* "Ajudando com Alegria"

Texto bíblico
 Juízes 4:4-9

4 "Ora, Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.

5 Ela se assentava debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ter com ela para julgamento.

6 Mandou ela chamar a Baraque, filho de Abinoão, de Quedes-Naftali, e disse-lhe: Porventura o Senhor Deus de Israel não te ordena, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom;

7 e atrairei a ti, para o ribeiro de Quisom, Sísera, chefe do exército de Jabim; juntamente com os seus carros e com as suas tropas, e to entregarei na mão?

8 Disse-lhe Baraque: Se fores comigo, irei; porém se não fores, não irei.
9 Respondeu ela: Certamente irei contigo; porém não será tua a honra desta expedição, pois à mão de uma mulher o Senhor venderá a Sísera. Levantou-se, pois, Débora, e foi com Baraque a Quedes."

Objetivos:
  • Relatar que sua atitude para com os outros deve refletir sua atitude para com Deus.
  • Narrar a história de Débora, que ajudou com sua disposição o exército israelita a conquistar a vitória sobre os cananeus.
          Débora foi uma juíza descrita no livro de Juízes do Antigo Testamento, e que teria liderado os israelitas contra o domínio de Canaã, por volta do século XII a.C..
É a única mulher das Escrituras que alcançou um cargo político pelo seu próprio povo. Sua origem parece ser simples, pois o texto bíblico a menciona como esposa de Lapidote e que prestava atendimento como profetisa debaixo das palmeiras. Numa nação sedenta de espiritualidade, caracterizada pela rejeição de Deus e por uma determinação entre o povo de cada um agir a seu próprio modo.
          Débora foi, antes de tudo, uma conselheira,ao demonstrar sua liderança à sombra de uma palmeira próxima à sua casa, discutindo e sugerindo soluções para pessoas com problemas.
          Foi quando percebeu que o povo israelita, após apostatar da fé e seguir outros deuses, estava sofrendo ataques e perdendo batalhas para os povos inimigos nas regiões circunvizinhas. Deus então despertou Débora para orar e interceder “como mãe” pelo seu povo em busca de avivamento e retorno da fé ao Deus verdadeiro. Por conta disso, após as orações de Débora, Deus reverteu a situação e mudou os rumos dos acontecimentos.

Esse é o versículo visualizado:

A Palavra do dia:
Lembrancinhas:

          Para iniciar a aula de forma dinâmica, faça uma comparação para a turma, a fim de que entendam a necessidade de certas atitudes para viver feliz e melhor. Faça uma comparação das vitaminas e sua importância para o crescimento do corpo e outros tipos de "vitaminas" de igual importância para desfrutarmos da felicidade e da alegria do corpo e da alma.
Abaixo fiz essa figura que contém um rótulo para ser colocado em um vidro reciclável e as vitaminas para a felicidade e alegria da alma que devem ser colocadas dentro do mesmo vidro. Você também pode colocá-las dentro de um saquinho transparente .

de
http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br














22.03.2015
Escola Bíblica Dominical
Comunidade Bíblica Pedra Angular
Minhas Bençãos:
Isabella
Isabelly
Letícia D.
Maria Clara


* "E as ruas das cidades se encherão de meninos e meninas que nelas brincarão!"


Esse Jogral infantil é para ser apresentado por 8 crianças:

1 – O nosso Deus é o Senhor Todo Poderoso, que habita nos mais altos céus e está presente nas maiores alturas!
2 – A Bíblia nos diz que o céu é o seu trono e a terra é o estrado de seus pés!
3 – No entanto, este ser tão grande e maravilhoso, com tamanho poder que criou tudo o que existe, se preocupa com tudo o que acontece a nós, pequenos seres humanos.
4 – Homens e mulheres, jovens e velhos e também nós, crianças, estamos sob o cuidado deste tão grandioso Senhor!
5 – Sim, ele não tem esquecido das crianças, pois ele mesmo disse: Deixai vir a mim as crianças, porque delas é o Reino de Deus!
6 – Por isso, quando fez a promessa da restauração da cidade e da glória de Jerusalém ele disse:
7 – Assim diz o Senhor: Voltarei para Sião, e habitarei no meio de Jerusalém; e Jerusalém chamar-se-á a cidade da verdade, e o monte do Senhor dos Exércitos, o monte santo.
8 – Ainda nas praças de Jerusalém habitarão velhos e velhas; levando cada um, na mão, o seu bordão, por causa da sua muita idade.

TODOS– E as ruas da cidade se encherão de meninos e meninas que nelas brincarão!

1 – Esta é a vontade de Deus, que todos, jovens, velhos ou crianças, sejam salvos!
2 – Pois ele ama a todos como são!
3,4 – Pobres ou ricos!
5,6 – Brancos ou negros!
7,8 – Índios ou Americanos!
5 – Quando tudo for mudado em novo céu e nova terra, o Senhor será um só para todos!

TODOS – E as ruas da cidade se encherão de meninos e meninas que nelas brincarão!

4,5 – E estas são as palavras de Deus para nós neste dia:
1,2,3 – Vinde, meninos, ouvi-me e eu vos ensinarei o temor do Senhor!
6,7,8 – Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.

TODOS – Qualquer que receber um destes meninos em meu nome, a mim me recebe; e qualquer que a mim me receber, recebe, não a mim, mas ao que me enviou.

1 – E você? Está orando para que chegue este dia?
2 – Ah, você pode pensar, mas eu sou apenas uma criança...
3 – Sim, mas Deus ouve as orações das crianças!
4 – Quando Hagar e Ismael estavam perdidos no deserto e prestes a morrer, eis que um anjo apareceu a ela e disse:
5 – Que tens, Hagar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está.
6 – Ergue-te, levanta o menino e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação.
7 – E abriu-lhe Deus os olhos, e viu um poço de água; e foi encher o odre de água, e deu de beber ao menino. E o menino cresceu e Deus era com ele!
8 – Deus ouviu as orações de Davi, Josias, Timóteo, Rode... e também as de Jesus, porque ele também foi criança!

TODOS – E nós também devemos orar ao Senhor, porque ele é quem cuida de nós!

1 – E hoje, nós estamos em festa, porque este Círculo de Oração Infantil completa mais um aniversário!
2 – São ___ anos em que o Senhor nos tem concedido grandes vitórias!
3 – Através das nossas orações, ele tem salvo nossos parentes, aberto portas de emprego e batizado com o Espírito Santo!
4 – E isso nos deixa alegres e regozijados, pois vemos que o Senhor responde às nossas orações!
5 – E aqui também aprendemos a sua palavra, que nos prepara para o grande encontro com o Senhor!
6 – E nós o aguardamos em oração, esperando o cumprimento de sua promessa
7 – Sim, aquele tão esperado dia em que nos encontraremos com eles nas nuvens!
8 – E o mundo será restaurado e viveremos eternamente com o Senhor!

TODOS – E as ruas da cidade se encherão de meninos e meninas que nelas brincarão!

 http://www.jograis.com

"Grande é o nosso Senhor e de Grande Poder!"











Esse jogral é para ser feito com a participação de 8 crianças.

Todos: Grande é o nosso Senhor e de grande poder!

1 – Louvai ao Senhor, porque é bom e amável cantar louvores ao nosso Deus; fica-lhe bem o cântico de louvor. Cantai ao Senhor com ações de graças; entoai louvores, ao som da harpa, ao nosso Deu. Ele cobre de nuvens os céus, prepara a chuva para a terra, faz brotar nos montes a erva e dá o alimento aos animais e aos filhos dos corvos, quando clamam.

Todos: Grande é o nosso Senhor e de grande poder!

2 – Sim, Querida Igreja, o nosso Deus é mesmo muito grande! Embora o homem não queira admitir, foi o nosso Deus que criou os céus, a terra, o mar e tudo que neles existe! Ele é o criador de todas as coisas! Quando só havia o vazio e a escuridão o nosso Deus disse: “Haja Luz” e a luz se fez. Do nada, ele criou tudo, apenas com o poder da sua palavra. Ele é o que tira a vida e torna a dar, o que faz a ferida e pode sarar! O que é o teu problema neste dia para esse Deus tão grande e de grande poder?

3 – É verdade, o Deus a quem servimos é Todo Poderoso! Quando o povo de Israel saiu do Egito, chegaram de frente ao Mar Vermelho. Não havia mais saída, pois o exército de Faraó vinha atrás e eles estavam cercados por montes de todos os lados. Então Moisés orou a Deus, que lhe disse: “Dize aos filhos de Israel que marchem”! E Deus apenas soprou um vento e o Mar se abriu em duas partes e o povo passou a pé enxuto! Quem é que pode desafiar um Deus tão grande que abriu o mar apenas com o seu sopro? Quem é que pode impedir o seu trabalhar?

4 – O nosso Deus também sabe de todas as coisas! Quando Ana estava aflita e angustiada, chorando no tabernáculo, o sacerdote Eli pensou que ela estivesse embriagada, pois não saía som algum de sua boca. Mas o nosso Deus sabia o que estava se passando dentro daquele coração aflito e sabia quais eras as suas palavras, mesmo que elas não saíssem de sua boca. E Deus atendeu a oração de Ana, e deu-lhe Samuel, que foi um instrumento vivo nas mãos de Deus! Chora nos pés de Jesus nesta tarde, pois ele conhece o teu coração e a tua necessidade!

5 – O nosso Deus que é grande e de grande poder também está presente em todos os lugares. Não há quem possa se esconder de sua presença! Ele esteve com Jonas no ventre do grande peixe e também com Noé, quando esteve acima dos montes dentro da arca. Esteve com Davi em seus palácios e também com Elias na caverna. Se quiser conhecer a Deus, não tente se esconder dele. Deixe-o achá-lo assim como você é e verá que Ele pode mudar a sua vida, resolver os seus problemas e estar ao teu lado em qualquer lugar e em qualquer situação!

6 – O nosso Deus também é fiel à sua palavra de um modo como nenhum homem nunca o será. Tudo que Ele promete, cumpre com perfeição. Deus mostrou a sua fidelidade a Ananias, Misael e Azarias, entrando com eles na fornalha de fogo. Foi fiel a Daniel, e o livrou dos leões famintos. Por isso, se nos momentos difíceis os amigos nos desprezam e viram as costas, Deus é fiel e não nos desampara! E se tudo desmorona ao nosso redor, as esperanças se acabam e pensamos não haver solução, Deus é fiel e não muda!

7 – Mas talvez você comece a pensar: Se esse Deus é mesmo tão grande, por que se importaria comigo? Se Ele sabe de tudo, até mesmo dos meus pecados, como eu poderia me chegar perto dele? Se Ele é tão Poderoso, por que não me desprezaria? Muitas pessoas pensaram como você, mas um dia elas se encontraram com Deus e suas vidas foram transformadas por seu grande amor, porque o nosso Deus é Amor! Deus não te vê como o mundo, ele te ama, te perdoa e está de braços abertos esperando por você nesta tarde!

8 – E hoje agradecemos ao nosso Deus por tudo que Ele tem feito para conosco. Ele tem manifestado o seu imenso poder entre nós: salvando, batizando, curando e respondendo as nossas orações. Mesmo sendo crianças, ele não nos rejeita, pelo contrário, ele diz: Deixai vir a mim as criancinhas! Ele nos dá valor, nos abençoa e nos ama. Ele é o Deus da glória, que um dia há de nos levar para morar com Ele no seu lar celestial. E hoje agradecemos e louvamos o seu nome por que:

Todos: Grande é o nosso Senhor e de grande poder!


* "Qualquer que não receber o Reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele"














Esse é um jogral para ser feito com 8 crianças em diversas oportunidades na igreja, como por exemplo: Aniversário do Círculo de Oração Infantil,Aniversário do Conjunto Infantil,Culto Infantil e etc.

1 – Amada Igreja do Senhor, Jesus nos diz em sua palavra que qualquer que não receber o Reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele. Isso quer dizer que, aquele que não atitudes como as de uma criança, não pode entrar nos Reino dos céus!

2 – Uma criança tem um coração puro e Jesus nos falou que bem-aventurados são os limpos de coração, porque eles verão a Deus! Nossos corações foram limpos quando nos entregamos a Jesus e Ele perdoou os nossos pecados. Agora, não devemos sujá-lo com maus pensamentos, intrigas, pecados e dissensões!

3 – Uma criança na sua inocência não tem pensamentos maus. Da mesma forma, as nossas mentes devem estar sempre pensando no que é bom, no que é puro, no que é amável, no que é justo e naquilo que tenha virtudes a nos oferecer! Os nossos pensamentos devem estar ligados no trono da graça, pois o nosso Deus é a fonte de tudo que é bom!

4 – Uma criança sabe perdoar! E Jesus nos disse que, se nós não perdoarmos uns aos outros, Ele também não perdoará os nossos pecados e nem aceitará à nossa oração. Será que a tua está sendo impedida pela falta de perdão? Lembra-te que se não fores como uma criança, não entrarás no Reino de Deus!

5 – Uma criança que teme ao Senhor não tem pensamentos orgulhosos. Não quer ser melhor do que os outros. É sempre humilde e prestativa e sabe que do Senhor vem a sua recompensa! Os discípulos disputavam entre si qual deles seria o melhor, mas Jesus lhes disse que, se alguém quisesse ser o maior deveria ser o servo de todos!

6 – Por isso, uma criança crente, também deve saber obedecer! Obedecer aos pais, aos mais velhos, aos líderes e aos professores, porque o desobediente não tem parte no Reino de Deus. E assim como Jesus foi em tudo obediente ao Pai Celestial, nós também devemos ser obedientes, sabendo que um dia ele nos dirá: Entra no meu Reino, servo bom e fiel!

7 – E se nós quisermos ser bem sucedidos, devemos manter o nosso coração puro, para que possamos entrar na cidade celestial pelas suas portas. Devemos manter o Reino de Deus vivo em nós, pois ele é de gozo, paz e alegria no Espírito Santo. Se na nossa vida é triste e não há paz, alguma coisa está errada e devemos voltar ao nosso primeiro amor!

8 – E nesta tarde, estamos agradecidos a Deus por mais um ano de vida deste Círculo de Oração Infantil. Aqui temos visto o Senhor operar através das nossas orações, pois Ele nos ouve! Seus ouvidos estão atentos e suas mãos estendidas sobre nós, curando, batizando, renovando, resolvendo problemas e nos dando vitória! Por isso lhe rendemos honra, glória e louvor e te dizemos nesta tarde: Desperta! Por que:

Todos: Qualquer que não receber o Reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele.

 http://www.jograis.com