segunda-feira, 30 de outubro de 2017

"201 DINÂMICAS DE GRUPO" - Parte 1

Resultado de imagem para 201 DINÂMICA DE GRUPO

1. Dinâmica: "O Presente"
          Esta dinâmica nos foi enviada e funciona muito bem no lugar de um amigo oculto em festas
de fim de ano, para um grupo onde os membros já se conheçam bem. É um trabalho muito
interessante para ressaltar as qualidades de cada um desse grupo, dando oportunidade de
reconhecimento de certos sentimentos e causa um impacto muito interessante entre os participantes.
          Experimente !
          Envie sua dinâmica e enriqueça nossa página !
          Como desenvolver a dinâmica: Estabelece-se o número de participantes e seleciona-se o
mesmo número de qualidades para serem abordadas durante a dinâmica. Poderão ser introduzidas
algumas que achar relevante dentro da situação em que vive. A pretensão é que
todos escolham uns aos outros durante a mesma, podendo acontecer de algum participante
não ser escolhido.

          O Presente: 
          O organizador pode escolher como presente alguma guloseima como uma caixa
de bombom com o mesmo número de participantes, ou outro que possa ser distribuído uniformemente no final da dinâmica. Este presente deve ser leve e de fácil manejo pois irá
passar de mão em mão. Tente embrulhá-lo bem atrativo com um papel bonito e brilhante
para aumentar o interesse dos participantes em ganhá-lo.

          Disposição e local: 
          Os participantes devem estar em roda ou descontraidamente próximos.

