mundo”;
1 João 4:8
“Deus é amor”.
2. Escolha versículos que reforcem o ensino da lição.
3. O professor deve saber o versículo de cor e seu significado,
antes de ensiná-lo às crianças.
Deve questionar-se:
“Sou eu um exemplo deste versículo?”.
4. Ensine também trechos das Escrituras:
Salmo 23;
Mateus 5:3-11;
I Coríntios 13;
Isaías 53; etc.
Se queremos que nossas crianças cresçam espiritualmente,
então devemos ajudá-las a ouvir,
ler,
estudar,
memoriza
r e praticar a Palavra de Deus.
Provérbios4-4
“Retenha o teu coração as minhas palavras;
guarda os meus mandamentos
e vive”.