PROVÉRBIOS 7
"Filho meu, guarda as minhas palavras, e esconde dentro de ti os meus mandamentos." (v1)
Mais uma vez Salomão instrui o seu filho a guardar os seus ensinamentos. Não devemos desistir de ensinar os nossos filhos. Alguns delegam a responsabilidade de ensinar e disciplinar os filhos somente ao pai, por ser ele chamado por Deus para ser o líder espiritual e o sacerdote do lar, mas a Bíblia delega também à mãe o papel de ensinar e instruir os filhos conforme lemos em Provérbios 1.8 e 60.
Em Provérbios 22.6 Deus nos chama responsabilidade de instruir e ensinar os nossos filhos:
“Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele”.
A nós, cabe instruir. Instruir é formar caráter pelo treino e disciplina; preparar para competição; ensinar pela repetição; adestrar, habilitar. Não é tarefa fácil, é um grande desafio, principalmente diante das influências a que os nossos filhos estão expostos diariamente, sejam elas através do sistema de ensino, das amizades ou da mídia que desprezam os valores éticos e os princípios da palavra de Deus [Trecho livro Mulheres que Edificam]. Mas, nem por isso devemos desistir. Em Provérbios vemos o rei Salomão sendo diligente em ensinar o seu filho por várias vezes a se afastar da mulher adúltera. Salomão sabia que instruir é ensinar pela repetição e, que não seria suficiente falar sobre o assunto uma única vez, por isso Salomão trata sobre o assunto em vários capítulos!
"Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos." (v2)
Como um pai que deseja o melhor para o seu filho, Salomão insiste com o seu filho para guardar os seus mandamentos para que viva. A implicação aqui não é que a leitura da Bíblia forneça uma proteção mágica contra a imoralidade sexual. No entanto, se uma pessoa guarda os mandamentos escritos de Deus, ela não cometerá esse pecado - e guardar os mandamentos começa com conhecê-los, valorizá-los e meditar sobre eles.
Como mães desejamos o melhor para os nossos filhos. Queremos que eles tenham uma vida próspera e abençoada, por isso não podemos abrir mão da nossa responsabilidade de ensinar em amor os nossos filhos o caminho da ética, da moral e da Palavra de Deus!
"Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração." (v3)
Não basta ouvir a Palavra de Deus, precisa escrevê-la na tabua do coração. Isto é, precisa escondê-la no coração. "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti."
O coração é a sede dos nossos desejos, vontades, as emoções. Dele procede à saída da vida e da morte. Quando o nosso coração está abastecido com a Palavra de Deus, somos fortalecidos a não pecar contra Deus.
VERDADE PARA HOJE
"Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe." PV 1: 8 I NVI
"Meu filho, obedeça aos mandamentos de seu pai e não abandone o ensino de sua mãe." PV 6: 20 I NVI
Nenhum comentário:
Postar um comentário