          Início:
         O organizador com o presente nas mãos diz (exemplo): Caros amigos, eu gostaria de
aproveitar este momento para satisfazer um desejo que há muito venho querendo fazer. Eu
queria presentear uma pessoa muito especial que durante o ano foi uma grande amiga e
companheira e quem eu amo muito. Abraça a pessoa e entrega o presente. Em seguida
pede um pouquinho de silêncio e lê o parágrafo 1:
           1. PARABÉNS! *Você tem muita sorte. Foi premiado com este presente. Somente o amor e não o ódio é capaz de curar o mundo. Observe os amigos em torno e passe o presente que recebeu para quem você acha mais ALEGRE. Ao repassar o presente, a pessoa que recebe deve ouvir o parágrafo 2 e assim por diante:
          2. ALEGRIA! ALEGRIA! Hoje é festa, pessoas como você transmitem otimismo e alto astral. Parabéns, com sua alegria passe o presente a quem acha mais INTELIGENTE.
          3. A inteligência nos foi dada por Deus. Parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar
este talento, pois muitas pessoas são inteligentes e a sociedade, com seus bloqueios
de desigualdade, impede que eles desenvolvam sua própria inteligência. Mas o presente
ainda não é seu. Passe-o a quem lhe transmite PAZ.
          4. O mundo inteiro clama por paz e você gratuitamente transmite esta tão grande riqueza.
Parabéns! Você está fazendo falta às grandes potências do mundo, responsáveis por
tantos conflitos entre a humanidade. Com muita Paz, passe o presente a quem você considera
AMIGO.
          5. Diz uma música de Milton Nascimento, que "amigo é coisa para se guardar do lado
esquerdo do peito, dentro do coração". Parabéns por ser amigo, mas o presente. . . ainda
não é seu. Passe-o a quem você considera DINÂMICO.
          6. Dinamismo é fortaleza, coragem, compromisso e irradia energia. Seja sempre agente
multiplicador de boas idéias e boas ações em seu meio. Parabéns! Mas passe o presente a
quem acha mais SOLIDÁRIO.
          7. Parabéns! Você prova ser continuador e seguidor dos ensinamentos de CRISTO. Solidariedade
é de grande valor. Olhe para os amigos e passe o presente a quem você considera
ELEGANTE (bonito, etc...).
          8. Parabéns! Elegância (beleza, etc...) completa a criação humana e sua presença torna-se
marcante, mas o presente ainda não será seu, passe-o a quem você acha mais SEXY.
          9. Parabéns! A sensualidade torna a presença ainda mais marcante e atraente. Mas o presente
não será seu. Passe-o a quem você acha mais OTIMISTA.
          10. Otimista é aquele que sabe superar todos os obstáculos com alegria, esperando o melhor
da vida e transmite aos outros a certeza de dias melhores. Parabéns por você ser uma
pessoa otimista! É bom conviver com você, mas o presente ainda não será seu. Passe-o a
quem você acha COMPETENTE.
          11. Competentes são pessoas capazes de fazer bem todas as atividades a elas confiadas e
em todos os empreendimentos são bem sucedidas, porque foram bem preparadas para a
vida. Essas são pessoas competentes como você. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a
quem você considera CARIDOSO.
          12. A caridade é como diz São Paulo aos Coríntios: "ainda que eu falasse a língua dos anjos,
se não tiver caridade sou como o bronze, que soa mesmo que conhecesse todos os mistérios,
toda a ciência, mesmo que tomasse a fé para transportar montanhas, se não tiver
caridade de nada valeria. A caridade é paciente, não busca seus próprios interesses e está
sempre pronta a ajudar, a socorrer. Tudo desculpa, tudo crê, tudo suporta, tudo perdoa".
          Você que é assim tão perfeito na caridade, merece o presente. Mas mesmo assim, passe o
presente a quem você acha PRESTATIVO.
          13. Prestativo é aquele que serve a todos com boa vontade e está sempre pronto a qualquer
sacrifício para servir. São pessoas agradáveis e todos se sentem bem em conviver.
                Você bem merece o presente. Mas ele ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que é um
ARTISTA.
          14. Você que tem o dom da Arte e sabe transformar tudo, dando beleza, luz, vida, harmonia
a tudo que toca. Sabe suavizar e dar alegria a tudo que faz. Admiramos você que é realmente
um artista, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que tem
FÉ.
          15. Fé é o dom que vem de Deus. Feliz de você que tem fé, pois com ela você suporta
tudo, espera e confia porque sabe que Deus virá em socorro nas horas difíceis e poderá ser
feliz. Diz o Salmo 26 "O Senhor é a minha luz e minha salvação, de quem terei medo?" Se você acredita e espera tanto de Deus, sabe também esperar e ter fé nos homens e na vida e assim será feliz. Mas o presente não é seu, pois você não precisa dele. Passe-o a quem
você acha que tem o espírito de LIDERANÇA.
          16. Líderes são pessoas que sabem guiar, orientar e dirigir pessoas ou grupos, com capacidade,
dinamismo e segurança. Junto de você que é líder sentimos seguros e confiamos em
tudo o que você diz e resolve fazer. Confiamos muito em você, que é líder, mas o presente
ainda não é seu. Passe-o a quem você acha mais JUSTO.
          17. Justiça! Foi o que Cristo mais pediu para o seu povo e por isso foi crucificado. Mas não
desanime. Ser justo é colaborar com a transformação de nossa sociedade. Mas já que você
é muito justo, não vai querer o presente só para você. Abra e distribua com todos, desejando-
lhes FELICIDADES !
          E assim o presente é distribuído entre todos !

2. Dinâmica do "O que você parece pra mim..."

          Esta dinâmica pode ser empregada de duas maneiras, como interação do grupo com objetivos
de apontar falhas, exautar qualidades, melhorando a socilização de um determinado
grupo.

          Material:
          Papel cartão, canetas hidrocor e fita crepe.
  
          Desenvolvimento: 
          Cola-se um cartão nas costas de cada participante com uma fita crepe.
          Cada participante deve ficar com uma caneta hidrocor. Ao sinal, os participantes devem escrever
no cartão de cada integrante o que for determinado pelo coordenador da dinâmica
(em forma de uma palavra apenas), exemplos:
          1) Qualidade que você destaca nesta pessoa;
          2) Defeito ou sentimento que deve ser trabalhado pela pessoa;
          3) Nota que cada um daria para determinada característica ou objetivo necessário a atingir
nesta dinâmica.

3. Dinâmica do "Desafio"

          Material: 
          Caixa de bombom enrolada para presente

          Procedimento: 
          Colocar uma música animada para tocar e vai passando no círculo uma caixa(
no tamanho de uma caixa de sapato, explica-se para os participas antes que é apenas
uma brincadeira e que dentro da caixa tem uma ordem a ser feita por quem ficar ccom ela
quando a música parar. A pessoa que vai dar o comando deve estar de costas para não ver
quem está a caixa ao parar a música, daí o coordenador faz um pequeno suspense, com
perguntas do tipo: tá preparado? você vai ter que pagar o mico viu, seja lá qual for a ordem
você vai ter que obedecer, quer abrir? ou vamos continuar? Inicia a música novamente e
passa novamente a caixa se aquele topar em não abrir, podendo-se fazer isso por algumas
vezes e pela última vez avisa que agora é para valer quem pegar agora vai ter que abrir,
          Ok? Esta é a última vez, e quando o felizardo o fizer terá a feliz surpresa e encontrará um
chocolate sonho de valsa com a ordem 'coma o chcolate'.

          Objetivos:
          Essa dinâmica serve para nós percebermos o quanto temos medo de desafios,
pois observamos como as pessoas têm pressa de passar a caixa para o outro, mas que devemos
ter coragem e enfrentar os desafios da vida, pois por mais dificil que seja o desafio,
no final podemos ter uma feliz surpresa/vitória.

4. Dinâmica "Tiro pela Culatra"

          Essa dinâmica, é desenvolvida exatamente como a número 3 acima. A única diferença é que
ao invés de se dizer uma parte do corpo do colega da direita, deve dizer uma tarefa para
que esse colega execute.
          Quando todos tiverem escolhido a tarefa, Coordenador dá um novo comando:
          Cada pessoa deverá praticar a tarefa, exatamente como foi escolhida para o colega da direita.
          É uma dinâmica bem engraçada e é muito utilizada como "quebra gelo ".

Autor: Desconhecido

5. Dinâmica do "Sociograma"

          Esta dinâmica é, geralmente, desenvolvida a fim de se descobrir os líderes positivos e negativos
de um determinado grupo, pessoas afins, pessoas em que cada um confia. É muito
utilizada por equipes esportivas e outros grupos.

         Material: 
          Papel, lápis ou caneta.

          Desenvolvimento: 
          Distribui-se um pedaço de papel e caneta para cada componente do grupo.
          Cada um deve responder as seguintes perguntas com um tempo de no máximo 20-60
segundos, cronometrados pelo Coordenador da dinâmica. Exemplo de Perguntas:

          1) Se você fosse para uma ilha deserta e tivesse que estar lá por muito tempo, quem você
levaria dentro desse grupo?
          2) Se você fosse montar uma festa e tivesse que escolher uma (ou quantas desejarem)
pessoa desse grupo quem você escoheria?
          3) Se você fosse sorteado em um concurso para uma grande viagem e só pudesse levar 3
pessoas dentro desse grupo, quem você levaria?
          4) Se você fosse montar um time e tivesse que eliminar (tantas pessoas) quem você eliminaria
deste grupo?

          Obs: 
          As perguntas podem ser elaboradas com o fim específico, mas lembrando que as perguntas
não devem ser diretas para o fim proposto, mas em situações comparativas.
          De posse dos resultados, conta-se os pontos de cada participante e interpreta-se os dados
para utilização de estratégias dentro de empresas e equipes esportivas.

Autor: Desconhecido

6. Dinâmica do "Emboladão"

          Esta dinâmica propõe uma maior interação entre os participantes e proporciona observar-se
a capacidade de improviso e socialização, dinamismo, paciência e liderança dos integrantes
do grupo.
          Faz-se um círculo de mãos dadas com todos os participantes da dinâmica.
          O Coordenador deve pedir que cada um grave exatamente a pessoa em que vai dar a mão
direita e a mão esquerda.
          Em seguida pede que todos larguem as mãos e caminhem aleatoriamente, passando uns
pelos outros olhando nos olhos (para que se despreocupem com a posição original em que
se encontravam). Ao sinal, o Coordenador pede que todos se abracem no centro do círculo"
bem apertadinhos". Então, pede que todos se mantenham nesta posição como estátuas, e
em seguida dêem as mãos para as respectivas pessoas que estavam de mãos dadas anteriormente
(sem sair do lugar).
          Então pedem para que todos, juntos, tentem abrir a roda, de maneira que valha como regras:
          Pular, passar por baixo, girar e saltar.
          O efeito é que todos, juntos, vão tentar fazer o melhor para que esta roda fique totalmente
aberta.
          Ao final, pode ser que alguém fique de costas, o que não é uma contra-regra. O Coordenador
parabeniza a todos se conseguirem abrir a roda totalmente!

          Obs: 
          Pode ser feito também na água.

Autor: Desconhecido

7. Dinâmica do "Sentar-se no Colo"

          Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes:
          O coordenador propõe que o grupo fique de pé, de ombro-á-ombro, em círculo. Em seguida
pede que todos façam 1/4 de giro para um determinado lado ficando em uma fila indiana
(assim: xxxxxxxxxxxx), embora em círculo. Ao sinal o Coordenador pede que todos se assentem
no colo um do outro e depois repitam para o outro lado. É bem divertido, causando
muitos risos !

Autor: Desconhecido

8. Dinâmica do "João Bobo"

          Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes e também pode ser observado
o nível de confiança que os os participantes têm um no outro:
          Formam-se pequenos grupos de 8-10 pessoas. Todos devem estar bem próximos, de ombro-
á-ombro, em um círculo. Escolhem uma pessoa para ir ao centro. Esta pessoa deve fechar
os olhos (com uma venda ou simplesmente fechar), deve ficar com o corpo totalmente
rígido, como se tivesse hipnotizada. As mãos ao longo do corpo tocando as coxas lateralmente,
pés pra frente , tronco reto. Todo o corpo fazendo uma linha reta com a cabeça.
          Ao sinal, o participante do centro deve soltar seu corpo completamente, de maneira que
confie nos outros participantes. Estes, porém devem com as palmas das mãos empurrar o
"joão bobo" de volta para o centro. Como o corpo vai estar reto e tenso sempre perderá o
equilíbrio e penderá para um lado. O movimento é repetido por alguns segundos e todos
devem participar ao centro.

          Obs:
          Pode ser feito também na água.

Autor: Desconhecido

9. Dinâmica do "Nome"

          Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no
primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.
          Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no
próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer . Em seguida
todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.

          Variação: 
          Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pesso,
sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu
gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim
por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá
ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo após o 8º deve começar
um outro ciclo de 1-8 pessoas.

Autor: Desconhecido

10. Dinâmica do "Escravos de Jó"

          Esta dinâmica vem de uma brincadeira popular do mesmo nome, mas que nessa atividade
tem o objetivo de "quebra gelo" podendo ser observado a atenção e concentração dos participantes.
          Em círculo, cada participante fica com um toquinho (ou qualquer objeto rígido).
          Primeiro o Coordenador deve ter certeza de que todos sabem a letra da música que deve ser:

          Os escravos de jó jogavam cachangá;
          os escravos de jó jogavam cachangá;
          Tira, põe, deixa o zé pereira ficar;
          Guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá (Refrão que repete duas vezes)

          1º MODO NORMAL:
          Os escravos de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA); os escravos de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA); Tira (LEVANTA O TOQUINHO), põe (PÕE NA SUA FRENTE NA MESA), deixa o zé pereira ficar (APONTA PARA O TOQUINHO NA FRENTE E BALANÇA O DEDO);          Guerreiros com guerreiros fazem zigue (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA), zigue (VOLTA SEU TOQUINHO DA DIREITA PARA O COLEGA DA ESQUERDA), zá (VOLTA SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA) (Refrão que repete duas vezes).

          2º MODO:
          Faz a mesma sequência acima só para a esquerda

          3º MODO:
          Faz a mesma sequência acima sem cantar em voz alta, mas canta-se em memória.

          4º MODO:
          Faz a mesma sequência acima em pé executando com um pé.

          5º MODO:
          Faz a mesma sequência acima com 2 toquinhos, um para cada lado.

11. Dinâmica da "Escultura"

          Esta dinâmica estimula a expressão corporal e criatividade.
2 x 2 ou 3 x 3, os grupos devem fazer a seguinte tarefa:
          Um participante trabalha com escultor enquanto os outro (s) ficam estátua (parados). O escultor
deve usar a criatividade de acordo com o objetivo esperado pelo Coordenador, ou
seja, pode buscar:
          -estátua mais engraçada
          -estátua mais criativa
          -estátua mais assustadora
          -estátua mais bonita, etc.

          Quando o escultor acabar (estipulado o prazo para que todos finalizem), seu trabalho vai ser
julgado juntamente com os outros grupos. Pode haver premiação ou apenas palmas.

Autor: Desconhecido

12. Dinâmica da "Sensibilidade"

          Dois círculos com números iguais de participantes, um dentro e outro fora. O grupo de dentro
vira para fora e o de fora vira para dentro. Todos devem dar as mãos, sentí-las, tocá-las
bem, estudá-las. Depois, todos do grupo interno devem fechar os olhos e caminhar dentro
do círculo externo. Ao sinal, o Coordenador pede que façam novo círculo voltado para fora,
dentro do respectivo círculo. Ainda com os olhos fechados, proibido abrí-los, vão tocando de
mão em mão para descobrir quem lhe deu a mão anteriormente. O Grupo de fora é quem
deve movimentar-se. Caso ele encontre sua mão correta deve dizer _Esta ! Se for verdade,
a dupla sai e se for mentira, volta a fechar os olhos e tenta novamente.

          Obs: 
          Essa dinâmica pode ser feita com outras partes do corpo, ex: Pés, orelha, olhos, joelhos,
etc. Tem o objetivo de melhorar a sensibilidade, concentração e socialização do grupo.

Autor: Desconhecido

13. Dinâmica do "Mestre"

           Em círculo os participantes devem escolher uma pessoa para ser o advinhador. Este deve
sair do local. Em seguida os outros devem escolher um mestre para encabeçar os movimentos/
mímicas. Tudo que o mestre fizer ou disser, todos devem imitar . O advinhador tem 2
chances para saber quem é o mestre. Se errar volta e se acertar o mestre vai em seu lugar.
          Esta dinâmica busca a criatividade, socialização, desinibição e a coordenação.

14. Dinâmica do "Rolo de Barbante"

          Em círculo os participantes devem se assentar. O Coordenador deve adquirir anteriormente
um rolo grande de barbante. E o primeiro participante deve, segurando a ponta do barbante,
jogar o rolo para alguém (o coordenador estipula antes ex: que gosta mais, que gostaria
de conhecer mais, que admira, que gostaria de lhe dizer algo, que tem determinada qualidade,
etc.) que ele queira e justificar o porquê ! A pessoa agarra o rolo, segura o barbante e
joga para a próxima. Ao final torna-se uma "teia" grande.
          Essa dinâmica pode ser feita com diversos objetivos e pode ser utilizada também em festas
e eventos como o Natal e festas de fim de ano. Ex: cada pessoa que enviar o barbante falar
um agradecimento e desejar feliz festas. Pode ser utilizado também o mesmo formato da
Dinâmica do Presente .

15. Dinâmica do "Substantivo"

          Em círculo os participantes devem estar de posse de um pedaço de papel e caneta. Cada
um deve escrever um substantivo ou adjetivo ou qualquer estipulado pelo Coordenador, sem
permitir que os outros vejam. Em seguida deve-se passar o papel para a pessoa da direita
para que este represente em forma de mímicas. Podendo representar uma palavra mais fácil,
dividí-la e ajuntar com outra para explicar a real palavra escrita pelo participante, mas é
proibido soltar qualquer tipo de som.

Autor: Desconhecido

16. Dinâmica da "Verdade ou Consequência?"

          Em círculo os participantes devem estar de posse de uma garrafa que deve ficar ao centro.
          Ao sinal do Coordenador, alguém gira a garrafa e para quem o bico da garrafa apontar é
perguntado: _Verdade ou Consequência? Caso ele escolha verdade, a pessoa onde o fundo
da garrafa apontou deve perguntar algo e ele obrigatoriamente deve responder a verdade.
          Se ele responder consequência deve pagar uma prenda (executar uma tarefa) estipulada
pela pessoa que o fundo da garrafa apontou. A que respondeu gira a garrafa.

Autor: Desconhecido

17. Dinâmica do " Qualidade"

          Cada um anota em um pequeno pedaço de papel a qualidade que acha importante em uma
pessoa. Em seguida todos colocam os papéis no chão, virados para baixo, ao centro da
roda. Ao sinal, todos devem pegar um papel e em ordem devem apontar rapidamente a
pessoa que tem esta qualidade, justificando.

Autor: Desconhecido

18. Dinâmica do "Pegadinha do Animal"

          Entrega-se a cada participante um papel com o nome de um animal, sem ver o do outro.
          Em seguida todos ficam em círculo de mãos dadas. Quando o animal for chamado pelo coordenador,
a pessoa correspondente ao animal, deve se agachar tentando abaixar os colegas
da direita e da esquerda. E os outros devem tentar impedir que ele se abaixe.

          Obs: 
          todos os animais são iguais, e quando o coordenador chama o nome do animal todos
vão cair de "bumbum" no chão, causando uma grande risada geral.

          Objetivo: 
          "quebra gelo" descontração geral.


19. Dinâmica da "História da “Máquina Registrada"

          Exercício de Decisão Grupal

          Objetivos:
          1. Demonstrar como a busca do consenso melhora a decisão.
          2. Explorar o impacto que as suposições têm sobre a decisão.

          Tamanho do grupo: 
          Subgrupos formados com cinco a sete membros; sendo possível, orientar
vários subgrupos, simultaneamente.

          Tempo exigido: 
          quarenta minutos, aproximadamente.

          Material utilizado:
          - Uma cópia da história da “Máquina Registradora”, para cada membro participante e para
cada grupo.
          - Lápis ou caneta.

          Procedimento:
          1. O animador distribui uma cópia da história da “Máquina Registradora” para cada membro
participante que durante sete a dez minutos, deverá ler e assinar as declarações consideradas
verdadeiras, falsas ou desconhecidas.
          2. A seguir, serão formados subgrupos de cinco a sete membros, recebendo cada subgrupo
uma cópia da história da “Máquina Registradora”, para um trabalho de consenso de grupo,
durante doze a quinze minutos, registrando novamente as declarações consideradas verdadeiras,
falsas ou desconhecidas.
          3. O animador, a seguir, anuncia as respostas corretas. (a declaração número 3 é falsa, e a
do número 6 é verdadeira, e todas as demais são desconhecidas).
         4. Em continuação, haverá um breve comentário acerca da experiência vivida, focalizando-se
sobretudo o impacto que as suposições causam sobre a decisão e os valores do grupo.

          Exercício da “Máquina Registradora”
          A HISTÓRIA: Um negociante acaba de acender as luzes de uma loja de calçados, quando
surge um homem pedindo dinheiro. O proprietário abre uma máquina registradora. O conteúdo
da máquina registradora é retirado e o homem corre. Um membro da polícia é imediatamente
avisado.

          Declaração acerca da história: 
          Verdadeiro – Falso - Desconhecido
          
          1. Um homem apareceu assim que o proprietário acendeu as luzes de sua loja de calçados
........... V F ?
          2. O ladrão foi um homem......... V F ?
          3. O homem não pediu dinheiro.......... V F ?
          4. O homem que abriu a máquina registradora era o proprietário.................V F ?
          5. O proprietário da loja de calçados retirou o conteúdo da máquina registradora e fugiu
........V F ?
          6. Alguém abriu uma máquina registradora......... V F ?
          7. Depois que o homem que pediu o dinheiro apanhou o conteúdo da máquina registradora,
fugiu....... V F ?
          8. Embora houvesse dinheiro na máquina registradora, a história não diz a quantidade............
V F ?
          9. O ladrão pediu dinheiro ao proprietário .................. V F ?
          10. A história registra uma série de acontecimentos que envolveu três pessoas: o proprietário,
um homem que pediu dinheiro é um membro da polícia ............ V F ?
          11. Os seguintes acontecimentos da história são verdadeiros: alguém pediu dinheiro – uma
máquina registradora foi aberta – seu dinheiro foi retirado ...... V F ?

20. Dinâmica do "Medo de Desafios"

          Material: 
          Caixa, chocolate e aparelho de som (rádio ou CD).

          Procedimento:
          Encha a caixa com jornal para que não se perceba o que tem dentro. Coloque no fundo o
chocolate e um bilhete: COMA O CHOCOLATE! Pede-se a turma que faça um círculo. O coordenador segura a caixa e explica o seguinte pra turma: _Estão vendo esta caixa? Dentro
dela existe uma ordem a ser cumprida, vamos brincar de batata quente com ela, e aquele
que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa sem reclamar. Independente do que seja...
ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa
(é importante assustar a turma para que eles sintam medo da caixa, dizendo que pode ser
uma tarefa extremamente dificil ou vergonhosa).
          Começa a brincadeira, com a música ligada, devem ir passando a caixa de um para o outro.
          Quando a música for interrompida (o coordenador deve estar de costas para o grupo
para não ver com quem está a caixa) aquele que ficou com a caixa terá que cumprir a
tarefa...é importante que o coordenador faça comentários do tipo: Você está preparado? Se
não tiver coragem... Depois de muito suspense quando finalmente o jovem abre a caixa encontra
a gostosa surpresa. (O jovem não pode repartir o presente com ninguém).
       
          Objetivos:
          O objetivo desta brincadeira é mostrar como somos covardes diante de situações que
possam representar perigo ou vergonha. Devemos aprender que em Deus podemos superar
todos os desafios que são colocados a nossa frente, por mais que pareça tudo tão desesperador,
o final pode ser uma feliz notícia.


* "COMO FORMAR PESSOAS QUE NÃO FAZEM BULLYING"

Resultado de imagem para COMO FORMAR PESSOAS QUE NÃO FAZEM BULLYING


          Já que todos tememos ser vítimas de bullying, vale refletirmos sobre o que leva as crianças e adolescentes a serem agressivos e maldosos com os outros, que necessidade têm de se desfazer e de diminuir os demais?
          O que está em jogo nesse complicado quebra-cabeças é a capacidade e determinação que devemos ter como pais de ensinar aos nossos filhos que viver faz sentido. De mostrar, com atitudes simples e cotidianas, o valor da vida de cada um, ajudá-los a desenvolver uma autoimagem sadia e perceber o seu valor como pessoa. Somente quem constrói uma autoimagem positiva, quem aprende o valor da vida saberá valorizar sua vida e a dos outros. Cria-se a possibilidade de perceber o seu lugar no mundo, valorizando-o, e com isso perceber e valorizar o lugar do outro. Precisamos nos lembrar de que formar pessoas implica transformar impulsos em capacidade de afeto, em costurar um sentido para a vida de cada um, criando-os com autoestima. A possibilidade de afeto e de autoestima abre as portas a sujeitos que se cuidam e cuidam dos demais.
          Como fazer isso? Na simplicidade do convívio cotidiano. A capacidade de afeto se forma por meio dos limites firmes, bem definidos, sustentados com determinação e paciência. Resistir a todas as frustrações e sentimentos que os limites promovem e perceber que são amados torna-os capazes de afeto.
          Já a autoestima será construída, a preciosidade de viver será apreendida, nas trocas e conversas cotidianas. Recordar as histórias de cada um, a gravidez, o quanto foi esperado. Lembrar com alegria, reviver sentimentos, relatar detalhes alegres, preocupantes, engraçados. Segundo Capelatto, Moisés e Minatti (2006), “A voz dos adultos contando, dedicando-se nesse garimpo da memória, juntando seus próprios sentimentos, desperta sensações e mostra o principal: cada uma dessas crianças e adolescentes são queridos. Há tempos foi dado a eles um lugar insubstituível na família, na comunidade e no coração de pessoas queridas”. Quando esse lugar simbólico está bem determinado, há onde ancorar-se diante das adversidades e dificuldades. Quando se veem assim, conseguem perceber os outros como pessoas com seus devidos valores, que ocupam os seus lugares, também importantes.
          Conversar, relembrar, requer tempo e dedicação. É preciso que tenhamos consciência da importância dessas conversas, senão, por falta de tempo e excesso de compromissos, deixamos de lado essa importante parte de nossa missão de pais. Quando não proporcionamos essa experiência para nossos filhos, estamos deixando-os se aproximarem progressivamente da agressividade, da inveja, do sarcasmo. Surge com mais intensidade a possibilidade de agressão contra tudo e contra todos. O que se perde quando não há consciência do que se tem?
          A importância de cada um não pode ser aprendida de modo racional, simplesmente, tem de ser vivida, (re)lembrada, contada em histórias recheadas de afetos, pois “somente com essa identidade e esse conhecimento nuclear alguém pode respeitar a própria existência e a dos outros.”
          Vamos investir nosso tempo em um convívio recheado de pequenas histórias, gostosas lembranças. Vamos deixar para eles uma rica herança: a consciência de que é precioso viver.

 
Disponível em http://educandonacao.com.br/como-formar-pessoas-que-nao-fazem-bullying/


* "II Reis" - Parte 6

"Amei!!! Deus é lindo e esse Ministério é demais!!!" 
de Ministério Infantil Cascavel


Maternal e Jardim






Primários e Juniores





* " II Reis" - Parte 5

"Amei!!! Deus é lindo e esse Ministério é demais!!!" 
de Ministério Infantil Cascavel

Maternal e Jardim



Primários e Juniores



          Cada Criança terá que escrever uma carta (referente a palavra ou sobre outra coisa) e entregar para alguém em forma de pergaminho. Vale incentiva-las a fazer uma carta bem caprichada.


Atividade Lúdica

          Vencendo os problemas através  da Oração

          A ideia é simples, uma brincadeira para que as crianças entendam, que através da oração podemos derrubar nossos problemas. A brincadeira será um boliche feito com garrafas pet, nas garrafas estarão papeis colados com coisas ruins pelas quias as crianças passam e oram para que
isso acabe em suas vidas. Elas terão que derrubar as garrafas com uma bolinha que simbolizará
a nossa oração derrubando os problemas e dificuldades que enfrentamos no dia-a-dia.





sexta-feira, 27 de outubro de 2017

* "As Três Coroas"

As 3 Coroas

AS 3 COROAS
Uma coroa de ouro que brilhava
Na cabeça de um rei muito famoso que a usava
Hoje enfeita tão somente a vitrine de um museu
Pois este rei que possuia seus impérios
Padeceu de uma doença e o seu mal era tão sério
Sua coroa de ouro desprezou e então morreu

Uma coroa tão linda de um atleta
Que vencera muitas provas e alcançara suas metas
Mas com o passar do tempo este atleta envelheceu
E já sem forças sem vigor sem energia
Nem se lembra mais do homem forte que ele foi um dia
Sua coroa tão linda desprezou também morreu

Coro

Mas no cantinho uma coroa de espinhos
Retiradas por alguém de um espinheiro do caminho
Ainda tem marcas do sangue do homem justo que a usou
Pois quem usava esta coroa de espinhos
Morreu, ressuscitou hoje ele é quem reina sozinho
É o Rei da minha vida é Jesus O Salvador

Hoje pensando na história das três coroas
A de ouro, a do atleta, de espinhos e ressoa
Nos meus lábios a pergunta, dessas três qual vale mais?
E assim pensando uma vez mais nesta história
Com certeza a coroa de espinhos tem mais glória
Pelo sangue entre os espinhos Cristo deu nossa vitória.




de http://tiopaulparana.blogspot.com.br



* "As Doze Portas de Jerusalém"













de Ministério Infantil Brotando Levitas
Tia Tatiane Mendes