domingo, 2 de agosto de 2015

"A Mula"

Série Aprendendo com os Bichinhos da Bíblia 
 
Base bíblica
"Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; 
e,
 sob as minhas vistas,
 te darei conselho. 
Não sejais como o cavalo ou a mula,
 sem entendimento, 
os quais com freios e cabrestos são dominados; 
de outra sorte não te obedecem."
 Salmos 32:8-9
 
Texto para decorar
“...sejam obedientes,
 estejam prontos para toda boa obra...”
 Tito 3:1
 
Objetivos:
 Que a criança ...
· Tome a decisão de desenvolver um coração obediente.
· Entenda que todo vencedor é obediente.
 
Quebra-gelo
"EU SOU OBEDIENTE!"
Será distribuído entre os participantes uma lista com instruções a serem seguidas. Deverão ser exortados a cumprir rigorosamente como está definido na lista. Entregue a lista a cada criança!!!
A lista é como segue:
1. Grite bem alto seu nome completo e dê três pulos, depois sente-se no chão.
2. Levante-se do chão e imite um coelhinho saltando 5 vezes.
3. Dê um abraço em você mesmo e diga em voz bem alta: “Eu me amo demais da conta”
4. Abrace 4 crianças e diga: Jesus te ama!
5. Pegue na mão de outra criança e grite: “Você é mais do que vencedora!”
6. Agora se sente no chão, conte até dez em silencio e de olhos fechados em atitude de reflexão
8. Agora de olhos abertos, fique de pé, jogue suas mãos para o alto, e grite: “Eu sou feliz!”.
9. Agora golpeie no peito com as duas mãos gritando “Eu sou demais!”.
10. Sente-se no chão de pernas cruzadas e diga baixinho: Eu sou uma criança obediente.
 
Líder diga no final: A Obediência é a chave da bênção e vitória! Amem?

A Mula

Na semana passada falamos das formiguinhas perseverantes, esta semana falaremos da dona mula. Você sabia que os pais da mula são o jumento e a égua (feminino do cavalo) dois animais de raças diferentes. Sabia que a mula não pode ter filhotes por causa da mistura das raças dos pais. Mas ainda assim é um animal muito apreciado no campo e em alguns lugares onde a tecnologia é muito cara.
A mula é um animal muito usado na bíblia desde os tempos do rei Davi. Ela é um animal muito bom para carga e para caminhar em lugares de pedras e montes. É um animal muito forte, resistente e trabalhador. E ainda que não gere filhos é muito desejada pelos lavradores, e pessoas do campo.
Mas ela tem um grande defeito, se ela não tiver freio na boca é muito desobediente.
Por isso o rei Davi nos aconselha na Bíblia que não devemos imitar o comportamento das mulas, que tem muita força, mas só obedecem se tem freio no cabresto.
O cabresto é uma corda com o formato da cara da mula que se coloca na cabeça para puxá-la e o freio é uma peça de metal que vai presa na boca do animal.
Imagine que a mula está solta no pasto, como o pião pega ela? Sim, com o cabresto, ele o coloca na cabeça e guia a mula pra onde ele quer. Mas o Freio vai dentro da boca do animal, e é de metal ele causa dor e incomodo na mula, e na hora que o pião mexe um pouquinho pra esquerda a mula já vira, também volta, fica quieta, em fim, com o freio a mula está completamente obediente e submissa ao seu cavaleiro. Ela obedece só por meio de força e da dor.
Bem que será que Deus quer nos ensinar com esta passagem bíblica? (deixe eles tentarem responder)
Sim que devemos ser obedientes de coração sem precisar de castigos ou ameaças e até às vezes de apanhar.
Mas o que é ser desobediente? (deixe eles responder)
É deixar de fazer o que é pedido ou que sabemos que temos que fazer. É deixar de fazer o que pais e autoridades pedem. Às vezes é até fazer o contrario.
Como podemos saber se uma criança esta agindo com desobediência?
 
Vejamos algumas características:
 A mãe ou o pai tem que pedir ou mandar mais de uma vez as coisas. (Ir tomar banho, fazer o dever de casa, desligar a TV e dormir, etc.) Às vezes o pai manda umas 5 vezes! Isso é desobediência!
 O pai ou a mãe o mesmo a professora tem que ficar ameaçando a criança para que ela obedeça. Exemplo: Se você não desligar essa TV e vai tomar banho vai ficar uma semana sem sair pra rua! Ou: Se você não comer a comida não tem sobre mesa, se não fizer a tarefa não anda de bicicleta. Etc. Essa é uma criança que só obedece com o freio e o cabresto na boca. Só na marra!!! Que coisa mais feia!!!
 Tem algumas crianças que se fazem de surdas quando o pai ou a mãe pedem alguma coisa. Depois de varias horas dizem: Ah eu não ouvi me pedir isso!! Essa criança além de desobediente é mentirosa!
 Uma criança desobediente sempre faz birra! Você sabe como é, né? Para não obedecer choraminga, grita, faz de conta que fica triste ou emburrada, na verdade devia ser em-mulada né? Criança birrenta é muito desobediente. E isso não agrada o coração do pai.
 Uma criança obediente sempre se acha prejudicada quando pedem algo pra ela. Ela diz: Sempre eu!! Porque você não manda meu irmão! Devemos pensar que é um privilegio servir nossos pais!
 Tem criança que apanha dos pais por desobedientes. Tenho certeza que, muitas vezes, seus pais já lhe ensinaram, já lhe disseram como querem que você se comporte, como querem que você fale etc. Não é mesmo? E, às vezes, quando você não faz aquilo que eles esperam, a repreensão vem na hora, ou depois, quando chega em casa. A disciplina vem quando não obedecemos as ordens, a direção que nos é dada e nós não gostamos disso.
 
Todos nós gostamos de ser abençoados, elogiados, mas nem sempre queremos seguir as ordens. Queremos a bênção, mas esquecemos que ela tem um preço. O preço é dispor o coração para servir e obedecer.

Hora de conversar:
 Você fazia algumas destas coisas, quais? Quer se arrepender hoje? Quem aqui tem sido desobediente e a partir de hoje quer ser OBEDIENTE?

Um filho obediente sempre terá o amor, atenção de seus pais. Um filho obediente traz alegria ao coração dos pais. Um filho obediente é abençoado em todas as coisas, pois Deus se agrada muito dele.
Lembre-se, não seja como dona mula que somente obedece com freio na boca! Tenha um coração disposto a obedecer!
 
Líder:
 Ore repreendendo a desobediência e ministrando arrependimento. Ministre o coração obediente de Jesus nas crianças.
 
Atividade
Preencher a folhinha e colorir

de
http://www.montesiao.pro.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário