OBJETIVO:
Compreender que devemos estar sempre prontos para ouvir a voz de Jesus.
VERSO PARA MEMORIZAR:
“Levanta-te,
e dize-lhes tudo quanto Eu te mandar.”
Jeremias 1:17.
Verso opcional:
“Fala,
Senhor,
que o Teu servo ouve.”
1 Samuel 3:19.
RECURSOS NECESSÁRIOS:
Conquistando a Atenção: venda para os olhos;
Lição: lanterna, edredon ou colchente, cobertor, travesseiro;
Revisando: biscoitos em forma de palitos;
Contando aos Outros: folhetos e envelopes para cada criança, lápis de cor, adesivos etc.
COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Lição:
Abaixo há várias opções de visuais. Escolher a que melhor se adaptar à realidade da sala.
Opção 1 − Fazer uma maquete bem simples do santuário. Com duas caminhas de cada lado dele, uma para Eli e outra para Samuel. Os personagens podem ser feitos com bonecos de plástico, de areia, de caixinhas etc (ver sugestões às páginas aqui).
Opção 2 − Usar um cenário de tabernáculo como o da foto abaixo. Colocar uma esteira ou toalha no chão, com travesseiro para que uma criança faça o papel de Samuel (pode ser também um boneco). Quando contar sobre o chamado de Samuel, colocar na parede a figura da janela, mostrando o céu noturno. Ter uma roupa de sacerdote para fazer o papel de Eli.
Contando aos Outros:
Escrever “Meu Porta Folhetos” em cada envelope. Fechá-lo com cola. Cortar um dos lados menores.
CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
[Chamar um voluntário para ter os olhos vendados. Explicar à classe que, quando você apontar para uma criança, ela deverá perguntar: “(nome, nome), quem sou eu?” A seguir, você deve perguntar ao “cego: “Você reconhece a voz de quem o chamou?” Deixar que seis pessoas chamem o voluntário, incluindo o líder, irmão, amigos, amigas, pai ou mãe da criança, visitantes etc. Retirar a venda dos olhos da criança e dizer-lhe quantas respostas acertou. Repita a brincadeira com mais um ou dois voluntários. Iniciar uma breve discussão com a seguinte pergunta: “Por que os voluntários reconheceram as vozes?” (Porque já conheciam as pessoas.). Dizer que a história bíblica de hoje é sobre alguém que foi chamado pelo nome, mas não reconheceu quem o chamava. Prestem atenção porque quando terminar a história faremos perguntas.]
Adaptado de “96 Atividades Para Ensinar a Criança a Praticar a Bíblia”, livro 2, pág. 20.
APRESENTANDO A LIÇÃO:
[Ajustar a história ao tipo de material escolhido para contá-la. Relembrar rapidamente a história da semana anterior. Dizer:] O que vocês acham que Ana fazia enquanto Samuel estava no tabernáculo? [Dar tempo para respostas.] Ela pensava nele todos os dias e todos os dias orava por ele. Todo ano, Ana e Elcana iam visitar Samuel e Ana lhe dava uma roupa nova do tamanho dele. O dia que ela via Samuel era muito feliz para ela. Deus abençoou muito a vida de Ana por dedicar Samuel a Ele. Ela foi mãe de mais três meninos e duas meninas. A casa dela se encheu de crianças! Nosso Deus é mesmo maravilhoso. Toda vez que Lhe damos alguma coisa, Ele nunca nos deixa voltar vazios.
Enquanto Samuel era um menino bondoso e obediente, os filhos de Eli continuavam aprontando. Mas, como será que eles se tornaram maus? O problema começou quando eles eram meninos. Eles não obedeciam a seus pais, e Eli não os castigava quando faziam algo errado. Ele só dizia [fazer uma voz preguiçosa]: “Meninos, sejam bonzinhos.” Vocês acham que isso era suficiente? Claro que não. Ele deveria ter corrigido os meninos. Desse jeito eles perderam todo o respeito pelo pai e, depois, pelas coisas de Deus. Quando cresceram se tornaram um péssimo exemplo. E Eli não fazia nada. Ele não devia permitir que eles fossem sacerdotes. Mas não tinha coragem e não fazia nada.
[Mostrar figura ou deitar o boneco.] Uma noite Samuel estava dormindo e, de repente, acordou com alguém chamando [fazer uma voz solene]: “Samuel! Samuel!” Rapidamente, ele pulou da cama e correu até Eli. [Mostrar a figura ou levantar o boneco e levá-lo até Eli. Fazer uma voz infantil:] “Estou aqui. Por que o senhor me chamou?” Eli olhou para Samuel e disse [fazer uma voz sonolenta]: “Eu não chamei você. Volte para sua cama.” Samuel deitou-se outra vez. Quando estava pegando no sono, ele acordou outra vez com alguém chamando [fazer voz solene]: “Samuel! Samuel”. Ele levantou-se depressa, e foi até o sacerdote. [Movimentar o personagem novamente até Eli.] Eli falou de novo que não tinha chamado ninguém e mandou Samuel deitar-se de novo. De novo Samuel ouviu a voz. O que ele fez? Será que ele disse [fazer voz infantil]: “Ah! Desta vez não vou”? Não. Outra vez, depressa atendeu ao chamado. [Movimentar o personagem até Eli, outra vez.] Correndo para Eli, disse[fazer voz infantil]: “Estou aqui porque o senhor me chamou.” Dessa vez o sacerdote Eli entendeu que Deus queria falar com Samuel. Então ele disse [fazer uma voz grave] : “Quando você ouvir de novo essa voz, diga: ‘Fala, Senhor, que Teu servo ouve.” E Samuel fez isso. Foi para sua cama e se deitou. [Deitar o personagem Samuel.] Quando a voz o chamou outra vez ele disse [mostrar a figura ou levantar um pouco o boneco na cama e falar com voz infantil]: “Fala, Senhor, que Teu servo ouve.” E Deus disse [fazer uma voz solene:] “Eu tenho visto tudo que Ofni e Fineias fazem de mau. Sei que seu pai não os castigou quando agiram mal. Agora, quem vai castigá-los sou Eu.” Deus havia esperado por muito tempo que Eli corrigisse os filhos. Ele também esperava que Ofni e Fineias se arrependessem. Mas como isso não aconteceu, Deus precisou agir. E Samuel deveria avisar Eli do que iria acontecer.
No outro dia Samuel se levantou e começou seu trabalho. Ele estava muito triste por causa das más notícias que Deus lhe contara. Então, Eli se aproximou e perguntou o que Deus dissera a Samuel. O menino falou tudo direitinho, sem esconder nada. Eli sabia que ele e seus filhos mereciam a punição. Ele não se revoltou. Mas também não se arrependeu, nem pediu perdão. Que pena!
MEMORIZANDO:
[Escolher entre o verso da lição e o verso opcional. Dizer:] Deus tem um chamado todo especial para as crianças e jovens que se entregarem a Ele. E o dever de cada um que é chamado é responder como Samuel, com a mesma disposição para ouvir e obedecer. É isso que a Bíblia diz. [Ler o verso na Bíblia e ensiná-lo fazendo os gestos como estão descritos na lição:]
Verso da lição:
Levante-se, e diga a eles − [levantar os braços, mostrar o público]
tudo o que Eu lhe mandar − [apontar para o céu e colocar a mão sobre o peito]
Jeremias 1:17. − [desabrochar uma flor e formar um livro]
Verso Opcional: [Recitar o verso com as crianças fazendo os seguintes gestos:]
Fala, Senhor − [braços estendidos para cima, cabeça erguida, olhando para cima.]
Porque o Teu servo ouve − [mãos em concha, próximo do ouvido.]
1 Samuel 3:9. − [mãos juntas, abrindo-se como um livro.]
REVISANDO:
[Deitar uma criança ou boneco na caminha. Fazer as perguntas para as crianças. Se acertarem três perguntas sem errar, devem dizer: “Samuel! Samuel!” A criança ou boneco deve acordar e dizer o verso para memorizar. Se errarem, o “Samuel” não se levantará. Repetir o processo com mais perguntas.]
APLICANDO:
[Dizer:] Deus deixou de falar com Eli, um homem adulto, para falar com Samuel, uma criança consagrada. E ele tornou-se profeta, sendo ainda bem jovem. Primeiro ele ouviu, deu atenção, ao que Deus falou. Depois, ele transmitiu a mensagem. Deus deseja que as crianças de hoje façam a mesma coisa: ouçam o que Ele diz e falem aos outros o que Ele mandar.
Deus fala conosco de diversas maneiras e sempre precisamos atender. Vou mostrar algumas coisas. Se essas coisas forem maneiras de Deus falar conosco, vocês devem dizer o verso para memorizar. Se não forem maneiras de Deus falar conosco, vocês devem ficar em silêncio.
[Mostrar alternadamente coisas que revelam a vontade de Deus (Bíblia, lição, hinário, folheto, figura da mamãe, pastor, livros do Espírito de Profecia etc.) e outros objetos que não têm nada a ver (prato, cesto, caixa, régua etc.).]
[Depois, dizer:] Sabem, crianças, muitos adultos que não estão dispostos a obedecer serão deixados de lado, e muitas crianças consagradas serão chamadas para pregar o evangelho. Agora, quem aqui estiver disposto a ouvir a voz de Deus e transmitir o que aprendeu, fale o verso para memorizar. [Dar tempo para que falem e depois, orar com elas para que Deus as use como usou Samuel (fazer deste momento, uma ocasião muito solene).]
CONTANDO AOS OUTROS:
[Entregar um “porta-folhetos” para cada criança. Deixar que pintem, colem adesivos e escrevam seus nomes (ajudar quem ainda não sabe escrever). Entregar 10 folhetos para cada criança guardar em seus porta-folhetos e incentivá-las a serem como Samuel, entregando a mensagem do Senhor.]
de
http://evangelismoinfantil.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário