quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Salmos 33. 6 a 9


          Estes versículos nos revelam a majestade e o poder criador de Deus e nos convidam a refletir sobre a força da Sua Palavra, uma força que não apenas criou o universo, mas que também o sustenta e governa.

"Os céus por sua palavra se fizeram,
 e pelo sopro de sua boca, 
o exército deles.
Ele ajunta as águas do mar como num montão;
 em reservatórios encerra as águas profundas.
Tema ao Senhor toda a terra;
 temam-no todos os moradores do mundo.
Pois ele falou, 
e tudo se fez;
 ele ordenou, 
e tudo passou a existir.
Salmos 33. 6 a 9 
(ARA)

          O poder na criação
          A passagem começa com uma afirmação poderosa: "Os céus por sua palavra se fizeram, e pelo sopro de sua boca, o exército deles." Imagine a cena. Não houve luta, não houve esforço, apenas a Palavra de Deus. Em Gênesis, vemos essa palavra em ação: "Disse Deus: Haja luz." E a luz veio à existência. O salmista reforça essa ideia ao dizer que Deus apenas falou, e o universo, com todos os seus detalhes e complexidades, foi criado. A Palavra de Deus é a fonte de toda a vida e existência.

          O poder na ordem
          O versículo 7 nos mostra que o poder de Deus não se limitou à criação, mas também à organização. "Ele ajunta as águas do mar como num montão; em reservatórios encerra as águas profundas." O mesmo poder que criou também estabeleceu limites e ordem. Pense no vasto e poderoso oceano, contido por praias e profundezas. É o poder da palavra de Deus que mantém essa ordem, garantindo que o caos não prevaleça.

          O poder na autoridade
          Os versículos 8 e 9 concluem com uma chamada à reverência. "Tema ao Senhor toda a terra; temam-no todos os moradores do mundo. Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir." A razão para temermos a Deus não é o medo de uma punição, mas o respeito e a admiração pela Sua Soberania. O Deus que criou e organizou tudo merece nossa adoração e nosso temor. Ele é o Senhor de toda a criação, e Sua autoridade é absoluta. A Palavra que criou os céus e a terra é a mesma que sustenta e governa todas as coisas.

         A Palavra de Deus é muito mais do que um conjunto de textos. É uma força viva e ativa, a mesma que chamou o universo à existência. Como podemos dar mais espaço a essa palavra em nossa vida diária? Como a leitura e a meditação na Bíblia podem nos conectar ao poder criador e sustentador de Deus?
          Afinal, se a Palavra de Deus pode criar o universo, imagine o que ela pode fazer na nossa vida.
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário