sábado, 25 de junho de 2022

"Sabedoria!!!"

 


Provérbios 30           🌺Chegamos ao penúltimo capítulo do livro de Provérbios e nele temos sábios conselhos proferidos por Agur, provavelmente um sábio/conselheiro contemporâneo do rei Salomão. Dentre seus conselhos o que nos chama atenção é uma oração que ele faz, expressa nos versículos 7,8 e 9 do cap[tulo 30:           ✝️ Duas coisas te peço; não mas negues, antes que eu morra: (v.7)           ✝️ afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário; (v.8)     ✝️ para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o Senhor? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus. (v.9) Embora Agur, no verso 2 declarar que ser um "tolo sem entendimento", ele demonstra em suas palavras que além de um bom observador é muito sábio. Talvez tenhamos que considerar essa expressão como um ato de humildade. (ou quem sabe por ter convivido com o rei Salomão, cuja sabedoria era como a areia do mar (1 Reis 4. 29) "Deus deu a Salomão sabedoria, discernimento extraordinário e uma abrangência de conhecimento tão imensurável quanto a areia do mar", Agur se sentisse "sem entendimento" se comparado à Salomão.) Agur ora pedindo a Deus que o afaste da falsidade e da mentira , atitudes que prejudicariam muitas pessoas e si mesmo. Complementa pedindo ao Criador que lhe dê equilíbrio financeiro", nem pobreza e nem riqueza", mas o pão necessário. Será que temos esse entendimento de orar a Deus pedindo o "suficiente"? Que atitude sábia e desafiadora: pedir a Deus o necessário! Certa ente ele já devia ter observado alguém furtando porque estava na pobreza e alguém deixando de servir a Deus ou não agradecendo a Deus quando estava na fartura. Agur, deixa claro que os extremos são perigosos por isso ele queria o necessário, o suficiente. Sigam o exemplo de Agur: Equilíbrio em todas as áreas da nossa vida! O necessário para amar o esposo que muitas vezes não nos compreende, os filhos que não nos obedecem e a vida que muitas vezes se mostra tão dura, fria e dolorosa conosco. Peça ao Senhor o suficiente para Viver plenamente em tua presença, pois sem ela não adianta ter riquezas e certamente sem ela, viveremos na pobreza !

VERDADE PARA HOJE
"Porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho."

Hebreus 12:6

REFLITA E RESPONDA


Você tem coragem de fazer o mesmo pedido ousado de Agur? Você tem coragem de pedir ao Senhor o suficiente para Viver plenamente em tua presença, pois sem ela não adianta ter riquezas e certamente sem ela, viveremos na pobreza?


No amor de Cristo Keila Rodrigues


"Eu sou Filha Amada de Deus!!!"

 





"Sabedoria!!!"

 


Provérbios 29 Se no capítulo 28 de provérbios fomos convidadas a atitudes dolorosas, mas necessárias -" confessar e deixar" para alcançarmos misericórdia- no capítulo 29 quero focar em três versículos que vão exigir sacrifícios :           ✝️ Quem é repreendido muitas vezes e teima em não se corrigir cairá de repente na desgraça e não poderá escapar. (V1)     ✝️ É bom corrigir e disciplinar a criança. Quando todas as suas vontades são feitas, ela acaba fazendo a sua mãe passar vergonha. (v 15)
    ✝️ Corrija os seus filhos, e eles serão para você motivo de orgulho e não de vergonha.(v17) No verso 1 somos alertadas da importância de ouvir um conselho, uma repreensão e ceder. Mas quem gosta de ceder? Queremos sempre estar com a razão, mas se mantivermos o coração fechado, a "teimosia", uma hora não teremos mais chances para voltar atrás, "será tarde demais". Que Deus nos ajude a sempre ouvir e obedecer, mesmo que exija renúncia e sacrifícios. Nos versos 15 e 17 os primeiros educadores das crianças, a mãe e o pai, são alertados a corrigir a criança e não ceder a todas as vontades dela, pois do contrário essa criança trará vergonha e tristeza para sua família. Como temos educado nossos filhos? Temos aceitado tudo que eles nos propõem ou temos equilíbrio de dizer um não na hora certa para o bem dele(a)? É difícil muitas vezes dizer um não e ainda ter que explicar, convencer, mas é estremamente necessário para que a criança se desenvolva e aprenda a ouvir não, o que certamente ela(e) enfrentará na vida. E assim, o vers.17 conclui: "corrija os seus filhos,eles serão para você motivo de orgulho e não de vergonha". Deus nos corrije para que sejamos fortalecidos , aperfeiçoados e demos muitas alegrias a nossa família e a Deus. Com os nossos filhos não pode ser diferente: correção é sinônimo de amor que protege e tem a certeza de que o sacrifício e o não de hoje será um belo fruto amanhã. Deus corrije por que ama, se amamamos então temos que corrigir sem receio e aguardar o resultado que é certo: orgulho e alegria!

