sábado, 2 de setembro de 2017

BRINCADEIRAS BÍBLICAS PARA A HISTÓRIA DE "SAMUEL"


          

SEU AMIGO JESUS O CHAMA PELO NOME

          1. QUEBRA-GELO
             Mostre uma bala (ou um bombom).
             “Imagine que vocês estão no meio de uma multidão e haverá um sorteio para saber quem poderá saborear este bombom que ninguém experimentou antes”.
             O líder diz que dentro desta sacola tem o nome completo e idade de cada uma das crianças. (Balance uma sacola com o nome de cada criança da célula)
             “Imagine que o nome sorteado seja o seu. O que você faria quando ouvisse falarem o seu nome?” (Tire um papel e leia o nome completo de uma das crianças do grupo).
             “Com certeza, você saberia que era você. Você não teria dúvida porque foi chamado o SEU nome e você sabe muito bem qual é o seu nome. Isso seria mais que sorte, seria um privilégio!”
             Isso é para mostrar-lhes algo muito importante que vamos compartilhar hoje:
             Não existe outro igual a você: você é único. Foi Deus quem fez você, Ele o conhece totalmente, e quando Ele o chama, Ele o chama pelo nome.
             Quando você está andando na rua, por exemplo, se você ouve alguém assobiar, você não olha por que você não tem certeza de quem é que a pessoa que assobiou está chamando. Mas se você está andando na rua e ouve alguém chamar o SEU nome, você olha imediatamente, pois você sabe que é com você mesmo.    Agora saiba que o seu amigo Jesus não te assobiou, Ele te chamou pelo seu nome!!!
             Agora diga que você vai chamar um por um e quando ouvir o seu nome deverá ficar em pé. Viu, você ficou em pé porque você foi chamado pelo seu nome.
             (Agora, dê o bombom ou a bala para cada um)

          2. PRINCÍPIO BÍBLICO
             LÍDER, É MUITO IMPORTANTE QUE ELES SAIBAM QUAL É O PRINCÍPIO QUE VÃO ESTUDAR HOJE!
             Melhor ainda é fazer um cartaz com o princípio!
             Você é importante para Deus! Você é único!
             É importante as crianças e os juvenis saberem não existe nenhuma pessoa igual a eles

          3. TEXTO
             I Samuel 1:19
             (Líder, sendo um texto relativamente grande, leia bastante antes e ao invés de ler para as crianças, conte a história para eles).

          4. COMENTÁRIO DO TEXTO
            
             • Hoje nós vamos conhecer uma criança que teve a vida completamente diferente das outras crianças da sua época. Seu nome era Samuel.
            
             • Desde bem pequeno os seus pais o consagraram a Deus. Por isso, ele teria que viver junto do sacerdote, que morava no templo e vivia só para servir a Deus. A primeira vez que Samuel entrou no templo, seus olhinhos ficaram arregalados com tamanha beleza. Havia móveis cobertos de ouro, luzes acesas, tudo parecia muito limpo e organizado. Então, chegou um homem com uma aparência alegre, com um sorriso e logo foram apresentados um para o outro. Era o sacerdote Eli.
           
             • Enquanto os pais de Samuel saíam, para voltar para casa, Eli pegou na mãozinha de Samuel e começou a mostrar tudo o que havia naquele lugar. Eli, de uma maneira amável e paciente, foi explicando que cuidaria de Samuel e ensinaria a ele algo muito precioso: ser um amigo fiel de Deus.
           
