22 Logo depois, Jesus ordenou aos discípulos que subissem no barco e fossem na frente para o lado oeste do lago, enquanto ele mandava o povo embora.
23 Depois de mandar o povo embora, Jesus subiu a um monte a fim de orar sozinho. Quando chegou a noite, ele estava ali, sozinho.
24 Naquele momento o barco já estava no meio do lago. E as ondas batiam com força no barco porque o vento soprava contra ele.
24 Naquele momento o barco já estava no meio do lago. E as ondas batiam com força no barco porque o vento soprava contra ele.
25 Já de madrugada, entre as três e as seis horas, Jesusfoi até lá, andando em cima da água.
26 Quando os discípulos viram Jesus andando em cima da água, ficaram apavorados e exclamaram: — É um fantasma! E gritaram de medo.
27 Nesse instante Jesus disse: —Coragem! Sou eu! Não tenham medo!
28 Então Pedro disse: — Se é o senhor mesmo, mande que eu vá andando em cima da água até onde o senhor está.
29 —Venha! —respondeu Jesus. Pedro saiu do barco e começou a andar em cima da água, em direção a Jesus.
30 Porém, quando sentiu a força do vento, ficou com medo e começou a afundar. Então gritou: —Socorro, Senhor! 31 Imediatamente Jesus estendeu a mão, segurou Pedro e disse: —Como é pequena a sua fé! Por que você duvidou?
32 Então os dois subiram no barco, e o vento se acalmou.33 E os discípulos adoraram Jesus, dizendo: — De fato, o senhor é o Filho de Deus!
32 Então os dois subiram no barco, e o vento se acalmou.33 E os discípulos adoraram Jesus, dizendo: — De fato, o senhor é o Filho de Deus!
Anexos
Meditação
Ao despedir o povo que o ouvia, Jesus pede que seus discípulos sigam adiante dele, e Ele ficou para orar. Este trecho nos mostra a necessidade de termos comunhão pessoal e íntima com Deus. Logo após, os discípulos ainda estavam no mar, começou a se formar uma tempestade. Jesus sentindo a grave situação quis se fazer presente entre os seus discípulos, até mesmo antes que pudessem clamar por Ele. Jesus o filho de Deus quer fazer parte de nossa vida, se permitirmos. Ele vem nos socorrer quando clamamos e, em algumas situações de perigo Ele se apresenta até mesmo antes, sem nem mesmo percebermos. Tudo isso porque nos ama. Os discípulos ao verem um homem andando sobre o mar, não puderam reconhecer Jesus. Eles gritaram: -É um fantasma! O homem é frágil em reconhecer a soberania e poder de Deus. Jesus se identifica, e mostra o poder do filho de Deus, sua autoridade em reger as leis da natureza, interferir e mudar suas regras e condições! Jesus pode e quer ajudar em nosso viver, mudar situações que não podemos, por que Ele é Deus. Ele pode mudar uma situação contra nós a nosso favor. Porque, Ele nos ama. Pedro afoito, diz: - Se és tu Senhor, permite que eu vá ao seu encontro! Com certeza andando por cima das águas. Sem a fé necessária Pedro afunda. Confiar integralmente é fundamental. Jesus o socorre. Isso não é nenhum vexame para Pedro, sua história foi marcada, não por ver jesus andar sobre as águas, mas de ir ao seu encontro e andar também. O triunfo é daqueles que se arriscam a andar com Deus! Ouse confiar n'Ele!