VERDADE PARA HOJE


"Porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho."

Hebreus 12:6


REFLITA E RESPONDA


Como é para você corrigir os seus filhos? Você corrige motivada pela ira ou pelo amor?


No amor de Cristo
Keila Rodrigues


Molduras

















"Sabedoria!!!"

 



Provérbios 28 O destaque que desejo dar ao capítulo 28 de Provérbios esta relacionado àquelas pessoas que não buscam a sabedoria de Deus e agem de acordo com o que acreditam ser bom. Você já parou para pensar que nem tudo que é bom para nossa vida, que nos protege é agradável inicialmente. Por exemplo, neste tempo de Pandemia, temos que usar máscaras que se por um lado causam incômodos, por outro nos oferece barreiras para a contaminação, ou seja, usamos por que sabemos dos benefícios. Logo mais teremos uma vacina contra o Coronavírus, certamente a população será imunizada. Mas quem gosta de tomar injeção? É tão dolorido, mas por outro lado nos traz segurança, proteção para quando tivermos contato com o vírus. Da mesma forma, em nossa caminhada com Cristo temos que por algum tempo, suportar ou nos submetermos a algo nada agradável, às vezes até humilhante e desafiador, mas que produzirá efeitos positivos em nossas vidas.           ✝️ O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Bem- aventurado o homem que continuamente teme; mas o que endurece o seu coração cairá no mal. (13,14). Que conselho vital nos é apresentado: para que nossa vida seja próspera, seja qual área, é necessário deixarmos a prática de alguns hábitos ruins, mas antes mesmo de deixarmos esses hábitos, costumes, essas “transgressões” precisam ser “confessadas”, declaradas para Deus ou para as pessoas que necessitam saber que estamos dispostos a mudar de atitude. Nesses versículos podemos entender que não basta deixar, temos que reconhecer o quê, qual a prática , comportamento inadequado em nossa vida, que não nos deixa prosperar e abandoná-los. Como é difícil, doloroso confessar que erramos, que falhamos, que determinada atitude traz danos para a nossa vida pessoal, familiar, ministerial. Mas o convite está lançado: reconheça, confesse e deixe, pois a misericórdia de Deus te alcançará” Seremos chamadas de felizes, “bem-aventuradas”, aquela mulher que teme, ou seja, recebe o conselho, a orientação e obedece , embora seja dolorido no início, mas depois produz proteção,imunidade para vida espiritual e nos relacionamentos. Por outro lado, aquela que não que ser “vacinada”, não quer ser confrontada pelo Espírito Santo de Deus e obedecê-lo “ essa “ cairá no mal”, e às vezes, nunca conseguirá se levantar. Minha querida aceite o convite. Confesse, passe por essa dor, e deixe, abandone essa prática que tem te trazido prejuízos, com a ajuda do Espírito Santo, e as misericórdias de Deus te alcançarão! Trarão vida, saúde e imunidade espiritual!

VERDADE PARA HOJE


"No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder."

Efésios 6:10


REFLITA E RESPONDA

Provérbios 28 trouxe-nos várias instruções preciosas. Qual delas mais falou ao seu coração? Porquê?

No amor de Cristo Keila Rodrigues


"Como o meu Senhor é lindo!!!"





 

"Sabedoria!!!"

 


Provérbios 27           ✝️ Perfume e incenso trazem alegria ao coração; do conselho sincero do homem nasce uma bela amizade. (v 9) Em outra tradução:
          ✝️ Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver. Em tempos de Fast Food , em tempos de relações superficiais, quem achou um amigo, achou um tesouro. A Bíblia aconselha a manter os velhos amigos:           ✝️ Não abandone o seu amigo nem o amigo de seu pai; quando for atingido pela adversidade não vá para a casa de seu irmão; melhor é o vizinho próximo do que o irmão distante. (v 10) Fazer novos amigos é bom, mas cultivar os antigos é maravilhoso. Quando você tem uma amizade de anos, você não tem apenas momentos, mas tem histórias, histórias de experiências, de superação, de alegrias. Se você observar na Bíblia vai encontrar várias histórias de amizade: Jesus e Lázaro; Ruth e Noemi, Davi e Jônatas. Eles eram amigos sinceros e de verdade! Cultive suas amizades, amizades precisa ter reciprocidade, não dá para apenas um se doar, como em qualquer relação, ambas as partes precisam contribuir, precisam renunciar e até mesmo perdoar. Cultive uma boa amizade!💃💃

VERDADE PARA HOJE


     "No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder."

Efésios 6:10

REFLITA E RESPONDA


Provérbios 25 trouxe-nos várias instruções preciosas. Qual delas mais falou ao seu coração? Porquê?

No amor de Cristo
Jaqueline Botelho