             • O tempo foi passando, dia após dia, e Samuel crescia e a sua vida agradava muito a Deus. Com muito prazer ele ajudava a Eli todos os dias nos afazeres do templo.
               1ª VEZ: Um dia, Samuel já estava quase dormindo, e ouviu uma voz lhe chamando. Esta voz dizia: Samuel, Samuel! E ele pensou: Quem será? Está me chamando pelo meu nome, só pode ser o sacerdote Eli. Então Samuel se levantou e foi perguntar a Eli se ele o tinha chamado. E ele disse que não, e mandou que voltasse a dormir.
               2ª VEZ: Mas novamente, Samuel ouviu aquela voz chamando seu nome: “Samuel, Samuel!” E ele tornou a perguntar se Eli o tinha chamado, mas ele disse que não.
               3ª VEZ: Pela terceira vez, quando Samuel deitou-se, ele ouviu: “Samuel, Samuel!” E pela terceira vez ele pensou que fosse Eli. Então Eli entendeu que era a voz de Deus e que, naquele momento, o Senhor não queria falar com o adulto Eli, Ele queria falar com uma criança. Então ele ensinou aquele menino como deveria responder a Deus, dizendo: “Pode falar comigo Senhor, pois estou pronto para te ouvir e fazer o que o Senhor quiser”.
           
             • E aconteceu que Deus confiou em Samuel e contou para seu pequeno servo coisas muito sérias que viriam a acontecer. Naqueles dias, Deus raramente encontrava pessoas com quem pudesse falar, pois havia muito pecado no coração das pessoas.Deus procurou alguém para falar e encontrou uma criança. A única coisa que ele tinha de especial era um coração obediente cujo desejo era agradar a Deus.

          6. APLICAÇÃO
             1. SAMUEL  DECIDIU SERVIR A DEUS. VOCÊ TAMBÉM PODE DECIDIR.
Samuel foi morar no templo não porque ele quis, mas porque sua mãe  o levou.
Ele poderia ter  sido rebelde e desobedecer,  mas ele decidiu servir a Deus naquele lugar, mesmo sendo uma criança.
Depois que Samuel cresceu, se ele quisesse, ele poderia ter voltado para a casa de seus pais, ou  ido embora para outro lugar. Mas  ele decidiu ficar e servir a Deus. Ele tinha vivido assim desde pequeno, e ele sabia que isso era bom.
Hoje:  Deus esperava que você também tome a decisão de servi-lo.Você não deve servir a Deus só porque os seus pais querem,  mas sim  porque você O ama.
            2. DEUS FALOU COM UMA CRIANÇA. ELE TAMBÉM PODE FALAR COM VOCÊ!
               Depois que Samuel decidiu isso, algo especial aconteceu. Deus não falava com crianças. Mas Deus falou com Samuel. Naquela época, existiam muitas crianças, mas apenas Samuel pôde ouvir a voz de Deus.
               Hoje: Deus também quer falar com você hoje. Se Samuel pôde ouvir a voz de Deus, você também pode. Deus falou com ele porque conhecia o seu coração e sabia que Samuel O amava e estava disposto a obedecê-lo. E você, também está?
             3. DEUS CHAMOU SAMUEL PELO NOME. DEUS TAMBÉM TE CHAMA PELO SEU NOME.
                Deus não queria falar com qualquer um. Deus queria falar exatamente com Samuel, por isso, Deus o chamou pelo nome.
                Imagine um pai que tem oito filhos. Você acha que ele é capaz de saber o nome de todos eles? Claro que sim! Com Deus também acontece assim. O Senhor tem um número incontável de filhos e Ele sabe o nome de todos eles. Não existe ninguém no mundo igual a você, Deus o fez único!
                Hoje: Deus te fez, e por isso, Ele te conhece. Sabe de seus problemas e conhece cada uma de suas necessidades, e Ele te ama. Pode ter certeza de que quando Jesus fala com você, Ele sempre menciona o seu nome, porque você é importante para Ele!

          (Líder, peça para cada uma das crianças falar seu próprio nome em voz alta, um após o outro. Em seguida diga-lhes:
          Deus, hoje, está chamando você pelo seu nome e está dizendo o mesmo que Ele disse a Samuel naquele dia: Ele tem um plano para sua vida.
          O mesmo que aconteceu com Samuel vai acontecer com você hoje.               Samuel, a partir daquele dia, tornou-se alguém especial.
          Deus tem um plano para a sua vida também: se você disser “sim”e permitir, Deus fará de você alguém tão especial como Samuel e usará a sua vida como usou a dele.

          (Faça apelo para conversão (receber a Jesus) e depois para consagração (para servir a Deus).

          7. COMPARTILHAR
             1. Você alguma vez já ouviu a voz de Deus falando com você? Como foi?
             2. Você crê que Deus também tem um plano para a sua vida, assim como Ele tinha para Samuel?
             3. Você já sabe o que Deus tem para você?
             4. Como você gostaria que Deus o usasse? (para pregar, curar, escrever, ensinar...)

          Líder: Ore com as crianças abençoando-as e declarando na vida delas que elas serão usadas pelo Senhor na sua obra, mesmo enquanto crianças. Elas vão crescer com essa mentalidade abençoada! Creia nisso!

          8. BRINCADEIRA
             1. NOME: QUAL É O MEU NOME?
                Obs: Se tiver espelho na sala, cubra-o se for possível.
                Material: Cartões com o nome das crianças da célula.
                Nos cartões, escreva o nome de cada criança.
                Com fita crepe, cole um cartão na testa de cada criança, de modo que todos possam ler o nome que está na testa de seu colega, mas não poderá ler o seu.
                Todos devem tentar descobrir o nome que está em sua própria testa, fazendo perguntas uns aos outros. Somente se pode responder “sim” ou   “não”.
                Exemplo: “É menino ou menina? É alto ou baixo? É membro ou é visitante da célula?
                Moral da Brincadeira: Deus fez todas as pessoas diferentes umas das outras. Não tem ninguém que tenha exatamente as mesmas características que você tem, você é único! Deus o conhece e o chama pelo seu nome!
             2. NOME: AMIGO PRESENTE
                Na roda, cada um tem que falar, um de cada vez, seu nome e uma qualidade com a primeira letra do seu nome (Ex. Carla-calma, Amanda-atenciosa, Priscila-paciente, Matheus-maneiro, ...
E depois cada um tem que dizer o seu nome com a qualidade e dizer o nome (também com a qualidade) de outra criança. 

          9. LANCHE
             Faça um lanche bem gostoso!!!
             Que tal um cachorro-quente?

          MENSAGEM  

          "Samuel se torna sacerdote"

          Quebra gelo: receba as crianças e peça para que cada uma conte algo curioso que aconteceu nessa semana.    Exaltação: Cante um cântico com as crianças e leia com elas 1 Samuel 7. 12. Orem pela reunião para que aconteçam milagres.    Edificação: Samuel se torna sacerdote (1 Samuel 7)    O povo de Israel foi escolhido por Deus para ser seu povo. Para ser considerado povo escolhido por Deus eles deveriam ser obedientes aos mandamentos dele. Acontece que no tempo de Samuel...


          "O nascimento de Samuel"

          Quebra gelo: Dê as boas vindas para as crianças e conversem sobre o reinicio das aulas. Como foi o primeiro dia de aula, os colegas novos etc.   Exaltação: Cantem um cântico conhecido. Pode ser “geração de Samuel”. Leia junto com as crianças 1° Samuel 1. 11. Orem pela reunião da célula.    Edificação: O nascimento de Samuel. (1° Samuel 1)    Acabamos de falar nas ultimas semanas a respeito dos dez mandamentos. O povo de Israel nem sempre obedeceu a todos eles . PARA O LÍDER: “O seu trabalho não é vão no Senhor”!

          Brincadeira: Escultura Humana: Faça duplas com as crianças. Uma criança será o boneco de massa e a outra será o escultor. O escultor começa a modelar o boneco como ele quiser e o boneco tem que ficar na posição que o escultor colocar
         Quando terminarem faça um concurso da escultura mais bonita!                Depois inverta e a criança que era o boneco será o escultor.
         Moral: Se você entregou sua vida a Jesus, você pertence a Ele. Ele vai usá-lo como quiser, mas isso só vai acontecer se você permitir Deus trabalhar em sua vida e conduzi-lo de acordo com a Sua vontade!

RETIRADO DA NET


* PARTE 5 - "Um coração agradecido"

(PARTE 5) 12 Verdades Que Precisamos Saber Sobre A Oração Por Markus DaSilva, Th.D.

          Por Markus DaSilva, Th.D.
          É muito difícil para nós, simples mortais, entender os sentimentos do Criador. Esta é uma dificuldade teológica: como pode Deus estar sujeito àquilo que ele mesmo criou? Pode Deus realmente experimentar o que chamamos de sentimentos? Pode o Senhor de fato ter raiva, curiosidade, ciúme, tristeza, alegria ou prazer naquilo que nós, pequenas e falhas criaturas, fazemos ou deixamos de fazer? Muitos teólogos acham que não, e atribuem expressões de sentimentos divinos nas escrituras à simplificação linguística, ou antropomorfismo, como normalmente é conhecido. Como esta série é sobre a oração, não é necessário que eu me aprofunde neste assunto, mas quero apenas explorar um sentimento que tem muito a ver com oração e que parece bem claro na Palavra: Deus tem prazer no filho agradecido.
          VERDADE NÚMERO 5 
          "Um coração agradecido"
          O livro de Salmos, poderia muito bem ser chamado de “o livro de ação de graças”, devido ao grande número de versos onde os salmistas expressam em linguagem poética o quão agradecidos devemos ser a Deus. “Dai graças ao Senhor…” é o tema comum deste livro. Davi, em particular, frequentemente inseriu nos seus cânticos profundas expressões de agradecimento ao nosso Criador e mantenedor:
 “O Senhor é bom para todos; 
a sua compaixão inclui todas as suas criaturas.
 Deem-te graças todas as tuas criaturas, 
Senhor!” 
Salmo 145:9-10
“Devemos ter em mente que Deus não só quer que reconheçamos que tudo o que temos vem dele, como também não admite que passemos para outro a sua glória.”
          Uma grande arma usada pelos guerreiros de oração é manter um coração agradecido. Muito progresso ocorre quando nos aproximamos do Senhor dando-lhe glórias. Isso porque agradecimento tem a ver com crédito; tem a ver com o reconhecer de onde vem as coisas boas que recebemos, ou seja, qual é a nossa fonte. Devemos ter em mente que Deus não só quer que reconheçamos que tudo o que temos vem dele, como também não admite que passemos para outro a sua glória: “Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei” (Isaías 42:8). Sendo assim, é um grande erro atribuirmos as nossas bênçãos aos instrumentos usados por Deus e não a Deus em si. Conforme já mencionei na segunda parte desta série, independentemente do método usado, tudo de bom provêm de Deus (Salmo 47:7-9).
          Sem a menor dúvida, Deus se agrada de um coração agradecido. Quando caminhava com os seus discípulos na divisa da Galileia com Samaria, Jesus curou dez leprosos, mas de uma forma diferente. O Senhor ordenou que se dirigissem ao templo e que no caminho seriam curados. Podemos imaginar a mistura de alegria e temor entre eles ao sentir a terrível enfermidade saindo do corpo à medida que se aproximavam da cidade. Um deles, movido por um coração transbordando de felicidade, resolveu corajosamente voltar a Jesus para agradecê-lo. Ao encontrá-lo, o homem se lançou aos seus pés, dando-lhe graças. Note aqui algo incrível. Jesus não o repreendeu por ter voltado, nem permitiu que a lepra retornasse ao seu corpo, mas sim expressou o prazer em ver alguém agradecendo ao Pai: “Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou” (Lucas 17:11-19).
          Queridos, à medida que seguem caminhando nesta vida rumo à sua morada com Deus, vocês têm reconhecido de onde vem todas as coisas boas que recebem? (Tiago 1:17). Vocês têm frequentemente voltado e se lançado os pés de Jesus dando-lhe glórias? Vocês têm recusado a dar crédito a qualquer ser, senão ao Senhor? Espero que sim, pois é inconcebível querermos crescer e nos tornarmos grandes homens e mulheres de fé se não desenvolvermos um coração repleto de agradecimento: 
“Perseverai em oração, 
sempre alertas, 
e sejam agradecidos” 
Colossenses 4:2
 Espero te ver no céu.
  1.  Deus já está respondendo.
  2.  Existe um processo em andamento.
  3.  Esperar não é o mesmo que “não fazer nada”.
  4.  Quando ignoramos a resposta.
  5.  Um coração agradecido. (Este Texto)
  6.  Um coração humilde.
  7.  Fé vem pelo ouvir.
  8.  As ferramentas.
  9.  Orando contra principados e potestades.
  10.  O poder da persistência.
  11.  A intimidade.
  12.  O grande plano.
de http://br.markusdasilva.org


* "O APÓSTOLO TIAGO"


“Vendo isto os discípulos Tiago e João,
 disseram: 
Senhor, 
queres que mandemos descer fogo do céu
 para os consumir?” 
Lucas 9:54

          Tiago (gr. IakwboV, Iákobos, do heb. Iahkhob, Jacó). Filho de Zebedeu e Salomé, irmã da mãe de Jesus (Mc 15:40; Mc, 16:1; Jo 19:25); portanto, primo de Jesus, que o chamou juntamente com seu irmão João, o amado, quando ambos estavam no barco de pesca com o pai, consertando as redes (Mt 4:21; Mc 1:19).
          Possivelmente tinha certa posição, pois seu pai tinha empregados em seu ramo de trabalho, a pesca (Mc 1:20). Deixando seu pai com os “jornaleiros” (diaristas), seguiu a Jesus com seu irmão, aos quais o Senhor chamou de BoanhrgeV, Boanerges, que quer dizer “filhos do trovão” (Mc 3:17).
          Esteve na sinagoga de Capernaum (Cafarnaum), num sábado, ouviu os ensinos do Mestre, maravilhando-se da sua doutrina, presenciando a expulsão do espírito imundo de certo homem por Jesus (Mc 1:21-28). Esteve na casa de Pedro, quando da cura de sua sogra (Mc 1:29-30). Sua mãe pediu que ele e seu irmão pudessem assentar com Jesus no seu trono (Mt 20:20-28).

"Dá-me, Senhor, o privilégio
de entrar para a história
assentando-me ao lado teu
à tua direita na glória
“Não sabes que pedes Tiago
pesada e terrível taça
O cálice é muito amargo
é vida que se espedaça
É trigo moído ao pó
é uva tornada em vinho
Trilhada sem ter nem dó
é pássaro só, sem ninho…
Tu queres passar por isso:
a cruz, solidão, vergonha?
Tu queres seguir a Cristo?
Desprezo, desdém, peçonha?
Tiago, menino mimado,
Boanerges, meu filho querido
É a espada de Herodes teu fado
Primeiro entre tantos feridos.”

(Guilherme Kerr Neto)

          Perguntou, com seu irmão João ao Mestre Jesus se queria que ordenassem que descesse fogo do céu para consumir os samaritanos, que não receberam Jesus (Lc 9:54).
          Testemunhou privilegiadamente a ressurreição da filha de Jairo (Mc 5:37); a agonia do Getsêmani (Mt 26:37); a transfiguração (Mt 17:1) e a pesca miraculosa (Lc 5:10). Após a ressurreição de Cristo, encontra-se junto ao Tiberíades (Mar da Galiléia) com “…Simão Pedro e Tomé, chamado Dídimo, e Natanael…e outros dois dos seus discípulos.” (Jo 21:2).
          Tiago e seu irmão são identificados com “os filhos de Zebedeu” nesta passagem . Ali o Senhor ressurreto se manifesta a estes. Encontra-se no cenáculo perseverando em oração e súplicas, junto com os outros (At 1:13). Morre à espada por ordem de Herodes Agripa I, que “…estendeu suas mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar…” (At 12:1,2), o que teria ocorrido possivelmente em 42 d.C.

de www.universidadedabiblia.com.br