domingo, 19 de junho de 2022

"Sabedoria!!!"

 


PROVÉRBIOS 24           ✝️ Com a sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligência ela se firma; pelo conhecimento se encherão as câmaras de toda sorte de bens, preciosos e deleitáveis. ( v 3,4) Depois de Provérbios 14:1 " A mulher sábia edifica sua casa..." Provérbios 24:3,4 são os meus favoritos! Em Provérbios 14:1 Salomão chama à mulher a responsabilidade de Edificar, e é um particular de Deus conosco, enquanto em Provérbios 24, todos são chamados a Edificar. Aqui Salomão não usa gênero, mas chama todos a edificarem com sabedoria, e ele vai além, pois além de dizer que com sabedoria se edifica a casa, Salomão também diz que com a inteligência ela se consolida e pelo conhecimento as despensas (em outra tradução) se enchem de coisas preciosas e agradáveis! Isto é, não basta edificar, precisa consolidar a sua edificação com a inteligência e investir no conhecimento! Não sei qual foi a sua leitura dos versos 3 e 4, mas para mim, vejo Salomão nos dando um passo a passo para termos a família que tanto desejamos: ♦️1 - Edifique com sabedoria. ♦️2 - Consolide com inteligência. ♦️3 - Invista no conhecimento, e desfrute de um relacionamento prazeroso! Uaal, olhando assim parece ser tão fácil, né!? Sei que não é, mas não é missão impossível! Se atentarmos para esses 3 passos ou orientações, certamente desfrutaremos do tão sonhado desejo de ter uma família abençoada e feliz! Infelizmente não poderei aprofundar sobre esses 3 pilares tão importante para o sucesso da construção da família, mas quero trazer alguns insights ao seu entendimento: *1 - Sabedoria* Como escrevi no livro Mulheres que Edificam, "sabedoria não é sobre o que você sabe, isso é conhecimento, informação. Sabedoria é sobre o que você faz com o que você conhece - aplicação do conhecimento. Em outras palavras, é o conhecimento em ação!" *2 - Inteligência* Nunca se falou tanto em inteligência emocional como tem falado nos últimos tempos. Mais do que nunca precisamos aprender a gerenciar nossas emoções se realmente queremos que a nossa casa permaneça de pé, pois não basta edificar, tem que consolidar a construção! *3 - Conhecimento* Precisamos nos aprofundar no conhecimento dos Princípios da Palavra de Deus, mas também precisamos nos aprofundar no conhecimento das coisas práticas para ter uma casa aconchegante, limpa e organizada. É também essencial que você conheça o seu marido e filhos. A Bíblia diz que a Mulher de Provérbios 31 conhecia o seu marido na porta da cidade (Pv 31:23). Como poderemos agradar os nossos maridos se não os conhecemos profundamente? Como os maridos irão desfrutar de uma casa cheia de coisas agradáveis se não conhecem o quê agrada as suas esposas ? Evitaríamos tantos desconfortos, desentendimentos, ressentimentos se inventivismos em conhecer mais um ao outro dentro da família.

VERDADE PARA HOJE


     "Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece;

E pelo conhecimento se encherão as câmaras com todos os bens preciosos e agradáveis.

O homem sábio é forte, e o homem de conhecimento consolida a força."

Provérbios 24:3-5

REFLITA E RESPONDA


Querida você conhece os princípios de Deus para a construção de uma família abençoada? Se já os conhece, tem os colocado em prática?


No amor de Cristo, Adriana de Paula


Para o Devocional













 

"Sabedoria!!!"

 


PROVÉRBIOS 23           ✝️ Aplica o teu coração à instrução e os teus ouvidos às palavras do conhecimento. (v 12) Aplique seu coração à instrução: Não basta pedir e buscar por sabedoria, precisa ter um coração receptível e ensinável. A recepção da sabedoria não é passiva; é ativo, recebido com um coração que verdadeiramente aplica sabedoria e a instrução. Ter um coração ensinável é estar pronto para receber a instrução e correção do Senhor. É estar disposto a mudar o jeito de pensar, de falar e de agir a partir do conhecimento adquirido da Palavra de Deus. É só através do conhecimento das Escrituras de quem é Deus, de quem nós somos, e qual a vontade de Deus sobre nós, é que teremos nossas mentes e vidas transformadas. Romanos 12:2 diz: "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." O conhecimento de Deus não se adquire de um dia para o outro, leva tempo e exige dedicação. Provérbios 2:4 diz que você precisa busca-lo como se busca a prata e o ouro, e quando você encontrá-lo, você encontrará o temor do Senhor! É a partir do conhecimento de quem é Deus que nascerá em nós uma profunda reverência e desejo de agradá-lo. Quando você teme a Deus, você aceita a Sua correção, você dá ouvidos a Sua instrução, devido ao seu temor a Ele, por causa do seu desejo de agradar a Ele!

VERDADE PARA HOJE


"Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece; e pelo conhecimento se encherão as câmaras com todos os bens preciosos e agradáveis. O homem sábio é forte, e o homem de conhecimento consolida a força."

Provérbios 24:3-5


REFLITA E RESPONDA


Você tem um coração ensinável? Disposto a aprender? Pronto para ouvir as instruções do senhor e as colocarem em prática?

No amor de Cristo, Adriana de Paula


Frases de "Charles Spurgeon"








Godnation


 

"Sabedoria!!!"

 


PROVÉRBIOS 22           ✝️ Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele (v 6) A nós cabe instruir. Instruir é formar caráter pelo treino e disciplina; preparar para competição; ensinar pela repetição; adestrar, habilitar. Não é tarefa fácil, é um grande desafio, principalmente diante das influências a que os nossos filhos estão expostos diariamente, sejam elas através do sistema de ensino, das amizades ou da mídia que desprezam os valores éticos e os princípios da palavra de Deus. Um bom exemplo disso é que enquanto a palavra de Deus ensina os jovens sobre a pureza sexual, que o sexo é para o casamento, o mundo incentiva os jovens a fazerem sexo ‘seguro’ com o uso de preservativos. Em Provérbios 31.1-9, temos a ideia de uma mãe que ensinou e instruiu o seu filho enquanto este estava sob a sua responsabilidade. Nesse capítulo, o rei Lemuel registra as palavras que sua mãe lhe ensinou (Pv 31.1). A mãe lhe havia instruído o caminho. Não só o caminho da palavra de Deus, mas o caminho da moral, da ética e da sabedoria. Mais tarde o rei Lemuel lembrou-se das palavras de sabedoria que sua mãe compartilhava com ele, e usou-as para dirigir o seu reino e então as passou adiante, escrevendo-as no livro de Provérbios. As escrituras consideram a família como o principal canal pelo qual o ensino moral e prático deve ser passado para os filhos. Por isso, querida não desista de ensinar e instruir seus filhos. Se a semente está sendo lançada e regada no coração dos seus filhos, creia que no tempo certo ela irá brotar e florescer! *[TRECHO LIVRO MULHERES QUE EDIFICAM]*

VERDADE PARA HOJE


     "Fala com sabedoria e ensina com amor."

Provérbios 31:26


     "Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar."

Deuteronômio 6:7


REFLITA E RESPONDA


Não é tarefa fácil ensinar nossos filhos. É um grande desafio, principalmente diante das influências a que os nossos filhos estão expostos diariamente, sejam elas através do sistema de ensino, das amizades ou da mídia que desprezam os valores éticos e os princípios da palavra de Deus. Como você tem feito para ensiná-los diante de tantas influências?

No amor de Cristo, Adriana de Paula