Introdução
A história de Israel não se apresenta completa no Antigo Testamento; existem lacunas, especialmente a respeito dos 400 anos que separam a história do Antigo Testamento e a do Novo Testamento. O historiador moderno pode preencher muitas dessas lacunas baseado em documentos do mundo antigo, ajudado por numerosas descobertas em escavações arqueológicas.
Como começou a história de Israel?
Começou com Gênesis 32: 28. Um homem recebeu o nome de Israel bem antes do aparecimento da nação. Ele foi na realidade neto do grande Abraão. Ele (Abraão) foi a figura-chave da pré-história da nação.
Abraão (pai de multidão)
Ele foi o homem que atendeu o chamado de Deus para mudar-se da Mesopotâmia (atual Iraque) para uma terra que mais tarde viria a ser conhecida como Israel - Gênesis 12.1 Aceita-se que o patriarca tenha vivido na idade do Bronze. A cidade de Ur era uma das mais importantes da Mesopotâmia, mas Abraão deixou-a para uma nova terra chamada Canaã e mais tarde Israel.
Moisés (tirado das águas)
Gênesis termina com a família de "Israel" no Egito, levada para lá por causa da fome na Palestina (nome dado pelos filisteus. Entre 1250 e 1150 a. C. um grande número de povos marítimos, como os egípcios os chamavam, incluindo os filisteus, migrou para o leste do Mediterrâneo; destruíram cidades cananeias, para em seguida, construir as suas). José subiu ao poder no Egito (a Bíblia não fornece o nome do Faraó que deu a José a autoridade política). Existe, sem dúvida, um intervalo de séculos entre José e Moisés. Nesse período a família de Jacó transformou-se numa nação embora não possuindo um território próprio. O livro de Êxodo mostra o período de opressão vivido por esse povo. Moisés foi o homem que mudou dramaticamente essa situação.
Anos de Luta
Logo após a morte de Moisés, o livro de Josué registra algumas batalhas necessárias antes dos israelitas estabelecerem-se na Palestina como sua própria terra. Surgiram Gideão que derrotou os midianitas, Débora que junto com Baraque derrotou o exército cananeu, mas o pior inimigo foi o povo filisteu. Esse período correspondo ao início da Idade de Ferro, metal que eles fizeram bom uso. O povo de Israel sofreu muito e o grande homem que unificou Israel foi Samuel, considerado a figura de transição; entre os juízes e os reis (I Samuel 8: 5). Saul foi ungido rei e seu reinado acabou em desastre; a vitória dos filisteus desencadeou uma guerra civil entre os israelitas e o homem que conseguiu reunir Israel foi o experiente e sábio Davi, que viria a ser o maior de todos os reis de Israel.
Davi (amado)
Com Davi, Israel tornou-se forte o suficiente para derrotar e controlar seus vizinhos inimigos. O feito mais notável foi transformar Jerusalém em capital do Estado em em santuário nacional. A era de prosperidade continuou no reinado de seu filho Salomão com construção do magnífico templo. Houve um preço a ser pago traduzido por impostos elevados e descontentamento social, principalmente entre os povos do norte e do sul.
Os dois reinos
O descontentamento agravou-se após a morte de Salomão (cerca de 930 a.C.) e o reino de Israel dividiu-se em dois. O filho de Salomão (Roboão) ficou com as tribos de Judá e Benjamim, ou seja, o Reino de Judá, que provou ser uma unidade pequena, mas estável. A parte norte que conservou o nome de Israel era maior e mais forte mas nunca chegou a alcançar a estabilidade política.
Com o passar dos anos duas ameaças militares surgiram: Damasco, reino arameu, e um grave e temível em poder: a Assíria. O reinado de Israel chegou ao fim quando a Assíria derrotou e vários foram levados ao cativeiro (II Reis 17: 23). O reinado de Judá tornou-se muito idólatra e durante o reinado de Josias, a Assíria entrou em decadência até a cidade de Nínive sua capital, cair sob o domínio dos medos e babilônios. A Babilônia tornou-se grande com Nabucodonosor. Jerusalém foi invadida por ele, destruindo sua cidade, o templo e a deportação de todos os seus líderes para Babilônia.
O exílio babilônico
No exílio destacou-se Daniel, o grande profeta. Os medos e os persas eram inimigos da Babilônia e quando esses dois reinos se uniram, sob a liderança do rei Ciro, Babilônia caiu. Um dos primeiros decretos de Ciro foi dar permissão para que os judeus voltassem (livro de Esdras) mas alguns não quiseram voltar ( começou a Diáspora - ou seja, comunidades judaicas fora de Israel).
Média-Pérsia
A Média era originária de Gênesis 10: 2. Fizeram aliança com a Pérsia para derrotar a Babilônia que crescia muito. A Pérsia teve em Dario seu grande general que derrotou Belsazar quando festejava com seus nobres (Daniel 5: 30 e 31). Dario governou a Babilônia na qualidade de vice-rei enquanto Ciro firmava seu império em outros lugares.
Sucessores de Ciro
Cambises - seu filho e sucessor
Dario - primo de Ciro
Xerxes - filho de Dario e Atosa (filha de Ciro) que foi Assuero do livro de Ester
Artaxerxes - permitiu que Neemias reedificasse os muros de Jerusalém
Pensa-se que o livro de Ester foi escrito algum tempo depois da morte de Assuero (465 a.C.) já que a administração é nele mencionada como algo no passado (Ester 10: 2 e 3). Alguns judeus dizem que ele foi escrito por Mordecai ( Ester 9: 20 a 32). Os acontecimentos desse livro cobrem um período de 10 anos.
Descobrimos no livro de Ester o poder e a presença de Deus atuando por meio da vida de cinco pessoas:
Assuero (nome persa que significa deus ashur ou rei leão)
Na ocasião que se inicia a história de Ester, Assuero estava apenas no terceiro ano de seu reinado de 21 anos (485-465). Rei poderoso de Susã, a capital não havia homem com maior poder na terra, naquela época, do que o rei persa. Ester 1: 1 ao 3
Vasti (quer dizer em persa, Bela)
Seu nome na realidade era Amestriz e ela era uma das esposas de Assuero; era mulher de má fama; por causa da sua sensualidade e crueldade. Ester 1: 9
Hamã (em hebraico significa fortaleza e em persa quer dizer bem disposto)
Era um oficial rico e influente na corte do rei. Ele ocupava a segunda mais alta posição no reino, graças a promoção que o rei lhe conferia.
Mordecai (em persa significa homem pequeno)
Era um judeu que vivia na Pérsia. Mordecai descendia dos judeus exilados. Ester 2: 5 e 6
Ester (o nome dela em hebraico é Hadassa que significa murta; o nome persa Ester significa estrela)
Murta é um pequeno arbusto cultivado para compor cercas vivas.
Embora seu nome seja desconhecido, esse livro foi escrito por um judeu que conhecia o reinado de Assuero. Uma peculiaridade é que o nome de Deus não é mencionado em nenhum capítulo.
Capítulo 1
Versículos de 1 a 9
verso 1 - Assuero - os gregos deram o nome de Xerxes e era filho de Dario; reinava sobre 127 províncias e seu pai sobre 120 (Daniel 6: 1); reinou desde a Índia (atual Paquistão) até a Etiópia (atual Sudão).
verso 2 - cidade de Susã - era uma das principais capitais do império. Neemias também morou lá (Neemias 1: 1).
Por seis meses,(no ano 482 a. C.) o rei exibiu a grandeza de sua corte, tempo durante o qual provavelmente planejou com os líderes civis e militares, a invasão da Grécia (que ocorreu no ano 40 a. C.). No final ofereceu uma festa regada com muita bebida (embora ninguém fosse obrigado a beber), enquanto a rainha oferecia uma festa paralela para as mulheres dos convidados reais. No último dia da festa, o rei já bêbado, convocou a rainha à sua presença, talvez para exibi-la de maneira indecorosa diante dos seus convidados (Provérbios 23: 31 a 34); ela, todavia, desobedeceu a ordem do rei e recusou-se a ir.
verso 3 - o escol da Pérsia - isto é, a liderança militar.
verso 4 a 8 - Um banquete de 180 dias! O banquete continha todos os ingredientes de uma celebração pagã. Música alta, danças selvagens, comida demais, bebida demais. Depois desse tempo, o rei deu outro banquete: dessa vez o rei abriu as portas e deixou que todos entrassem, durante sete dias. Algo importante porém, faltava àquela cena: a rainha!
verso 10 - o rei mandou buscar Vasti para exibi-la!
Vasti era uma mulher sensual e cruel!
O que a Bíblia fala sobre sensualidade?:
- o simples desejo é pecaminoso - Mateus 5: 28
- devemos renegar os obras da carne - Gálatas 3: 5
- solução - Gálatas 5: 16
O que a Bíblia fala da crueldade?:
- quem pratica, prejudica a si mesmo - Provérbios 11: 17
- começa no coração - Mateus 15: 19
- necessário despojar-se - I Pedro 2: 1 e 2
VERSÍCULOS DE 10 A 22
Eunucos - homens castrados que no Oriente eram guardas dos haréns; os judeus não usavam essa prática. Os eunucos eram frequentemente empregados como oficiais da casa. E normalmente eram muito fiéis; por isso eles levaram verbalmente a ordem do rei. Jesus falou de três classes de eunucos: Mateus 19: 12 ( essa última classe inclui todo aquele que sacrificou desejos legítimos e naturais por amor ao reino de Deus. ) O que a Bíblia fala do eunuco: Isaías 56: 1 ao 5 ( misericórdia do Senhor); Atos 8: 27 ao 39 ( conversão de um eunuco ).
verso 13 - consultou os sábios que entendiam dos tempos - eram astrólogos e muitos conheciam a Lei de Moisés ( Esdras 7: 11 a 15 ). Muitos eram prognosticadores que diziam discernir "os tempos favoráveis". Para os persas eram cientistas cuja opinião era muito importante.
verso 14 - sete eunucos, sete príncipes: sete era o número sagrado para os persas. Esses príncipes agiam como ministros de Estado e de cujas famílias o rei tradicionalmente escolhia sua rainha.
Dos versos 16 a 19 os conselheiros transformaram a questão numa crise nacional que ameaçava a supremacia masculina! O rei declarou solenemente que todo o homem seria autoridade em sua casa!
Capítulo 2
Versículos de 1 a 14
verso 1 - passadas essas coisas: depois da derrota em Plateia, Assuero quis ter novamente uma rainha; também ensina que os jovens do rei não deixaram o rei esquecer sua promessa (Ester 1: 19 a 22) e que provavelmente não queriam Vasti de rainha (por isso sugeriram que o rei escolhesse não só uma rainha que não fosse da família dos príncipes como também uma estrangeira).
verso 5 - unguento perfumado: Gênesis 43: 11 - era feito de bálsamo e mirra; bálsamo (líquido aromático e espesso tirado de muitas plantas - Mateus 26: 7); mirra usada em incenso e perfumes (Mateus 2: 11) e também como medicamento.
verso 5 - Mordecai (em persa) ou Mardoqueu (em hebraico). Era descendente de Quis, bisavô que foi transportado para a Babilônia com Jeconias (II Reis 24: 14 e 15).
verso 7 - Ester - seus atributos - bela, jovem (Ester 2 7), obediente (Ester 2: 10 e 20), abnegada e heroica (Ester 4: 16), corajosa (Ester 7: 16), patriótica (Ester 8: 3 a 6).
verso 9 - como Ester não revelou sua origem ela submeteu-se aos costumes e alimentos da Pérsia (Daniel e seus amigos não quiseram) - Daniel 1: 8 ao 16.
verso 10 - por duas razões Mordecai mandou que ela ocultasse sua origem;
1. porque temia pela vida de sua prima;
2. pela sua própria posição.
verso 11 - alguns historiadores analisam e dizem que Mordecai devia ser porteiro ou eunuco, porque nenhum homem podia passear no átrio da casa das mulheres.
VERSÍCULOS DE 15 A 20
Ester foi levada ao rei no mês de tebete (nome babilônico para os meses de dezembro e janeiro). Ester foi coroada rainha quatro anos depois da deposição de Vasti e depois que Assuero sofreu uma derrota esmagadora nas mãos dos gregos.
verso 18 - conceder alívio vinha através da revogação de impostos, decretação de um feriado ou indulto de presos.
verso 19 - pela segunda vez - depois que Ester foi feita rainha, Assuero acrescentou mais jovens ao seu harém (casa das mulheres).
VERSÍCULOS DE 21 A 23
Os dois eunucos foram mortos e isso ficou registrado no diário real - Ester 6: 1 e 2. Conhecemos também outro livro memorável. O Livro da Vida! (relatório dos que pertencem a Deus por toda a eternidade).
A primeira citação bíblica sobre o Livro da Vida - Êxodo 32: 21 a 33.
Mantido intacto - Daniel 12; 1 e 4 (sela até o tempo do fim).
Jesus também falou dele : Lucas 10: 20.
E Paulo citou em Filipenses 4: 3.
Tempo do fim: Apocalipse 3: 5 e 20: 12 (abriram-se os livros).
O critério está no verso 13.
Quem será o juiz? João 5: 22 e 27.
Onde estará este Livro? Apocalipse 21: 27 a 22: 5.
Capítulo 3
Versículos de 1 a 8
verso 1 - depois dessas coisas - o enforcamento era um acontecimento de exposição pública. Agora aparece Hamã! Mais tarde quando o livro de Ester foi escrito, os judeus assimilaram a tradição de ao invés de pronunciar o nome Hamã, dizer: "seu nome seja apagado".
agagita - I Samuel 15: 8 - amalequita. Como descendente dos amalequitas, Hamã descendia de Esaú.
Hamã tinha o título "amigo do rei" ou o "segundo no reino".
verso 2 - Por que Mordecai não se inclinava? Daniel 3: 1 ao 5; 12; Êxodo 20: 1 ao 5.
verso 6 - Hamã teve ódio, depois vingança (Salmo 37: 8, 12 - 15): retornemos a I Samuel 15: 1 a 9,32. Assim durante anos foi sendo cultivado o ódio dos agagitas aos judeus. Ninguém nasce com ódio; ele vai sendo cultivado!
Deus me proíbe o ódio, o rancor: Levítico 19: 18; Provérbios 24: 17 e 19; Mateus 5: 39 a 48.
verso 7 - no primeiro mês (nisã)... no ano duodécimo - mês de março a abril. Pur - uma palavra assíria que significa "sorte". O plural é purim que é o nome de uma festa que os judeus comemoram em memória da libertação das mão de Hamã. Hamã, muito supersticioso, lançou sortes para determinar o tempo mais propício para executar seu plano contra os judeus. Depois que Hamã foi enforcado e Mordecai ocupou sua posição, o fato passou a ser motivo de festa todos os anos e com o passar do tempo foi acrescido de diversos costumes e tradições que se assemelham ao carnaval. Os judeus religiosos jejuam no 13º dia de adar (um dia antes do Purim) porque Ester, Mordecai e os judeus jejuaram para agradar a Deus.
verso 8 - porque os judeus são um povo diferente?
Gênesis 12: 3 - tem a benção de Deus.
João 4: 22 - a salvação veio deles.
Romanos 9: 4 e 5 - Cristo veio deles.
Qual a nossa atitude? Mateus 25: 31 a 40
Versículos de 9 a 15
verso 9 - na realidade, Hamã ofereceu suborno ao rei, cujo total ele esperava cobrir com o confisco das propriedades dos judeus. Um talento pesava de 27 a 37 quilos.
verso 10 - anel ( no qual estava o selo oficial, era equivalente a assinatura real ) significava selo.
Eram usados como autoridade - Gênesis 41: 42 e Jó 42: 11
Ilustram a glória de Cristo e o Espírito Santo ( Lucas 15: 22): o pai trouxe para o filho - a melhor roupa ( vestiduras brancas - Jó 29: 14; Eclesiastes 9: 8 ), anel no dedo ( selo do Espírito Santo ) e sandália nos pés ( Efésios 6: 15).
Nos tempos antigos, vários tipos de selos eram usados:
- as portas eram seladas com uma corda e os túmulos com grandes pedras: Daniel 6: 17 e Mateus 27: 66.
- selos de cera eram usados para selar livro e outros documentos e qualquer alteração no selo significava que o livro fora aberto - Apocalipse 5: 1 a 5.
- os selos em anéis traziam a figura de animais, divindades, pessoas, letras e números.
verso 15 - se assentaram a beber - a cidade estava perplexa!
Mostrou falta d amor e indiferença:
falta de amor - Salmo 35: 15; Provérbios 16: 12
indiferença - Provérbios 21: 10; Provérbios 24: 17 e 18.
