segunda-feira, 27 de abril de 2015

* "Amar!!!"

Resultado de imagem para amor desenho

“O amor é bonito, sim. 
É aprendizado, é luta diária,
 é glória, é superação,
 é vontade, é cumplicidade, 
intimidade, amizade. 
E acima de tudo o amor precisa ser paciente
. Muito paciente.
 Tem que entender que tudo tem sua hora.
 Que às vezes a distância dói, 
machuca e lateja.”

* "SETE PRINCÍPIOS PARA O MINISTÉRIO COM CRIANÇAS"

          

          Ser um EVANGELISTA DE CRIANÇAS é ganhar para Cristo e discipular os que estão na faixa etária de 4 a 14 anos de idade. É ser um MISSIONÁRIO DA JANELA 0 X 14 - a janela da oportunidade.           As estatísticas apontam que é justamente na faixa etária de 0 a 14 anos que 86% dos que hoje se dizem salvos pela graça, mediante a fé em Jesus Cristo, receberam-nO como seu Senhor e Salvador.           Infelizmente, há preconceitos e atitudes erradas que se tornam barreiras no evangelismo de crianças. Um raciocínio preconceituoso é: “Se não posso dar assistência a uma criança marginalizada, não é conveniente então, evangelizá-la. Para que evangelizá-la se depois não poderei dar-lhe um lar, uma roupa, um prato de comida?” Outro pensamento errado é supor que uma criança mais afortunada não tem nenhum interesse nas coisas de Deus. E assim, milhares de crianças, tanto ricas como pobres, são deixadas sem ouvir o precioso evangelho. É preciso eliminar os preconceitos e adotar uma atitude correta na tarefa de ganhar as crianças para Cristo. Considere, então, os princípios abaixo: 

1. PRINCÍPIO DA PRIORIDADE 

          Há tanto para fazer que, na maioria das vezes, ficamos agitados de um lado para outro com "muitas coisas", quando apenas "uma coisa é necessária" - estar aos pés de Jesus! Em João 21:15 Jesus faz a seguinte pergunta: “Tu me amas”? Após a resposta positiva de Pedro, Jesus lhe disse: “Cuida dos meus cordeiros”. Aquele que se preocupa com o Senhor em primeiro lugar, desejando adorá-lo, amá-lo, honrá-lo, estará com o coração correto para amar também as crianças ao seu redor e será usado pelo Senhor alcançando com a mensagem da salvação as crianças das classes mais e menos favorecidas. O princípio de prioridade quer dizer: "Seja Maria e não Marta!" 

2. PRINCÍPIO DO PODER DO EVANGELHO 

          O evangelho é “o poder de Deus para, salvação de todo aquele que crê" (Romanos 1: 16). "Todo aquele" pode ser qualquer criança, não importa qual a sua condição. Muitas pessoas acreditam que as crianças mais carentes, ao contrário das mais ricas, reconhecem com mais facilidade o seu próprio estado de pecado e a sua real necessidade de um Salvador, mas na prática sabemos que não é assim. Este princípio afirma: "Nunca pense que é mais difícil alcançar uma criança do que outra". 

3. PRINCÍPIO DO VALOR DE UMA ALMA 

          Jesus Cristo afirmou:
 "Que aproveita ao homem
 ganhar o mundo inteiro
 e perder a sua alma?
 Que daria um homem em troca de sua alma?" Marcos 8:36,37
 Se uma criança tiver todos os recursos necessários para o seu bom desenvolvimento e, ainda assim, não confiar em Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador, de que lhe adiantará todo o luxo e todo o conforto? Por outro lado, a criança que vive na miséria e na pobreza que assola tantas famílias, convivendo com a marginalidade, a violência, o abandono e a prostituição, tão alarmantes, teria, na solução destes problemas, maior possibilidade de crer na mensagem da salvação? Sem nenhuma sombra de dúvida, as almas eternas das crianças são de suprema importância e não a sua condição de miséria ou abundância ou qualquer outra condição exterior. A criança, seja rica, seja pobre, precisa ouvir, entender e crer no evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Deveremos, por isto, ser indiferentes à sorte dos pobres? De maneira nenhuma. Conforme Tiago 5.1-6, o Senhor ouve o clamor dos pobres, vê a acumulação cada vez maior de riquezas nas mãos dos ricos, a avareza, a injustiça, a crueldade e a corrupção. O Senhor dará a justa retribuição àqueles que acumulam riquezas desonestamente. Que sejamos pacientes e perseverantes em anunciar a verdade, expondo o pecado em toda a sua realidade, não só o pecado individual, mas também o pecado que gera problemas sociais, mesmo que isto acarrete algum tipo de sofrimento. Oremos contra toda a injustiça. Para nós, o fato de não podermos resolver toda a problemática da pobreza e do sofrimento neste mundo, não deverá ser um impedimento na tarefa de evangelizar e discipular, pois esta é a Grande Comissão que recebemos de nosso Senhor Jesus Cristo.     Este princípio nos livra de aceitar a lógica humana de que o principal problema do homem seja terreno. Não! “O problema número 1 do ser humano, criança ou adulto, é o seu destino eterno”. 

4. PRINCÍPIO DA IDENTIFICAÇÃO 

          Poderiam as circunstâncias limitar a graça de Deus? De maneira nenhuma! Por mais difícil que seja a circunstância em que a criança vive, é um erro supor que ela precisa ser retirada da sua situação, às vezes tão negativa, para que possa ouvir favoravelmente ao evangelho, pois é exatamente ali onde ela se encontra que a graça do Senhor pode alcançá-la. O amor, a alegria, a paz, o poder e o consolo prometidos pelo Senhor podem ser experimentados mesmo nas situações mais desfavoráveis e adversas e podemos aprender com o apóstolo Paulo, a dizer confiadamente:
 "Tanto sei estar humilhado,
 como também ser honrado; 
de tudo
 e em todas as circunstâncias 
já tenho experiência, 
tanto de fartura,
 como de fome; 
assim de abundância
 como de escassez;
 tudo posso naquele que me fortalece" Filipenses 4:12,13
 Quando Jesus ordenou:
 "Ide por todo o mundo
 e pregai o evangelho a toda criatura" Marcos 16:15,
 Ele sabia que os discípulos enfrentariam culturas e situações completamente diferentes daquelas a que estavam acostumados e vivenciariam situações que não poderiam nem mesmo compreender completamente. Será que eu precisarei ser um miserável para evangelizar a criança abandonada?   Será que eu precisarei ser um milionário para evangelizar a criança privilegiada? Será que as crianças me aceitarão, embora eu não seja de seu próprio contexto? A compreensão da cultura e dos problemas específicos da criança a quem vamos ministrar, a identificação com ela, a contextualização da mensagem, a disposição de amá-la, conhecendo ao máximo como ela vive e falando a linguagem que ela possa entender, sem a preocupação exagerada com a questão de que somos diferentes dela, são elementos que cooperarão para que ela seja sensível ao Senhor e ao evangelho. Vale a pena meditar nas palavras do apóstolo Paulo em  "Fiz-me fraco para com os fracos,
 com o fim de ganhar os fracos.
 Fiz-me tudo para com todos,
 com o fim de,
 por todos os modos salvar alguns".
1 Coríntios 9.22
Sim, é necessário levar a sério este princípio da identificação: "Alcance a criança em seu próprio contexto!" 

5. PRINCÍPIO DA NÃO ACEPÇÃO DE PESSOAS 

          A maioria do esforço evangelístico é sempre direcionada para as camadas menos favorecidas da sociedade. Provavelmente, isto se deve ao fato de que, identificando-se as necessidades físicas, atenta-se também para as necessidades espirituais das pessoas. Deus, entretanto, não faz acepção de pessoas. Uma alma eterna não pode valer mais do que outra. As óbvias necessidades materiais de uma criança carente não fazem o seu destino eterno ser, de modo algum, mais importante do que o das outras crianças. Sendo assim, é necessário empregar todo esforço e diligência para se alcançar as crianças em todas as classes sociais. Que jamais, por causa do medo ou da incredulidade, venhamos a negligenciar os pequeninos! Precisamos amar ao Senhor e amar as crianças, certos de que elas são receptivas ao Evangelho e estão desejosas de aprender da Bíblia. Precisamos crer que, em todos os contextos sociais, as crianças podem ser alcançadas com a mensagem da salvação. Vamos descobrir estratégias para cumprir o nosso ministério de alcançar todas as crianças e em todos os lugares. Este princípio, da não acepção de pessoas, diz: "Não julgue ser mais importante alcançar a criança miserável do que qualquer outra". Vá, onde as crianças estão, com o evangelho de Cristo Jesus! 

6. PRINCÍPIO DA IGREJA 

          Nenhum trabalho que vise evangelizar as crianças deveria ser planejado e iniciado sem o conhecimento e aprovação da igreja e sua liderança. É fundamental que os ministérios especiais que venhamos a realizar sejam da igreja, e não os nossos ministérios. Isto contribuirá, e muito, para que as crianças sejam preparadas para uma futura integração à vida da igreja. A igreja com a visão da importância de se evangelizar as crianças, dará o apoio fundamental para que o trabalho não seja interrompido: orações, materiais, pessoas, etc. Ninguém pode fazer tudo sozinho! Este princípio afirma: "Trabalhe sempre em sintonia com a sua igreja”. 

7. PRINCÍPIO DA GLÓRIA DE DEUS 

          A nossa mente e o nosso coração devem ser dominados pelo sentimento de que somos simplesmente instrumentos nas mãos do Senhor. 
"Porque de Deus somos cooperadores"
1 Coríntios 3:9
 Se há algum fruto, algum resultado, não temos do que nos gloriar. Somos seus cooperadores. Trabalhamos para o Senhor e tudo quanto fazemos, devemos fazer para a glória de Deus! Na verdade, Ele é quem realiza Seu plano através de nós, pois Ele mesmo disse: 
"Sem mim nada podeis fazer"
João 15:5
. Este princípio é claro: "Faça tudo para a glória de Deus!" 

CONCLUSÃO 
           Observemos bem estes princípios com disposição para evangelizar e discipular a JANELA 0 X 14. Estes princípios são também os que norteiam o trabalho da Aliança Pró Evangelização das Crianças – APEC, que em 2011 completará 70 anos de atividades no Brasil. Continuemos juntos, alcançando as crianças no Brasil e no mundo, sem distinção de origem, raça, cor, idade, religião, ou quaisquer outras formas de discriminação. 

Gilberto Celeti


"O céu, destino e preparo"


          Esta lição é sobre o céu.
          A criança é muito curiosa sobre o céu e, por vezes, têm medo do pensamento, em um primeiro momento (especialmente porque o assunto envolve morte).
          Esta lição vai tentar ajudar a criança entender porque o céu é um lugar tão surpreendente e biblicamente responder a algumas perguntas: Como é o Céu? Quem pode entrar no Céu? E o que há no Céu?
           Esperamos que após aprender sobre Céu, a criança deseje ardentemente ir ao encontro de Jesus esperando com alegria sua Volta.

A Bíblia nos conta como é o Céu - 
Texto Bíblico: 
Apocalipse 21.1-27

           O Céu é a casa de Deus ( Dt 16.15 , 1 Rs 8.30 At 7.49). A Bíblia fala um pouco sobre o Céu e Deus nos deu algumas dicas sobre o que vai ser. No entanto, muita coisa ainda é um mistério para nós, porque Deus ainda está preparando este lugar para nós. Pelo menos é isso o que Jesus disse aos seus discípulos   antes de ir para o céu.
          Ele disse que estava preparando um lugar para nós, com muitos quartos ou mansões. O que me faz pensar que, se Deus criou o mundo e tudo e em torno dele em seis dias, quão especial e surpreendente o Céu será, se Ele está demorando mais do que isso?    Se você pode pensar em uma bela montanha, cachoeira, ou mesmo a flor mais bonita que você já viu, imagine lugar ainda mais surpreendente do que isso! O Céu será maravilhoso!
          Deus pode usar o material que Ele quiser para construir o Céu como ouro, diamantes e outras coisas incríveis que nunca vimos na Terra. Talvez por isso a Bíblia, não nos dá uma descrição completa do Céu, porque não seríamos sequer capazes de entender quão maravilhoso e belo ele o é. Agora que sabemos que o Céu é muito bom, vamos para lá?
          Como podemos chegar ao céu e quais são algumas maneiras que nós podemos preparar-se para ir até lá? Não se preocupe você não precisa para fazer as malas. Na verdade Deus diz especificamente que não devemos gastar todo nosso tempo na terra, tentando coletar um monte de coisas, porque não podemos levar nada disso com a gente. Pode parecer estranho, mas não vamos precisar de nenhum a de nossas coisas como a nossa boneca ou brinquedo favorito ou de um caminhão para fazer a mudança. Deus nos dará tudo o que precisamos e muito mais. Não vai ser chato no céu, porque Deus sabe o que precisamos , e está ficando tudo pronto para nós, do jeito que gostamos.
          Respondendo a pergunta sobre como chegar ao céu, lemos na Bíblia dos discípulos de Jesus chamado Tomé perguntou a Jesus: “Não sei onde você está indo, então como podemos saber o caminho?” (João 14.05 ) Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”. Isso pode parecer estranho, mas o que Jesus estava dizendo é que se você acredita na Bíblia e acreditar que Jesus morreu e ressuscitou por você, então você acredita na verdade, e Ele o levará para o Céu. Não só isso, as palavras que Deus nos deixa na Bíblia nos ajudará na vida agora, como um mapa que nos guiará no caminho certo e depois, eventualmente, para o céu. Por exemplo, Jesus diz que, ao ajudar os outros, alimentando-se eles estão com fome, visitar os doentes, dar roupas aos que não têm muito, e até mesmo por visitar as pessoas na prisão ou que fizeram coisas que são erradas. Quando fazemos essas coisas, é como se estivéssemos fazendo isso por Ele . (Mateus 25.31-46)
          Ao ajudar os outros agora, Deus nos dará uma recompensa no céu. (Mateus 5.12) Uma dessas recompensas é uma coroa. A Bíblia diz que o Senhor recompensará cada pessoa de uma coroa de justiça quando chegarmos lá. Imagine só uma coroa! (2 Tm 4.8) Aleluia!
          A melhor parte de tudo é que o céu vai ser muito bom! Mas como ir para o Céu?
          Há duas maneiras que podemos ir para o Céu:
          A primeira forma é se nós morrermos, claro o pensamento da morte pode ser assustador (para adultos também), mas, se continuarmos a nos lembrar o quão grande é o céu, isto será muito bom. (Ec 8.8; Rm 5.12; Hb 9.27)
A segunda maneira é quando Jesus voltar, enquanto estamos vivos na terra. O que chamamos de Segunda Vinda. Quando Deus decidir que é hora de todos os que crêem nEle vir para o Céu, Ele virá nos buscar. Ele diz na Bíblia que ninguém nunca vai saber quando isso vai ser, e ele virá, e todos nós vamos conhecer e ver Jesus. Haverá anjos e trombetas e vai ser muito emocionante para todos aqueles que acreditam. ( Mc 13.28-37; Mt 24.32-44; Lc 21.29-36)

Como é o Céu? 
(Professor use o material de apoio 2)


          Ouça o que as crianças sabem sobre o Céu, abra a Bíblia com elas e direcione o ensino através das gravuras para entendam melhor o significado:

No Céu há:


          Ruas de Ouro - O Céu é lindo e um versículo da Palavra de Deus que nos dá uma ideia. É o Apocalipse 21.21 “E as doze portas eram doze pérolas... A praça da cidade é de ouro puro.” Mais do que isso, o céu é um lugar de alegria. Ninguém fica doente no Céu. Não há dores, nem sofrimentos, nem tristezas. Melhor ainda, ninguém morre no Céu. “E Deus enxugará dos olhos as lágrimas e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor” (Ap 21:4) Somente Deus poderia criar um lugar tão maravilhoso. Você já sabia que Deus o ama tanto que quer que você esteja no Céu com Ele para sempre? Quando o Senhor Jesus voltou para o céu depois de morrer na cruz e ressuscitar dos mortos, Ele disse que ia preparar um lugar para nós. E Deus quer você lá com Ele para ser feliz eternamente.


          Livro da Vida- O "Livro da Vida" é mencionado várias vezes na Bíblia (veja Filipenses 4:3; Apocalipse 3:5; 13:8; 17:8; 20.12,15; 21:27). Paulo disse que as pessoas que cooperavam com ele no evangelho tinham seus nomes escritos no Livro da Vida (Filipenses 4:3). Jesus disse que os nomes dos vencedores que se mantêm puros não seriam apagados deste livro (Apocalipse 3:5). Em contraste, os que rejeitam a palavra de Deus e servem falsos mestres não têm seus nomes escritos no Livro da Vida (Apocalipse 13:7-8; 17:8).No julgamento descrito em Apocalipse 20:11-15, esses são condenados ao lago de fogo. Por outro lado, na cidade iluminada pela glória de Deus, somente entram aqueles cujos nomes são inscritos no Livro da Vida (Apocalipse 21.27).


          Jesus –“E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também.” João 14.3


          Anjos – Apocalipse 5.11 “E olhei, e vi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares.”


           Árvore da vida- Apocalipse 22.14-15 - Bem- aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.


          Lugar para todos: João 14.1-3

No Céu NÃO há:
Professor mostre as gravuras e vá colocando dentro da lixeirinha (modelo abaixo)  

.

          Explique que tudo isso Deus pode devemos descartar na nossa vida.


          Pecado: Apocalipse 21.8 - Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte.


          Sol, Lua e Noite - Apocalipse 21.23-27 - E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.

 



          Nem morte, nem dor (doença) e nem choro -
“E Deus enxugará dos olhos as lágrimas
 e a morte já não existirá,
 já não haverá luto, 
nem pranto,
 nem dor” 
Apocalipse 21.4


          Convide seus pequenos para aceitar Jesus ( o caminho pro céu) para morar em seu coração e ser o dono de sua vida. Ore por com eles e por eles.

Levando a criança a Cristo

Métodos:

          Deve ser falado sobre o Plano de Salvação a toda criança que não recebeu a Jesus ainda. Mesmo depois da conversão a criança deve estar sempre ouvindo sobre o Plano de Salvação (de preferência que em todo estudo se introduza alguns deles, ou todos se for possível).

1-Degraus da Salvação:
            Há cinco degraus que nos conduzem à salvação. É necessário subi-los se quisermos ser salvos:

1- Sou pecador.
2- Deus me ama.
3- Cristo morreu por mim.
4- Eu aceito Jesus como meu Salvador.
5- Tenho a vida eterna.

1- Sou pecador-
 "Todos pecaram
 e carecem da glória de Deus."
 Romanos 3:23

2- Deus me ama-
"Deus amou tanto o mundo,
que deu o Seu único Filho, 
para que todo aquele que nele crê 
não morra,
 mas tenha a vida eterna“.
 João 3:16 

3- Cristo morreu por mim- 
 "Cristo morreu pelos nossos pecados... 
foi sepultado
 e ressuscitou..."
1 Coríntios 15:3

4-Eu aceito Jesus-
 "A todos quantos o receberam,
 deu-lhes o poder de serem feitos
 filhos de Deus;
 a saber:
 aos que creem no seu nome."
 João 1:12

5- Tenho a vida eterna-
 "Quem crê em mim,
 ainda que morra, 
viverá."
João 11:25

2-O CONVITE PARA A SALVAÇÃO

          Chamado também de apelo, consiste em se dar oportunidade a criança de se apropriar do Presente da Salvação .O Espírito Santo age na vida da criança, operando o novo nascimento. O convite para a criança receber o Salvador, seguido de uma ação visível, é o elo para se identificar àquela que está interessada e precisa de ajuda. Não deve ser algo que emocione, assuste, pressione ou persuada a criança.
          O apelo possui algumas características que devem ser observadas:

a- Deve ser claro, curto, pessoal, bíblico e positivo. Deve ser compreensível à criança e coerente com o fato da história e os demais pontos da Mensagem da Salvação.b- Deve ser num ambiente em que esteja tudo calmo e organizado, para que não haja interrupções.c- Deve haver uma manifestação visível por parte da criança, com gesto ou palavra.3- Mensagem do Plano de Salvação:1- Deus é Criador, Santo, Justo e Amor. Jo 3:162- Jesus, o único e perfeito Filho de Deus. Rm 5:83- Todos somos pecadores. Rm 3:234- Jesus morreu em nosso lugar, derramando seu sangue por nós. 1Co 15:35- O Salvador ressurreto e exaltado.1Co 15:46- A salvação é um presente que precisa ser recebido. Rm 6:23

Fazendo uma lixeirinha de dobradura (origami) de papel jornal.

          Coloque duas folhas juntas para ficar bem firme.
Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado.





 

          É preciso estar preparado!
          Para ir para o Céu é preciso estar preparado. Na Bíblia lemos que Jesus contou uma parábola sobre dez jovens que estavam esperando o noivo e que cinco delas não estavam preparadas!