quarta-feira, 12 de agosto de 2015

* "Um faz falta"

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 "Mas em todas estas coisas
 somos mais do que vencedores, 
por aquele que nos amou."
Romanos 8: 37

          Toda criança vai chegar até nós com as características de Adão, com sua natureza pecaminosa.           Vamos ensiná-las, influencia-las para que tenham o caráter de Jesus Cristo.
          Adão foi influenciado por Eva, por Satanás... 
          Jesus não se deixou influenciar por Satanás quando foi tentado no deserto.
          Adão desobedeceu, não conseguiu cumprir uma ordem.
          Jesus foi firme até o fim em se entregar na cruz por nós cumprindo assim os planos do Pai.


Tia Carlinha
10ª Conferência Água Viva Kid's
29.08.2014





"O Livro de Ester"

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          Introdução

          A história de Israel não se apresenta completa no Antigo Testamento; existem lacunas, especialmente a respeito dos 400 anos que separam a história do Antigo Testamento e a do Novo Testamento. O historiador moderno pode preencher muitas dessas lacunas baseado em documentos do mundo antigo, ajudado por numerosas descobertas em escavações arqueológicas.

          Como começou a história de Israel?

          Começou com Gênesis 32: 28. Um homem recebeu o nome de Israel bem antes do aparecimento da nação. Ele foi na realidade neto do grande Abraão. Ele (Abraão) foi a figura-chave da pré-história da nação.

          Abraão (pai de multidão)
          Ele foi o homem que atendeu o chamado de Deus para mudar-se da Mesopotâmia (atual Iraque) para uma terra que mais tarde viria a ser conhecida como Israel - Gênesis 12.1 Aceita-se que o patriarca tenha vivido na idade do Bronze. A cidade de Ur era uma das mais importantes da Mesopotâmia, mas Abraão deixou-a para uma nova terra chamada Canaã e mais tarde Israel.

          Moisés (tirado das águas)
          Gênesis termina com a família de "Israel" no Egito, levada para lá por causa da fome na Palestina (nome dado pelos filisteus. Entre 1250 e 1150 a. C. um grande número de povos marítimos, como os egípcios os chamavam, incluindo os filisteus, migrou para o leste do Mediterrâneo; destruíram cidades cananeias, para em seguida, construir as suas). José subiu ao poder no Egito (a Bíblia não fornece o nome do Faraó que deu a José a autoridade política). Existe, sem dúvida, um intervalo de séculos entre José e Moisés. Nesse período a família de Jacó transformou-se numa nação embora não possuindo um território próprio. O livro de Êxodo mostra o período de opressão vivido por esse povo. Moisés foi o homem que mudou dramaticamente essa situação.

          Anos de Luta
          Logo após a morte de Moisés, o livro de Josué registra algumas batalhas necessárias antes dos israelitas estabelecerem-se na Palestina como sua própria terra. Surgiram Gideão que derrotou os midianitas, Débora que junto com Baraque derrotou o exército cananeu, mas o pior inimigo foi o povo filisteu. Esse período correspondo ao início da Idade de Ferro, metal que eles fizeram bom uso. O povo de Israel sofreu muito e o grande homem que unificou Israel foi Samuel, considerado a figura de transição; entre os juízes e os reis (I Samuel 8: 5). Saul foi ungido rei e seu reinado acabou em desastre; a vitória dos filisteus desencadeou uma guerra civil entre os israelitas e o homem que conseguiu reunir Israel foi o  experiente e sábio Davi, que viria a ser o maior de todos os reis de Israel.

          Davi (amado)
          Com Davi, Israel tornou-se forte o suficiente para derrotar e controlar seus vizinhos inimigos. O feito mais notável foi transformar Jerusalém em capital do Estado em em santuário nacional. A era de prosperidade continuou no reinado de seu filho Salomão com  construção do magnífico templo. Houve um preço a ser pago traduzido por impostos elevados e descontentamento social, principalmente entre os povos do norte e do sul.

          Os dois reinos
          O descontentamento agravou-se após a morte de Salomão (cerca de 930 a.C.) e o reino de Israel dividiu-se em dois. O filho de Salomão (Roboão) ficou com as tribos de Judá e Benjamim, ou seja, o Reino de Judá, que provou ser uma unidade pequena, mas estável. A parte norte que conservou o nome de Israel era maior e mais forte mas nunca chegou a alcançar a estabilidade política.
          Com o passar dos anos duas ameaças militares surgiram: Damasco, reino arameu, e um grave e temível em poder: a Assíria. O reinado de Israel chegou ao fim quando a Assíria derrotou e vários foram levados ao cativeiro (II Reis 17: 23). O reinado de Judá tornou-se muito idólatra e durante o reinado de Josias, a Assíria entrou em decadência até a cidade de Nínive sua capital, cair sob o domínio dos medos e babilônios. A Babilônia tornou-se grande com Nabucodonosor. Jerusalém foi invadida por ele, destruindo sua cidade, o templo e a deportação de todos os seus líderes para Babilônia.

