sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

"A Paz!!!"

de Betty Jane Grams


"A Paz"

Joquebede - a mulher agraciada
Números 26: 5;
Êxodo 2: 1 a 11 e 1: 15

          Vivemos na época do comprimido cor-de-rosa, verde, roxo, amarelo, grande, pequeno.
        "O Fruto do Espírito é Paz". Porque permitimos que os problemas e as pressões nos privem da paz? Esse fruto natural do Espírito - a paz - começa a despontar assim que conhecemos Cristo como Salvador. Romanos 5: 1 diz: 
"Tendo sido,
 pois,
 justificados pela fé,
 temos paz com Deus,
 por nosso Senhor Jesus Cristo."

          Nossa consciência foi purificada. Começamos o crescimento cristão numa atmosfera de paz. 


Paz com Deus ou de Deus

          O texto de Romanos 5: 1 diz que temos paz com Deus. Essa é a paz resultante da nossa reconciliação com o Pi mediante Cristo. Depois, há outra paz, a paz de Deus, que, como fruto, cresce em nossa vida. Infelizmente, muitos cristãos tem paz com Deus, mas não tem a paz de Deus florescendo em sua vida.
          Quando Jesus estava no barco durante a tempestade, deitou-se e adormeceu ( Marcos 4: 35 a 41 ). Ele é o Autor da Paz, da paz interior e da paz entre os elementos da natureza. Os discípulos aceitaram a paz com Deus, mas evidentemente, não tinham a paz de Deus, pois se preocuparam a noite toda. Finalmente, com medo, recorreram ao Mestre, para que os salvasse. O medo havia lhes destruído a paz.
          Jesus é a nossa paz. Diz ele:

    "Eu estarei sempre com vocês."
                Marcos 28: 20

          O que Deus disse sobre a paz:

1) A fonte da paz:

   "'Deixo-lhes a paz' " João 14: 27, não o tipo de paz que o mundo dá, mas a profunda e permanente paz que não depende das circunstâncias.
    "'Sujeite-se a Deus, fique em paz com ele...' " Jó 22: 21. Nossa paz decorre de fato de conhecermos Jesus, o Príncipe da Paz.

2) A qualidade da paz que vem de Deus:

   "E a paz de Deus, 
que excede todo entendimento, 
guardará o coração
 e a mente de vocês em Cristo Jesus." 
Filipenses 4: 7

          Esta é uma promessa de duplo efeito: a força de sua paz guardará nosso coração e nossa mente; nossas emoções e nossos pensamentos.

3) Guardados na paz de Deus:

  "Tu,
 Senhor, 
guardarás em perfeita paz
 aquele cujo propósito está firme, 
porque em ti confia."  Isaías 26: 3  

   "Lancem sobre ele toda a vossa ansiedade, 
porque ele tem cuidado de vocês."
I Pedro 5: 7 

   "Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, 
visto que vocês foram chamados para viver em paz,
 como membros de um só corpo." 
Colossenses 3: 15 

          Temos participação voluntária na manutenção da paz de Deus.

4) Crescimento na paz: 

  "...busque a paz com perseverança." (I Pedro 3: 11 ). Há descanso providenciado por Deus para seus filhos. Devemos entrar nesse descanso. É uma dimensão mais elevada; é a calma no centro da tempestade (Hebreus 4: 1 a 11 ).

 "...irmãos, 
tudo o que for verdadeiro, 
tudo o que for nobre, 
tudo o que for correto [...].
 Ponham em prática [...] 
E o Deus da paz estará com vocês." 
Filipenses 4: 8 e 9 

5) Consequências da paz de Deus:

  "... você seguirá o seu caminho em segurança, 
e não tropeçará [...]
 pois o Senhor será a sua segurança." 
Provérbios 3: 23 a 26 

 "Em paz me deito 
e logo adormeço, 
pois só Tu ,
 Senhor, 
me fazes viver em segurança." 
Salmo 4: 8 

          Lembre-se de que o amor é a parte central do fruto, mas, se não existir paz, nenhum fruto pode crescer. Se houver inveja, ciúmes, conflito de interesses e facções, o desenvolvimento será interrompido. Se houver sentimento de competição, nossa paz será retirada.
   

O que é Paz?

          A paz não é apenas ausência de guerra e de medo. Paz é a tranquilidade de espírito. É a consciência serena diante de Deus, a certeza de que temos uma relação correta com ele. Diz I João 4: 18: 

"No amor não há medo; 
pelo contrário
o perfeito amor expulsa o medo..."

          O medo priva-nos da paz, e a falta de paz acarreta preocupação e ansiedade.
          O medo promove desintegração da personalidade humana. Milhares de pessoas destroem a própria vida por causa da ansiedade, do medo e da preocupação. Acredita-se, entretanto, que 92% dos males que tememos jamais ocorrerão. Que loucos somos por viver temendo o amanhã! Não nos devemos esquecer de que Deus temem suas mãos todos os nossos amanhãs.
          No capítulo que trata da alegria fizemos menção das enfermidades induzidas pelas emoções. Muitas vezes o medo é a causa do desequilíbrio emocional. O medo gera úlceras e problemas cardíacos, atingindo nosso bem estar físico, espiritual e social. Busquemos, portanto, o antídoto que Deus nos dá com sua paz, o fruto do Espírito.
          Estas são algumas manifestações do medo: ansiedade, preocupação, suspeita, dúvidas, indecisão, hesitação, timidez, covardia, inferioridade, tensão, solidão e agressão.


Onde necessitamos de Paz?

          Necessitamos de paz na relação com o nosso marido, com nossos filhos, na escola, no trabalho, na mente e  com os que se relacionam conosco. A paz vem de Deus, mas cabe a nós receber e conservá-la.
          Se houver ciúme, inveja, amargura e discórdias, a paz não poderá brotar. Se somos recriminadoras e rabugentas, existe guerra dentro de nós. Podemos até ter alcançado paz com Deus, mas não estamos mantendo a paz de Deus em nossa vida.
          A conversa à mesa enquanto toda a família está reunida é muito importante para nosso bem-estar físico. Alguns pais, todavia, usam a hora das refeições para censurar e corrigir os filhos. O ambiente gerado por essa atitude causa problemas digestivos e desequilíbrio físico. Também pode produzir um ambiente de medo que deixa cicatrizes por toda vida. 


A Responsabilidade é Nossa

          Isaías 26: 2 atribui a maior parte da responsabilidade por nossa paz a nós mesmos:

"Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz 
aquele cujo propósito está firme,
porque em ti confia."

          Devemos manter a mente fixa em Deus, para que os nossos pensamentos sejam iguais aos pensamentos dele.

"E a paz de Deus,
que excede todo o entendimento,
guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus."
Filipenses 4: 7

          Temos aqui uma promessa dupla. A paz de Deus é tão grande que está além da nossa compreensão. Ela guardará nosso coração (isto é, as emoções), nossos nervos (a parte perceptiva) e nossa mente (o modo de pensar; a capacidade de raciocinar; nossa parte inteligente).
           O versículo 8 menciona o que devemos pensar:

"Finalmente,
 irmãos,
tudo o que for verdadeiro,
tudo o que for nobre,
tudo o que for correto,
tudo o que for puro,
tudo o que for amável,
tudo o que for de boa fama,
se houver algo excelente ou digno de louvor,
pensem nestas coisas."
"Que a paz de Cristo 
seja o juiz em seu coração"
Colossenses 3: 15

          Aqui há um segredo para as mulheres. Muitos de nossos problemas surgem pelo fato de não deixarmos que a paz de Deus encha nossa vida e tome conta de nós, a ponto de abençoar outras pessoas.
          Qualquer coisa que ameace a paz de nossa casa deve ser cortada ou eliminada. Talvez essa coisa seja um pensamento, algo que já se tenha transformado em vício. Pode até ser o hábito de ir à igreja antes de dispensar o devido cuidado ao lar e à família. 


Se... Se... Se...

          Essas preocupações criam ao seu redor uma atmosfera tempestuosa. Não devemos esquecer que somos responsáveis pela presença ou ausência de paz no nosso lar. Esse é o fruto do Espírito em ação.


Aprender a "Lançar"

       I Pedro 5: 7 não diz que os cristãos jamais terão problemas. Podemos ter problemas, sofrer pressões, experimentar contratempos e desapontamentos, mas a maneira que o enfrentamos mostra se temos paz: "Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês." "Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, diz Colossenses 3: 15. Concentre o pensamento em Deus. Expulse o que for negativo.

Se eu lançar todo cuidado sobre ele,
Seu poder guardador meu sempre será.
Se o fardo da vida estiver muito pesado,
Meu coração feliz assim mesmo poderá cantar.
Se os temores vierem me assaltar, não temerei:
Dentro de mim sua paz  sempre estará;

          Lemos em Hebreus 4: 9 a 11 que há um nível garantido de paz e descanso disponível ao povo de Deus. Veja: "...esforcemo-nos por entrar nesse descanso". Podemos viver num plano superior ao daqueles que não conhecem Cristo. Podemos entrar num lugar de paz e descanso, onde o meio ambiente e as circunstâncias não nos expulsam. Os cientistas estão descobrindo novas leis; nós também necessitamos descobrir as leis de Deus para o nosso bem estar.


Você é quem faz sua prisão 

          José tinha apenas 17 anos quando uma mulher leviana levantou uma calúnia sobre ele. Ele sabia que tinha que viver com sua consciência e com  seu Deus. José passou 13 anos, quase metade de sua juventude, na prisão, mas elevou-se acima das circunstâncias. Ele estava na prisão, mas a prisão não estava nele!


Em Perigo

          A que lugar se vai aonde não haja medo. Aonde quer que vá, levará consigo seus "temores".