Capítulo 4
Versículos de 1 a 14
verso 1 - rasgou suas vestes - sinal de aflição entre os judeus - Gênesis 37: 29 e 34; I Samuel 1: 11
Começou com Gênesis 32: 28. Um homem recebeu o nome de Israel bem antes do aparecimento da nação. Ele foi na realidade neto do grande Abraão. Ele (Abraão) foi a figura-chave da pré-história da nação.
Abraão (pai de multidão)
Ele foi o homem que atendeu o chamado de Deus para mudar-se da Mesopotâmia (atual Iraque) para uma terra que mais tarde viria a ser conhecida como Israel - Gênesis 12.1 Aceita-se que o patriarca tenha vivido na idade do Bronze. A cidade de Ur era uma das mais importantes da Mesopotâmia, mas Abraão deixou-a para uma nova terra chamada Canaã e mais tarde Israel.
Moisés (tirado das águas)
Gênesis termina com a família de "Israel" no Egito, levada para lá por causa da fome na Palestina (nome dado pelos filisteus. Entre 1250 e 1150 a. C. um grande número de povos marítimos, como os egípcios os chamavam, incluindo os filisteus, migrou para o leste do Mediterrâneo; destruíram cidades cananeias, para em seguida, construir as suas). José subiu ao poder no Egito (a Bíblia não fornece o nome do Faraó que deu a José a autoridade política). Existe, sem dúvida, um intervalo de séculos entre José e Moisés. Nesse período a família de Jacó transformou-se numa nação embora não possuindo um território próprio. O livro de Êxodo mostra o período de opressão vivido por esse povo. Moisés foi o homem que mudou dramaticamente essa situação.
Anos de Luta
Logo após a morte de Moisés, o livro de Josué registra algumas batalhas necessárias antes dos israelitas estabelecerem-se na Palestina como sua própria terra. Surgiram Gideão que derrotou os midianitas, Débora que junto com Baraque derrotou o exército cananeu, mas o pior inimigo foi o povo filisteu. Esse período correspondo ao início da Idade de Ferro, metal que eles fizeram bom uso. O povo de Israel sofreu muito e o grande homem que unificou Israel foi Samuel, considerado a figura de transição; entre os juízes e os reis (I Samuel 8: 5). Saul foi ungido rei e seu reinado acabou em desastre; a vitória dos filisteus desencadeou uma guerra civil entre os israelitas e o homem que conseguiu reunir Israel foi o experiente e sábio Davi, que viria a ser o maior de todos os reis de Israel.
Davi (amado)
Com Davi, Israel tornou-se forte o suficiente para derrotar e controlar seus vizinhos inimigos. O feito mais notável foi transformar Jerusalém em capital do Estado em em santuário nacional. A era de prosperidade continuou no reinado de seu filho Salomão com construção do magnífico templo. Houve um preço a ser pago traduzido por impostos elevados e descontentamento social, principalmente entre os povos do norte e do sul.
Os dois reinos
O descontentamento agravou-se após a morte de Salomão (cerca de 930 a.C.) e o reino de Israel dividiu-se em dois. O filho de Salomão (Roboão) ficou com as tribos de Judá e Benjamim, ou seja, o Reino de Judá, que provou ser uma unidade pequena, mas estável. A parte norte que conservou o nome de Israel era maior e mais forte mas nunca chegou a alcançar a estabilidade política.
Com o passar dos anos duas ameaças militares surgiram: Damasco, reino arameu, e um grave e temível em poder: a Assíria. O reinado de Israel chegou ao fim quando a Assíria derrotou e vários foram levados ao cativeiro (II Reis 17: 23). O reinado de Judá tornou-se muito idólatra e durante o reinado de Josias, a Assíria entrou em decadência até a cidade de Nínive sua capital, cair sob o domínio dos medos e babilônios. A Babilônia tornou-se grande com Nabucodonosor. Jerusalém foi invadida por ele, destruindo sua cidade, o templo e a deportação de todos os seus líderes para Babilônia.
O exílio babilônico
No exílio destacou-se Daniel, o grande profeta. Os medos e os persas eram inimigos da Babilônia e quando esses dois reinos se uniram, sob a liderança do rei Ciro, Babilônia caiu. Um dos primeiros decretos de Ciro foi dar permissão para que os judeus voltassem (livro de Esdras) mas alguns não quiseram voltar ( começou a Diáspora - ou seja, comunidades judaicas fora de Israel).
Média-Pérsia
A Média era originária de Gênesis 10: 2. Fizeram aliança com a Pérsia para derrotar a Babilônia que crescia muito. A Pérsia teve em Dario seu grande general que derrotou Belsazar quando festejava com seus nobres (Daniel 5: 30 e 31). Dario governou a Babilônia na qualidade de vice-rei enquanto Ciro firmava seu império em outros lugares.
Sucessores de Ciro
Cambises - seu filho e sucessor
Dario - primo de Ciro
Xerxes - filho de Dario e Atosa (filha de Ciro) que foi Assuero do livro de Ester
Artaxerxes - permitiu que Neemias reedificasse os muros de Jerusalém
Pensa-se que o livro de Ester foi escrito algum tempo depois da morte de Assuero (465 a.C.) já que a administração é nele mencionada como algo no passado (Ester 10: 2 e 3). Alguns judeus dizem que ele foi escrito por Mordecai ( Ester 9: 20 a 32). Os acontecimentos desse livro cobrem um período de 10 anos.
Descobrimos no livro de Ester o poder e a presença de Deus atuando por meio da vida de cinco pessoas:
Assuero (nome persa que significa deus ashur ou rei leão)
Na ocasião que se inicia a história de Ester, Assuero estava apenas no terceiro ano de seu reinado de 21 anos (485-465). Rei poderoso de Susã, a capital não havia homem com maior poder na terra, naquela época, do que o rei persa. Ester 1: 1 ao 3
Vasti (quer dizer em persa, Bela)
Seu nome na realidade era Amestriz e ela era uma das esposas de Assuero; era mulher de má fama; por causa da sua sensualidade e crueldade. Ester 1: 9
Hamã (em hebraico significa fortaleza e em persa quer dizer bem disposto)
Era um oficial rico e influente na corte do rei. Ele ocupava a segunda mais alta posição no reino, graças a promoção que o rei lhe conferia.
Mordecai (em persa significa homem pequeno)
Era um judeu que vivia na Pérsia. Mordecai descendia dos judeus exilados. Ester 2: 5 e 6
Ester (o nome dela em hebraico é Hadassa que significa murta; o nome persa Ester significa estrela)
Murta é um pequeno arbusto cultivado para compor cercas vivas.
Embora seu nome seja desconhecido, esse livro foi escrito por um judeu que conhecia o reinado de Assuero. Uma peculiaridade é que o nome de Deus não é mencionado em nenhum capítulo.
Capítulo 1
Versículos de 1 a 9
verso 1 - Assuero - os gregos deram o nome de Xerxes e era filho de Dario; reinava sobre 127 províncias e seu pai sobre 120 (Daniel 6: 1); reinou desde a Índia (atual Paquistão) até a Etiópia (atual Sudão).
verso 2 - cidade de Susã - era uma das principais capitais do império. Neemias também morou lá (Neemias 1: 1).
Por seis meses,(no ano 482 a. C.) o rei exibiu a grandeza de sua corte, tempo durante o qual provavelmente planejou com os líderes civis e militares, a invasão da Grécia (que ocorreu no ano 40 a. C.). No final ofereceu uma festa regada com muita bebida (embora ninguém fosse obrigado a beber), enquanto a rainha oferecia uma festa paralela para as mulheres dos convidados reais. No último dia da festa, o rei já bêbado, convocou a rainha à sua presença, talvez para exibi-la de maneira indecorosa diante dos seus convidados (Provérbios 23: 31 a 34); ela, todavia, desobedeceu a ordem do rei e recusou-se a ir.
verso 3 - o escol da Pérsia - isto é, a liderança militar.
verso 4 a 8 - Um banquete de 180 dias! O banquete continha todos os ingredientes de uma celebração pagã. Música alta, danças selvagens, comida demais, bebida demais. Depois desse tempo, o rei deu outro banquete: dessa vez o rei abriu as portas e deixou que todos entrassem, durante sete dias. Algo importante porém, faltava àquela cena: a rainha!
verso 10 - o rei mandou buscar Vasti para exibi-la!
Vasti era uma mulher sensual e cruel!
