* "Rápido ou demorado ?"



Dinâmica do tempo. 

Material:
Papel cartão em tira: Vale doce
Papel cartão em tira: Escrito: Imitar um macaquinho (mico igual para todas)
Doces -
Caixa - Para se colocar as tiras do mico.
Relógio- Se tiver aquela ampulheta de correr o tempo pode ser. Ou despertador, celular...
Deixar espalhado escondido na sala os vale-doce. De modo que não encontrem tão fácil.

Primeiro teste:
Avisar as crianças que têm 1 minuto para encontrar na sala os vale-doce.
Na ordem de ir devem procurar.  Quanto mais acharem mais ganharão.
Avisar quando o tempo acabou.
Com certeza o tempo passará muito rápido. Elas ficarão com gostinho de quero mais.
Comentar com elas. O tempo de 1 minuto foi curto? (Elas dirão com certeza que sim.)
Então vou fazer esse 1 minuto ser mais comprido.

Segundo teste:
Aqui nesta caixa tem um mico. Cada criança vai sortear um mico para cumprir.
Depois de pegarem. Pedir qual será a primeira que irá a frente para cumprir.
Detalhe: Tem 1 minuto para ficar fazendo o mico.

Comentar com elas:
O que foi que cara é essa? Não foram vocês que acharam que 1 minuto passava muito rápido ? E agora ? Ficou comprido esse 1 minuto?
Certinho então. Ninguém precisa fazer mico nenhum.
O que eu queria mostrar para vocês ? Que o mesmo 1 minuto que vocês tinham, tanto podia passar rápido como devagar. Esse foi o tempo estipulado para esta brincadeira.
O tempo, pode passar rápido. Principalmente quando temos muitas coisas para fazer. E o tempo pode também, ficar parado. Parece que não anda. Então ficamos entediados.
Mas o que podemos fazer? Não podemos mudar o tempo. E sim o modo que passamos esse tempo. Ou seja: Planejamento.
Planejar o que se vai fazer. O mais importante primeiro, e as demais coisas em seguida. Pode-se anotar também em um papel o que se vai fazer naquele dia. Assim, o tempo pode ser bem aproveitado. Dar tempo de fazer tudo. Ou o tempo pode ser bem distribuído. Não se tornando um dia cansativo que parece que não tem nada para se fazer.

Dica da Layla:  
Em vez de mico, pode ser um exercício para eles ficarem fazendo em um minuto. 

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* "Como nós estamos sendo?"


Dinâmica da Bíblia: 
Como devemos ser com o conhecimento que ganhamos com as escrituras?

Objetivo:
Fazer o grupo refletir de que forma assimilamos a PALAVRA DE DEUS em nossas vidas.

Material:
Uma bolinha de isopor, um giz de quadro, um vidrinho de remédio vazio, uma esponja e uma vasilha com água.

Descrição:
Primeiro se explica que a água é a Palavra de Deus, a Bíblia.
E que os objetos somos nós.
Depois se coloca a água na vasilha.
Mergulhar o isopor, o giz,depois a vidro de remédio e por último a esponja. Deixar.

Explicar que a água é a Palavra de Deus e os objetos somos nós.

Refletir:
O isopor não afunda e nem absorve a água.
Como nós absorvemos a Palavra de Deus? Somos também impermeáveis? A Palavra está entrando em nossos corações?

Refletir:
O giz retém a água só para si, sem repartir.
E nós? Estamos cheio da Palavra e não estamos passando aos outros?

Encher de água o vidrinho de remédio. Despejar toda a água que ele se encheu. 

Refletir:
O vidrinho tinha água só para passar para os outros, mas sem guardar nada para si mesmo.
E nós? Recebemos a Palavra, passamos tudo e não ficamos com nada?

Mergulhar a esponja e espremer a água.

Refletir:
A esponja absorve bem a água e mesmo espremendo ela continua molhada.
Somos assim? Recebemos, passamos e continuamos com a Palavra?


* "Dinâmica do Agradecimento"


          Objetivo:
          Mostrar o sentimento daqueles que esperam um agradecimento e recebem uma falta de atenção neste lugar.

          Levar uns cartãozinhos quase prontos. Se tiver tempo eles até podem fazer sozinhos.     Pedir para eles capricharem neste cartão. Pois é para a ti. Eles podem pintar. Escrever algo dentro, enfeitar. (Com certeza eles colocarão o amor deles juntos).
          Depois de pronto. Um por um vai entregar onde estiveres sentada. Nem saia do lugar. O objetivo é mostrar desinteresse. Falta de atenção. E a medida que vão te entregando vai colocando no lixo ao lado da mesinha.
          Coitados eles irão fazer cada carinha. Mas vai em frente. Não elogie, também não fale mal para não ofender o que elas fizeram. Depois de tudo no lixo. Pergunte para elas: Qual foi o sentimento que tiveram? Fizeram com tanto capricho e jogou fora no lixo?

          Explique para elas o motivo da dinâmica:
          É esse o sentimento que tem aqueles que nos ajudam em algo e não somos gratos.   Esse é o sentimento que tem, aqueles que nos dão um presente e falamos que não gostamos e não somos gratos. Viu, como deixamos triste alguém quando não agradecemos?

          Depois sim, vai no lixo, pega cada cartãozinho. Dá um beijo em cada criança, elogie mostre o seu amor, para que elas não venham a ficar triste pela dinâmica. Agradeça de coração pelos cartãozinhos e coloca no lugar mais especial que tiveres. E diga que ficarão guardados para sempre.

de http://escritasdatiaju.blogspot.com.br


* Dica da Cris...


"Os filhos copiam o que somos e fazemos.
A impaciência deles pode ser reflexo da sua.
Por isso,
policie suas atitudes.
Além disso,
crie o hábito de sair do computador,
deixar o celular em casa
e ir passear com sua família num parque
ou em outro ambiente ao ar livre."

"Para ter um filho amoroso,
seja amoroso.
Ele aprende a amar primeiramente por você.
Se você conhece o amor sendo amado por Deus
e por seus próprios pais,
transmita isso a seu filho
e o seu amor fará parte do caráter dele."

"No momento em que você tem tudo
para explodir com seu filho
e em que ele tem certeza que você vai explodir...
não exploda.
Trate-o com mansidão e humildade.
Isso será uma enorme lição para ele."

Cris Polli

 

* "Sempre é tempo de orar!!!"

Oremos irmãos!!!
Todos os dias nossa crianças,
 em toda a parte deste planeta necessitam desse ato de amor.