Sozinha

          "Eu estava sentindo medo, sim, muito medo, mas de repente um manto de paz envolveu-me. Agora estou sozinha, mas sinto muita paz."

"Então você seguirá o seu caminho em segurança, 
e não tropeçará;
Quando se deitar,
não terá medo, 
e o seu sono será tranquilo.
Não terá medo da calamidade repentina
nem da ruína que atinge os ímpios,
pois o Senhor será a sua segurança..."
Provérbios 3: 23 a 26

Oh! que paz Jesus me dá!
Paz que outrora não senti!
Cada vez sou mais feliz,
Desde que o conheci!


Como enfrentar

          Joquebede, ela teve a preocupante suspeita de estar grávida de novo. "Exatamente como eu temia... E se for um menino? E aquele terrível decreto? Como enfrentar essa situação?
          Ela deve ter passado nove meses de angústia, mas quando viu o bebê reconheceu que se tratava de uma criança especial. Deus havia planejado aquele nascimento a fim de realizar um grande obra. "Ó Deus, intervenha de modo que eu possa criá-lo, não permita que ele seja morto".
          Escondeu o menino durante três meses. Os soldados revistavam as casas dos hebreus para matar os meninos, mas não o encontraram. Onde ela teria escondido a criança?
          Com três meses percebeu que não podia mais escondê-lo. Teceu um cesto com juncos. Beijou seu filhinho, orou por ele e o colocou no cesto, e o deixou no rio, vigiado por Miriã, sua irmã. Como pôde?
          A verdade é que a paz de Deus reinava na mente e no coração de Joquebede. Ela havia fixado o pensamento no Senhor, certa de ele estava no controle. Era uma mulher cheia de graça.
          Deus foi fiel. O menino havia esperado o momento certo para chorar. Teria sido coincidência?. Não, Deus dirige os menores detalhes da nossa vida.
          Joquebede encontrou o filho nos braços da princesa.

 "Então lhe disse a filha de Faraó:
 Leva este menino, 
e cria-mo; 
eu te darei teu salário.
 E a mulher tomou o menino, 
e criou-o.
E,
quando o menino já era grande, 
ela o trouxe à filha de Faraó,
 a qual o adotou; 
e chamou-lhe Moisés, 
e disse: 
Porque das águas o tenho tirado."
Êxodo 2: 9 e 10

          A paz de Deus que excede todo entendimento, inundou o coração de Joquebede.
          Joquebede criou o próprio filho. Joquebede transmitiu-lhe fé em Deus. Transmitiu a paz de sua vida para o filho em tamanha medida que a Bíblia diz que Moisés foi o homem mais manso da face da Terra. Essa mansidão e paz começaram no berço.
          Moisés é considerado o autor do Pentateuco, os cinco primeiros livros da Bíblia, e também do Salmo 90, que reflete a paz e a segurança que reinavam em seu ser:

  "SENHOR,
 tu tens sido o nosso refúgio,
 de geração em geração.

Antes que os montes nascessem,
 ou que tu formasses a terra e o mundo,
 mesmo de eternidade a eternidade, 
tu és Deus.
Ensina-nos a contar os nossos dias, 
de tal maneira que alcancemos corações sábios."
Salmo 90: 1, 2 e 12
          Que teria acontecido se Miriã tivesse reclamado. Miriã, porém, aprendera a obedecer e a assumir responsabilidades ao lado de Joquebede. De que forma podemos cultivar nos filhos o senso de responsabilidade, se nunca lhes confiamos tarefas que os levem a sentir-se úteis? 
          Quem é responsável pela obediência de uma criança? Quanto você espera de seu filho?
          Miriã foi um fator importante na vida e na salvação de Moisés, mas foi Joquebede que transmitiu paz e confiança aos três filhos. Que mulher extraordinária! Seu filho mais velho veio a ser o primeiro sumo sacerdote da nação; Miriã, a primeira profetisa e a que dirigia o canto nas horas de desalento; Moisés, o líder, o legislador e o guia da nação hebraica. Uma mulher serviu-se de paz de Deus, e sua vida influenciou o mundo todo por intermédio dos três filhos.
          O verdadeiro caráter vem á tona nos momentos de crise. Somente a mulher que tem paz interior pode ter clareza de pensamento.

 
Psi,Psiu, Silêncio!

"Certamente que me tenho portado
 e sossegado como uma criança desmamada de sua mãe; 
a minha alma está como uma criança desmamada."
Salmo 131: 2

Acalme-se, minha alma.
Paz, paz, maravilhosa paz
É aquela que vem do Senhor.
Eu lhe peço que inunde para sempre o eu ser
Em suas ondas de insondável amor.

          Quando nos acalmamos, trazemos paz, descanso e tranquilidade àqueles que nos cercam. Tiago 3. 18 afirma que o fruto da justiça  se semeia em paz. Se quisermos crescer e produzir fruto, necessitamos de paz interior.









Nenhum comentário:

Postar um comentário