O que a Bíblia fala sobre sensualidade?:
- o simples desejo é pecaminoso - Mateus 5: 28
- devemos renegar os obras da carne - Gálatas 3: 5
- solução - Gálatas 5: 16
O que a Bíblia fala da crueldade?:
- quem pratica, prejudica a si mesmo - Provérbios 11: 17
- começa no coração - Mateus 15: 19
- necessário despojar-se - I Pedro 2: 1 e 2
VERSÍCULOS DE 10 A 22
Eunucos - homens castrados que no Oriente eram guardas dos haréns; os judeus não usavam essa prática. Os eunucos eram frequentemente empregados como oficiais da casa. E normalmente eram muito fiéis; por isso eles levaram verbalmente a ordem do rei. Jesus falou de três classes de eunucos: Mateus 19: 12 ( essa última classe inclui todo aquele que sacrificou desejos legítimos e naturais por amor ao reino de Deus. ) O que a Bíblia fala do eunuco: Isaías 56: 1 ao 5 ( misericórdia do Senhor); Atos 8: 27 ao 39 ( conversão de um eunuco ).
verso 13 - consultou os sábios que entendiam dos tempos - eram astrólogos e muitos conheciam a Lei de Moisés ( Esdras 7: 11 a 15 ). Muitos eram prognosticadores que diziam discernir "os tempos favoráveis". Para os persas eram cientistas cuja opinião era muito importante.
verso 14 - sete eunucos, sete príncipes: sete era o número sagrado para os persas. Esses príncipes agiam como ministros de Estado e de cujas famílias o rei tradicionalmente escolhia sua rainha.
Dos versos 16 a 19 os conselheiros transformaram a questão numa crise nacional que ameaçava a supremacia masculina! O rei declarou solenemente que todo o homem seria autoridade em sua casa!
Capítulo 2
Versículos de 1 a 14
verso 1 - passadas essas coisas: depois da derrota em Plateia, Assuero quis ter novamente uma rainha; também ensina que os jovens do rei não deixaram o rei esquecer sua promessa (Ester 1: 19 a 22) e que provavelmente não queriam Vasti de rainha (por isso sugeriram que o rei escolhesse não só uma rainha que não fosse da família dos príncipes como também uma estrangeira).
verso 5 - unguento perfumado: Gênesis 43: 11 - era feito de bálsamo e mirra; bálsamo (líquido aromático e espesso tirado de muitas plantas - Mateus 26: 7); mirra usada em incenso e perfumes (Mateus 2: 11) e também como medicamento.
verso 5 - Mordecai (em persa) ou Mardoqueu (em hebraico). Era descendente de Quis, bisavô que foi transportado para a Babilônia com Jeconias (II Reis 24: 14 e 15).
verso 7 - Ester - seus atributos - bela, jovem (Ester 2 7), obediente (Ester 2: 10 e 20), abnegada e heroica (Ester 4: 16), corajosa (Ester 7: 16), patriótica (Ester 8: 3 a 6).
verso 9 - como Ester não revelou sua origem ela submeteu-se aos costumes e alimentos da Pérsia (Daniel e seus amigos não quiseram) - Daniel 1: 8 ao 16.
verso 10 - por duas razões Mordecai mandou que ela ocultasse sua origem;
1. porque temia pela vida de sua prima;
2. pela sua própria posição.
verso 11 - alguns historiadores analisam e dizem que Mordecai devia ser porteiro ou eunuco, porque nenhum homem podia passear no átrio da casa das mulheres.
VERSÍCULOS DE 15 A 20
Ester foi levada ao rei no mês de tebete (nome babilônico para os meses de dezembro e janeiro). Ester foi coroada rainha quatro anos depois da deposição de Vasti e depois que Assuero sofreu uma derrota esmagadora nas mãos dos gregos.
verso 18 - conceder alívio vinha através da revogação de impostos, decretação de um feriado ou indulto de presos.
verso 19 - pela segunda vez - depois que Ester foi feita rainha, Assuero acrescentou mais jovens ao seu harém (casa das mulheres).
VERSÍCULOS DE 21 A 23
Os dois eunucos foram mortos e isso ficou registrado no diário real - Ester 6: 1 e 2. Conhecemos também outro livro memorável. O Livro da Vida! (relatório dos que pertencem a Deus por toda a eternidade).
A primeira citação bíblica sobre o Livro da Vida - Êxodo 32: 21 a 33.
Mantido intacto - Daniel 12; 1 e 4 (sela até o tempo do fim).
Jesus também falou dele : Lucas 10: 20.
E Paulo citou em Filipenses 4: 3.
Tempo do fim: Apocalipse 3: 5 e 20: 12 (abriram-se os livros).
O critério está no verso 13.
Quem será o juiz? João 5: 22 e 27.
Onde estará este Livro? Apocalipse 21: 27 a 22: 5.
Capítulo 3
Versículos de 1 a 8
verso 1 - depois dessas coisas - o enforcamento era um acontecimento de exposição pública. Agora aparece Hamã! Mais tarde quando o livro de Ester foi escrito, os judeus assimilaram a tradição de ao invés de pronunciar o nome Hamã, dizer: "seu nome seja apagado".
agagita - I Samuel 15: 8 - amalequita. Como descendente dos amalequitas, Hamã descendia de Esaú.
Hamã tinha o título "amigo do rei" ou o "segundo no reino".
verso 2 - Por que Mordecai não se inclinava? Daniel 3: 1 ao 5; 12; Êxodo 20: 1 ao 5.
verso 6 - Hamã teve ódio, depois vingança (Salmo 37: 8, 12 - 15): retornemos a I Samuel 15: 1 a 9,32. Assim durante anos foi sendo cultivado o ódio dos agagitas aos judeus. Ninguém nasce com ódio; ele vai sendo cultivado!
Deus me proíbe o ódio, o rancor: Levítico 19: 18; Provérbios 24: 17 e 19; Mateus 5: 39 a 48.
verso 7 - no primeiro mês (nisã)... no ano duodécimo - mês de março a abril. Pur - uma palavra assíria que significa "sorte". O plural é purim que é o nome de uma festa que os judeus comemoram em memória da libertação das mão de Hamã. Hamã, muito supersticioso, lançou sortes para determinar o tempo mais propício para executar seu plano contra os judeus. Depois que Hamã foi enforcado e Mordecai ocupou sua posição, o fato passou a ser motivo de festa todos os anos e com o passar do tempo foi acrescido de diversos costumes e tradições que se assemelham ao carnaval. Os judeus religiosos jejuam no 13º dia de adar (um dia antes do Purim) porque Ester, Mordecai e os judeus jejuaram para agradar a Deus.
verso 8 - porque os judeus são um povo diferente?
Gênesis 12: 3 - tem a benção de Deus.
João 4: 22 - a salvação veio deles.
Romanos 9: 4 e 5 - Cristo veio deles.
Qual a nossa atitude? Mateus 25: 31 a 40
Versículos de 9 a 15
verso 9 - na realidade, Hamã ofereceu suborno ao rei, cujo total ele esperava cobrir com o confisco das propriedades dos judeus. Um talento pesava de 27 a 37 quilos.
verso 10 - anel ( no qual estava o selo oficial, era equivalente a assinatura real ) significava selo.
Eram usados como autoridade - Gênesis 41: 42 e Jó 42: 11
Ilustram a glória de Cristo e o Espírito Santo ( Lucas 15: 22): o pai trouxe para o filho - a melhor roupa ( vestiduras brancas - Jó 29: 14; Eclesiastes 9: 8 ), anel no dedo ( selo do Espírito Santo ) e sandália nos pés ( Efésios 6: 15).
Nos tempos antigos, vários tipos de selos eram usados:
- as portas eram seladas com uma corda e os túmulos com grandes pedras: Daniel 6: 17 e Mateus 27: 66.
- selos de cera eram usados para selar livro e outros documentos e qualquer alteração no selo significava que o livro fora aberto - Apocalipse 5: 1 a 5.
- os selos em anéis traziam a figura de animais, divindades, pessoas, letras e números.
verso 15 - se assentaram a beber - a cidade estava perplexa!
Mostrou falta d amor e indiferença:
falta de amor - Salmo 35: 15; Provérbios 16: 12
indiferença - Provérbios 21: 10; Provérbios 24: 17 e 18.
Capítulo 4
Versículos de 1 a 14
verso 1 - rasgou suas vestes - sinal de aflição entre os judeus - Gênesis 37: 29 e 34; I Samuel 1: 11
por Ione Haake
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