          O exílio babilônico
          No exílio destacou-se Daniel, o grande profeta. Os medos e os persas eram inimigos da Babilônia e quando esses dois reinos se uniram, sob a liderança do rei Ciro, Babilônia caiu. Um dos primeiros decretos de Ciro foi dar permissão para que os judeus voltassem (livro de Esdras) mas alguns não quiseram voltar ( começou a Diáspora - ou seja, comunidades judaicas fora de Israel).

          Média-Pérsia
          A Média era originária de Gênesis 10: 2. Fizeram aliança com a Pérsia para derrotar a Babilônia que crescia muito. A Pérsia teve em Dario seu grande general que derrotou Belsazar quando festejava com seus nobres (Daniel 5: 30 e 31). Dario governou a Babilônia na qualidade de vice-rei enquanto Ciro firmava seu império em outros lugares.

          Sucessores de Ciro
          Cambises - seu filho e sucessor
          Dario - primo de Ciro
          Xerxes - filho de Dario e Atosa (filha de Ciro) que foi Assuero do livro de Ester
          Artaxerxes - permitiu que Neemias reedificasse os muros de Jerusalém

          Pensa-se que o livro de Ester foi escrito algum tempo depois da morte de Assuero (465 a.C.) já que a administração é nele mencionada como algo no passado (Ester 10: 2 e 3). Alguns judeus dizem que ele foi escrito por Mordecai ( Ester 9: 20 a 32). Os acontecimentos desse livro cobrem um período de 10 anos.

          Descobrimos no livro de Ester o poder e a presença de Deus atuando por meio da vida de cinco pessoas:

          Assuero (nome persa que significa deus ashur ou rei leão)
          Na ocasião que se inicia a história de Ester, Assuero estava apenas no terceiro ano de seu reinado de 21 anos (485-465). Rei poderoso de Susã, a capital não havia homem com maior poder na terra, naquela época, do que o rei persa. Ester 1: 1 ao 3
          
          Vasti (quer dizer em persa, Bela)
          Seu nome na realidade era Amestriz e ela era uma das esposas de Assuero; era mulher de má fama; por causa da sua sensualidade e crueldade. Ester 1: 9 

          Hamã (em hebraico significa fortaleza e em persa quer dizer bem disposto)
          Era um oficial rico e influente na corte do rei. Ele ocupava a segunda mais alta posição no reino, graças a promoção que o rei lhe conferia.

          Mordecai (em persa significa homem pequeno)
          Era um judeu que vivia na Pérsia. Mordecai descendia dos judeus exilados. Ester 2: 5 e 6

          Ester (o nome dela em hebraico é Hadassa que significa murta; o nome persa Ester significa estrela)
          Murta é um pequeno arbusto cultivado para compor cercas vivas.

          Embora seu nome seja desconhecido, esse livro foi escrito por um judeu que conhecia o reinado de Assuero. Uma peculiaridade é que o nome de Deus não é mencionado em nenhum capítulo.

          Capítulo 1
       Versículos de 1 a 9

          verso 1 - Assuero - os gregos deram o nome de Xerxes e era filho de Dario; reinava sobre 127 províncias e seu pai sobre 120 (Daniel 6: 1); reinou desde a Índia (atual Paquistão) até a Etiópia (atual Sudão).

          verso 2 - cidade de Susã - era uma das principais capitais do império. Neemias também morou lá (Neemias 1: 1).

          Por seis meses,(no ano 482 a. C.) o rei exibiu a grandeza de sua corte, tempo durante o qual provavelmente planejou com os líderes civis e militares, a invasão da Grécia (que ocorreu no ano 40 a. C.). No final ofereceu uma festa regada com muita bebida (embora ninguém fosse obrigado a beber), enquanto a rainha oferecia uma festa paralela para as mulheres dos convidados reais. No último dia da festa, o rei já bêbado, convocou a rainha à sua presença, talvez para exibi-la de maneira indecorosa diante dos seus convidados (Provérbios 23: 31 a 34); ela, todavia, desobedeceu a ordem do rei e recusou-se a ir.

          verso 3 - o escol da Pérsia - isto é, a liderança militar.

          verso 4 a 8 - Um banquete de 180 dias! O banquete continha todos os ingredientes de uma celebração pagã. Música alta, danças selvagens, comida demais, bebida demais. Depois desse tempo, o rei deu outro banquete: dessa vez o rei abriu as portas e deixou que todos entrassem, durante sete dias. Algo importante porém, faltava àquela cena: a rainha!

          verso 10 - o rei mandou buscar Vasti para exibi-la!

          Vasti era uma mulher sensual e cruel!
          O que a Bíblia fala sobre sensualidade?:
          - o simples desejo é pecaminoso - Mateus 5: 28
          - devemos renegar os obras da carne - Gálatas 3: 5
          - solução - Gálatas 5: 16     

          O que a Bíblia fala da crueldade?:
          - quem pratica, prejudica a si mesmo - Provérbios 11: 17
          - começa no coração - Mateus 15: 19
          - necessário despojar-se - I Pedro 2: 1 e 2 

    VERSÍCULOS DE 10 A 22  

          Eunucos - homens castrados que no Oriente eram guardas dos haréns; os judeus não usavam essa prática. Os eunucos eram frequentemente empregados como oficiais da casa. E normalmente eram muito fiéis; por isso eles levaram verbalmente a ordem do rei. Jesus falou de três classes de eunucos: Mateus 19: 12 ( essa última classe inclui todo aquele que sacrificou desejos legítimos e naturais por amor ao reino de Deus. ) O que a Bíblia fala do eunuco: Isaías 56: 1 ao 5 ( misericórdia do Senhor); Atos 8: 27 ao 39 ( conversão de um eunuco ).

          verso 13 - consultou os sábios que entendiam dos tempos - eram astrólogos e muitos conheciam a Lei de Moisés ( Esdras 7: 11 a 15 ). Muitos eram prognosticadores que diziam discernir "os tempos favoráveis". Para os persas eram cientistas cuja opinião era muito importante.

          verso 14 - sete eunucos, sete príncipes: sete era o número sagrado para os persas. Esses príncipes agiam como ministros de Estado e de cujas famílias o rei tradicionalmente escolhia sua rainha.

          Dos versos 16 a 19 os conselheiros transformaram a questão numa crise nacional que ameaçava a supremacia masculina! O rei declarou solenemente que todo o homem seria autoridade em sua casa!

          Capítulo 2
       Versículos de 1 a 14

          verso 1 - passadas essas coisas: depois da derrota em Plateia, Assuero quis ter novamente uma rainha; também ensina que os jovens do rei não deixaram o rei esquecer sua promessa (Ester 1: 19 a 22) e que provavelmente não queriam Vasti de rainha (por isso sugeriram que o rei escolhesse não só uma rainha que não fosse da família dos príncipes como também uma estrangeira).

          verso 5 - unguento perfumado: Gênesis 43: 11 - era feito de bálsamo e mirra; bálsamo (líquido aromático e espesso tirado de muitas plantas - Mateus 26: 7); mirra usada em incenso e perfumes (Mateus 2: 11) e também como medicamento.

          verso 5 - Mordecai (em persa) ou Mardoqueu (em hebraico). Era descendente de Quis, bisavô que foi transportado para a Babilônia com Jeconias (II Reis 24: 14 e 15).

          verso 7 - Ester - seus atributos - bela, jovem (Ester 2 7), obediente (Ester 2: 10 e 20), abnegada e heroica (Ester 4: 16), corajosa (Ester 7: 16), patriótica (Ester 8: 3 a 6).

          verso 9 - como Ester não revelou sua origem ela submeteu-se aos costumes e alimentos da Pérsia (Daniel e seus amigos não quiseram) - Daniel 1: 8 ao 16.

          verso 10 - por duas razões Mordecai mandou que ela ocultasse sua origem;
                           1. porque temia pela vida de sua prima;
                           2. pela sua própria posição.

          verso 11 - alguns historiadores analisam e dizem que Mordecai devia ser porteiro ou eunuco, porque nenhum homem podia passear no átrio da casa das mulheres.

          VERSÍCULOS DE 15 A 20

          Ester foi levada ao rei no mês de tebete (nome babilônico para os meses de dezembro e janeiro). Ester foi coroada rainha quatro anos depois da deposição de Vasti e depois que Assuero sofreu uma derrota esmagadora nas mãos dos gregos.

          verso 18 - conceder alívio vinha através da revogação de impostos, decretação de um feriado ou indulto de presos.

          verso 19 - pela segunda vez - depois que Ester foi feita rainha, Assuero acrescentou mais jovens ao seu harém (casa das mulheres).

          VERSÍCULOS DE 21 A 23

          Os dois eunucos foram mortos e isso ficou registrado no diário real - Ester 6: 1 e 2. Conhecemos também outro livro memorável. O Livro da Vida! (relatório dos que pertencem a Deus por toda a eternidade).
         
          A primeira citação bíblica sobre o Livro da Vida - Êxodo 32: 21 a 33.
          Mantido intacto - Daniel 12; 1 e 4 (sela até o tempo do fim).
          Jesus também falou dele : Lucas 10: 20.
          E Paulo citou em Filipenses 4: 3.

          Tempo do fim: Apocalipse 3: 5 e 20: 12 (abriram-se os livros).
          O critério está no verso 13.
          Quem será o juiz? João 5: 22 e 27.
          Onde estará este Livro? Apocalipse 21: 27 a 22: 5.

     Capítulo 3
    Versículos de 1 a 8   

          verso 1 - depois dessas coisas - o enforcamento era um acontecimento de exposição pública. Agora aparece Hamã! Mais tarde quando o livro de Ester foi escrito, os judeus assimilaram a tradição de ao invés de pronunciar o nome Hamã, dizer: "seu nome seja apagado".
          agagita - I Samuel 15: 8 - amalequita. Como descendente dos amalequitas, Hamã descendia de Esaú.
          Hamã tinha o título "amigo do rei" ou o "segundo no reino".

          verso 2 - Por que Mordecai não se inclinava? Daniel 3: 1 ao 5; 12; Êxodo 20: 1 ao 5.

          verso 6 - Hamã teve ódio, depois vingança (Salmo 37: 8, 12 - 15): retornemos a I Samuel 15: 1 a 9,32. Assim durante anos foi sendo cultivado o ódio dos agagitas aos judeus. Ninguém nasce com ódio; ele vai sendo cultivado!    
          Deus me proíbe o ódio, o rancor: Levítico 19: 18; Provérbios 24: 17 e 19; Mateus 5: 39 a 48.

          verso 7 - no primeiro mês (nisã)... no ano duodécimo - mês de março a abril. Pur - uma palavra assíria que significa "sorte". O plural é purim que é o nome de uma festa que os judeus comemoram em memória da libertação das mão de Hamã. Hamã, muito supersticioso, lançou sortes para determinar o tempo mais propício para executar seu plano contra os judeus. Depois que Hamã foi enforcado e Mordecai ocupou sua posição, o fato passou a ser motivo de festa todos os anos e com o    passar do tempo foi acrescido de diversos costumes e tradições que se assemelham ao carnaval. Os judeus religiosos jejuam no 13º dia de adar (um dia antes do Purim) porque Ester, Mordecai e os judeus jejuaram para agradar a Deus.

          verso 8 - porque os judeus são um povo diferente?
    Gênesis 12: 3 - tem a benção de Deus.
         João 4: 22 - a salvação veio deles.
      Romanos 9: 4 e 5 - Cristo veio deles.

          Qual a nossa atitude? Mateus 25: 31 a 40

         Versículos de 9 a 15

          verso 9 - na realidade, Hamã ofereceu suborno ao rei, cujo total ele esperava cobrir com o confisco das propriedades dos judeus. Um talento pesava de 27 a 37 quilos.

          verso 10 - anel ( no qual estava o selo oficial, era equivalente a assinatura real ) significava selo.
          Eram usados como autoridade - Gênesis 41: 42 e Jó 42: 11

          Ilustram a glória de Cristo e o Espírito Santo ( Lucas 15: 22): o pai trouxe para o filho - a melhor roupa ( vestiduras brancas - Jó 29: 14; Eclesiastes 9: 8 ), anel no dedo ( selo do Espírito Santo ) e sandália nos pés ( Efésios 6: 15).

          Nos tempos antigos, vários tipos de selos eram usados: 
          - as portas eram seladas com uma corda e os túmulos com grandes pedras: Daniel 6: 17 e Mateus 27: 66. 
          - selos de cera eram usados para selar livro e outros documentos e qualquer alteração no selo significava que o livro fora aberto - Apocalipse 5: 1 a 5.
          - os selos em anéis traziam a figura de animais, divindades, pessoas, letras e números.

           verso 15 - se assentaram a beber - a cidade estava perplexa!
           Mostrou falta d amor e indiferença:
           falta de amor - Salmo 35: 15; Provérbios 16: 12
           indiferença - Provérbios 21: 10; Provérbios 24: 17 e 18.

      Capítulo 4
        Versículos de 1 a 14

           verso 1 -  rasgou suas  vestes - sinal de aflição entre os judeus - Gênesis 37: 29 e 34; I Samuel 1: 11
                       


          por Ione Haake


"Transmitindo Visão Missionária"

"A saber: 
Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus,
 e em teu coração creres
 que Deus o ressuscitou dentre os mortos, 
serás salvo.

Visto que com o coração se crê para a justiça,

 e com a boca se faz confissão para a salvação.

Porque a Escritura diz:
 Todo aquele que nele crer não será confundido.
Porquanto não há diferença entre judeu e grego;
 porque um mesmo é o Senhor de todos, 
rico para com todos os que o invocam.
Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor 
será salvo.
Como,
 pois, 
invocarão aquele em quem não creram? 
e como crerão naquele de quem não ouviram? 
e como ouvirão, 
se não há quem pregue?
E como pregarão,
 se não forem enviados?
 como está escrito: 
Quão formosos os pés
 dos que anunciam o evangelho de paz;
 dos que trazem alegres novas de boas coisas."
Romanos 10: 9 ao 15

"E disse-lhes:
Ide por todo o mundo,pregai o Evangelho a toda criatura."
Marcos 16: 15

"Pedi e dar-se-vos-à;
buscai,
e encontrareis;
batei, 
e abrir-se-vos-à!"
Mateus 7: 7

"Portanto vos peço que não desfaleçais
 nas minhas tribulações por vós,
que são a vossa glória.
Por causa disto me ponho de joelhos 
perante o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo."
Efésios 3: 13 e 14

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         Missões nasceu no coração de Deus.
         Obra missionária é o preço da redenção em se dar em favor dos perdidos.

        "A criança na Obra Missionária"

 "Não fostes vós que me escolhestes a mim,
pelo contrário,
eu vos escolhi a vós,
e vos nomeei,
para que vades e deis frutos,
e os vossos frutos permaneça, para que tudo quanto pedirdes ao Pai,
em meu nome,
Ele vô-lo conceda."
João 15: 16

         Introdução

          Ensinar missões às crianças é um propósito de Deus, porque missões nasceu no coração de Deus, Jesus amava missões, os discípulos amavam missões.
          A obra missionária começa com o compromisso para os perdidos.

          "A Visão Missionária"

           1- "Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo."
           2- "Como porém, invocarão aquele em que não creram?"
           3- "E como crerão naquele de quem nada ouviram?"
           
           O 1º envolvimento vem da Palavra.
           O 2º envolvimento é conhecer a história da Igreja Primitiva.
           O 3º envolvimento é conhecer a história e a vida de homens e mulheres missionários.

           Doar as nossas vidas traz bençãos.
           Doar os nossos filhos traz maiores bençãos.  


"Cordeirinho sem pastor,
Cristo os chama com amor.
Pois morreu para os salvar
e ser seu Bom Pastor.

Cordeirinho sem o Bom Pastor
 Criancinhas sem o Salvador.
Cristo chama todos com amor
Pois dos tais é o Reino dos Céus."

          "A Família"
            A agência missionária mais dinâmica está no lar.

          "Professor Comprometido"
           Quando o professor está comprometido com Missões, ele tem competência missionária.

          "Crianças Hoje"
            São os futuros missionários com qualidade para as Missões do amanhã.
          
Eny Borges
Apec - 1999


"Deus é Bom"

Texto Bíblico:
 Salmos 23:1-6

1 Salmo de Davi. O SENHOR é o meu pastor: nada me faltará.
2 Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranquilas.
3 O SENHOR renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu.
4 Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó SENHOR Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges.
5 Preparas um banquete para mim, onde os meus inimigos me podem ver. Tu me recebes como convidado de honra e enches o meu copo até derramar.
6 Certamente a tua bondade e o teu amor ficarão comigo enquanto eu viver. E na tua casa, ó SENHOR, morarei todos os dias da minha vida.

Objetivo:
 Após a criança participar ativamente das experiências de ensino bíblico em classe, ela será capaz de compreender que Deus é bom e cuida de nós.

Versículo Visualizado:
Palavra do dia:

Lembrancinhas:

Sugestão de atividade:
 Para que as crianças possam entender melhor a bondade de Deus em suprir as nossas necessidades, distribua a atividade a baixo,providencie um pote com grãos e vários tipos de macarrão. Peça que as crianças colem na figura do prato o mesmo. Durante a atividade fale sobre o amor cuidadoso de Deus providenciando o nosso sustento.

de
pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br


"Escondido no Templo"

 OBJETIVO: 
Aprender a servir a Deus ainda pequeno.

VERSO PARA MEMORIZAR:
 Não digas:
 Não passo de uma criança; 
porque a todos a quem eu te enviar irás; 
e tudo quanto eu te mandar falarás .” 
Salmos 66:18.

RECURSOS NECESSÁRIOS:
 Lição: maquete ou cenário grande, ‘moedas” de EVA ou papel cartão, canudos de papelão ou cartolina para serem as trombetas (opcional);
Contando aos OutrosCópias da atividade abaixo para cada criança.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Esta lição pode ser contada de vários jeitos. Escolher o que se adaptar melhor à realidade da sala.
Lição:

Maquete - Usar como base, dois pedaços de isopor, ou duas caixas de camisa com areia. Fazer uma plaquinha com o nome Reino de Judá e outra com o nome Reino de Israel. Colocar uma plaquinha em cada base. Em cada base deve haver um trono feito de isopor ou massinha de modelar. Escolher duas caixinhas, encapá-las e escrever nelas o nome Templo de Baal. Usar dois bonecos ou silhuetas  (aqui) para serem o ídolo Baal e colocar um em cada templo. Um templo desse deve ser colocado já desde o início no Reino de Israel. Deixar o outro guardado para ser colocado no momento certo. Usar duas caixas de sapato encapadas com papeis dourados e prateados para ser o templo de Deus. Colocar uma delas no cenário no Reino de Judá. Os personagens devem ser feitos com silhuetas coladas em palitos de dente ou de sorvete ou bonecos de plástico, comprados em casa de festa. Os reis e rainhas devem ter coroas. As silhuetas podem ser cortadas em cores diferentes ou ter os nomes dos personagens escritos nelas. O sacerdote deve ter um turbante ou outra coisa que o identifique. Joás deve ter um tamanho bem menor que os outros personagens. Usar um bonequinho bem pequeno para ser o bebê Joás e colocá-lo em um cestinho pequeno de vime ou EVA.  Encapar outra caixinha para ser o baú. Fazer uma abertura na parte de cima.

Cenário grande - colocar faixas nas crianças, que serão o povo, e coroas na cabeça dos reis e rainhas. Em cada lado, na frente da sala, colocar uma cadeira coberta com um tecido bonito, para serem os tronos. Escrever uma placa com o nome do Reino de Judá e prendê-la acima de um dos tronos. Fazer o mesmo com o Reino de Israel. Distribuir entre as crianças, faixinhas com os nomes do personagens e movimentá-las conforme a história. Ter um cestinho com um boneco de plástico.

Cartazes com figuras: Fazer cartazes com as figuras (ou os bonecos no palito) que estão aqui.


Memorizando: Dividir o verso em vários pedaços e escrever cada pedaço em uma folha de papel.

Contando aos Outros: Fazer uma cópia da atividade abaixo para cada criança.




CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
OPÇÃO 1: [Combinar que as crianças ficarão de costas enquanto você esconde alguma coisa. Depois, elas terão alguns segundos para encontrar o que foi escondido. Organizar a situação para que elas não descubram antes do prazo. Dizer:] Hoje consegui esconder de vocês uma coisa. Em nossa história de hoje, também haverá pessoas procurando alguma coisa. Prestem atenção.

 APRESENTANDO A LIÇÃO: 
[Para classes com a maioria das crianças entre 4 e 6 anos, pular o primeiro parágrafo e encerrar a história quando Joás se tornar rei.]
[Mostrar os bonecos. Dizer:] Fazer amizade com pessoas más pode ser perigoso. Essa história tem muitos reis com nomes parecidos. Alguns bons e outros maus. Por isso, prestem atenção, para não se confundirem. [Colocar Acabe no trono de Israel.] O rei Acabe era rei de Israel. [Colocar Jezabel ao lado de Acabe.] Ele se casou com Jezabel, que era muiiito malvada e adorava o terrível ídolo Baal. Por causa dela, Acabe fez muitas coisas erradas e perdeu a bênção de Deus. [Colocar Acazias, Jorão e Atalia ao lado dos pais.] Eles foram os pais de Acazias, Jorão e de uma moça chamada Atalia, que era tão má quanto sua mãe.  [Mostrar o trono de Judá e o rei Josafá.] Em Judá havia um rei muito bom chamado Josafá. Não sabemos o nome de sua esposa, mas sabemos o nome de seu filho mais velho: Jeorão. [Colocar Jeorão ao lado do pai.]Josafá era muito obediente a Deus e não adorava ídolos. Mas ele cometeu um erro terrível: ser amigo de Acabe, aquele rei tão malvado. Para mostrar sua amizade, ele fez seu filho se casar com Atalia, a filha de Acabe. [Colocar Atalia e Jeorão juntos, perto de Josafá.] Isso não foi nada bom. Algum tempo depois, o bondoso rei Josafá morreu e Jeorão tornou-se rei.  [Esconder Josafá e colocar Jeorão no trono dele.] Ele foi muito malvado porque seguia os conselhos de sua esposa. [Colocar o templo de Baal e seus ídolos perto do trono do Reino de Judá.] Ela mandou construir um templo para Baal, do mesmo jeito que sua mãe Jezabel. [Rasgar e estragar um pouco o templo de Deus.] Para isso ela tirou coisas do templo de Deus e o estragou.  [Colocar Acazias perto de Atalia e Jeorão.]Atalia e Jeorão tiveram um filho chamado Acazias, o mesmo nome do irmão de Atalia. Jeorão morreu e Acazias tornou-se rei. [Esconder Jeorão e colocar Acazias no trono.] Ele foi malvado igual o pai dele, porque seguia os conselhos de sua mãe, Atalia.  [Colocar Zibia ao lado de Acazias.] Acazias se casou com uma moça chamada Zibia. [Colocar Jeozeba ao lado de Joiada.] Ele tinha uma irmã chamada Jeozeba, que se casou com o sacerdote Joiada. No reino de Israel,[esconder Acabe] quando Acabe morreu, seu filho Acazias se tornou rei. [Colocar Acazias, filho de Acabe, no trono.] Mas morreu pouco tempo depois. [Esconder Acazias e colocar Jorão no trono.] Então, seu irmão Jorão começou a reinar. Mas ele seguiu os conselhos de sua mãe Jezabel e tornou-se um péssimo rei, assim como seu pai. Um homem chamado Jeú juntou um exército e matou todas as pessoas da família de Acabe que ele encontrou. [Esconder Jezabel, Jorão e Acazias.] Inclusive Acazias, o filho de Atalia, que estava visitando seu tio Jorão.
Quando a malvada Atalia soube que seu filho estava morto, pensou [fazer uma voz sinistra]: “Agora eu serei a única a mandar no reino de Judá. Nada vai me impedir de ser a pessoa mais poderosa daqui!” Só uma coisa poderia atrapalhá-la. Ela tinha muitos netos que poderiam ser os reis. Então, aquela mulher malvada fez uma coisa horrível: mandou matar todos os seus netos. Foi terrível! [Mostrar o bonequinho no cesto.]Entre eles havia um bebê de apenas  um aninho. [Levantar o indicador, mostrando o número 1.] Será que a malvada rainha teria coragem de matar aquela coisinha fofa? Ela tinha. Mas antes que ela conseguisse isso, a irmã de Acazias, titia do bebê, [colocar Jeozeba ao lado do bercinho e levá-la, junto com o berço, para o templo] conseguiu entrar no palácio, pegar o nenê e levá-lo escondido para a casa dela, lá no templo. Como a rainha má, não gostava de Deus e nunca ia ao templo, não conseguiu descobrir que o bebezinho estava lá. Logo ela esqueceu desse neto e ficou ocupada em ser rainha. [Colocar Atalia no trono.]
A titia e seu esposo, o sacerdote Joiada, cuidaram bem do bebezinho. Eles o ensinaram a amar a Deus e a fazer o que é certo desde pequeninho. Joás foi crescendo, crescendo e se tornou um garotinho. Um dia, o titio Joiada chamou os levitas e seus amigos para uma reunião secreta e contou-lhes que Joás estava vivo e que seria o rei de Judá. Todos concordaram com ele. Ninguém gostava de Atalia, porque ela era falsa e malvada. O povo não via a hora de se livrar dela. Quando ele completou sete anos, [mostrar sete dedos das mãos] seu tio disse aos levitas e aos chefes do povo que o encontrassem no templo. [Colocar Joiada, Joás e outros no templo.] Todos vieram. Joiada trouxe o pequeno Joás e colocou a coroa sobre a sua cabeça. [Colocar a coroa na cabeça de Joás.] O povo ficou feliz e começou a gritar: “Deus salve o rei! Deus salve o rei!”
Quando a rainha viu o povo gritando, foi ao templo para ver o que estava acontecendo.[Colocar Atalia no templo.] Ela viu o pequeno Joás vestido com o manto real e com a coroa em sua cabeça. O povo estava cantando hinos e tocando as trombetas. [Tocar uma canudo de papelão como se fosse uma trombeta.] Ela ficou furiosa e gritou[fazer uma voz irada]: “Traição! Traição!” Será que ela conseguiria fazer alguma coisa contra seu neto? Será que conseguiria impedir o menino de ser rei? Ela bem que queria isso. Mas o que aconteceu foi que os soldados, ao invés de atacarem o garoto, atacaram a ela. E, assim, o pequeno Joás se tornou rei de Judá. [Colocar Joás no trono.]
O titio Joiada combinou com Joás e com o povo que seriam fiéis a Deus e que  não adorariam mais a Baal. O pequeno rei e o povo prometeram que sim. [Amassar o templo de Baal.] Então, eles derrubaram o templo de Baal, quebraram os seus ídolos e acabaram com os profetas e sacerdotes dele. Eles voltaram para o templo de Deus e cantaram louvores ao Senhor. Mas havia um problema muito sério com o templo de Deus. Quando Salomão o construiu, ele era lindo. Mas, agora parecia uma casa abandonada. Todo estragado.  Joás havia aprendido a amar a Deus e a respeitar Seu templo desde pequeno. Ele não gostava de ver o templo naquela situação. Mas ele não tinha dinheiro para fazer a reforma que precisava. Quando cresceu um pouco mais ele teve uma idéia: mandou construir um grande cofre de madeira. Na tampa do cofre fizeram uma abertura onde o povo podia colocar o dinheiro. [Colocar o baú perto do templo. Distribuir as moedas entre as crianças.] O rei pôs o cofre no portão do templo, de um jeito que todos iam lá para adorar pudessem vê-lo. Logo a notícia se espalhou e o povo começou a trazer suas ofertas e colocá-las no cofre. [As crianças devem colocar suas moedas no cofre.] Em pouco tempo ele estava bem cheio e os levitas o esvaziaram para fazer a compra dos materiais. O povo continuou colocando dinheiro no cofre até enchê-lo novamente. Dessa maneira, conseguiram o dinheiro para consertar o templo. Deus ficou muito feliz com o cuidado que Joás teve com Sua casa porque, assim, o povo pode adorar ao Senhor em um lindo lugar outra vez.
Infelizmente, depois que o sacerdote Joiada morreu, Joás começou a ouvir os conselhos de maus amigos, se afastou de Deus e acabou se perdendo. Mais uma vez, ficou provado que as más companhias podem trazer muitas desgraças.

REVISANDO: 
[Colocar as figuras ou faixas com os nomes dos personagens dentro de uma caixa. Pedir a uma criança que feche os olhos e pegue um item da caixa. Fazer uma pergunta a ela sobre o personagem que ela tirou..]

MEMORIZANDO: 
Não digas: 
Não passo de uma criança; 
porque a todos a quem eu te enviar irás; 
e tudo quanto eu te mandar falarás.” 
Jeremias 1:7
 Alguns adultos pensam que Deus não se interessa em usar as crianças em seu trabalho. Algumas crianças acham que só poderão fazer alguma coisa por Jesus quando forem grandes. Quando você for tentado a pensar assim, lembre-se desse verso da Bíblia e faça o seu melhor para Jesus. [Ler o verso na Bíblia. Chamar algumas crianças para segurarem as partes do verso. Recitar o verso inteiro com as crianças por três vezes. Depois, esconder uma parte e recitar o verso novamente, por completo. Esconder mais uma parte e continuar o processo até que todas as partes sejam escondidas.

APLICANDO:
 [Perguntar se há uma criança de sete anos na sala. Dizer:]  Joás era um menino de apenas 7 anos quando começou a reinar. Vocês acham que uma criança de sete anos já tem juízo suficiente para mandar em um país? [Não.] Ele era muito novinho e não tinha experiência. Mas ele tinha amor a Deus e disposição para obedecer. E isso fez toda a diferença. Essa história mostra que se uma criança que teve oportunidade de ouvir a Palavra de Deus e aceitar a Jesus como seu Salvador é porque Deus quer que ela seja salva e ajude a salvar outros. Sabem, crianças, Deus não quer esperar que vocês cresçam e sejam adultos para poder servi-Lo. Ele quer que vocês o sirvam agora mesmo! Joás foi protegido por Deus para poder fazer um grande trabalho para o Senhor. Você é protegido por Deus todos os dias, para que possa fazer um trabalho para o Senhor também.  Que trabalhos uma criança como vocês pode fazer para Deus? [Entregar folhetos, cuidar do templo, alegrar alguém triste, ajudar um necessitado, ajudar a mamãe, etc.] Se vocês fizerem essas coisas com amor, com certeza Deus ficará muito feliz. Só não façam como Joás, que abandonou a Deus quando se tornou um adulto maduro. Permaneçam sempre ao lado do Senhor.

CONTANDO AOS OUTROS:
Opção 1: [Entregar uma cópia da atividade para cada criança e ajudá-las a completá-la.]

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