terça-feira, 8 de abril de 2014

* "O Bom Samaritano"

Lucas 10.30-37

Texto áureo: 
Amarás o teu próximo 
como a ti mesmo
Lucas 10.27b


Um dia um doutor da Lei, perguntou para Jesus o que deveria fazer para herdar a vida eterna. Jesus pediu que ele mesmo falasse o que dizia a Lei sobre isso. O doutor como conhecia muito bem a Lei, deu a Jesus uma bela explicação dizendo: ”... Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.” Lucas 10.27
Então Jesus disse que ele respondeu corretamente e que deveria fazer isto para viver. Mas, o doutor da Lei não estava satisfeito e perguntou a Jesus quem era o próximo dele. Jesus contou-lhe uma história e é a seguinte:


Certo dia um homem descia de Jerusalém para Jericó. Era um caminho muito perigoso, pois, ladrões ficavam escondidos esperando por alguém para assaltarem tudo o que a pessoa tivesse.


E aconteceu que aquele homem foi assaltado por ladrões que além de roubarem tudo o que ele tinha, ainda bateram nele e o deixaram caído pelo caminho muito ferido, quase morto.


Depois de um tempo passou por ali, casualmente um sacerdote, que ao verem um homem caído e ferido passou para o outro lado do caminho, não quis nem saber do pobre homem e foi embora. Depois passou também um levita que da mesma forma foi para o outro lado, passou bem longe sem se importar, viu o ferido e foi embora.


Depois passou um samaritano, que ao ver o homem caído no chão todo machucado, quase morto, parou, desceu de sua cavalgadura, limpou os ferimentos com vinho e óleo.


Em seguida, colocou o ferido sobre o seu cavalo e o levou para uma hospedaria para tratar melhor dos ferimentos. No dia seguinte o samaritano deu ao dono da hospedaria dois denários e pediu que ele cuidasse do ferido do modo que fosse necessário e que na volta lhe pagaria o que faltasse.
Quando terminou de falar isto, Jesus perguntou ao doutor da Lei: qual destes três você acha que foi o próximo do homem que foi ferido pelos ladrões?
E o doutor da Lei respondeu a Jesus que havia sido aquele que cuidou dele.
Jesus disse ao doutor da Lei que ele deveria fazer o mesmo para herdar a vida eterna.

de
http://professoraiclea.blogspot.com.br



                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário