quarta-feira, 11 de julho de 2018

* "Como tudo começou"





Deus falou...

"No princípio, 
criou Deus o céu e a terra."
Gênesis 1: 1

          A criança aprende logo cedo na escola várias teorias sobre a criação e, por esta causa, ela precisa estar bem firmada no que Deus diz a Palavra de Deus.
          Deus fez todas as coisas pela Sua Palavra. 


Um lindo jardim

"Tudo que Deus criou é bom."
I Timóteo 4: 4

          Desde o início da Bíblia, a doutrina da Trindade (um único Deus, em três pessoas): o Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo, se apresenta de uma forma clara. "Deus disse: Façamos o homem..." (Gênesis 1: 26); este versículo está no plural.
          O Deus Filho, Jesus Cristo, estava no princípio, na criação, participando de tudo que estava sendo feito (João 1: 3).
          O Deus Espírito Santo também estava lá. Gênesis 1: 2 diz que Ele pairava por sobre as águas.
          Sendo assim, o único Deus em três pessoas: Pai, Jesus e Espírito Santo estava na criação do homem.


A primeira bronca...

"Aquele que não conheceu pecado,
ele o fez pecado por nós."
II Coríntios 5: 21

          "Por meio de um só homem entrou o pecado no mundo..." (Romanos 5: 12). A desobediência de Adão gerou o pecado em todo o mundo, e o pecado gera a morte, sendo necessário aceitar o sacrifício que Jesus fez na cruz para estarmos livres da condenação (morte eterna - inferno). Uma vez feito isto, temos a vida eterna, e este presente não perdemos. Depois que aceitamos a Cristo como Salvador, não temos a condenação do pecado, mas ainda temos a natureza pecaminosa; por isso, precisamos orar e ler a Bíblia para termos vitória sobre o pecado ( Satanás ); é necessário vigiar...
          
 

As primeiras crianças

"Sem derramamento de sangue,
não há remissão."
Hebreus 9: 22b

          No Antigo Testamento, Jesus não tinha vindo ao mundo como sacrifício pelo pecado; por isso, era necessário, para obter o perdão, sacrificar um cordeiro, como se transferindo a culpa pelo pecado ao cordeiro, que morreria no lugar do pecador.
          Hoje, isto não é mais necessário, pois Jesus veio ao mundo, como Cordeiro de Deus que tira os nossos pecados (João 1: 29). Morreu na cruz e derramou sangue, para que todo aquele que O aceitar tenha a vida eterna. Aleluia!



O homem que não morreu

"A fim de viverdes de modo digno do Senhor,
para o seu inteiro agrado."
 Colossenses 1: 10

          Na época da criação, as pessoas viviam centenas de anos. Alguns estudiosos acreditam que quando a terra foi criada havia uma camada entre a terra e o sol que fazia uma espécie de estufa, com uma temperatura perfeita e um clima saudável, não existindo tantos micróbios e doenças, como hoje em dia.


Puxa! Que barco grande!

"Assim fez Noé, 
consoante a tudo o que Deus lhe ordenara."
Gênesis 6: 22

          Antes do dilúvio, não havia chovido (Gênesis 2: 5 e 6); uma neblina subia da terra e regava toda a superfície do solo; por esta razão, as pessoas não deram crédito quando Noé disse que iria acontecer um dilúvio.


Confusão na Torre

"A lei do Senhor é perfeita...
o testemunho Senhor é fiel."
Salmo 19: 7

          A ordem de Deus às pessoas era para que se espalhassem, e povoassem a terra (Gênesis 9: 1).
          As pessoas estavam, novamente fazendo tudo errado: confiavam em sua própria capacidade, eram orgulhosos e queriam ficar famosos. Deus, então, confundiu a linguagem do povo para que juntos não fizessem coisas piores. O que Deus faz é sempre bom, agradável e perfeito para nossas vidas.



Presente de Deus

"O dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus,
nosso Senhor."
Romanos 6: 23

          A salvação é um dom (presente) de Deus (Romanos 6: 23). Depois que tivemos um encontro real com Jesus, aceitando-O como Salvador, a Bíblia diz que temos VIDA ETERNA . A salvação que temos em Jesus Cristo nós não perdemos, é uma dádiva de Deus, recebida unicamente pela fé.
          


O amigo que falhou

"Se confessarmos os nossos pecado,
ele é fiel e justo para nos perdoar os pecado
 e nos purificar de toda injustiça."
I João 1: 9

          Em nossas vidas existe a natureza pecaminosa, a qual herdamos de Adão e Eva, pelo pecado cometido ali no Jardim do Éden. Quando aceitamos a Cristo, recebemos uma nova natureza, que nos ajuda a praticar coisas que agradam a Deus. Mas a velha natureza continua em nós, por isso ainda pecamos. É necessário confessar os nossos pecados a Deus e alimentarmos a nova natureza, através da oração e da leitura da Bíblia. Assim teremos uma vida agradável a Deus, e seremos abençoados. Nunca se esqueça que Deus ama o pecador, mas não o pecado. A consequência do pecado é o sofrimento.


Abraão, agora você aprendeu

"Aquele que não poupou o seu próprio Filho,
antes,
por todos nós o entregou."
Romanos 8: 32

          Abraão foi um homem que Deus separou para andar nos Seus caminhos, ou seja, confiar nos Seus cuidados e obedecer a sua vontade. Deus trabalhou na vida de Abraão para que ele fosse obediente, ao ponto de Abraão levar o seu filho para ser sacrificado.
          Nós também precisamos ser obedientes à Palavra de Deus, pois a Sua vontade é boa, perfeita e agradável para as nossas vidas (Romanos 12: 2).


Procura-se uma noiva

"Entrega o teu caminho ao Senhor,
 confia nele, 
e o mais ele fará."
Salmo 37: 5

          Abraão queria que Isaque casasse com uma moça que fosse do povo de Deus.
          A amizade influencia muito na formação da criança. Os melhores amigos devem ser crentes verdadeiros. E, também, o casamento de pessoas crentes é algo muito importante para o reino de Deus e para a própria constituição da família. Estas verdades devem ser ensinadas para as crianças desde cedo, para que, no tempo certo, elas venham escolher as pessoas certas.



Jacó, mentira é coisa feia...

"Por isso, 
deixando a mentira, 
fale cada um a verdade com o seu próximo."
Efésios 4: 25

          Era costume, naquela época, que o primeiro filho do casal recebesse uma honra especial, o direito de primogenitura, que dava certos privilégios, como:
          1. porção dobrada dos haveres paternos, depois da morte desse;
          2. direito de exercer o sacerdócio sobre a família;
          3. ficar na linha direta do Salvador por vir;
          A benção se distingue da primogenitura por ser de ordem espiritual. Era a invocação paterna do favor divino sobre o filho. Neste caso, a pessoa que recebesse seria uma benção e portadora de bençãos para o mundo. Esaú jamais estaria capacitado para tal, e mesmo Jacó teria de passar pela disciplina especial de Deus.




Jacó, ago é a sua vez!

"Não vos enganeis: 
de Deus não se zomba;
pois aquilo que o homem semear; isso também ceifará."
Gálatas 6: 7

           Tudo o que plantamos, um dia iremos colher. 


Fazendo as pazes

"Se alguém está em Cristo,
é nova criatura;
as coisas antigas já passaram;
eis que se fizeram novas."
II Coríntios 5: 17

           Algumas pessoas pensam que por pertencer a uma família cristã não precisam de um encontro com Jesus. Você conhece a ilustração do rato? "Não é porque o rato nasceu no forno que é bolinho..." O encontro com Jesus deve ser pessoal.



Como tudo começou

"Aquele que tem o filho tem a vida."
I João 5: 12


Revista do Aluno








































Nenhum comentário:

Postar um comentário