http://lulubis-lulubis.blogspot.com.br
sábado, 11 de novembro de 2017
* "OBEDIÊNCIA"
Deus não deseja que sejamos rebeldes
A vontade Dele é que sejamos obedientes
Mas, o que é Obediência?
OBEDECER É UMA ORDEM
"Dai a cada um o que lhe é devido."
Romanos 13:1-7
OBEDECER É AMAR
"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda,
este é o que me ama,
e aquele que me ama,
será amado de meu Pai,
e eu o amarei
e me manifestarei a ele"
João 14:21
OBEDECER É RECONHECER
"Pois o Senhor vosso Deus é o Deus dos deuses,
o Senhor dos senhores,
o grande Deus,
poderoso e terrível,
que não faz acepção de pessoas,
nem aceita recompensas."
Deuteronômio 10:17
OBEDECER É OUVIR E CONHECER
"Fala Senhor,
porque teu servo ouve"
I Samuel 3.9
Para obedecer a vontade de Deus , devemos saber qual é a vontade de Deus.
Para saber qual é a vontade de Deus , devemos ouvir a sua voz. Devemos reconhecer a Sua voz.
Devemos conhecer a Deus.
E para conhecer Deus, devemos ler a Bíblia bem devagar.
Lendo a Bíblia, vamos pouco a pouco conhecendo a Deus
OBEDECER É SER HUMILDE
"Ouve o conselho,
e recebe a correção ,
para que sejas sábio nos teus últimos dias"
Provérbios 19:20
Se estivemos em dúvida, o melhor é orar e pedir um conselho. Mas, lembre: procure a pessoa certa.
É necessário ser humilde para consultar alguém e pedir um conselho. Não devemos agir como Roboão que ouviu os conselhos de pessoas erradas e por causa disso, Israel foi dividida.
Então sejamos obedientes, principalmente para com Deus e teus dias serão alongados nesta terra.
"Obedecerás à voz do Senhor teu Deus,
e cumprirás
os seus mandamentos
e os seus estatutos,
que Eu hoje te ordeno"
Deuteronômio 27:10
de http://lulubis-lulubis.blogspot.com.br
"AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS" – O MAIOR DOS MANDAMENTOS (PARTE 2)
Por Markus DaSilva, Th.D.
No primeiro texto desta série, mencionamos que de todos os mandamentos contidos nas escrituras, Jesus elevou a um como o maior. Esse mandamento de Deus foi transmitido por Moisés, o seu profeta, quando ele estava com 120 anos de idade, e apenas horas antes de morrer: “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças” (Deuteronômio 6:5). O futuro do povo, bom ou mau, dependeria da observância desse preceito básico. Todos os tipos de bênçãos seguiriam se Deus tivesse total prioridade na sua vida: “Ouça e obedeça, ó Israel! Assim tudo lhe irá bem” (Deuteronômio 6:3), e como contraste, apenas maldições viriam se o Senhor ocupasse uma posição secundária no dia a dia das pessoas. Caberia ao povo decidir se preferiam colocar o Senhor em primeiro plano ou não, a escolha foi dada: “Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição” (Deuteronômio 11:26).
“O Senhor não está disposto a dividir o nosso amor e dedicação com ninguém e com nada que exista no universo.”
Ao repetir as palavras de Moisés (Mateus 22:37), Jesus está de fato falando para nós, seus discípulos no presente e no futuro, que “amar a Deus sobre todas as coisas” continua e sempre continuará sendo o maior dos mandamentos. Lembrando que, condicional à observância desse mandamento, está, como foi claramente definido acima, o princípio de recebimento (ou não) de bênçãos por parte do Senhor. Nenhum homem que verdadeiramente vive para Deus, sacrificando aquilo que ele gosta para agradar ao Pai, tendo a Ele como o centro de sua vida, obedecendo-o e amando-o acima de todas as coisas, deve ficar surpreso ao ter a Sua constante proteção e cuidado em tudo aquilo que ele faz (Salmo 5:12). Na realidade o homem obediente deve esperar como certo que terá uma vida abençoada. Por outro lado, o indivíduo que não tem o Senhor como prioridade, aquele que valoriza qualquer outra coisa acima de Deus, não deve se surpreender quando regularmente tiver que enfrentar problemas de todos os tipos, pois foi claramente alertado que isso certamente ocorreria (Juízes 2:15; Romanos 2:8-9). Se o Senhor permitir, escreverei um texto lidando especificamente com o tema de bênção e maldição. Devo agora, no entanto, voltar ao assunto principal desta série.
Sim, queremos amar a Deus sobre todas as coisas, mas como isso é possível se não temos um interruptor interno que nos habilite a fazê-lo? A resposta está em iniciar e manter um processo de classificação e eliminação de tudo aquilo que amamos nesta vida. Explico. A bíblia é clara que Deus é zeloso, uma palavra que no original hebraico (קַנָּא – qannāʾ) significa “ter ciúme”. Ter zelo ou ter ciúme de algo, no contexto da perfeição, bondade e amor divino, denota a ideia do Criador querer apenas para Ele as suas criaturas especiais, aqueles que foram separados por Ele e adotados como filhos (Efésios 1:5). O Senhor não está disposto a dividir o nosso amor e dedicação com ninguém e com nada que exista no universo; toda a glória devida ao Criador pertence a Ele somente: “Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não a darei” (Isaías 42:8a). Ele quer a nós por completo, e em troca Ele se dá por completo: “Com amor eterno te amei, também com bondade e fidelidade te atraí” (Jeremias 31:3; João 3:16).
Prestem atenção: podemos tê-lo por completo ou recusá-lo por completo, o que o Senhor não admite é uma entrega parcial (Ap 3:16). Foi isso o que Jesus nos explicou, quando disse: “Se alguém vier a mim e não me amar acima do seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também da sua própria vida, não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:26). Baseado nessa verdade, devemos então nos esvaziar de todas as nossas paixões, criando assim cada vez mais espaço para que o Senhor venha a ocupar. Seguiremos neste processo até que nada mais exista no nosso eu a não ser a presença do Pai. Isso foi o que ocorreu com Enoque: “Enoque andou com Deus; e não foi mais encontrado, porquanto Deus o tomou” (Gênesis 5:24; Hebreus 11:5).
Irmãos, o meu plano é limitar esta série a apenas três textos, pois acabamos de terminar um longo estudo sobre a oração. Por hoje, quero enfatizar o fato de que o cristão que imagina ser possível agradar ao Senhor tendo um coração dividido entre Deus e qualquer outra coisa nesta vida está vivendo um evangelho imaginário que ele mesmo criou. Simplesmente não existe nenhuma palavra ou exemplo nas escrituras que corrobore com o comportamento de tantos nas igrejas atuais, incluindo alguns líderes, que dizem servir a Deus, mas mantém o apego a vários prazeres do mundo. A triste realidade é que a menos que haja uma genuína e completa entrega ao Senhor por parte de todos eles, a mensagem que ouvirão naquele grande dia será: “Pesado foste na balança e foste achado em falta” (Daniel 5:27). Mas, em vez de seguir a falsos mestres, sigamos o exemplo do nosso irmão Paulo que sabiamente nos escreveu: “tenho também por perda todas as coisas… e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo” (Filipenses 3:8).
Espero te ver no céu.
Espero te ver no céu.
de http://br.markusdasilva.org
"Dinâmica do Presente"
1. PARABÉNS, (nome da pessoa)
Você foi escolhido(a) para receber esse presente que simboliza a confraternização, a união deste grupo a qual ampliaremos ainda mais destacando as qualidades de cada um dos participantes, no entanto esse presente não será só seu, olhe em volta, observe seus colegas, veja entre eles aquele que é o mais organizado e de a ele(a) este presente. (Neste momento o coordenador passa a pessoa o papel com o texto abaixo para que ela leia para a pessoa mais organizada do grupo)
2. ORGANIZAÇÃO
Você é uma pessoa muito organizada e serve como exemplo para todos nós aqui, seu exemplo é algo que todos podemos seguir, alguns mais, outros menos, mas todos podemos nos esforçar e aprender muito com você, mas eu peço que você pegue esse presente e o passe adiante para a pessoa que você acha que é a mais Feliz nesta sala. (A pessoa organizada recebe o presente, agradece e o coordenador entrega o próximo texto para que ela leia para a pessoa mais feliz, e assim por diante)
3. FELICIDADE
A felicidade que você transmite contagia a todos e sabemos que essa é uma competência que possui bases sólidas e que ela não depende dos outros mas de cada um de nós, do estado de espírito, nos contagie diariamente com sua felicidade e nos ensine seus segredos, no entanto eu lhe peço que olhe ao seu redor e passe esse presente adiante para a pessoa mais Otimista.
4. OTIMISMO
A felicidade é algo que todos podemos atingir mas o otimismo é uma questão de ponto de vista e você é uma pessoa muito especial que sempre vê o copo meio cheio, que mesmo sem ter certezas procura ver o lado positivo das coisas, todos temos muito a aprender com você e queremos também ser otimistas e seguir seu exemplo, mas não fique com este presente, peço que o passe a diante para a pessoa mais motivada deste grupo.
5. MOTIVAÇÃO
Ver o copo meio cheio é um ponto de vista muito positivo, mas mais que meio cheio queremos o copo totalmente cheio e sua motivação e empenho em atingir seus objetivos é algo que contagia, que nos dá forças e todos queremos ter essa mesma força para atingirmos nossos objetivos pessoais e profissionais, mas não fique com esse presente, passe-o adiante para a pessoa mais Extrovertida.
6. EXTROVERTIDO - Exteriorizar os sentimentos
Você é a pessoa mais extrovertida deste grupo, seu jeito de se expressar seus sentimentos, sua alegria, sua naturalidade em se comunicar é algo que serve de exemplo a todos aqui, saber falar, expor uma ideia, quebrar o gelo, contar uma piada, isso motiva o grupo, mas não fique com esse presente, passe-o a pessoa mais Tímida.
7. TIMIDEZ
As pessoas tímidas as vezes não são bem compreendidas, em seu silencio podem ser grandes observadores e tem muito a nos ensinar, existem momentos de falar e calar e muitas vezes antes de falar é melhor calar internamente para pensar no que será dito e não magoar por dizer demais e não ser negligente por se calar, todos temos muito a aprender com você. Agora eu lhe peço, passe adiante esse conhecimento a pessoa mais Inteligente.
8. INTELIGENCIA
A inteligência é um dom magnífico que muitos recebem quando nascem e outros adquirem com muito estudo e dedicação, ter você neste grupo é ter um farol que indica o caminho, que mostra ao navegante a rota que devemos seguir, você sempre soma e pedimos que divida conosco seus segredos para que todos possamos ampliar essa competência. Não fique com este presente, passe-o adiante para a pessoa mais Gentil desta sala.
9. GENTILEZA
A gentileza é uma das virtudes da alma que agrega, que soma, que leva esperança para aqueles que a perderam ou não a tem em um determinado momento, a mão amiga que se estende, o sorriso que conforta, as palavras mágicas que abrem portas e corações, obrigado por ser tudo isso e gentil como é, passe adiante essa dádiva a pessoa mais Prestativa.
10. PRESTATIVO
Ser gentil é doar a alguém algo que queremos receber de todos e você é uma pessoa muito prestativa pronta a oferecer ajuda em qualquer momento, como é bom ter alguém que podemos contar, alguém a recorrer, isso nos dá segurança e nos ensina como ser solidários aos amigos, mas seja mais prestativo e passe adiante a pessoa mais Dinâmica deste grupo.
11. DINÂMICO
O dinâmico é aquele que toma decisões rápidas, forte, prestativo, movimenta o grupo, sabe que o tempo não para e que ele pode ser um aliado se for utilizado com sabedoria, você quebra a inércia e multiplica as possibilidades, parabéns, use seu dinamismo e passe adiante a pessoa mais Simpática.
12. SIMPATIA
A simpatia é algo maravilhoso e você consegue agregar várias competências até agora apresentadas, e gentil, prestativo, tem um sorriso meigo, um jeitinho de falar que agrada, que conforta, continue assim e nos ensine seus segredos, e simpático como sempre passe adiante esse presente para a pessoa que tem uma grande facilidade para Liderar.
13. LÍDER
O líder é aquele que também possui muitas das competências aqui apresentadas, tem a capacidade de organizar pessoas, fazer as coisas acontecerem, as vezes não consegue agradar a todos mas através de seu exemplo pode fazer com que todos compreendam a necessidade da liderança na hora de tomar decisões, de tomar a frente de um projeto e executá-lo com perfeição, como bom líder passe adiante para a pessoa mais Solidária.
14. SOLIDARIEDADE
A solidariedade é mais do que uma palavra da moda, é um estilo de vida, um valor fundamental na vida em grupo e na sociedade como um todo, obrigado por estar aqui conosco e nos ensinar tanto, temos muito a aprender com você. Peço que seja solidário e passe adiante este presente para a pessoa que mais transmite Paz.
15. PAZ
A paz não é uma utopia mas sim uma possibilidade próxima de cada um de nós, ela começa com a paz interior a qual você consegue transmitir como poucos e se espalha por todo o ambiente e consegue trazer harmonia nos momentos que muitos de nós nos exaltamos, compartilhe conosco essa paz abrindo esse presente dividindo-o com todos os participantes.
Neste momento a caixa de bombons é aberta e a pessoa que foi chamada por representar a paz entrega um bombom para cada um dos participantes. É importante que esse seja um momento de confraternização e alegria, no final o coordenador pode passar o texto desta brincadeira por email para que todos possam ler e refletir sobre o conteúdo.
Observações e Adaptações
Esta dinâmica pode ser adaptada de acordo com as necessidades do grupo, aqui procuramos passar apenas alguns exemplos, cabe ao organizador conhecer os participantes e adaptar as falas de acordo com as competências que quer ser trabalhada e desenvolvida no grupo. Algumas sugestões de competências: Coragem, Alegria, Elegância, Seriedade, Sensibilidade, Criatividade, etc.
A dinâmica do presente pode ser usada em atividades de amigo secreto, nas brincadeiras de fim de ano, na sala de aula, por grupos de recursos humanos, em empresas, enfim sendo criativo e conhecendo a maneira como a brincadeira é realizada o coordenador tem infinitas possibilidades, seja criativo, adapte de acordo com suas necessidades e colha os frutos.