quinta-feira, 18 de agosto de 2016

* "Colossenses"

"Amei!!! Deus é lindo e esse Ministério é demais!!!" 
de Ministério Infantil Cascavel

Maternal e Jardim



Primários e Juniores







* "1 Tessalonicenses"

"Amei!!! Deus é lindo e esse Ministério é demais!!!" 
de Ministério Infantil Cascavel

Maternal e Jardim



Primários e Juniores



"1ª Carta a Timóteo a Filemon"

"Amei!!! Deus é lindo e esse Ministério é demais!!!" 
de Ministério Infantil Cascavel

Maternal e Jardim









Primários e Juniores












* "Melhorando nossos caminhos"


“Assim diz o Senhor dos Exércitos,
 o Deus de Israel: 
Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, 
e vos farei habitar neste lugar”. 
Jeremias 7.3 

          O Senhor Deus, através do profeta Jeremias, alertou o povo de Israel que se eles não
melhorassem os seus caminhos e suas obras eles seriam arrancados da terra da promessa. O povo 
daquela época estava confiado no fato de frequentarem o templo do Senhor e achavam que por
isso não seriam destruídos, apesar de estarem praticando todo o tipo de mal. 
      Nos dias de hoje, o Senhor continua nos alertando, para que não nos deixemos levar pela 
religiosidade, acreditando que pelo simples fato de estarmos indo à igreja e “fazendo a obra de Deus” 
estaremos à salvo do juízo. 
   Como professoras, habitamos na terra da promessa do Ministério Infantil, e precisamos refletir a cada 
dia: Como posso melhorar os meus caminhos e as minhas obras? Como ser uma professora melhor para
 a Obra de Deus?

de http://iigdministerioinfantil.blogspot.com.br


* "Professor, você tem o que é necessário?"

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         O que é necessário para ser um bom professor? Treinamento, materiais de ensino adequados, talvez 
uma sala bem equipada na qual ensinar? Estas coisas contribuem para o ensino bem feito; mas, vamos 
pensar além da superfície: o que é necessário interiormente para ser um bom professor? Se 
definirmos o ensino cristão como comunicando conhecimento, guiando na descoberta da verdade
 e, finalmente, produzindo mudanças na vida do estudante, então o próprio professor é
 evidentemente a chave do processo. Cumprir o papel de professor exige mais do que os elementos
 externos, exige certas características internas. Como professor, você deve começar verificando a sua 
posição diante de Deus. Uma vez que tenha colocado sua fé em Jesus Cristo, você possui o Espírito 
de Deus para ajudá-lo a desenvolver as qualidades interiores essenciais ao ensino eficaz. Como você 
se classifica? 

         Você está sendo...

        Receptivo ao Ensino - reconhecendo que o bom professor deve também aprender? Se deixar de 
aprender não terá consequentemente nada a ensinar (Provérbios 2.3-5). – Estou aberto a novos 
métodos e ideias, esforçando-me constantemente para aperfeiçoar minhas habilidades de ensino?

       Entusiasta - compartilhando com os alunos seu entusiasmo sobre o que Deus vem ensinando a você? 
O entusiasmo é contagioso. Seus alunos podem compartilhá-lo com você. (Colossenses 3.23,24) – 
Transmito interesse e expectativa quando apresento as verdades de cada lição?

      Acessível - Mantendo autoridade, sendo, todavia, um amigo dos alunos? Encontre o equilíbrio 
entre ser o líder e, ao mesmo tempo, alguém com quem eles possam rir, orar e ser autênticos –
 alguém em quem possam confiar (2 Coríntios 1.3,4) – Meus alunos sentem liberdade para conversar
 comigo sobre assuntos pessoais? Aprende a ser amigo deles sem diminuir o seu respeito por mim como
 professor?

     Consagrado - Entregando minha pessoa e meus alunos inteiramente a Deus? Compreenda que
 o ministério do ensino é obra d'Ele, e você um colaborador convidado (1 Coríntios 3.9) – Entreguei
 minha pessoa e minha classe a Deus? Estou permitindo que Ele trabalhe em mim e por mim, ou 
estou insistindo em fazer sozinho o trabalho?

      Honesto - Reconhecendo meus pontos fortes e admitido minhas fraquezas? Deus quer você veja 
a sua pessoa e o seu trabalho da perspectiva d'Ele. Use com confiança os dons que ele lhe concedeu,
 mas procure também a sua ajuda nas áreas em que sentir qualquer deficiência (2 Coríntios 12.9) 
– Sou sincero perante Deus e comigo mesmo sobre o meu ministério – agradeço a Ele pelas
 habilidades que me deu, mas também procuro a Sua ajuda aperfeiçoar meus pontos fracos?

       Paciente - Perseverante em meio às dificuldades do meu ministério? Pressão de tempo, problemas
 de disciplina, falta de cooperação – esses problemas e outros fazem o professor desejar desistir
 (2 Tessalonicenses 3.13) - Ao enfrentar circunstâncias difíceis, peço ajuda a Deus para manter meu 
compromisso com Ele? Examino os meus motivos e busco a orientação de Deus antes de tomar a 
decisão de desistir?

      Disposto - Preparando-me interiormente para a aula e decidindo fazer uma abordagem 
ordeira do ensino? Programe tempo para ficar a sós com Deus e preparar-se adequadamente. A 
batalha espiritual começa antes de você entrar na sala de aula! (2 Timóteo 2.15) – Estou preparando
 interiormente para a batalha espiritual? Separo tempo suficiente para me organizar e preparar-me
 para o ensino?

       Sensível - Atento à orientação do Espírito Santo e às necessidades de meus alunos? Fique sintonizado
 no Espírito Santo e nas necessidades da sua classe. Você irá então causar impacto em seu coração e 
não apenas em sua mente! (João 14.26) – Eu ensino “Lições ou crianças? Sou guiado pelo “eu” ou 
pelo Espírito em meu ensino?

1. Receptivo ao Ensino
2. Entusiasta
3. Acessível
4. Consagrado
5. Honesto
6. Paciente
7. Disposto
8. Sensível

          Estas são as únicas qualidades necessárias ao bom professor? Não! O bom professor é
 disciplinado, paciente, fiel, sincero, leal – a lista poderia continuar indefinidamente. Mas esse é um 
ponto de partida. Você tem o que é necessário? A lista abaixo talvez possa tornar-se a sua lista de 
oração pessoal:

-“Senhor, 
dá-me um espírito receptivo ao ensino. 
Abre os meus olhos para a Tua verdade. 
Ensina-me a melhor maneira de servir-Te”.

-“Deus, 
ajuda-me a ser entusiasta sobre o que estás me ensinando. 
Que a minha classe compartilhe o meu entusiasmo
 sobre as verdades que me estás dando para ensiná-la”.

- “Deus, 
faz de mim um líder sábio para os meus alunos, 
mas que eles possam também confiar em mim como amigo”.

-”Deus,
consagro minha pessoa e minha classe a Ti. 
Ajuda-me a colaborar contigo em teus planos para esta classe”.

-“Deus, 
agradeço os dons e habilidades que me deste; 
ajuda-me a ver as áreas em que tenho deficiências 
(mencione as mesmas a Deus), 
e mostra-me como posso aperfeiçoá-las”

-“Deus, 
dá-me um espírito paciente
 e um coração disposto a continuar com o ministério que me deste.
 Não permitas que eu desista, 
a não ser que me mostres claramente que está na hora de mudar”.

-“Deus, 
prepara o meu coração para ser o professor que desejas que eu seja;
 ajuda-me a organizar o meu tempo
 a fim de estudar cuidadosamente minha aula desta semana”.

-“Deus, 
torna meu coração sensível ao Teu Espírito
 e à Tua Palavra enquanto ensino; 
que eu possa perceber e responder às necessidades de meus alunos”.

          Há muito a ser dito quanto ao treinamento, materiais de ensino adequados, e equipamento de
última geração na classe. Mas, para o verdadeiro ensino acontecer – ensino que leva à mudança – você,
o professor, é a chave (1 Tessalonicenses 2.13).
      Você está permitindo que Deus coloque essas qualidades interiores em sua vida? O que aconteceria na 
sua próxima aula se você usasse todos os dias desta semana essa lista como um guia para o período de 
oração pessoal? Tente e descubra!
       Deixe que Deus trabalhe em você esta semana, em sua casa, para que Ele possa trabalhar por meio
 de você na sala de aula na próxima semana (João 16.13-15; 2 Coríntios 3.18)

Retirado da Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças – Ed. Hagnos


* "Parábola do Semeador"

"Amei!!! Deus é lindo e esse Ministério é demais!!!" 
de Ministério Infantil Cascavel

Maternal e Jardim




Primários e Juniores



* "Parábola da Ovelha Perdida"

"Amei!!! Deus é lindo e esse Ministério é demais!!!" 
de Ministério Infantil Cascavel

Maternal e Jardim




Primários e Juniores



Atividade 


Jogo de Tabuleiro em EVA




          Procedimento: Será feito um jogo de tabuleiros em e.v.a, com perguntas sobre a parábola contada. 
A professora terá que dividir a sala em dois grupos, e um representante virá à frente responder a 
pergunta e jogar contra o outro grupo.


"Parábola do Bom Samaritano"

"Amei!!! Deus é lindo e esse Ministério é demais!!!" 
de Ministério Infantil Cascavel

Maternal e Jardim








          Atividade: a professora juntamente com as crianças irão montar um cartaz dividindo em duas partes colando em um dos lados o que se deve fazer com o próximo e do outro o que não deve se fazer, pode-se utilizar recortes de revistas.

Primários e Juniores




JOGO DA VELHA 




Cada grupo terá uma marca (X, 0)
Serão preparadas perguntas sobre a Parábola do Bom Samaritano e colocado nos envelopes.
A resposta certa dará o direito de colocar a sua marca no lugar de sua escolha.
O grupo que conseguir completar uma horizontal, vertical ou diagonal, ganha o jogo.
Caso um grupo não saiba a resposta, passa a vez para o outro.