SEU AMIGO JESUS O CHAMA PELO NOME
1. QUEBRA-GELO
Mostre uma bala (ou um bombom).
“Imagine que vocês estão no meio de uma multidão e haverá um sorteio para saber quem poderá saborear este bombom que ninguém experimentou antes”.
O líder diz que dentro desta sacola tem o nome completo e idade de cada uma das crianças. (Balance uma sacola com o nome de cada criança da célula)
“Imagine que o nome sorteado seja o seu. O que você faria quando ouvisse falarem o seu nome?” (Tire um papel e leia o nome completo de uma das crianças do grupo).
“Com certeza, você saberia que era você. Você não teria dúvida porque foi chamado o SEU nome e você sabe muito bem qual é o seu nome. Isso seria mais que sorte, seria um privilégio!”
Isso é para mostrar-lhes algo muito importante que vamos compartilhar hoje:
Não existe outro igual a você: você é único. Foi Deus quem fez você, Ele o conhece totalmente, e quando Ele o chama, Ele o chama pelo nome.
Quando você está andando na rua, por exemplo, se você ouve alguém assobiar, você não olha por que você não tem certeza de quem é que a pessoa que assobiou está chamando. Mas se você está andando na rua e ouve alguém chamar o SEU nome, você olha imediatamente, pois você sabe que é com você mesmo. Agora saiba que o seu amigo Jesus não te assobiou, Ele te chamou pelo seu nome!!!
Agora diga que você vai chamar um por um e quando ouvir o seu nome deverá ficar em pé. Viu, você ficou em pé porque você foi chamado pelo seu nome.
(Agora, dê o bombom ou a bala para cada um)
2. PRINCÍPIO BÍBLICO
LÍDER, É MUITO IMPORTANTE QUE ELES SAIBAM QUAL É O PRINCÍPIO QUE VÃO ESTUDAR HOJE!
Melhor ainda é fazer um cartaz com o princípio!
Você é importante para Deus! Você é único!
É importante as crianças e os juvenis saberem não existe nenhuma pessoa igual a eles
3. TEXTO
I Samuel 1:19
(Líder, sendo um texto relativamente grande, leia bastante antes e ao invés de ler para as crianças, conte a história para eles).
4. COMENTÁRIO DO TEXTO
• Hoje nós vamos conhecer uma criança que teve a vida completamente diferente das outras crianças da sua época. Seu nome era Samuel.
• Desde bem pequeno os seus pais o consagraram a Deus. Por isso, ele teria que viver junto do sacerdote, que morava no templo e vivia só para servir a Deus. A primeira vez que Samuel entrou no templo, seus olhinhos ficaram arregalados com tamanha beleza. Havia móveis cobertos de ouro, luzes acesas, tudo parecia muito limpo e organizado. Então, chegou um homem com uma aparência alegre, com um sorriso e logo foram apresentados um para o outro. Era o sacerdote Eli.
• Enquanto os pais de Samuel saíam, para voltar para casa, Eli pegou na mãozinha de Samuel e começou a mostrar tudo o que havia naquele lugar. Eli, de uma maneira amável e paciente, foi explicando que cuidaria de Samuel e ensinaria a ele algo muito precioso: ser um amigo fiel de Deus.
• O tempo foi passando, dia após dia, e Samuel crescia e a sua vida agradava muito a Deus. Com muito prazer ele ajudava a Eli todos os dias nos afazeres do templo.
1ª VEZ: Um dia, Samuel já estava quase dormindo, e ouviu uma voz lhe chamando. Esta voz dizia: Samuel, Samuel! E ele pensou: Quem será? Está me chamando pelo meu nome, só pode ser o sacerdote Eli. Então Samuel se levantou e foi perguntar a Eli se ele o tinha chamado. E ele disse que não, e mandou que voltasse a dormir.
2ª VEZ: Mas novamente, Samuel ouviu aquela voz chamando seu nome: “Samuel, Samuel!” E ele tornou a perguntar se Eli o tinha chamado, mas ele disse que não.
3ª VEZ: Pela terceira vez, quando Samuel deitou-se, ele ouviu: “Samuel, Samuel!” E pela terceira vez ele pensou que fosse Eli. Então Eli entendeu que era a voz de Deus e que, naquele momento, o Senhor não queria falar com o adulto Eli, Ele queria falar com uma criança. Então ele ensinou aquele menino como deveria responder a Deus, dizendo: “Pode falar comigo Senhor, pois estou pronto para te ouvir e fazer o que o Senhor quiser”.
• E aconteceu que Deus confiou em Samuel e contou para seu pequeno servo coisas muito sérias que viriam a acontecer. Naqueles dias, Deus raramente encontrava pessoas com quem pudesse falar, pois havia muito pecado no coração das pessoas.Deus procurou alguém para falar e encontrou uma criança. A única coisa que ele tinha de especial era um coração obediente cujo desejo era agradar a Deus.
6. APLICAÇÃO
1. SAMUEL DECIDIU SERVIR A DEUS. VOCÊ TAMBÉM PODE DECIDIR.
Samuel foi morar no templo não porque ele quis, mas porque sua mãe o levou.
Ele poderia ter sido rebelde e desobedecer, mas ele decidiu servir a Deus naquele lugar, mesmo sendo uma criança.
Depois que Samuel cresceu, se ele quisesse, ele poderia ter voltado para a casa de seus pais, ou ido embora para outro lugar. Mas ele decidiu ficar e servir a Deus. Ele tinha vivido assim desde pequeno, e ele sabia que isso era bom.
Hoje: Deus esperava que você também tome a decisão de servi-lo.Você não deve servir a Deus só porque os seus pais querem, mas sim porque você O ama.
2. DEUS FALOU COM UMA CRIANÇA. ELE TAMBÉM PODE FALAR COM VOCÊ!
Depois que Samuel decidiu isso, algo especial aconteceu. Deus não falava com crianças. Mas Deus falou com Samuel. Naquela época, existiam muitas crianças, mas apenas Samuel pôde ouvir a voz de Deus.
Hoje: Deus também quer falar com você hoje. Se Samuel pôde ouvir a voz de Deus, você também pode. Deus falou com ele porque conhecia o seu coração e sabia que Samuel O amava e estava disposto a obedecê-lo. E você, também está?
3. DEUS CHAMOU SAMUEL PELO NOME. DEUS TAMBÉM TE CHAMA PELO SEU NOME.
Deus não queria falar com qualquer um. Deus queria falar exatamente com Samuel, por isso, Deus o chamou pelo nome.
Imagine um pai que tem oito filhos. Você acha que ele é capaz de saber o nome de todos eles? Claro que sim! Com Deus também acontece assim. O Senhor tem um número incontável de filhos e Ele sabe o nome de todos eles. Não existe ninguém no mundo igual a você, Deus o fez único!
Hoje: Deus te fez, e por isso, Ele te conhece. Sabe de seus problemas e conhece cada uma de suas necessidades, e Ele te ama. Pode ter certeza de que quando Jesus fala com você, Ele sempre menciona o seu nome, porque você é importante para Ele!
(Líder, peça para cada uma das crianças falar seu próprio nome em voz alta, um após o outro. Em seguida diga-lhes:
Deus, hoje, está chamando você pelo seu nome e está dizendo o mesmo que Ele disse a Samuel naquele dia: Ele tem um plano para sua vida.
O mesmo que aconteceu com Samuel vai acontecer com você hoje. Samuel, a partir daquele dia, tornou-se alguém especial.
Deus tem um plano para a sua vida também: se você disser “sim”e permitir, Deus fará de você alguém tão especial como Samuel e usará a sua vida como usou a dele.
(Faça apelo para conversão (receber a Jesus) e depois para consagração (para servir a Deus).
7. COMPARTILHAR
1. Você alguma vez já ouviu a voz de Deus falando com você? Como foi?
2. Você crê que Deus também tem um plano para a sua vida, assim como Ele tinha para Samuel?
3. Você já sabe o que Deus tem para você?
4. Como você gostaria que Deus o usasse? (para pregar, curar, escrever, ensinar...)
Líder: Ore com as crianças abençoando-as e declarando na vida delas que elas serão usadas pelo Senhor na sua obra, mesmo enquanto crianças. Elas vão crescer com essa mentalidade abençoada! Creia nisso!
8. BRINCADEIRA
1. NOME: QUAL É O MEU NOME?
Obs: Se tiver espelho na sala, cubra-o se for possível.
Material: Cartões com o nome das crianças da célula.
Nos cartões, escreva o nome de cada criança.
Com fita crepe, cole um cartão na testa de cada criança, de modo que todos possam ler o nome que está na testa de seu colega, mas não poderá ler o seu.
Todos devem tentar descobrir o nome que está em sua própria testa, fazendo perguntas uns aos outros. Somente se pode responder “sim” ou “não”.
Exemplo: “É menino ou menina? É alto ou baixo? É membro ou é visitante da célula?
Moral da Brincadeira: Deus fez todas as pessoas diferentes umas das outras. Não tem ninguém que tenha exatamente as mesmas características que você tem, você é único! Deus o conhece e o chama pelo seu nome!
2. NOME: AMIGO PRESENTE
Na roda, cada um tem que falar, um de cada vez, seu nome e uma qualidade com a primeira letra do seu nome (Ex. Carla-calma, Amanda-atenciosa, Priscila-paciente, Matheus-maneiro, ...
E depois cada um tem que dizer o seu nome com a qualidade e dizer o nome (também com a qualidade) de outra criança.
9. LANCHE
Faça um lanche bem gostoso!!!
Que tal um cachorro-quente?
MENSAGEM
"Samuel se torna sacerdote"
Quebra gelo: receba as crianças e peça para que cada uma conte algo curioso que aconteceu nessa semana. Exaltação: Cante um cântico com as crianças e leia com elas 1 Samuel 7. 12. Orem pela reunião para que aconteçam milagres. Edificação: Samuel se torna sacerdote (1 Samuel 7) O povo de Israel foi escolhido por Deus para ser seu povo. Para ser considerado povo escolhido por Deus eles deveriam ser obedientes aos mandamentos dele. Acontece que no tempo de Samuel...
"O nascimento de Samuel"
Quebra gelo: Dê as boas vindas para as crianças e conversem sobre o reinicio das aulas. Como foi o primeiro dia de aula, os colegas novos etc. Exaltação: Cantem um cântico conhecido. Pode ser “geração de Samuel”. Leia junto com as crianças 1° Samuel 1. 11. Orem pela reunião da célula. Edificação: O nascimento de Samuel. (1° Samuel 1) Acabamos de falar nas ultimas semanas a respeito dos dez mandamentos. O povo de Israel nem sempre obedeceu a todos eles . PARA O LÍDER: “O seu trabalho não é vão no Senhor”!
Brincadeira: Escultura Humana: Faça duplas com as crianças. Uma criança será o boneco de massa e a outra será o escultor. O escultor começa a modelar o boneco como ele quiser e o boneco tem que ficar na posição que o escultor colocar
Quando terminarem faça um concurso da escultura mais bonita! Depois inverta e a criança que era o boneco será o escultor.
Moral: Se você entregou sua vida a Jesus, você pertence a Ele. Ele vai usá-lo como quiser, mas isso só vai acontecer se você permitir Deus trabalhar em sua vida e conduzi-lo de acordo com a Sua vontade!
RETIRADO DA NET
Nenhum comentário:
Postar um comentário