quinta-feira, 2 de junho de 2022

"Sabedoria!!!"

 


PROVÉRBIOS 8           ✝️ "A sabedoria está clamando, o discernimento ergue a sua voz;" (v 1) Aqui como em outros provérbios, Salomão escreve sobre a sabedoria como se fosse uma mulher. Uma mulher que sai pelas ruas, nos cumes dos montes, nas encruzilhadas, nas ruas, à entrada da cidade, dizendo:           ✝️ "A vocês, homens, eu clamo; a todos levanto a minha voz. Vocês, inexperientes, adquiram a prudência; e vocês, tolos, tenham bom senso." (v 5,6) A todos ela levanta a sua voz! Ela não se limita a um grupo de pessoas, ela não se limita a uma sala acadêmica, ou aos recintos sagrados do templo. A sabedoria chama a todos. Em Tiago 1:5 diz: "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada." Querida ouça a voz da sabedoria te chamando para ser uma mulher sábia e prudente. Busque a Deus com todo o seu coração por sabedoria. Busque a sabedoria como se busca a tesouros preciosos:           ✝️ "Pois a sabedoria é mais preciosa do que rubis; nada do que vocês possam desejar compara-se a ela." (v 11) Nada deste mundo pode se comparar ao valor da sabedoria. Pois, de nada adianta ter riquezas, sucesso profissional e viver uma vida miserável em seus relacionamentos.           ✝️ Amo os que me amam, e quem me procura me encontra.(v 17) Mais uma vez a sabedoria insiste em dizer que todos que a procurarem a encontrarão! e ao encontrá-la, encontrarão:           ✝️ "...riquezas e honra, prosperidade e justiça duradouras. (v 18) Que promessa maravilhosa! Ao encontrar a sabedoria, encontraremos riquezas e honra! Seremos mulheres honradas! Deixaremos a vergonha da tolice. Deixaremos de ser reconhecidas como mulheres insensatas, imprudentes, desequilibradas e seremos reconhecidas como mulheres sábias e virtuosas!           ✝️ Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente! (Pv 31:29)

VERDADE PARA HOJE


"Ouçam, pois, tenho coisas importantes para dizer; os meus lábios falarão do que é certo.

Minha boca fala a verdade, pois a maldade causa repulsa aos meus lábios.Todas as minhas palavras são justas; nenhuma delas é distorcida ou perversa. Para os que têm discernimento, são todas claras, e retas para os que têm conhecimento. Prefiram a minha instrução à prata, e o conhecimento ao ouro puro, pois a sabedoria é mais preciosa do que rubis; nada do que vocês possam desejar compara-se a ela. "Eu, a sabedoria, moro com a prudência, e tenho o conhecimento que vem do bom senso. Temer ao Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso. Meu é o conselho sensato; a mim, pertencem o entendimento e o poder. Por meu intermédio os reis governam, e as autoridades exercem a justiça; também por meu intermédio governam os nobres, todos os juízes da terra. Amo os que me amam, e quem me procura me encontra. Comigo, estão riquezas e honra, prosperidade e justiça duradouras. Meu fruto é melhor do que o ouro, do que o ouro puro; o que ofereço é superior à prata escolhida. Ando pelo caminho da retidão, pelas veredas da justiça, concedendo riqueza aos que me amam e enchendo os seus tesouros." PV 8: 6-21I NVI


REFLITA E RESPONDA
          Você busca a sabedoria com todo o seu coração? Se sim, o que você ganhará ao encontrar a sabedoria?

 

No amor de Cristo,

Adriana de Paula

"Paternidade de Deus"

 


Estudo 1 - "O PAI QUE AMA"

 

Objetivo: Que a criança compreenda que Deus a ama.

Louvor: Cante canções que falem sobre o amor de Deus. As músicas devem ser todas baseadas na Palavra de Deus.

Memorizar: 

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira

que deu seu filho Unigênito

para que todo aquele que nele crê não pereça

mas tenha a vida eterna."

João 3:16

Leia João 3:16 e explique que Deus as ama ao ponto de enviar Jesus só para salvá-los.

Fale da Paternidade de Deus para com Jesus e montando o Rg. de Jesus mostrando sua filiação celestial e terrestre. (Professor (a) assista o vídeo de Mara Melnik no you tube “Identidade de Filho de Deus” https://www.youtube.com/watch?v=J8v9EvMZ1CY)

Sugestão:  É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus. Para os cânticos, use sempre visuais. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam incutidas na mente da criança. A criança guarda o que vê!!! E para o versículo, amplie a atividade em um cartaz bem colorido, as figuras facilitarão o processo de memorização. Usar as músicas do Diante do Trono Crianças, enquanto as crianças fazem a atividade, para que o Espírito Santo continue ministrando o amor de Deus por elas. Ex. O amor do nosso Deus n.º 6 ( Cd I

 

Estudo 2 - "O PAI QUE NÃO ABANDONA"

 

Objetivo: Que a criança compreenda que Deus a ama E QUE Ele nunca a abandona.

Louvor: Cante canções que falem sobre o amor de Deus. As músicas devem ser todas baseadas na Palavra de Deus.

Memorizar: 

“Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”

Romanos 8.38 e 39

Leia e explique os versículos Romanos 8:38,39, enfatizando que nada pode nos separar do amor de Deus. Como estratégia, você pode usar um envelope de suco em pó (morango, tuti frutti ou uva) num jarro de água transparente. Diga para a criança que ela é representada pela água e, num copinho separado mostre o suco em pó que representa o amor de Deus. Derrame o "Amor e Deus"(suco) na "criança" (água) e misture bem e pergunte. Você consegue separar as duas substâncias? Assim como não conseguimos separar novamente o suco da água, nada pode separar-nos do amor de Deus.

Narre a História do Filho Pródigo (Lucas 15:11-32).

Enfatize o amor do Pai pelo filho e relacione com o amor de Deus por nós.

Sugestão:  É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus. Para os cânticos, use sempre visuais. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam incutidas na mente da criança. A criança guarda o que vê!!! E para o versículo, amplie a atividade em um cartaz bem colorido, as figuras facilitarão o processo de memorização. Usar as músicas do Diante do Trono Crianças, enquanto as crianças fazem a atividade, para que o Espírito Santo continue ministrando o amor de Deus por elas. Ex. O amor do nosso Deus n.º 6 ( CdI


Estudo 3 - "O PAI QUE PROTEGE"

 

Objetivo: Que a criança compreenda que Deus a ama e que Ele a protege sempre.

Louvor: Cante canções que falem sobre o amor de Deus. As músicas devem ser todas baseadas na Palavra de Deus.

Memorizar:

“serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.”

Josué 1. 5b

Leia Josué 1:5b e explique-o para as crianças, enfatizando que Deus vai protege-la onde ela estiver. Afirme para as crianças que elas não precisam se preocupar porque Deus está com elas quando elas estão: brincando, comendo, dormindo, orando, estudando, na igreja, em todos os momentos. Deixe também elas darem exemplos, isso demonstra se entenderam.

Narre a história de José que foi vendido por seus irmãos e viveu longe de seu pai, mas Deus cuidou dele em todo tempo e em todas as circunstâncias o levando até a concretização dos sonhos de Deus na sua vida.

Sugestão: É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus. Para os cânticos, use sempre visuais. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam incutidas na mente da criança. A criança guarda o que vê!!! E para o versículo, amplie a atividade em um cartaz bem colorido, as figuras facilitarão o processo de memorização. Usar as músicas do Diante do Trono Crianças, enquanto as crianças fazem a atividade, para que o Espírito Santo continue ministrando o amor de Deus por elas. Ex. O amor do nosso Deus n.º 6 ( Cd I )

 

Estudo 4 - "O PAI QUE CURA"

 

Objetivo: Que a criança compreenda que Deus é um Pai que a ama e que Ele cura.

Louvor: Cante canções que falem sobre o amor de Deus. As músicas devem ser todas baseadas na Palavra de Deus.

Memorizar:

“Mas eu vou restaurar a saúde e curar as suas feridas ‘, declara o SENHOR.”

Jeremias 30:17

Narre a passagem de Atos 27:13-44 e 28:1-10. Paulo estava preso, porque falava de Jesus. Ele e outros prisioneiros foram levados num navio para Roma, onde seria julgado. Durante a viagem, houve uma grande tempestade, o navio ficou sem rumo e os tripulantes estavam apavorados. Paulo disse que Deus estava cuidando da vida deles e que não precisavam ficar preocupados. O navio encalhou num monte de areia perto da ilha de Malta, mas todos conseguiram chegar com vida na ilha. Lá, ao redor de uma fogueira, uma cobra venenosa mordeu a mão de Paulo, todos pensavam que ele ia morrer, mas nada aconteceu. Deus o curou instantaneamente! * Use sempre visuais.

Sugestão: É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus. Para os cânticos, use sempre visuais. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam incutidas na mente da criança. A criança guarda o que vê!!! E para o versículo, amplie a atividade em um cartaz bem colorido, as figuras facilitarão o processo de memorização. Usar as músicas do Diante do Trono Crianças, enquanto as crianças fazem a atividade, para que o Espírito Santo continue ministrando o amor de Deus por elas. Ex. O amor do nosso Deus n.º 6 ( Cd I )

 

Estudo 5 - "O PAI QUE NÃO DESAMPARA"

 

Objetivo: Que a criança compreenda que Deus é um Pai que a ama e que nunca vai desampara-la.

Louvor: Cante canções que falem sobre o amor de Deus. As músicas devem ser todas baseadas na Palavra de Deus.

Memorizar:

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Mateus 6. 33

Narre a história dá multiplicação do azeite ( Eliseu e a viúva)e mostre como Deus cuidou dos filhos daquela viúva depois da morte de seu pai. Certifique-se de que elas entenderam que Deus nunca vai desampará-las.

Sugestão: É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus. Para os cânticos, use sempre visuais. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam incutidas na mente da criança. A criança guarda o que vê!!! E para o versículo, amplie a atividade em um cartaz bem colorido, as figuras facilitarão o processo de memorização. Usar as músicas do Diante do Trono Crianças, enquanto as crianças fazem a atividade, para que o Espírito Santo continue ministrando o amor de Deus por elas. Ex. O amor do nosso Deus n.º 6 ( Cd I )

 

Estudo 6 - "O PAI QUE É FIEL"

 

Objetivo: Que a criança compreenda que Deus é um Pai que a ama e que Ele é Fiel.

Louvor: Cante canções que falem sobre o amor de Deus. As músicas devem ser todas baseadas na Palavra de Deus.

Memorizar:

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.”

I João 1. 9

Explique o significado dessa palavra: FIEL. Ensine as crianças que Deus é fiel e que cumpre as promessas que faz. Muitas estão relacionadas na Bíblia. Use o versículo de I João 1: 9, mostre a fidelidade de Deus em perdoar os pecados quando eles são confessados. Ensine para a criança o que é pecado (quando elas tem uma atitude que fere os outros ou a Deus). Enfatize que ela precisa pedir perdão a Deus, que Ele cumpre sua Palavra e é Fiel para nos Perdoar. Certifique-se de que eles entenderam que Deus é fiel.

Narre a história do rei Josias que diferentemente de seus pais foi um rei temente e comprometido com a adoração a Deus.

Sugestão: É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus. Para os cânticos, use sempre visuais. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam incutidas na mente da criança. A criança guarda o que vê!!! E para o versículo, amplie a atividade em um cartaz bem colorido, as figuras facilitarão o processo de memorização. Usar as músicas do Diante do Trono Crianças, enquanto as crianças fazem a atividade, para que o Espírito Santo continue ministrando o amor de Deus por elas. Ex. O amor do nosso Deus n.º 6 ( Cd I )

 

Estudo 7 - "O PAI QUE É PODEROSO"

 

Objetivo: Que a criança compreenda que Deus é um Pai que a ama e que Ele é Poderoso.

Louvor: Cante canções que falem sobre o amor de Deus. As músicas devem ser todas baseadas na Palavra de Deus.

Memorizar:

“Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente!”

Hebreus 13. 8

Narre as passagens a seguir e enfatize que os mesmos milagres que Deus fez no passado Ele continua fazendo hoje porque é um Deus Vivo.

• Supriu a necessidade do povo de Israel no deserto, maná, carne, etc. (Êxodo 16)

• Curou Naamã (II Reis 5)

• Perdoou o pecado da adúltera (João 8), e de Raabe (Josué 6)

E hoje o Deus Vivo:

• Supre as nossas necessidades

• Cura as enfermidades

• Perdoa os nossos pecados

* Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.

Sugestão: É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus. Para os cânticos, use sempre visuais. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam incutidas na mente da criança. A criança guarda o que vê!!! E para o versículo, amplie a atividade em um cartaz bem colorido, as figuras facilitarão o processo de memorização. Usar as músicas do Diante do Trono Crianças, enquanto as crianças fazem a atividade, para que o Espírito Santo continue ministrando o amor de Deus por elas. Ex. O amor do nosso Deus n.º 6 ( Cd I )

 

Estudo 8 - "O PAI QUE É BOM"

 

Objetivo: Que a criança compreenda que Deus é um Pai que a ama e que Ele é Bom.

Louvor: Cante canções que falem sobre o amor de Deus. As músicas devem ser todas baseadas na Palavra de Deus.

Memorizar:

“Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.”

Salmo 34.8

Narre a história de Atos 3:1-10 e 4:22. Enfatize a bondade de Deus demonstrada ao curar a enfermidade (o homem tinha 40 anos e era aleijado de nascença). Ensine às crianças que assim como Deus curou o coxo, Ele cura ainda hoje a nossa enfermidade (dor). Use sempre visuais. Certifique-se de que eles entenderam que Deus é Bom.

Sugestão: É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus. Para os cânticos, use sempre visuais. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam incutidas na mente da criança. A criança guarda o que vê!!! E para o versículo, amplie a atividade em um cartaz bem colorido, as figuras facilitarão o processo de memorização. Usar as músicas do Diante do Trono Crianças, enquanto as crianças fazem a atividade, para que o Espírito Santo continue ministrando o amor de Deus por elas. Ex. O amor do nosso Deus n.º 6 ( Cd I )

 

Estudo 9 - "O PAI QUE É JUSTO"

 

Objetivo: Que a criança compreenda que Deus é um Pai que a ama e que Ele é Justo.

Louvor: Cante canções que falem sobre o amor de Deus. As músicas devem ser todas baseadas na Palavra de Deus.

Memorizar:

“Deus justo,

que sondas a mente e o coração dos homens,

dá fim à maldade dos ímpios

e ao justo dá segurança.”

Salmo 7.9

Explique para a criança o significado da palavra “justo”:

. Imparcial – Deus não favorece ninguém, Ele age de acordo com a Sua justiça.

. Se você errar Deus vai aplicar a justiça dele pois Ele é um Pai Justo que corrige os seus filhos, porque os ama. Se alguém for injusto com você, não se preocupe, Deus vai aplicar a justiça dele em seu favor.

“Deus tem compromisso com a justiça dele e não com a nossa.”

Deus é justo com todos, não só com os crentes. Deus sempre vai ser justo.

Narre a história de Ananias e Safira que está registrada em Atos 5:1-10. Enfatize que eles pecaram contra o Espírito Santo, por isso morreram. Certifique-se de que elas entenderam que Deus é um Pai Justo.

Sugestão: É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus. Para os cânticos, use sempre visuais. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam incutidas na mente da criança. A criança guarda o que vê!!! E para o versículo, amplie a atividade em um cartaz bem colorido, as figuras facilitarão o processo de memorização. Usar as músicas do Diante do Trono Crianças, enquanto as crianças fazem a atividade, para que o Espírito Santo continue ministrando o amor de Deus por elas. Ex. O amor do nosso Deus n.º 6 ( Cd I )


Estudo 10 - "O PAI QUE É SANTO"

 

Objetivo: Que a criança compreenda que Deus é um Pai que a ama e que Ele é Santo.

Louvor: Cante canções que falem sobre o amor de Deus. As músicas devem ser todas baseadas na Palavra de Deus.

Memorizar:

“Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome, adorai ao Senhor na beleza da santidade.”

Salmo 29.2

Explique os versículos de I Crônicas 16:29 e Salmos 29:2. Ensine para a criança que Deus é Santo (isto significa que Ele é puro, imaculado, sem pecado). Esse é o verdadeiro motivo porque devemos louvar e adorar ao Senhor.

Narre a história de Sadraque, Mesaque e Abdenego que não se prostraram diante da imagem do rei Nabucodonosor. Certifique-se de que elas entenderam que Deus é um Pai Santo.

Sugestão: É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus. Para os cânticos, use sempre visuais. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam incutidas na mente da criança. A criança guarda o que vê!!! E para o versículo, amplie a atividade em um cartaz bem colorido, as figuras facilitarão o processo de memorização. Usar as músicas do Diante do Trono Crianças, enquanto as crianças fazem a atividade, para que o Espírito Santo continue ministrando o amor de Deus por elas. Ex. O amor do nosso Deus n.º 6 ( Cd I )

 

Estudo 11 - "O Pai que me levará para morar com Ele"

 

Objetivo: Que a criança saiba que Deus é um Pai que a ama e que  Ele tem um lugar preparado para ela junto a Ele no céu.

Louvor: Cante canções que falem sobre o amor de Deus. As músicas devem ser todas baseadas na Palavra de Deus.

Memorizar:

“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.

E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.”

João 14. 2 e 3

Explique João 14:2-3, enfatizando que temos uma morada preparada para nós no céu. Deixe bem claro que Jesus voltará para nos buscar, isso pode acontecer hoje ou demorar um pouco, independente de estarmos vivos ou mortos vamos com Ele, podemos ter certeza disso porque Ele Prometeu, e suas promessas são fiéis. Certifique-se de que elas entenderam que Deus as levará para morar com Ele.

Sugestão: É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus. Para os cânticos, use sempre visuais. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam incutidas na mente da criança. A criança guarda o que vê!!! E para o versículo, amplie a atividade em um cartaz bem colorido, as figuras facilitarão o processo de memorização. Usar as músicas do Diante do Trono Crianças, enquanto as crianças fazem a atividade, para que o Espírito Santo continue ministrando o amor de Deus por elas. Ex. O amor do nosso Deus n.º 6 ( Cd I )

 

Estudo 12 - "O PAI QUE ESTÁ VIVO"

 

Objetivo: Que a criança saiba que Deus é um Pai que a ama e que Ele está Vivo.

Louvor: Cante canções que falem sobre o amor de Deus. As músicas devem ser todas baseadas na Palavra de Deus.

Memorizar:

“Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim quem de mim se alimenta também viverá por mim.”

João 6. 57

Narre a história de Daniel na cova dos leões (Daniel. 6:16-23), que não obedeceu à ordem do rei pois sabia que as suas orações deviam ser somente para o Deus de Israel. Explique para as crianças que Daniel passou por situações difíceis mas que em todos os momentos Deus estava com ele e o protegeu porque ele sabia quem era o Único e Verdadeiro Deus.

Sugestão: É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus. Para os cânticos, use sempre visuais. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam incutidas na mente da criança. A criança guarda o que vê!!! E para o versículo, amplie a atividade em um cartaz bem colorido, as figuras facilitarão o processo de memorização. Usar as músicas do Diante do Trono Crianças, enquanto as crianças fazem a atividade, para que o Espírito Santo continue ministrando o amor de Deus por elas. Ex. O amor do nosso Deus n.º 6 ( Cd I )

 

Estudo 13 - "O PAI QUE É RICO"

 

Objetivo: Que a criança aprenda que Deus é um Pai que a ama e que Ele é Rico.

Louvor: Cante canções que falem sobre o amor de Deus. As músicas devem ser todas baseadas na Palavra de Deus.

 Memorizar:

“Quem primeiro me deu, para que eu haja de retribuir-lhe? Pois o que está debaixo de todos os céus.”

Jó 40.11

Narre a história de Salomão que quando Deus lhe disse para pedir o que quisesse, pediu sabedoria e com a sabedoria Deus lhe concedeu muita riqueza

Sugestão: É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus. Para os cânticos, use sempre visuais. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam incutidas na mente da criança. A criança guarda o que vê!!! E para o versículo, amplie a atividade em um cartaz bem colorido, as figuras facilitarão o processo de memorização. Usar as músicas do Diante do Trono Crianças, enquanto as crianças fazem a atividade, para que o Espírito Santo continue ministrando o amor de Deus por elas. Ex. O amor do nosso Deus n.º 6 ( Cd I )


Estudo 14 - "O PAI QUE É VERDADEIRO”

 

Objetivo: Que a criança aprenda que Deus é um Pai que a ama e que Ele é Verdadeiro.

Louvor: Cante canções que falem sobre o amor de Deus. As músicas devem ser todas baseadas na Palavra de Deus.

Memorizar:

“Porque a palavra do Senhor é reta,

e todas as suas obras são fiéis.”

Salmo 33. 4

Explique para a criança que a verdade sobre Deus está expressa na Bíblia. Tudo o que a Bíblia diz é verdade. Que ela nunca duvide da Palavra de Deus.

Narre a história de Timóteo que quando criança foi discipulado por sua mãe Eunice e sua avó Lóide apesar de seu pai ser de outra religião e que seu papel no Reino de Deus tem grande importância até os dias de hoje.

Versículos que falam sobre a verdade de Deus: Sl. 119:142 119:151, Jo. 17:17 8:32. Incentive as crianças a pedirem que seus pais leiam a Bíblia para elas. * Use sempre visuais.

Sugestão: É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus. Para os cânticos, use sempre visuais. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam incutidas na mente da criança. A criança guarda o que vê!!! E para o versículo, amplie a atividade em um cartaz bem colorido, as figuras facilitarão o processo de memorização. Usar as músicas do Diante do Trono Crianças, enquanto as crianças fazem a atividade, para que o Espírito Santo continue ministrando o amor de Deus por elas. Ex. O amor do nosso Deus n.º 6 ( Cd I )

Deus te abençoe!

Adaptação de de http://espacoministerioinfantil.blogspot.com.br




"Sabedoria!!!"

 


PROVÉRBIOS 7           ✝️ "Filho meu, guarda as minhas palavras, e esconde dentro de ti os meus mandamentos." (v1) Mais uma vez Salomão instrui o seu filho a guardar os seus ensinamentos. Não devemos desistir de ensinar os nossos filhos. Alguns delegam a responsabilidade de ensinar e disciplinar os filhos somente ao pai, por ser ele chamado por Deus para ser o líder espiritual e o sacerdote do lar, mas a Bíblia delega também à mãe o papel de ensinar e instruir os filhos conforme lemos em Provérbios 1.8 e 60. Em Provérbios 22.6 Deus nos chama responsabilidade de instruir e ensinar os nossos filhos: ✝️ “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele”. A nós, cabe instruir. Instruir é formar caráter pelo treino e disciplina; preparar para competição; ensinar pela repetição; adestrar, habilitar. Não é tarefa fácil, é um grande desafio, principalmente diante das influências a que os nossos filhos estão expostos diariamente, sejam elas através do sistema de ensino, das amizades ou da mídia que desprezam os valores éticos e os princípios da palavra de Deus [Trecho livro Mulheres que Edificam]. Mas, nem por isso devemos desistir. Em Provérbios vemos o rei Salomão sendo diligente em ensinar o seu filho por várias vezes a se afastar da mulher adúltera. Salomão sabia que instruir é ensinar pela repetição e, que não seria suficiente falar sobre o assunto uma única vez, por isso Salomão trata sobre o assunto em vários capítulos!           ✝️ "Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos." (v2) Como um pai que deseja o melhor para o seu filho, Salomão insiste com o seu filho para guardar os seus mandamentos para que viva. A implicação aqui não é que a leitura da Bíblia forneça uma proteção mágica contra a imoralidade sexual. No entanto, se uma pessoa guarda os mandamentos escritos de Deus, ela não cometerá esse pecado - e guardar os mandamentos começa com conhecê-los, valorizá-los e meditar sobre eles. Como mães desejamos o melhor para os nossos filhos. Queremos que eles tenham uma vida próspera e abençoada, por isso não podemos abrir mão da nossa responsabilidade de ensinar em amor os nossos filhos o caminho da ética, da moral e da Palavra de Deus!           ✝️ "Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração." (v3) Não basta ouvir a Palavra de Deus, precisa escrevê-la na tabua do coração. Isto é, precisa escondê-la no coração. "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." O coração é a sede dos nossos desejos, vontades, as emoções. Dele procede à saída da vida e da morte. Quando o nosso coração está abastecido com a Palavra de Deus, somos fortalecidos a não pecar contra Deus.

VERDADE PARA HOJE


"Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe." PV 1: 8 I NVI

"Meu filho, obedeça aos mandamentos de seu pai e não abandone o ensino de sua mãe." PV 6: 20 I NVI


REFLITA E RESPONDA


          Deus nos deu a sublime missão de ensinar e instruir os nossos filhos. Você tem cumprido essa missão? Para você ensinar e instruir os filhos é uma missão difícil?


No amor de Cristo,

Adriana de Paula

Reflita!!!


As pedrinhas continuam matando gigantes.
As pequenas vitórias são fôlego para continuar.
Nas pequenas vitórias estão as grandes guerreiras.
A mesa continua fortalecendo relacionamentos.
O serviço continua amando sem palavras.
A comida caseira continua dizendo "eu te amo".
As flores, a limpeza, os detalhes continuam trazendo leveza em um dia pesado.
O olhar e um sorriso continuam aproximando o distante. 
O abraço ainda cura.
As palavras ainda encorajam.
As mãos ainda edificam.
@angel_fernandes