O primo de Jesus
"O amigo ama sempre"
Provérbios 17: 17
João Batista teve a missão de preparar o caminho de Jesus para a chegada d'Este. Ele for fiel a esta missão e a cumpriu com determinação e amor.
"Vão pelo mundo inteiro
e anunciem a Boa Notícia do Evangelho a todas as pessoas." (Marcos 16: 15). Aqui Jesus nos dá a missão de anunciar as Boas Novas, preparando as pessoas para a Sua segunda .
Será que temos sido fiéis como João Batista.
O amigo que batizou Jesus
"O amigo ama sempre."
Provérbios 17: 17
"Ele tem de ficar cada vez mais importante, e eu, menos importante." (João 3: 30)
Quando Jesus apareceu, João Batista estava no auge de sua fama e de seu ministério, mas nunca se gloriou, pelo contrário, foi humilde e sempre verdadeiro apesar de saber que dali para frente ele desapareceria para que Jesus Se manifestasse. João Batista provou a sua amizade e o seu amor por Jesus pelo fato de ter cumprido a sua missão com empenho e dedicação.
Muitas vezes, nós, como professores, ao darmos uma boa aula ou ao destacarmo-nos no que fazemos, mesmo que seja no trabalho do Senhor, somos tentados a nos gloriar e achar que o valor está em nós mesmos. Que possamos estar alertas para não cairmos nessa cilada de Satanás!
João Batista foi digno de grande elogio de Jesus: "Eu digo a vocês que de todos os homens que já nasceram João é o maior." (Lucas 7: 28 NTLH).
Jesus chama os amigos
"O amigo ama sempre."
Provérbios 17: 17
"Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-e igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, Ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte - morte de cruz." (Filipenses 2: 6 a 8)
Que maravilha! Deus entre os homens! Jesus amou os homens, as mulheres e as crianças. Ele escolheu alguns para serem seus amigos especiais.
Assim foi com Pedro, André e todos os demais discípulos. Assim acontece conosco.
Os primeiros amigos
"O amigo ama sempre."
Provérbios 17: 17
Você é amigo de Jesus? Para ser amigo de alguém, é preciso gastar tempo conhecendo a pessoa. Para conhecer Jesus, precisamos gastar tempo meditando na Sua Palavra (a Bíblia) e falando com Ele em oração. Jesus prometeu revelar-se para os que O buscam ( João 14: 23 ).
Jesus disse que seus amigos verdadeiros são aqueles que obedecem _a Sua Palavra. "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele." João 14: 21
Jesus, o amigo das crianças
"O amigo ama sempre."
Provérbios 17: 17
Ao responder a pergunta dos discípulos "Quem é porventura o maior no reino dos céus?", Jesus chamou uma criança e disse: "Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus." (Mateus 18: 3). Jesus usou as crianças como exemplo para os adultos. É preciso parecer com as crianças na sua humildade e ingenuidade, na sua falta de preconceito, para entrar no Reino dos Céus.
O grande amigo
"O amigo ama sempre."
Provérbios 17: 17
Nós devemos tratar as crianças da maneira como Cristo as tratou. E lembrar das palavras sérias de Jesus em Mateus 18: 6 "fizer tropeçar" e no v. 10 "não desprezeis". Fazemos as crianças tropeçar quando não lhe damos atenção, não a ouvimos, somos incoerentes, somos amorosos na sala de aula, mas fora da sala nem queremos crianças por perto.
Jesus, o amigo de todos
"O amigo ama sempre."
Provérbios 17: 17
"Pois Deus trata a todos igualmente." - Romanos 2: 11 BLH
Na época de Jesus, os fariseus evitavam qualquer contato com as mulheres não-parentes e agradeciam diariamente por não serem gentios e nem mulheres. Eles eram tão radicais que achavam desperdício de tempo ensinar a Torá (a lei de Deus) a uma mulher. Eles desprezavam os samaritanos por considerá-los ritualmente imundos. Mas Jesus era completamente diferente; além de falar com mulheres, falou ainda com uma samaritana, causando espanto até nos Seus discípulos. Ele falou à samaritana da água viva, da salvação que poderia transformar a vida dela.
A mulher samaritana
"O amigo ama sempre."
Provérbios 17: 17
"Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo." - II Coríntios 5: 17
Jesus falou que poderia dar água viva para a mulher samaritana. No sentido natural, significava água potável que flui de fonte ou de dentro de um poço. Espiritualmente significa a salvação em Cristo, que é a fonte de vida eterna a jorrar (João 4: 10, 14) naqueles que vem a Ele e creem n'Ele (João 7: 37 e 38). A água simboliza o Espírito Santo (João 7: 39). Jesus não pediu que a mulher fosse transformada antes de receber a água viva, mas a transformação é consequência de uma nova vida em Cristo, em que o Espírito Santo trabalha e opera no coração daqueles que creem.
Que visita boa!
"Vocês são meus amigos
se fazem o que eu mando..."
João 15: 14
Podemos aprender muito com as irmãs Marta e Maria, que amavam tão sinceramente a Jesus, mas demonstravam esse amor de forma diferente. Marta sempre querendo agradar com suas ações, Maria soube sentar e ouvir.
Como é que demonstramos nosso amor a Jesus? As nossas ações agradam a Ele? Ou estamos tão ocupados com o nosso ativismo religioso que não sobra tempo para sentar e ouvi-Lo. Lembremos que o que somos é mais importante do que o que fazemos!
Visita para Marta e Maria
"Vocês são meus amigos
se fazem o que eu mando..."
João 15: 14
Jesus prometeu que estaria sempre com os Seus servos, e isto nos traz grande conforto e estimulo. Porém, é preciso que diariamente separemos tempo para gastar em nosso quarto conversando (orando) e ouvindo o que Ele tem a nos dizer. "Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa." (Mateus 6: 6).
Irmão de Marta e Maria
"Vocês são meus amigos
se fazem o que eu mando..."
João 15: 14
Quando Jesus chegou à casa de Maria e Marta. Ele chorou, mostrando Seu pesar e Sua tristeza pela morte de Lázaro.
O bom amigo mostra empatia ao irmão ou irmã em Cristo que está passando por dificuldades.
O apóstolo Paulo, escrevendo para os crentes em Roma, dá este conselho: "Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram." Romanos 12: 15 NTLH ).
O amigo Lázaro
"Vocês são meus amigos
se fazem o que eu mando..."
João 15: 14
"Esta é a maneira de medir o amor - o maior amor é demonstrado quando uma pessoa entrega a vida pelos seus amigos." (João 15: 13
Jesus não só falou, mas demonstrou ter em Si o maior amor, e ainda melhor,. Ele é amor. Deu a vida por nós, Seus amigos.
Mais um exemplo de Jesus que precisamos seguir. Aguentar desaforos sem responder da mesma forma é matar a si próprio por amor à amizade. Ser injustiçado e perdoar essa injustiça é matar a si próprio por amor ao outro.
Ás vezes, passamos por provas tão duras porque nosso amigo Jesus está nos preparando para parecermos com Ele e, enfim, morarmos em nossa casa celestial.
O perfume
"Vocês são meus amigos
se fazem o que eu mando..."
João 15: 14
Maria nos ensina mais uma lição. Ela queria agradar a Jesus e Lhe ofereceu um perfume caro, talvez a coisa mais preciosa que possuía.
Novamente ela nos ensina a estar aos pés do Senhor. Trabalhar para Ele alegra-O. Jesus nos enviou para o Seu serviço, mas Ele também quer a nossa companhia em oração, meditação da Palavra, louvor e adoração.
Um presente para Jesus
"Vocês são meus amigos
se fazem o que eu mando..."
João 15: 14
"Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento; porque para Deus somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo." (II Coríntios 2: 14 e 15)
Há muitas maneiras de agradar e servir a Jesus. Marta agradou a Jesus servindo-Lhe um jantar bem gostoso, enquanto Lázaro agradou a Jesus sentando-se ao Seu lado, compartilhando com Ele e conversando.
O amigo foi para o céu
"Vocês são meus amigos
se fazem o que eu mando..."
João 15: 14
"Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer, e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória qu eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo." (João 17: 4 e 5).
Jesus morreu na cruz pelos nossos pecados, mas Ele não ficou morto; vive e está à destra de Deus, preparando-nos um lugar (João 14: 2)
Jesus ascendeu corporalmente, apontando para a futura exaltação da humanidade por Ele encarnada. Retomou Sua glória eterna antecipada na transfiguração. (Marcos 9: 2 a 8).
É maravilhoso que saber que servimos um Deus vivo e glorioso. Louve-O por isso!
O amigo vai voltar
"Vocês são meus amigos
se fazem o que eu mando..."
João 15: 14
"...vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também," João 14: 2 e 3
Essa promessa do Senhor é a esperança maravilhosa que temos como crentes em Jesus. Mas até a volta do Senhor, temos o privilégio e a obrigação de servi-lo com a nossa vida. Quando Ele voltar, teremos de prestar contas e Ele, o Justo Juiz, pelas nossas atitudes e ações, e pelo nosso serviço. Deus tem dado a você o privilégio de ensinar a Sua Palavra que é uma grande responsabilidade. Na volta do Senhor, você será julgado pela sua fidelidade e empenho na tarefa. Nunca despreze a capacidade das crianças em entender as coisas espirituais! Dedique-se ao ensino da Palavra e ás crianças, e assim na volta do Senhor, ouvirá as palavras: "Muito bom, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei." (Mateus 25: 21).
Visuais
Recursos Visuais
Trabalhinhos...
Cânticos
de Editora Cristã Evangélica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário