sexta-feira, 23 de setembro de 2016

* "Lindas Imagens da "Páscoa" para colorir

A entrada Triunfal em Jerusalém

Traição de Judas 1

A Última Ceia
Os Discípulos Dormem

Traição de Judas 2
Pedro Nega Jesus 2

Jesus ou Barrabás

A Crucificação

O Túmulo Vazio
Jesus Aparece aos Discípulos

Ascensão de Jesus

de http://www.chadfrye.com/blogi



"Um trava-línguas muito legal..."


Musica infantil de Gilson Resende
 usada para representação de teatro e brincadeiras com as crianças.



* "NISTO CONHECERÃO TODOS QUE SOIS MEUS DISCÍPULOS..."

Vale a pena ler essa linda ilustração!!!


    
     No corre-corre do dia-a-dia algumas pessoas que se dirigiam a um terminal rodoviário, esbarraram numa menina que vendia maçãs próximo a entrada do Terminal, ao lado de um belo canteiro de Jardim. Derrubaram sua cesta de maçãs, esparramando-as pelo chão, mas não se importaram... estavam todos com muita pressa... .
         Somente um homem parou para ajudar a pequena vendedora. Ao começar a recolher as frutas, ele percebeu que ela era cega.
Gentilmente ajudou-a a levantar a cesta e a ajuntar as maçãs. Ao ficar verificar que várias de suas frutas se estragaram na queda, a menina ficou visivelmente apreensiva:
          - Minha mãe vai ficar muito triste.
         - Não se preocupe, minha querida, disse-lhe o homem, eu pago as maças que se estragaram.
       Pagou e despediu-se dela, mas quando estava partindo, ela o chamou e perguntou:
          - Moço, é você que é Jesus?
          O Homem parou, voltou-se para trás e respondeu:
          - Não, minha querida, mas sou um dos amigos dele.

"Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos,
 se tiverdes amor uns aos outros."
 João 13.35

de http://espacoministerioinfantil.blogspot.com.br


* Salmo 150:4


"Cantem glória ao Senhor com tamborins e danças, 
com instrumentos de corda e flautas!"
 Salmo 150:4




"Estudo de João"

LIÇÃO 1-

 "O AMOR E O PLANO DE DEUS"


Estudo 1-A

Objetivo: Que a criança compreenda que Deus a ama.

Estratégias:
1 - Explique João 3:16
Repita o versículo com as crianças e Fale sobre Jesus. Diga que no passado, antes de Jesus vir, havia uma separação entre EU e DEUS, essa separação foi causada pelo pecado. Naquela época (antes de Cristo), as pessoas ofereciam um cordeirinho (leve a figura de uma ovelha) que devia ser morto, para que os pecados fossem perdoados, mas agora isso não é mais necessário, porque Deus enviou Jesus, seu Filho que levou na cruz todos os nossos pecados, a bíblia diz que Ele foi O Cordeiro de Deus que tirou o pecado do Mundo.
As crianças devem entender que Jesus foi a maior prova de Amor de Deus por nós.

Como visuais utilize os seguintes cartazes:
• Um cartaz com a Palavra EU;
• Outro com a palavra DEUS;
• E outro com a Palavra Pecado;
• Figuras de um Cordeiro e de uma Cruz.

Atividade: Pinte o desenho e cole algodão na nuvem e no cordeiro.



"O amor e o plano de Deus"

Estudo 1-B

Objetivo: Que a criança compreenda que Deus a ama.

Estratégias:
1. Como incentivação usar a Música do Homenzinho Torto (cantar ou tocar um CD). Relembre João 1:29 (versículo da atividade da semana passada), relacione o versículo com a música do Homenzinho Torto. Diga que Jesus endireita tudo o que está errado, que Ele pagou por nosso pecados (mesmo antes de cometê-los) e nos deu um grande um presente: A Salvação.

Atividade: Pinte recorte e Monte a caixinha de presente (Recomendo usar um adesivo ou fita de presente para fechar a caixinha

Sugestão: Faça uma caixinha maior para ilustrar a lição.





Lição 2-


"O PECADO E A SEPARAÇÃO DO HOMEM"


Estudo 2-A


Objetivo: Que a criança compreenda que o pecado nos separa de Deus.

Memorizar Romanos 3:23 (visualize e explique o versículo)
Antes das crianças chegarem para a aula, esconda vários corações pretos com diferentes pecados (escritos, desenhos, ou recortes de revistas colados), peça para eles encontrarem e fale sobre cada um.
Use o visual "Jesus é a Ponte" para explicar sobre a separação de EU e DEUS.
Jesus lançou a ponte entre Deus e os homens, quando pagou o preço morrendo na cruz em nosso lugar, derramando o seu sangue para que fôssemos aceitos por Deus.




"O Pecado e a separação do Homem"

Estudo 2-B

1) Cantar com as crianças: Não dá pra brincar de esconde-esconde com Deus, ou outra música que fale do tema, explique a letra.
2) Conte a história de Nicodemos – João 3:1-8. Explicando que o Nascer de novo significa aceitar Jesus e ganhar uma nova vida com direito a morar no céu com Jesus.
3) Explique que algumas pessoas não querem vir até Jesus e por isso estão tristes, mas quem está com Jesus está alegre, (Você pode levar um rostinho triste, tipo Smyle ou reproduzir o coração da Atividade) peça para as crianças pintarem e completarem a lição.





Lição 3-

"A PROVISÃO DE DEUS PARA O PECADO DO HOMEM"


Estudo 3-A

Objetivo:
Que a criança compreenda que Jesus foi enviado por Deus para nos Salvar e livrar-nos do pecado.


Estratégias:
- Narre a História de Susie, é uma história de Alegoria sobre o Sacrifício de Jesus:


Como visuais utilize Imagens de Uma menina, Um Cordeiro e um Lobo, pode ser em EVA, Fantoches ou cartazes... Enfatize que o Sacrifício de Jesus salvou nossas vidas assim como o sacrifício do "Bolinha de Neve" salvou todo o Rebanho do Tio Henrique.

Atividade: Pinte o desenho e cole algodão no cordeiro.



"A PROVISÃO DE DEUS PARA O PECADO DO HOMEM"

Estudo 3-B

Objetivo: Que a criança compreenda que Jesus foi enviado por Deus para nos Salvar e livrar-nos do pecado.

Estratégias:
1- Converse com as crianças sobre o pecado. Deixe elas falarem o que é o pecado.
2- Relembre a História de Susie, enfatizando a Crucificação de Jesus, e que esse foi o grande Presente de Deus pra nós.
3- Divida as crianças em dois grupos e faça uma gincana com perguntas sobre a aula.
4- Pinte a Atividade. (Você pode colar raspas de lápis na cruz pra representar a madeira)
Use sua criatividade.



Lição 4-

"A NECESSIDADE DE RECEBER A CRISTO"

Estudo 4-A

Objetivo: Que a criança compreenda que precisa receber Jesus no seu coração, para ter vida eterna com Deus.

1) Converse com as crianças sobre a Vida Eterna. Tenha um período de cânticos que falem sobre morar no céu (existem muitos... se você não conhece procure em cd's infantis, com certeza encontrará) Leia João 14:2 e fale sobre como será a Morada no Céu. Explique que pra Morar no céu, é Necessário CRER e RECEBER Jesus em nossos corações. Faça o Apelo e ore com as crianças.
2- Pinte a Atividade.




"A Necessidade de receber a Cristo"

Estudo 4-B

Objetivo: Que a criança compreenda que precisa receber Jesus no seu coração, para ter vida eterna com Deus.

1) Relembre a aula anterior de que para ter vida eterna e morar no céu é necessário crer e receber Jesus em nosso corações. Depois diga que a Bíblia nos ensina que Jesus é o Bom Pastor. Explicar com poucas palavras o que está em João 10:1-18.Devemos entregar o coração para Jesus, para que Ele venha em morar nós( orar pelas crianças que desejam entregar seu coração para Jesus, e entregar a atividade).



LIÇÃO 5 – 


"A NOVA VIDA"


Estudo 5-A

Objetivo: Que a criança compreenda que através do discipulado, nas lições estudadas elas conhecem a Jesus.

1) Explique que foi João era Discípulo de Jesus, era também amigo próximo de Jesus(João 21:20). Foi ele quem escreveu o Evangelho de João que é um Livro da Bíblia, além de outros 4 livros que também estão na Bíblia: I João, II João, III João e Apocalipse. É importante ensinar que Evangelho quer dizer "Boas Novas", ou seja, João queria que outros soubessem Tudo o que Jesus fez por nós, ele disse que tudo que havia escrito era para que crêssemos que Jesus era o Filho de Deus e para que crendo ganhássemos a Vida Eterna ( João 20.31)! Nós temos aprendido sobre Jesus através do Livro de João, e assim como ele, devemos falar aos outros o que temos aprendido sobre Jesus.

Atividade: Pinte o Desenho.



"NOVA VIDA"
Estudo 5-B

1) A flor evangelística é um folheto para evangelizar.
Você deve levar uma Flor pronta, para isso imprima a flor em um papel mais grosso, recorte, com auxílio de um furador, fure no local indicado e monte as pétalas usando um Grampo "tipo bailarina". Explique a cada criança, como a Flor deve ser usada. Para as crianças de 7 a 9 anos faça um breve estudo, lendo os versículos indicados e comentando-os. Incentive-os a evangelizar seus amiguinhos que não conhecem Jesus.


FLOR EVANGELISTICA
Uma semente precisa ser colocada na terra para produzir uma nova planta, uma nova vida. Vida é uma coisa boa, todos querem viver.
Jesus disse: Eu vim para que tenham vida, muita vida.

Mas para nos dar esta vida, primeiro Ele teve que dar a vida Dele. Isto mesmo, Ele morreu, mas antes de morrer, Ele sofreu muito. Apanhou, passou vergonha, foi xingado e acabou morrendo pregado numa cruz, o que no tempo de Jesus era muito vergonhoso. Tudo isso aconteceu com Jesus para que fosse pago o preço do pecado. Não pecado Dele, pois Ele não tinha pecado, Ele nunca fez nada errado. Pecado de quem então? Ler Isaías 55:6. Nosso pecado, meu e seu. O sangue inocente Dele foi derramado para perdão nosso.

O corpo morto de Jesus foi colocado num túmulo, mais ou menos como a semente é colocada na terra, produzindo uma nova vida, Jesus também ressurgiu do túmulo, vivo! Ele ressuscitou, quer dizer, Ele tornou a viver e hoje Ele está convidando você para participar de uma nova vida, a própria Dele. Uma vida livre de pecado, uma vida perto de Deus, uma vida como filho de Deus. E quando ele ressuscitou vencendo a morte, garantiu a cada pessoa que crer nele e o receber, o direito de ter uma vida nova!

Uma vida de filho de Deus e isto é para você também. O que você acha de receber esta vida em você? Você quer? Então vamos orar... Repita comigo: Deus querido, eu acredito que Jesus Cristo morreu por mim eu creio que Ele fez isto e foi por mim também. Deus querido, eu creio que Jesus pode me dar uma nova vida, porque Ele venceu a morte, Ele está vivo. Por favor recebe-me como teu filho eu aceito Jesus e creio Nele. Amém. Ore pela pessoa: Pai, em nome de Jesus, eu peço que escreva o nome [diga o nome da pessoa] no Livro da Vida. Perdoa seus pecados e faz dele(a) uma nova vida. Amém.

Agora você tem uma nova vida. Você agora é uma flor no jardim de Deus. Ler Isaías 58:11. “ O senhor te guiará continuamente e fartará a tua alma em lugares secos... e serás como um jardim regado..
Busque a beleza e o perfume de Cristo através da oração e da leitura da Bíblia e espalhe este perfume por onde andar falando da nova vida que Jesus lhe deu.

Explicando:
Onde há marca de circulo, passe um grampo tipo bailarina. Quando começar a usar a flor, só aparece a 1.ª pétala. À medida que for sendo explicada a mensagem, as pétalas vão se abrindo e a flor vai sendo formada.




LIÇÃO 6 – 


"JESUS CRISTO, O SENHOR"


Estudo 6-A

Objetivo: Despertar o interesse das crianças para conhecer a Bíblia.

1) Cantar músicas que falem sobre a Bíblia, exemplo: B I B L I A, “ Leia a Bíblia e faça oração ”. Leve visual para os cânticos, tudo que a criança vê ela memoriza com mais facilidade.

2) Fale com as crianças sobre a Bíblia e que é através dela que conhecemos Jesus. Se possível, leve Bíblias Infantis Ilustradas, como a Bíblia do Bebê, Bíblia da Garotada e nelas, mostre as ilustrações de algumas histórias sobre a vida de jesus, como o nascimento, alguns milagres e sua crucificação e ressurreição. É importante que elas sintam desejo de conhecer cada vez mais as histórias e maravilhas que estão contidas na Bíblia.

3) Pinte a atividade.



"JESUS CRISTO, O SENHOR"

Estudo 6-B

Objetivo: Levar a criança a crer que há um lugar preparado para nós junto com Jesus.

1) Cantar com as crianças “ no céu tem ruas de ouro “, ou outras músicas que falem sobre o céu.

2) Memorizar João 14:2, se a maioria das crianças forem menorzinhas, memorize apenas a 1ª parte do versículo.

3) Narrar Apocalipse 21:10-23, adaptando para uma linguagem acessível a criança.- Sugestão: Pinte e enfeite uma das atividades e use como visual para a história.

4) Faça um apelo para irem morar nessa cidade.




LIÇÃO 7 – 


"A VIDA ABUNDANTE"


Estudo 7-A

Objetivo: Que a criança compreenda que para ter uma vida feliz é preciso ser obediente a Deus.

1) Encape uma caixa de preto, com as laterais brancas(pode ser caixa de camisa ou semelhante) como se fosse uma Bíblia, dentro dela coloque cartõezinhos ou pacotes de presentes que contenham algumas instruções que a Bíblia nos dá. Ex:
- Honrar os Pais, Ex. 20:12
- Amar o próximo Marcos 12.31 etc

2) Apresente a Bíblia como a Palavra de Deus e diga que nela encontramos muitos presentes: Esses presentes são ensinamentos que a Bíblia nos trás. Abra a Bíblia (caixa) e peça para que as crianças retirem , um a um, os presentes que estão dentro da Bíblia( É importante que você providencie cartõezinhos ou presentinhos suficientes para todas as crianças), comente cada um dos mandamentos e sua importância), por fim, explique que é importante conhecermos a Bíblia e seus mandamentos, para obedecê-los para termos uma vida feliz.

3) Atividade: Conduzir as crianças até a Bíblia e pintar o desenho.




Estudo 7-B

1) Relembre a aula da semana passada sobre a importância da Bíblia.
· Nela há instruções de como agirmos,
. Está escrito as histórias que vocês aprendem.
· Ela é verdadeira.
· Deus fala através da Bíblia, etc...

