1. Dinâmica: "O Presente"
de fim de ano, para um grupo onde os membros já se conheçam bem. É um trabalho muito
interessante para ressaltar as qualidades de cada um desse grupo, dando oportunidade de
reconhecimento de certos sentimentos e causa um impacto muito interessante entre os participantes.
Experimente !
Envie sua dinâmica e enriqueça nossa página !
Como desenvolver a dinâmica: Estabelece-se o número de participantes e seleciona-se o
mesmo número de qualidades para serem abordadas durante a dinâmica. Poderão ser introduzidas
algumas que achar relevante dentro da situação em que vive. A pretensão é que
todos escolham uns aos outros durante a mesma, podendo acontecer de algum participante
não ser escolhido.
O Presente:
O organizador pode escolher como presente alguma guloseima como uma caixa
de bombom com o mesmo número de participantes, ou outro que possa ser distribuído uniformemente no final da dinâmica. Este presente deve ser leve e de fácil manejo pois irá
passar de mão em mão. Tente embrulhá-lo bem atrativo com um papel bonito e brilhante
para aumentar o interesse dos participantes em ganhá-lo.
Disposição e local:
Os participantes devem estar em roda ou descontraidamente próximos.
Início:
O organizador com o presente nas mãos diz (exemplo): Caros amigos, eu gostaria de
aproveitar este momento para satisfazer um desejo que há muito venho querendo fazer. Eu
queria presentear uma pessoa muito especial que durante o ano foi uma grande amiga e
companheira e quem eu amo muito. Abraça a pessoa e entrega o presente. Em seguida
pede um pouquinho de silêncio e lê o parágrafo 1:
1. PARABÉNS! *Você tem muita sorte. Foi premiado com este presente. Somente o amor e não o ódio é capaz de curar o mundo. Observe os amigos em torno e passe o presente que recebeu para quem você acha mais ALEGRE. Ao repassar o presente, a pessoa que recebe deve ouvir o parágrafo 2 e assim por diante:
2. ALEGRIA! ALEGRIA! Hoje é festa, pessoas como você transmitem otimismo e alto astral. Parabéns, com sua alegria passe o presente a quem acha mais INTELIGENTE.
3. A inteligência nos foi dada por Deus. Parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar
este talento, pois muitas pessoas são inteligentes e a sociedade, com seus bloqueios
de desigualdade, impede que eles desenvolvam sua própria inteligência. Mas o presente
ainda não é seu. Passe-o a quem lhe transmite PAZ.
4. O mundo inteiro clama por paz e você gratuitamente transmite esta tão grande riqueza.
Parabéns! Você está fazendo falta às grandes potências do mundo, responsáveis por
tantos conflitos entre a humanidade. Com muita Paz, passe o presente a quem você considera
AMIGO.
5. Diz uma música de Milton Nascimento, que "amigo é coisa para se guardar do lado
esquerdo do peito, dentro do coração". Parabéns por ser amigo, mas o presente. . . ainda
não é seu. Passe-o a quem você considera DINÂMICO.
6. Dinamismo é fortaleza, coragem, compromisso e irradia energia. Seja sempre agente
multiplicador de boas idéias e boas ações em seu meio. Parabéns! Mas passe o presente a
quem acha mais SOLIDÁRIO.
7. Parabéns! Você prova ser continuador e seguidor dos ensinamentos de CRISTO. Solidariedade
é de grande valor. Olhe para os amigos e passe o presente a quem você considera
ELEGANTE (bonito, etc...).
8. Parabéns! Elegância (beleza, etc...) completa a criação humana e sua presença torna-se
marcante, mas o presente ainda não será seu, passe-o a quem você acha mais SEXY.
9. Parabéns! A sensualidade torna a presença ainda mais marcante e atraente. Mas o presente
não será seu. Passe-o a quem você acha mais OTIMISTA.
10. Otimista é aquele que sabe superar todos os obstáculos com alegria, esperando o melhor
da vida e transmite aos outros a certeza de dias melhores. Parabéns por você ser uma
pessoa otimista! É bom conviver com você, mas o presente ainda não será seu. Passe-o a
quem você acha COMPETENTE.
11. Competentes são pessoas capazes de fazer bem todas as atividades a elas confiadas e
em todos os empreendimentos são bem sucedidas, porque foram bem preparadas para a
vida. Essas são pessoas competentes como você. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a
quem você considera CARIDOSO.
12. A caridade é como diz São Paulo aos Coríntios: "ainda que eu falasse a língua dos anjos,
se não tiver caridade sou como o bronze, que soa mesmo que conhecesse todos os mistérios,
toda a ciência, mesmo que tomasse a fé para transportar montanhas, se não tiver
caridade de nada valeria. A caridade é paciente, não busca seus próprios interesses e está
sempre pronta a ajudar, a socorrer. Tudo desculpa, tudo crê, tudo suporta, tudo perdoa".
Você que é assim tão perfeito na caridade, merece o presente. Mas mesmo assim, passe o
presente a quem você acha PRESTATIVO.
13. Prestativo é aquele que serve a todos com boa vontade e está sempre pronto a qualquer
sacrifício para servir. São pessoas agradáveis e todos se sentem bem em conviver.
Você bem merece o presente. Mas ele ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que é um
ARTISTA.
14. Você que tem o dom da Arte e sabe transformar tudo, dando beleza, luz, vida, harmonia
a tudo que toca. Sabe suavizar e dar alegria a tudo que faz. Admiramos você que é realmente
um artista, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que tem
FÉ.
15. Fé é o dom que vem de Deus. Feliz de você que tem fé, pois com ela você suporta
tudo, espera e confia porque sabe que Deus virá em socorro nas horas difíceis e poderá ser
feliz. Diz o Salmo 26 "O Senhor é a minha luz e minha salvação, de quem terei medo?" Se você acredita e espera tanto de Deus, sabe também esperar e ter fé nos homens e na vida e assim será feliz. Mas o presente não é seu, pois você não precisa dele. Passe-o a quem
você acha que tem o espírito de LIDERANÇA.
16. Líderes são pessoas que sabem guiar, orientar e dirigir pessoas ou grupos, com capacidade,
dinamismo e segurança. Junto de você que é líder sentimos seguros e confiamos em
tudo o que você diz e resolve fazer. Confiamos muito em você, que é líder, mas o presente
ainda não é seu. Passe-o a quem você acha mais JUSTO.
17. Justiça! Foi o que Cristo mais pediu para o seu povo e por isso foi crucificado. Mas não
desanime. Ser justo é colaborar com a transformação de nossa sociedade. Mas já que você
é muito justo, não vai querer o presente só para você. Abra e distribua com todos, desejando-
lhes FELICIDADES !
E assim o presente é distribuído entre todos !
2. Dinâmica do "O que você parece pra mim..."
Esta dinâmica pode ser empregada de duas maneiras, como interação do grupo com objetivos
de apontar falhas, exautar qualidades, melhorando a socilização de um determinado
grupo.
Material:
Papel cartão, canetas hidrocor e fita crepe.
Desenvolvimento:
Cola-se um cartão nas costas de cada participante com uma fita crepe.
Cada participante deve ficar com uma caneta hidrocor. Ao sinal, os participantes devem escrever
no cartão de cada integrante o que for determinado pelo coordenador da dinâmica
(em forma de uma palavra apenas), exemplos:
1) Qualidade que você destaca nesta pessoa;
2) Defeito ou sentimento que deve ser trabalhado pela pessoa;
3) Nota que cada um daria para determinada característica ou objetivo necessário a atingir
nesta dinâmica.
3. Dinâmica do "Desafio"
Material:
Caixa de bombom enrolada para presente
Procedimento:
Colocar uma música animada para tocar e vai passando no círculo uma caixa(
no tamanho de uma caixa de sapato, explica-se para os participas antes que é apenas
uma brincadeira e que dentro da caixa tem uma ordem a ser feita por quem ficar ccom ela
quando a música parar. A pessoa que vai dar o comando deve estar de costas para não ver
quem está a caixa ao parar a música, daí o coordenador faz um pequeno suspense, com
perguntas do tipo: tá preparado? você vai ter que pagar o mico viu, seja lá qual for a ordem
você vai ter que obedecer, quer abrir? ou vamos continuar? Inicia a música novamente e
passa novamente a caixa se aquele topar em não abrir, podendo-se fazer isso por algumas
vezes e pela última vez avisa que agora é para valer quem pegar agora vai ter que abrir,
Ok? Esta é a última vez, e quando o felizardo o fizer terá a feliz surpresa e encontrará um
chocolate sonho de valsa com a ordem 'coma o chcolate'.
Objetivos:
Essa dinâmica serve para nós percebermos o quanto temos medo de desafios,
pois observamos como as pessoas têm pressa de passar a caixa para o outro, mas que devemos
ter coragem e enfrentar os desafios da vida, pois por mais dificil que seja o desafio,
no final podemos ter uma feliz surpresa/vitória.
4. Dinâmica "Tiro pela Culatra"
Essa dinâmica, é desenvolvida exatamente como a número 3 acima. A única diferença é que
ao invés de se dizer uma parte do corpo do colega da direita, deve dizer uma tarefa para
que esse colega execute.
Quando todos tiverem escolhido a tarefa, Coordenador dá um novo comando:
Cada pessoa deverá praticar a tarefa, exatamente como foi escolhida para o colega da direita.
É uma dinâmica bem engraçada e é muito utilizada como "quebra gelo ".
Autor: Desconhecido
5. Dinâmica do "Sociograma"
Esta dinâmica é, geralmente, desenvolvida a fim de se descobrir os líderes positivos e negativos
de um determinado grupo, pessoas afins, pessoas em que cada um confia. É muito
utilizada por equipes esportivas e outros grupos.
Material:
Papel, lápis ou caneta.
Desenvolvimento:
Distribui-se um pedaço de papel e caneta para cada componente do grupo.
Cada um deve responder as seguintes perguntas com um tempo de no máximo 20-60
segundos, cronometrados pelo Coordenador da dinâmica. Exemplo de Perguntas:
1) Se você fosse para uma ilha deserta e tivesse que estar lá por muito tempo, quem você
levaria dentro desse grupo?
2) Se você fosse montar uma festa e tivesse que escolher uma (ou quantas desejarem)
pessoa desse grupo quem você escoheria?
3) Se você fosse sorteado em um concurso para uma grande viagem e só pudesse levar 3
pessoas dentro desse grupo, quem você levaria?
4) Se você fosse montar um time e tivesse que eliminar (tantas pessoas) quem você eliminaria
deste grupo?
Obs:
As perguntas podem ser elaboradas com o fim específico, mas lembrando que as perguntas
não devem ser diretas para o fim proposto, mas em situações comparativas.
De posse dos resultados, conta-se os pontos de cada participante e interpreta-se os dados
para utilização de estratégias dentro de empresas e equipes esportivas.
Autor: Desconhecido
6. Dinâmica do "Emboladão"
Esta dinâmica propõe uma maior interação entre os participantes e proporciona observar-se
a capacidade de improviso e socialização, dinamismo, paciência e liderança dos integrantes
do grupo.
Faz-se um círculo de mãos dadas com todos os participantes da dinâmica.
O Coordenador deve pedir que cada um grave exatamente a pessoa em que vai dar a mão
direita e a mão esquerda.
Em seguida pede que todos larguem as mãos e caminhem aleatoriamente, passando uns
pelos outros olhando nos olhos (para que se despreocupem com a posição original em que
se encontravam). Ao sinal, o Coordenador pede que todos se abracem no centro do círculo"
bem apertadinhos". Então, pede que todos se mantenham nesta posição como estátuas, e
em seguida dêem as mãos para as respectivas pessoas que estavam de mãos dadas anteriormente
(sem sair do lugar).
Então pedem para que todos, juntos, tentem abrir a roda, de maneira que valha como regras:
Pular, passar por baixo, girar e saltar.
O efeito é que todos, juntos, vão tentar fazer o melhor para que esta roda fique totalmente
aberta.
Ao final, pode ser que alguém fique de costas, o que não é uma contra-regra. O Coordenador
parabeniza a todos se conseguirem abrir a roda totalmente!
Obs:
Pode ser feito também na água.
Autor: Desconhecido
7. Dinâmica do "Sentar-se no Colo"
Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes:
O coordenador propõe que o grupo fique de pé, de ombro-á-ombro, em círculo. Em seguida
pede que todos façam 1/4 de giro para um determinado lado ficando em uma fila indiana
(assim: xxxxxxxxxxxx), embora em círculo. Ao sinal o Coordenador pede que todos se assentem
no colo um do outro e depois repitam para o outro lado. É bem divertido, causando
muitos risos !
Autor: Desconhecido
8. Dinâmica do "João Bobo"
Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes e também pode ser observado
o nível de confiança que os os participantes têm um no outro:
Formam-se pequenos grupos de 8-10 pessoas. Todos devem estar bem próximos, de ombro-
á-ombro, em um círculo. Escolhem uma pessoa para ir ao centro. Esta pessoa deve fechar
os olhos (com uma venda ou simplesmente fechar), deve ficar com o corpo totalmente
rígido, como se tivesse hipnotizada. As mãos ao longo do corpo tocando as coxas lateralmente,
pés pra frente , tronco reto. Todo o corpo fazendo uma linha reta com a cabeça.
Ao sinal, o participante do centro deve soltar seu corpo completamente, de maneira que
confie nos outros participantes. Estes, porém devem com as palmas das mãos empurrar o
"joão bobo" de volta para o centro. Como o corpo vai estar reto e tenso sempre perderá o
equilíbrio e penderá para um lado. O movimento é repetido por alguns segundos e todos
devem participar ao centro.
Obs:
Pode ser feito também na água.
Autor: Desconhecido
9. Dinâmica do "Nome"
Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no
primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.
Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no
próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer . Em seguida
todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.
Variação:
Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pesso,
sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu
gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim
por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá
ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo após o 8º deve começar
um outro ciclo de 1-8 pessoas.
Autor: Desconhecido
10. Dinâmica do "Escravos de Jó"
Esta dinâmica vem de uma brincadeira popular do mesmo nome, mas que nessa atividade
tem o objetivo de "quebra gelo" podendo ser observado a atenção e concentração dos participantes.
Em círculo, cada participante fica com um toquinho (ou qualquer objeto rígido).
Primeiro o Coordenador deve ter certeza de que todos sabem a letra da música que deve ser:
Os escravos de jó jogavam cachangá;
os escravos de jó jogavam cachangá;
Tira, põe, deixa o zé pereira ficar;
Guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá (Refrão que repete duas vezes)
1º MODO NORMAL:
Os escravos de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA); os escravos de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA); Tira (LEVANTA O TOQUINHO), põe (PÕE NA SUA FRENTE NA MESA), deixa o zé pereira ficar (APONTA PARA O TOQUINHO NA FRENTE E BALANÇA O DEDO); Guerreiros com guerreiros fazem zigue (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA), zigue (VOLTA SEU TOQUINHO DA DIREITA PARA O COLEGA DA ESQUERDA), zá (VOLTA SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA) (Refrão que repete duas vezes).
2º MODO:
Faz a mesma sequência acima só para a esquerda
3º MODO:
Faz a mesma sequência acima sem cantar em voz alta, mas canta-se em memória.
4º MODO:
Faz a mesma sequência acima em pé executando com um pé.
5º MODO:
Faz a mesma sequência acima com 2 toquinhos, um para cada lado.
11. Dinâmica da "Escultura"
Esta dinâmica estimula a expressão corporal e criatividade.
2 x 2 ou 3 x 3, os grupos devem fazer a seguinte tarefa:
Um participante trabalha com escultor enquanto os outro (s) ficam estátua (parados). O escultor
deve usar a criatividade de acordo com o objetivo esperado pelo Coordenador, ou
seja, pode buscar:
-estátua mais engraçada
-estátua mais criativa
-estátua mais assustadora
-estátua mais bonita, etc.
Quando o escultor acabar (estipulado o prazo para que todos finalizem), seu trabalho vai ser
julgado juntamente com os outros grupos. Pode haver premiação ou apenas palmas.
Autor: Desconhecido
12. Dinâmica da "Sensibilidade"
Dois círculos com números iguais de participantes, um dentro e outro fora. O grupo de dentro
vira para fora e o de fora vira para dentro. Todos devem dar as mãos, sentí-las, tocá-las
bem, estudá-las. Depois, todos do grupo interno devem fechar os olhos e caminhar dentro
do círculo externo. Ao sinal, o Coordenador pede que façam novo círculo voltado para fora,
dentro do respectivo círculo. Ainda com os olhos fechados, proibido abrí-los, vão tocando de
mão em mão para descobrir quem lhe deu a mão anteriormente. O Grupo de fora é quem
deve movimentar-se. Caso ele encontre sua mão correta deve dizer _Esta ! Se for verdade,
a dupla sai e se for mentira, volta a fechar os olhos e tenta novamente.
Obs:
Essa dinâmica pode ser feita com outras partes do corpo, ex: Pés, orelha, olhos, joelhos,
etc. Tem o objetivo de melhorar a sensibilidade, concentração e socialização do grupo.
Autor: Desconhecido
13. Dinâmica do "Mestre"
Em círculo os participantes devem escolher uma pessoa para ser o advinhador. Este deve
sair do local. Em seguida os outros devem escolher um mestre para encabeçar os movimentos/
mímicas. Tudo que o mestre fizer ou disser, todos devem imitar . O advinhador tem 2
chances para saber quem é o mestre. Se errar volta e se acertar o mestre vai em seu lugar.
Esta dinâmica busca a criatividade, socialização, desinibição e a coordenação.
14. Dinâmica do "Rolo de Barbante"
Em círculo os participantes devem se assentar. O Coordenador deve adquirir anteriormente
um rolo grande de barbante. E o primeiro participante deve, segurando a ponta do barbante,
jogar o rolo para alguém (o coordenador estipula antes ex: que gosta mais, que gostaria
de conhecer mais, que admira, que gostaria de lhe dizer algo, que tem determinada qualidade,
etc.) que ele queira e justificar o porquê ! A pessoa agarra o rolo, segura o barbante e
joga para a próxima. Ao final torna-se uma "teia" grande.
Essa dinâmica pode ser feita com diversos objetivos e pode ser utilizada também em festas
e eventos como o Natal e festas de fim de ano. Ex: cada pessoa que enviar o barbante falar
um agradecimento e desejar feliz festas. Pode ser utilizado também o mesmo formato da
Dinâmica do Presente .
15. Dinâmica do "Substantivo"
Em círculo os participantes devem estar de posse de um pedaço de papel e caneta. Cada
um deve escrever um substantivo ou adjetivo ou qualquer estipulado pelo Coordenador, sem
permitir que os outros vejam. Em seguida deve-se passar o papel para a pessoa da direita
para que este represente em forma de mímicas. Podendo representar uma palavra mais fácil,
dividí-la e ajuntar com outra para explicar a real palavra escrita pelo participante, mas é
proibido soltar qualquer tipo de som.
Autor: Desconhecido
16. Dinâmica da "Verdade ou Consequência?"
Em círculo os participantes devem estar de posse de uma garrafa que deve ficar ao centro.
Ao sinal do Coordenador, alguém gira a garrafa e para quem o bico da garrafa apontar é
perguntado: _Verdade ou Consequência? Caso ele escolha verdade, a pessoa onde o fundo
da garrafa apontou deve perguntar algo e ele obrigatoriamente deve responder a verdade.
Se ele responder consequência deve pagar uma prenda (executar uma tarefa) estipulada
pela pessoa que o fundo da garrafa apontou. A que respondeu gira a garrafa.
Autor: Desconhecido
17. Dinâmica do " Qualidade"
Cada um anota em um pequeno pedaço de papel a qualidade que acha importante em uma
pessoa. Em seguida todos colocam os papéis no chão, virados para baixo, ao centro da
roda. Ao sinal, todos devem pegar um papel e em ordem devem apontar rapidamente a
pessoa que tem esta qualidade, justificando.
Autor: Desconhecido
18. Dinâmica do "Pegadinha do Animal"
Entrega-se a cada participante um papel com o nome de um animal, sem ver o do outro.
Em seguida todos ficam em círculo de mãos dadas. Quando o animal for chamado pelo coordenador,
a pessoa correspondente ao animal, deve se agachar tentando abaixar os colegas
da direita e da esquerda. E os outros devem tentar impedir que ele se abaixe.
Obs:
todos os animais são iguais, e quando o coordenador chama o nome do animal todos
vão cair de "bumbum" no chão, causando uma grande risada geral.
Objetivo:
"quebra gelo" descontração geral.
19. Dinâmica da "História da “Máquina Registrada"
Exercício de Decisão Grupal
Objetivos:
1. Demonstrar como a busca do consenso melhora a decisão.
2. Explorar o impacto que as suposições têm sobre a decisão.
Tamanho do grupo:
Subgrupos formados com cinco a sete membros; sendo possível, orientar
vários subgrupos, simultaneamente.
