OBJETIVO:
Compreender que a porta da graça ainda está aberta, para quem deseja aceitar o perdão de Deus
.
VERSO DA LIÇÃO:
“Noé era justo,
íntegro
e andava com Deus .”
Gênesis 33:18.
VERSO OPCIONAL:
“Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”Romanos 10:13.
RECURSOS NECESSÁRIOS:
Lição: um dos visuais sugeridos em Como Preparar os Recursos Necessários;
Revisando: visual da arca;
Memorizando: visuais usados no início da lição;
Contando aos Outros: cópias das figuras da página 48 para cada criança, lápis de cor, tesoura e cola.
Lição: um dos visuais sugeridos em Como Preparar os Recursos Necessários;
Revisando: visual da arca;
Memorizando: visuais usados no início da lição;
Contando aos Outros: cópias das figuras da página 48 para cada criança, lápis de cor, tesoura e cola.
COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Lição:
Para a primeira parte da lição, onde o verso será memorizado, a sugestão é usar dez bonecos com uma plaquinha contendo do verso para memorizar. Podem ser feitos como na figura abaixo ou podem ser diferentes também. Se houver muitas crianças na classe, pode-se usá-las no lugar dos bonecos. Nesse caso a plaquinha deve ser maior.
Há muitas maneiras de contar essa história. Escolher a que for mais adequada à sua sala e treiná-la.
Maquete: Fazer uma maquete em caixa de areia com árvores, construções, a arca e animais de brinquedo. Sugestão em ovelhinhaslanudas.blogspot.com/2010/01/tarefinhas-para-o-jardim-de-infancia-de.html
Flanelógrafo: Confeccionar os personagens em feltro, EVA ou papel (colando areia, lixa ou feltro na parte de trás das figuras). Fazer a arca, com uma porta que abra e feche.
Cartazes com as figuras: baixar as figuras na internet (evangelismoinfantil.blogspot.com). Imprimi-las e fazer cartazes ou colá-las nos lados de uma caixa de papelão encapada.
Crianças: Fazer máscaras de animais para que algumas crianças façam o papel deles ao entrar na arca, que pode ser uma mesa coberta com uma toalha grande.
Em todas as opções, fazer árvores, construções etc. Mostrar também como é o piche. No dia anterior, passar um pouco de cola colorida em um pedaço de madeira e deixar secar bem. Colocar o restante da cola em um recipiente transparente para que as crianças possam visualizá-la. Quando mencionar que o piche impermeabiliza, deixar que as crianças passem levemente a mão sobre a cola seca. Se possível, ter um pedaço de madeira e algumas ferramentas de brinquedo: machado, martelo e serrote.
Contando aos Outros:
Fazer uma cópia das figuras abaixo para cada criança pintar e montar. Se desejar algo mais sofisticado, usar a figura 2 como molde e fazer uma arca em EVA ou papel cartão e dar bichinhos de plástico para as crianças colocarem dentro (ou fazer os personagens e animais em EVA). No blog evangelismoinfantil.blogspot.com há várias sugestões de lembrancinhas e atividades.
Fazer uma cópia das figuras abaixo para cada criança pintar e montar. Se desejar algo mais sofisticado, usar a figura 2 como molde e fazer uma arca em EVA ou papel cartão e dar bichinhos de plástico para as crianças colocarem dentro (ou fazer os personagens e animais em EVA). No blog evangelismoinfantil.blogspot.com há várias sugestões de lembrancinhas e atividades.
CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
[Telefone sem fio. Fazer um círculo com as crianças e dizer o verso para memorizar ao ouvido da criança à sua direita. Ela deve ouvir e repetir baixinho no ouvido da criança à direita dela. Continuar pelo círculo todo até que a mensagem chegue a seu ouvido novamente. Se a mensagem chegar corretamente a seus ouvidos, dizer que a história de hoje fala de uma mensagem que foi passada direitinho por algumas pessoas. Se chegar com erros, dizer que a história de hoje fala de uma mensagem que foi passada sem erros por algumas pessoas.]
[Telefone sem fio. Fazer um círculo com as crianças e dizer o verso para memorizar ao ouvido da criança à sua direita. Ela deve ouvir e repetir baixinho no ouvido da criança à direita dela. Continuar pelo círculo todo até que a mensagem chegue a seu ouvido novamente. Se a mensagem chegar corretamente a seus ouvidos, dizer que a história de hoje fala de uma mensagem que foi passada direitinho por algumas pessoas. Se chegar com erros, dizer que a história de hoje fala de uma mensagem que foi passada sem erros por algumas pessoas.]
[Colocar o boneco que representa Adão. Dizer:] Adão e Eva ficaram muito tristes quando Abel morreu. Mas Deus lhes deu outro rapaz em lugar de Abel. Seu nome era Sete e ele era bom e obediente como Abel. [Colocar o boneco que representa Sete.] Sete morava no campo. Caim vivia na cidade e os filhos dele eram muito desobedientes. Não santificavam o Sábado, nem amavam a Deus.
Adão contou para Sete toda a história do Éden e explicou que, apesar de todos estarem condenados à morte, quem aceitasse a Jesus como salvador seria salvo. Podemos dizer que a mensagem que Adão aprendeu e ensinou para Sete era: “Todo Aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” [Colocar a plaquinha com o verso no boneco que representa Adão.]
Adão passou essa mensagem para Sete, que a aceitou de coração. [Colocar a plaquinha no boneco de Sete e recitar o verso.] Sete transmitiu essa mensagem para seu filho Enos. [Repetir o processo de colocar a plaquinha e recitar o verso com cada boneco.] Enos aceitou e ensinou seu filho, Cainã. Cainã transmitiu a mensagem para seu filho Maalalel. Maalalel aprendeu e ensinou seu filho Jerede. E Jerede a ensinou para seu filho Enoque.
Por essa época os filhos e netos de Caim estavam muito terríveis. Eles fizeram ídolos e se ajoelhavam diante deles. [Inclinar-se e juntar as mãos, como em oração.]Imaginem pedir que uma estátua que não ouve, nem fala, mandar chuva ou abençoar! Que bobagem! Aquelas pessoas também eram muito malvadas. Por qualquer coisinha já estavam brigando. Ninguém tinha paz. [Fechar os punhos, imitando alguém que vai brigar.] Não tinham a menor vergonha de roubar. Tinham a boca suja por nomes feios, viviam praguejando. E, como Caim, não se importavam com a vida. Matavam por qualquer coisa.
Enoque foi um missionário de Deus entre os homens maus e pedia que abandonassem seus pecados. Ele recebeu a mensagem de salvação de seu pai e também do próprio Adão que ainda estava vivo, na sua época.. Enoque ficou tão amigo de Deus que a Bíblia diz que ele andava com Deus, ou seja, estava sempre junto com Deus. Ele gastava muito tempo orando e meditando. Os anjos contaram a Enoque que Deus destruiria o mundo por um dilúvio e Enoque avisou o povo sobre isso. Mas poucos aceitaram seus conselhos.
Deus deu a Enoque um filho chamado Matusalém e ele transmitiu a mensagem de Deus para ele. [Colocar o boneco de Matusalém e repetir o verso.] Depois que nasceu o filho, Enoque amou mais ainda a Deus. Ele entendeu o grande amor do Criador em dar Seu filho para morrer no lugar dos pecadores. Enoque ficou tão grato que, em tudo que ia fazer, ele queria agradar a Deus. E ficou tão amigo de Deus e vivia de maneira tão santa aqui na terra que um dia Deus o levou para morar no Céu, sem morrer.[Fazer o boneco subir ao Céu e depois, escondê-lo.] Que maravilha, não é?
Depois que Enoque foi levado para o Céu, seu filho Matusalém tornou-se um missionário também. Ele teve um filho chamado Lameque e contou para ele a mensagem da salvação. [Colocar o boneco de Lameque e repetir o verso.] E Lameque teve um filho que se chamou Noé. Ele também transmitiu a mensagem de Deus a Noé.[Colocar o boneco Noé e repetir o verso.]
Noé aceitou a mensagem de coração. Ele começou a andar com Deus também, como Enoque andou. Naquela época as pessoas estavam tão malvadas que Deus não podia mais suportar. Ele precisava destruir o mundo, como havia avisado a Enoque. Mas, mesmo assim, Deus ainda quis dar uma chance para as pessoas se arrependerem e escaparem. Ele mandou Noé construir uma arca e avisar o mundo sobre a vinda do dilúvio. Noé acreditou no que Deus disse e fez tudo que Deus lhe mandou. Ele usou o machado para cortar a madeira. Vamos imitar Noé cortando a madeira com omachado? [Imitar o movimento e o som do machado ao cortar madeira.] Depois fez as tábuas e pregou uma à outra com martelo e pregos. Vamos imitar Noé batendo os pregos? [Imitar o movimento e o som do martelo batendo o prego.] Além disso, Deus mandou que Noé passasse piche por dentro e por fora da arca. [Mostrar um pouco de cola colorida preta.] Piche é uma coisa pastosa e grudenta que depois de secar não deixa a água passar. Todos os buraquinhos precisavam ser tapados para não entrar água de jeito nenhum. Foi um trabalhão porque a arca era muito, muito grande. Ela era muito alta, quase do tamanho de um prédio de cinco andares! E era mais comprida que doze ônibus enfileirados! Ela era tão grande porque Deus queria que as pessoas soubessem que havia espaço para todos os que quisessem escapar do dilúvio. Como Deus é bom!
Noé levou cento e vinte anos para terminar a construção. Os seus filhos desde pequenos estavam envolvidos no trabalho e ajudaram muito. Matusalém também ajudou. Enquanto construíam, Matusalém e Noé falavam sobre o dilúvio para as pessoas. Eles diziam [imitar tom de voz de um discurso]: “Arrependam-se! Deus vai destruir esse mundo! Mas todo aquele que invocar o nome do Senhor e entrar na arca será salvo!” Mas o povo não quis nem saber. Eles achavam que Noé era um louco e zombavam o tempo todo dele. Eles diziam [usar tom de voz de zombaria]: “Você um louco Noé! Gastando todo o seu dinheiro na construção de um barco em terra seca! Kkkkk!”
Noé e sua família ouviam tudo aquilo, mas continuavam trabalhando. Matusalém ajudou o quanto pode, mas depois ficou muito velhinho e morreu antes do dilúvio chegar. [Esconder o boneco de Matusalém.]
Um dia a arca ficou pronta. O povo continuava a zombar. Mas, de repente, eles pararam de rir. É que viram uma coisa estranha. Animais de todas as espécies vinham chegando de dois em dois. As aves também vieram fazendo um grande barulho com suas asas. Como pássaros, abelhas, leões, girafas, zebras, leopardos, cangurus, esquilos, coelhos e rãs sabiam onde deviam ir? [Movimentar alguns animais em direção à arca. Opção: colocar máscaras de animais nas crianças (deixando algumas para serem a família de Noé), levantar a toalha da mesa e pedir que entrem na arca. As crianças devem ficar atrás da mesa e não debaixo dela.] Anjos invisíveis guiaram os animais. Os seres humanos foram desobedientes, mas os animais obedeceram.
Os animais entraram na arca. A esposa de Noé, os três filhos e as noras entraram também. [Movimentar os personagens para dentro da arca. Opção: colocar mais crianças dentro da “arca”, representando a família de Noé.] Noé apelou pela última vez [fazer voz de apelo]: “Por favor, entrem! Entrem agora! Depois que a porta se fechar ninguém mais poderá entrar! Por favor, aceitem o convite! Se vocês ficarem, o dilúvio virá e vocês vão todos morrer!” Ele esperou um pouco, mas ninguém aceitou o convite. Talvez alguém até tivesse vontade mas, com medo da zombaria, não entraram. Noé, então, entrou na arca. [Colocar Noé dentro da arca. Opção: entrar pela abertura da toalha e terminar de contar a história para as crianças lá dentro.]A porta era muito pesada e um homem não conseguiria fechá-la. Mas um anjo invisível fechou vagarosamente a porta. [Fechar a porta da arca.] Agora ninguém mais poderia entrar na arca. A oportunidade de salvação tinha passado para sempre para quem não quis entrar.
APLICANDO:
[Dizer]: Foi muito triste uma arca tão grande salvar apenas oito pessoas. Os filhos obedientes de Deus sempre foram poucos em número. Se vocês estivessem lá seria um dos que entraram ou um dos que ficaram fora? A família de Noé se salvou porque acreditou no que Deus disse, e obedeceu. Os animais também foram obedientes.
[Dizer]: Foi muito triste uma arca tão grande salvar apenas oito pessoas. Os filhos obedientes de Deus sempre foram poucos em número. Se vocês estivessem lá seria um dos que entraram ou um dos que ficaram fora? A família de Noé se salvou porque acreditou no que Deus disse, e obedeceu. Os animais também foram obedientes.
Existem crianças que são como Noé e sua família: quando seus pais ou Deus pedem alguma coisa, elas obedecem. Outras são como as pessoas do tempo de Noé: precisam ser chamadas e aduladas. Vou mostrar algumas situações. Quando o que eu falar se referir a alguém como Noé e seus filhos, vocês vão erguer os polegares. Se for como o povo daquela época vocês vão abaixá-los.
- Papai pediu cinco vezes a Jorge que guardasse os brinquedos. Todas as vezes ele respondia: “Já estou indo!” Mas não obedecia.
- Maria estava brincando com suas amigas. A mamãe a chamou para o banho. Ela despediu-se das amigas e foi correndo para casa.
- Na escola, Carlos sempre pára de conversar quando a professora pede silêncio.
- Rubens conversa e sai do seu lugar o tempo todo na sala de aula. A professora pede para que ele fique quieto, mas ele continua desobedecendo.
- Luiza aprendeu na Bíblia que não deve falar nomes feios. Por isso, ela pediu perdão a Jesus pelos nomes feios que já havia falado e mudou seu comportamento.
-Marcos já ouviu várias vezes que não deve falar nomes feios. Até já leu isso na Bíblia. Mas ainda assim continua com esse mau costume.
- Joana aprendeu que deve ser reverente na igreja. Agora ela não fica conversando com as colegas na hora do culto. Ela presta atenção à pregação.
MEMORIZANDO (opção A - verso da lição):
[Ler o verso na Bíblia, explicar o significado e fazer os gestos como estão descritos na lição:]
[Ler o verso na Bíblia, explicar o significado e fazer os gestos como estão descritos na lição:]
Noé era justo, íntegro - com os braços, fazer uma reta.
e andava com Deus - balançar dois dedos para o chão e apontar para o céu.
Gênesis 6:9 - desabrochar uma flor e formar um livro.
MEMORIZANDO (Opção B - verso opcional):
Se escolheu o verso para memorizar opcional, ele já foi memorizado durante a lição.
Se escolheu o verso para memorizar opcional, ele já foi memorizado durante a lição.
REVISANDO:
[Fazer as perguntas da lição. Quem acertar entra na arca. Quem errar fica fora (ajudar as crianças de modo que todas acertem.]
[Fazer as perguntas da lição. Quem acertar entra na arca. Quem errar fica fora (ajudar as crianças de modo que todas acertem.]
CONTANDO AOS OUTROS:
Opção 1: [Entregar o material em papel para as crianças pintarem e montarem.]
Nenhum comentário:
Postar um comentário