sábado, 31 de agosto de 2024
terça-feira, 13 de agosto de 2024
"Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei."
"12. O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
13. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
14. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
15. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.
16. Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.
17. Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.
18. Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.
19. Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.
20. Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa.
21. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.
22. Se eu não viera e não lhes falara, não teriam pecado; agora, porém, não têm desculpa do seu pecado.
23. Aquele que me odeia a mim, odeia também a meu Pai.
24. Se eu entre eles não tivesse feito tais obras, quais nenhum outro fez, não teriam pecado; mas agora, não somente viram, mas também odiaram tanto a mim como a meu Pai.
25. Mas isto é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa.
26. Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim;
27. e também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio."
João 15:12-27
Reflexão:
Nesse texto a palavra explora duas situações importantíssimas para uma vida espiritual abençoada.
1 - amar uns aos outros como Ele nos amou, é fácil viver esse amor com pessoas do nosso ciclo, mas não é isso que Ele quis dizer, pois nossa carne muitas vezes é orgulhosa, nosso desejo de responder a altura uma ofensa, nosso descontentamento com a forma que fomos tratadas ou respondida, nosso ego muitas vezes nos faz derrapar nesse ensinamento, como é difícil se humilhar e se entregar e não permitir que esses sentimentos consuma nosso eu, mas Jesus nos ensinou em tantos momentos, quantos o negaram, ridicularizaram Ele, mesmo assim ele amou e morreu por cada um.
2 - a palavra vem falar sobre darmos frutos, servir e plantar com tudo o que Jesus nos ensinou.
E se pensarmos nisso não é possível servir, deixar um bom fruto sem fazer o nosso melhor sem olhar a quem e aí voltamos o amar o outro independente de quem seja..
Minha oração:
Senhor Deus crie em nós um coração contrito e amável. Que possamos aprender a nos colocar no lugar do outro antes de julgar e que façamos tudo em nossas vidas dando nosso melhor para que nossos frutos sejam bons, que se houver algum rancor, alguma mágoa com nosso próximo, que o Senhor mostre e que possamos curar e perdoar em nome do Senhor Jesus. Amém!
Discipuladamente
" O batismo de Jesus "
"13 Então Jesus veio da Galiléia ao Jordão
para ser batizado por João.
14 João,
porém,
tentou impedi-lo,
dizendo:
“Eu preciso ser batizado por ti,
e tu vens a mim?”
15 Respondeu Jesus:
“Deixe assim por enquanto;
convém que assim façamos,
para cumprir toda a justiça”.
E João concordou.
16 Assim que Jesus foi batizado,
saiu da água.
Naquele momento o céu se abriu,
e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba
e pousando sobre ele.
17 Então uma voz dos céus disse:
“Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”.
Mateus 3:13-17
Jesus não havia pecado algum e Ele não precisaria ter sido batizado. No entanto, Ele mesmo fez questão de ser batizado por João para que se cumprisse toda a justiça de que falam as Escrituras. Meditando sobre o Batismo de Jesus nós também podemos refletir sobre o nosso próprio Batismo, quando o Espírito Santo veio inundar o nosso ser e a voz do Pai do céu também confirmou que, em Jesus, somos filhos e filhas amados. Fará toda diferença na nossa vida, a certeza de que a nossa adoção como filhos e filhas do Pai foi assinada com o sangue do Seu próprio Filho. Na hora do nosso Batismo, nós somos inseridos no mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus e recebemos a vida nova do Espírito Santo, que também manifesta a Sua ação e nos revela o Seu grande amor. Podemos imaginar o que aconteceu dentro da nossa alma, no mais profundo do nosso ser no momento em que fomos imersos (as) nas águas do Batismo. A voz do Pai se declarou a nosso favor. Nunca poderemos esquecer de que somos filhos e filhas amados de Deus Pai, irmãos e irmãs de Jesus Cristo, por isso, temos direito à herança do reino dos céus. Em nós se encontram as riquezas do Espírito Santo, que são dons, virtudes, armas preciosas para vencer a luta do nosso dia a dia aqui na terra. Somos herdeiros (as) das promessas de Deus e o Seu Amor Eterno também jorra como fonte no nosso coração.
Que a recordação do batismo de Jesus reforce em nós a necessidade de estarmos em sintonia com o Pai, ouvindo a sua voz com sensibilidade ao Espírito Santo que se manifesta nas diversas situações cotidianas. Que sejamos confirmados como filhos e filhas de Deus, em seu amor, para viver.
Discipuladamente
"Paz em Meio às Aflições"
Reflexão:
Jesus, em Seu discurso de despedida, falou aos Seus discípulos sobre as dificuldades e aflições que eles enfrentariam. Ele queria prepará-los para os momentos difíceis que viriam, mas, mais importante ainda, Ele desejava que eles entendessem que não estariam sozinhos. Em João 16:33, Jesus disse: "Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo."
Neste versículo, Jesus reconhece que as aflições são parte da vida. Não há promessa de uma existência livre de problemas, mas há a promessa de Sua presença constante e de Sua vitória sobre o mundo. A paz que Ele oferece não é a ausência de problemas, mas uma calma e segurança interior que vem de saber que Ele está no controle, mesmo em meio às tempestades.
Aplicação:
Em nossas vidas, enfrentamos diversas formas de aflição – problemas no trabalho, dificuldades nos relacionamentos, preocupações financeiras, entre outros. Porém, Jesus nos chama a confiar Nele, a buscar a Sua paz e a nos lembrar de Sua vitória. Quando nos sentimos sobrecarregados, podemos nos voltar para Ele em oração e encontrar descanso em Sua presença.
Oração:
Senhor Jesus, obrigado por Suas palavras de conforto e esperança. Obrigado por nos lembrar que, embora enfrentemos aflições neste mundo, podemos ter paz em Ti. Ajuda-nos a confiar em Tua vitória sobre o mundo e a encontrar refúgio em Teu amor e cuidado. Quando as tempestades da vida nos atingirem, que possamos lembrar de Tua promessa de estar sempre conosco. Dá-nos coragem e força para enfrentar os desafios, sabendo que Tu és maior que qualquer problema que possamos encontrar. Em Teu nome oramos,
Amém
Discipuladamente
João 15:1-11
"1 Eu sou a videira verdadeira,
e meu Pai é o agricultor.
2 Todo ramo que,
estando em mim,
não dá fruto,
ele corta;
e todo que dá fruto ele poda,
para que dê mais fruto ainda.
3 Vocês já estão limpos,
pela palavra que lhes tenho falado.
4 Permaneçam em mim,
e eu permanecerei em vocês.
Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo,
se não permanecer na videira.
Vocês também não podem dar fruto,
se não permanecerem em mim.
5 "Eu sou a videira;
vocês são os ramos.
Se alguém permanecer em mim
e eu nele,
esse dá muito fruto;
pois sem mim vocês não podem fazer nada..."
João 15:1-11
A sabedoria popular possui o seguinte provérbio: "árvore boa dá bom fruto".
Jesus é a videira verdadeira, nós somos os ramos e o Pai é o agricultor.
O ramo que não der fruto, será cortado. O ramo depende da videira para viver e dar frutos.
" ...se não permanecer na videira..."
A palavra mais usada nesse capítulo é "permanecer".
Para dar fruto é preciso permanecer com Ele. Sim, conectados com Jesus. O ramo que permanece é o que obedece aos mandamentos do Senhor.
Permanecer é ficar, é continuar, é estar sempre com Ele. Longe de Cristo, nossos esforços são infrutíferos.
Assim Ele pode nos limpar, purificar, sempre que for necessário. Qual o propósito? Para produzirmos mais fruto.
A marca de um discípulo de Jesus Cristo é o fruto. Sim, precisamos frutificar para o Reino de Deus.
Através do Espírito Santo, o Senhor revela nossas fraquezas, impurezas e falhas, nos conduzindo a um aperfeiçoamento para uma vida sempre frutífera.
O que precisa acontecer para que a gente dê melhores frutos?
Pedirão o que quiserem... Todo aquele que faz uma oração envolvida no amor de Deus é bem sucedido, pois sua oração estará alinhada com a vontade Dele.
Nossa oração tem sido um exercício de amor?
Discipuladamente
segunda-feira, 12 de agosto de 2024
"Ore como se sua vida dependesse disso"
“Entre vocês há alguém que está sofrendo?
Que ele ore ”
Tiago 5.13
“Não têm,
porque não pedem .”
Tiago 4.2
É impossível ser mais claro do que isso. Precisamos orar.
A oração precisa ser mais do que pedir coisas que queremos. Ela é, o meio de nos aproximarmos de Deus, de passar tempo e de falar com Ele , de ouvi-lo. É dessa maneira que o conhecemos melhor e demonstramos nosso amor por Ele.
Orar é esperar aos pés do Senhor, para encontrar liberdade e cura em sua presença. A oração é a maneira de reconhecer nossa dependência de Deus e nossa gratidão por seu poder em nossa vida.
RESISTA À TENTAÇÃO DE NÃO ORAR
Algumas possíveis razões para não orarmos o tanto que deveríamos ou com o fervor necessário:
Não cremos plenamente no que a Palavra de Deus diz sobre a oração.
Suspeitamos que a Bíblia foi escrita para todos, menos para nós.
Achamos que estamos ocupadas demais.
Não temos fé suficiente para acreditar que a oração funciona.
Achamos que não sabemos orar.
Cremos que não podemos nos apresentar diante de Deus depois de falhar de novo em obedecer-lhe.
Você pode orar sobre a oração e Deus a capacitará a orar mais e melhor.
Ao orar, você compartilha seu coração com o Senhor. Isso quer dizer que não existe oração errada ou ruim, apenas oração honesta .
O Espírito Santo a ajuda a orar; Deus ouve e responde às suas orações, não porque você merece, mas por aquilo que Jesus fez. Isso se chama graça .
O QUE JESUS DISSE SOBRE A ORAÇÃO
"Peçam,
e lhes será dado;
busquem,
e encontrarão;
batam,
e a porta lhes será aberta.
Pois todo o que pede,
recebe;
o que busca,
encontra;
e àquele que bate,
a porta será aberta.
Lucas 11.9-10
ORE POR SUAS NECESSIDADES E PELAS DOS OUTROS
O caminho para aprender a orar é orando.
Jesus nos ensinou a orar por nossas necessidades no Pai-Nosso.
QUANDO DEUS NÃO ATENDER SUA ORAÇÃO
A oração é contar ao Senhor o que você deseja que Ele faça e submeter a questão às mãos dEle , esperando-o agir como Ele quiser.
Enfurecer-se com o Senhor por Ele não atender uma oração não é uma boa maneira de viver. Seria melhor se achegar ao Senhor com louvores por Ele ser o todo-poderoso e Onisciente Deus do universo, aquele que supre qualquer necessidade.
A adoração a Deus aumenta sua fé no fato de ele ser maior do que qualquer pedido apresentado em oração. Isso a ajuda a crer que o Senhor sabe do que você precisa e responderá às suas orações do jeito d'Ele e no tempo d'Ele.
Em sua soberania, o Senhor designou que primeiro você deve orar, e depois disso Ele se moverá em resposta à sua oração. Deus quer que você tenha uma vida de liberdade, plenitude e sucesso verdadeiro, mas isso só pode acontecer se você orar .
Leitura: @ceresasilva 🦅
Resumo Miriam Delfino
"Devocionais Diários Em Provérbios"
Dia 03
CONFIANÇA é você crer tanto em algo/alguém que deposita a sua esperança nela sem medo do que ela vai fazer por você, pois, sabe que o resultado será satisfatório.
📍Em quem está a sua confiança?
Ler a bíblia às vezes é um trabalho árduo. Ela aponta os nossos maiores erros e pecados.
📌Que hoje a sua leitura seja diferente: peça a Deus os olhos do espírito para ler, entender e pôr tudo em prática daqui por diante. E esteja disposto(a) a ser moldado pelo Senhor, Ele tem o melhor para a sua vida, CONFIE.
Com Deus temos que integrar toda a nossa vida aos Seus pés, pois, Ele sim é digno de toda confiança.
📍Você tem confiado todas as áreas de sua vida ao Senhor?
Vejamos:
📍 Provérbios 3:5-8 | ÁREA INTELECTUAL:
Como seres humanos muitas vezes caímos na armadilha de acharmos que sabemos de tudo, inclusive o que é melhor para as nossas vidas.
📌 Mas lembre-se: "o coração do homem é enganoso" por isso o Senhor nos ensina que não devemos nos apoiar no nosso próprio entendimento, somente o Senhor é quem tem os melhores projetos e os caminhos certos para seguirmos.
❤️ Entregue sua mente, decisões, metas e planos ao Senhor, pois Ele sim sabe o que é melhor para nós!
📍 Provérbios 3:9-10 | ÁREA FINANCEIRA:
Um dos sinais de que entregamos nossa vida e total confiança ao Senhor: se mostra no nosso desejo de devolver a Deus generosamente todo bem material que Ele nos tem concedido.
❤️ Não é só um dever, mas sim, um privilégio poder contribuir e honrar a Deus com nossos bens!
📍 Provérbios 3:11-12 | ÁREA MORAL:
Um dos sinais de nossa confiança em Deus é:
❤️ aceitar sua correção, acreditando que passar por essas situações é o melhor para nós, pois, esta disciplina é mais uma demonstração do seu grande e verdadeiro amor.
📍 Provérbios 3:13-18 | ÁREA PESSOAL:
Apesar de não pertencermos a este mundo ainda estamos inseridos nele, portanto:
❤️ temos necessidades, metas e sonhos, que só terão plena prosperidade se confiarmos na sabedoria que vem de Deus.
📍 Provérbios 3:19-26 | ÁREA ESPIRITUAL:
Todo homem tem um vazio que é preenchido por Cristo.
❤️ Quando confiamos em Deus e em Sua sabedoria nos aproximamos mais Dele e entendemos como é maravilhoso ter um bom e profundo relacionamento com Ele.
O Criador de TUDO que existe.
📍 Provérbios 3:26-35 | ÁREA DOS RELACIONAMENTOS:
Todos nós já fomos feridos, magoados e lesados por alguém. Mas o Senhor é Aquele que nos faz enxergar o nosso próximo com amor e restaura a confiança: nos incentivando a não olhar apenas para nós mesmos, mas nos comprometermos com os outros não por interesse, mas pelo amor.
❤️ Fazendo assim com que possamos estender a mão, ajudar e nos relacionar com o nosso irmão, sabendo honrá-lo e dele receber honra.
📍 APLICAÇÃO PESSOAL
1. Você tem guardado a lei do Senhor em seu coração? E por que devemos guardá-la em nosso coração?
2. Em quem devemos confiar?
3. Em quem não devemos nos apoiar? (v. 5)
4. Por que a Bíblia nos orienta a não sermos salvos pelo nosso próprio entendimento? Qual o perigo disso?
5. Como podemos honrar o Senhor com os nossos bens?
6. Como você tem reagido a disciplina de Deus? Tem aceitado? O que isso significa?
💡 Faça uma lista com 10 coisas que te impede de confiar mais no Senhor, logo após ore para que o Senhor te ajude a eliminar de uma vez por todas essas barreiras!
📖 Para ler e meditar:
Provérbios 3
2 Coríntios 8: 1-4
Mateus 6: 25-34
João 3: 1-8
2 Coríntios 5: 17
@mulhersejaluz