segunda-feira, 27 de junho de 2022

Romanos 16: 17 e 18

 





"Sabedoria!!!"

 


PROVÉRBIOS 31


O livro de Provérbios termina com os ensinamentos de uma mãe. Não poderia ter um desfecho melhor, já que vários provérbios fala sobre a importância dos filhos ouvir a instrução e os ensinamentos dos pais.

Em Provérbios 31: 1-9, vemos uma mãe que não abriu mão de ensinar e instruir o filho sobre o caminho a seguir para se tornar um bom rei. A mãe do rei Lemuel investiu seu tempo, sua energia mental e sabedoria para ensinar o filho o caminho em que deveria andar.
Ela começou sua exortação de uma forma carinhosa dizendo:

✝️ Ó meu filho, filho do meu ventre, filho de meus votos (v.2).


A tradução King Jaimes Atualizada nos dá uma ideia melhor do coração e da sabedoria dessa mãe extraordinária:


✝️ Você é meu filho, você é resposta das minhas orações.


Em outras palavras: Eu estou te ensinando porque você é meu filho e eu me importo com você. Você não nasceu por uma obra do acaso, você nasceu para um propósito, você é resposta das minhas orações!

A mãe do rei Lemuel trouxe o coração do filho para perto ao exortá-lo. Como temos ensinado os nssos filhos? Com a voz estressada, cansada de ensinar pela milésima vez a mesma coisa, sobrecarregada?
A mãe do rei Lemuel tinha plena convicção que o seu filho era uma resposta as suas orações, que ele não era um rei por acaso, por isso ela não abria mão de instruí-lo a ser um bom rei.

✝️ Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.(v 10)


A partir do verso 10 a mãe de Lemuel o instruí sobre as qualidades de uma esposa virtuosa. Os versos a seguir falam do caráter, das virtudes, das qualidades e da guarra de uma mulher que ele deveria buscar como esposa.

Esta passagem descreve o tipo de esposa pelo qual o homem cristão deve orar e procurar.

Temos ensinado aos nossos filhos a buscarem uma mulher virtuosa?

Somos exemplos de mulher virtuosa para nossas filhas, noras e futuras noras? Acredito que a mãe de Lemuel tinha todas as virtudes de uma boa esposa, mãe e dona de casa, que estava ensinado ao seu filho. Que sejamos virtuosas a ponto de inspirar outras mulheres a serem virtuosas também!

VERDADE PARA HOJE

"Todo homem prudente age com base no conhecimento, mas o tolo expõe a sua insensatez." Provérbios 13:16


REFLITA E RESPONDA

Você tem buscado de Deus sabedoria para lidar com as situações e confrontos do dia a dia, para que a sabedoria governe a língua, para descobrir a hora certa de falar e a hora certa de ficar calado?


No amor de Cristo,

Adriana de Paula


#MEL- MULHERES QUE EDIFICAM LARES


Colorir