2) Brincadeira – Faça dois caminhos, com giz ou papel, no chão da sua sala de aula; um caminho deve ser largo e reto, o outro bem estreito. Brinque com as crianças de passar sobre um e outro caminho. As crianças passarão facilmente pelo caminho largo e terão dificuldades no caminho estreito. Converse com as crianças:
Vocês perceberam a facilidade que tiveram em passar pelo caminho largo e a dificuldade em passar pelo caminho estreito, sem desequilibrar e sair fora do caminho? Fazer o que é certo, às vezes é tão difícil como caminhar pelo caminho estreito, mas quando estamos fazendo o que é certo, podem ter certeza que não estamos sozinhos. Jesus está conosco! Às vezes, é mais fácil fazer o errado do que o certo, porém é o caminho certo que leva a coisas melhores. O caminho errado leva à tristeza e ao choro.

3) Atividade: Pintar o desenho.




LIÇÃO 8 – 


"O DISCÍPULO DE CRISTO"


Estudo 8-A

Objetivo:
Que a criança conheça os discípulos de Cristo e sintam o desejo de também ser um discípulo de Jesus.

1)
Introdução: Cantar Se o Mestre mandou (Aline Barros), ou fazer a brincadeira "O Mestre mandou"

2)
Narrar o chamado dos discípulos. Mt. 4:12-25, Mc. 3:13-19. Explique o significado da Palavra Discípulo: "Aquele que segue o Mestre" e fale sobre eles. Eles:
- Seguiram a Jesus.
- Estavam sempre prontos para aprender.
- Continuaram ensinando quando Jesus foi para o céu. ´
Ensine que hoje, nós somos os discípulo de Jesus e que antes de subir ao céu Ele deixou uma importante Missão para todos nós: Mateus 28: 19-20- Fazer outros discípulos ensinando tudo o que temos aprendido d'Ele.

3)
Atividade: Memorize os nomes dos discípulos com as crianças, depois pinte.



"O DISCÍPULO DE CRISTO"

Estudo 8-B

Objetivo:
Despertar nas crianças amor pelas pessoas que não conhecem à Jesus, incentivá-las a orar por essas pessoas e falar de Jesus a elas.

1)
Cantar: Quero ser um missionariozinho, ou outra música sobre Falar de Jesus.

2)
Falar sobre Filipe que levou Natanael a Jesus. Mostre Filipe no cartaz e conte o que aconteceu em João 1:44-51. Nós também devemos falar de Jesus aos nossos amiguinhos.

3)
Atividade: Ajude Filipe a conduzir Natanael até Jesus e Pinte o desenho.




LIÇÃO 9 –


"AS PROMESSAS DE DEUS"


Estudo 9-A

Objetivo: Que a criança entenda a importância de conhecer as Promessas de Deus e se apropriar delas

1) Narre algumas promessas contidas em João para os que crêem em Jesus:
8: 51; 11: 26 – Temos Vida Eterna
12: 46 – Não viverá em Trevas
15: 5, 16 - Frutificaremos
16: 33 – Teremos Paz
Comente cada uma dessas promessas e diga que nós devemos nos apropriar dElas. Elas são presentes de Deus para nós, devemos crer, porque a Palavra de Deus é verdade.

2) Atividade: Pinte a Atividade . Sugestão: Você pode confeccionar cartõezinhos no formato de coração com papel de presente e escrever dentro deles cada uma das promessas da atividade e colar sobre o Pontilhado.



"AS PROMESSAS DE DEUS"

Estudo 9-B

Objetivo: Que a criança entenda a importância de conhecer as Promessas de Deus e se apropriar delas

1) Narrar Atos 2:1-47 sobre a Descida do Espírito Santo no Pentecostes. Diga que Jesus havia prometido que iria para o Pai mas enviaria um Consolador, e que Ele cumpriu a sua Promessa. Pediu para que os Discípulos esperassem em Jerusalém e eles obedeceram. Esperaram e receberam o Espírito Santo em suas vidas. Essa promessa é pra nós também ainda hoje, o Espírito Santo é o nosso Consolador .

2) Pinte a atividade, providencie papel celofane amarelo e vermelho e cole nas chamas que representam o Espírito Santo.



de http://espacoministerioinfantil.blogspot.com.br