Tempo exigido:
quarenta minutos, aproximadamente.
Material utilizado:
- Uma cópia da história da “Máquina Registradora”, para cada membro participante e para
cada grupo.
- Lápis ou caneta.
Procedimento:
1. O animador distribui uma cópia da história da “Máquina Registradora” para cada membro
participante que durante sete a dez minutos, deverá ler e assinar as declarações consideradas
verdadeiras, falsas ou desconhecidas.
2. A seguir, serão formados subgrupos de cinco a sete membros, recebendo cada subgrupo
uma cópia da história da “Máquina Registradora”, para um trabalho de consenso de grupo,
durante doze a quinze minutos, registrando novamente as declarações consideradas verdadeiras,
falsas ou desconhecidas.
3. O animador, a seguir, anuncia as respostas corretas. (a declaração número 3 é falsa, e a
do número 6 é verdadeira, e todas as demais são desconhecidas).
4. Em continuação, haverá um breve comentário acerca da experiência vivida, focalizando-se
sobretudo o impacto que as suposições causam sobre a decisão e os valores do grupo.
Exercício da “Máquina Registradora”
A HISTÓRIA: Um negociante acaba de acender as luzes de uma loja de calçados, quando
surge um homem pedindo dinheiro. O proprietário abre uma máquina registradora. O conteúdo
da máquina registradora é retirado e o homem corre. Um membro da polícia é imediatamente
avisado.
Declaração acerca da história:
Verdadeiro – Falso - Desconhecido
1. Um homem apareceu assim que o proprietário acendeu as luzes de sua loja de calçados
........... V F ?
2. O ladrão foi um homem......... V F ?
3. O homem não pediu dinheiro.......... V F ?
4. O homem que abriu a máquina registradora era o proprietário.................V F ?
5. O proprietário da loja de calçados retirou o conteúdo da máquina registradora e fugiu
........V F ?
6. Alguém abriu uma máquina registradora......... V F ?
7. Depois que o homem que pediu o dinheiro apanhou o conteúdo da máquina registradora,
fugiu....... V F ?
8. Embora houvesse dinheiro na máquina registradora, a história não diz a quantidade............
V F ?
9. O ladrão pediu dinheiro ao proprietário .................. V F ?
10. A história registra uma série de acontecimentos que envolveu três pessoas: o proprietário,
um homem que pediu dinheiro é um membro da polícia ............ V F ?
11. Os seguintes acontecimentos da história são verdadeiros: alguém pediu dinheiro – uma
máquina registradora foi aberta – seu dinheiro foi retirado ...... V F ?
20. Dinâmica do "Medo de Desafios"
Material:
Caixa, chocolate e aparelho de som (rádio ou CD).
Procedimento:
Encha a caixa com jornal para que não se perceba o que tem dentro. Coloque no fundo o
chocolate e um bilhete: COMA O CHOCOLATE! Pede-se a turma que faça um círculo. O coordenador segura a caixa e explica o seguinte pra turma: _Estão vendo esta caixa? Dentro
dela existe uma ordem a ser cumprida, vamos brincar de batata quente com ela, e aquele
que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa sem reclamar. Independente do que seja...
ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa
(é importante assustar a turma para que eles sintam medo da caixa, dizendo que pode ser
uma tarefa extremamente dificil ou vergonhosa).
Começa a brincadeira, com a música ligada, devem ir passando a caixa de um para o outro.
Quando a música for interrompida (o coordenador deve estar de costas para o grupo
para não ver com quem está a caixa) aquele que ficou com a caixa terá que cumprir a
tarefa...é importante que o coordenador faça comentários do tipo: Você está preparado? Se
não tiver coragem... Depois de muito suspense quando finalmente o jovem abre a caixa encontra
a gostosa surpresa. (O jovem não pode repartir o presente com ninguém).
Objetivos:
O objetivo desta brincadeira é mostrar como somos covardes diante de situações que
possam representar perigo ou vergonha. Devemos aprender que em Deus podemos superar
todos os desafios que são colocados a nossa frente, por mais que pareça tudo tão desesperador,
o final pode ser uma feliz notícia.