segunda-feira, 5 de setembro de 2022

"Lugar de saúde"



Dia 5 - LARES ACESOS 🔥

Isaías 53:4-5

1 João 1:2

Êxodo 23:25

Provérbios 17:22


          A boa saúde é um grande tesouro. É em momentos de doença que podemos ver onde está a nossa confiança, a quem nos voltamos primeiro. É claro que honramos a ciência médica, mas primeiro está nosso Pai, antes de qualquer remédio ou especialista, nosso coração deve se voltar para Ele em oração, pedindo orientação sobre o que está acontecendo. Jesus já conquistou nossa saúde ao suportar todas as nossas doenças e dores. O desejo de Deus é que vivamos saudavelmente. A saúde física, emocional e mental é um bem a ser administrado, faz parte de ser cuidadoso com o templo do Espírito. Em casa, é necessário criar ambientes de sanidade, que promovam uma saúde integral.


           Coisas básicas que promovem a saúde física:

- Boa alimentação;

- Atividade física;

- Descanso.


          Coisas básicas que promovem a saúde psicoemocional:

- Demonstração de carinho;

- Palavras amáveis (afirmação, louvor, perdão...);

- Risada, jogos;

- Comunhão (tempo de qualidade, recreação, ouvindo um ao outro ...);

- Estudar e trabalhar (seja produtivo).


          Coisas básicas que promovem a saúde espiritual:

- Adoração e oração;

- Leia a Bíblia (ouvindo a Palavra de Deus);

- Comunhão com Deus e com a família da fé.

          Dissemos que Jesus já conquistou e pagou por nossa saúde, agora temos que mantê-la. Não vamos apenas orar pela cura, mas vamos manter uma vida saudável.


          DESAFIO

- Reserve um tempo para ler juntos o que promove a saúde e fazer um autoexame em cada área.

- Nas fortalezas, dedique um tempo para agradecer ao Pai por ter lhe dado a sabedoria para alcançá-las, e nas fraquezas, dedique um tempo para perguntar a ele como transformar isso.

- Compartilhe a ceia do Senhor novamente como uma família.


Marcos Brunet

app YOUVERSION



"🔥 LUGAR DA SEGURANÇA "

 


Dia 4 - Lares Acesos 🔥

•Salmos 37:4
• Salmos 18:2
• Salmos 94:22



          O medo é a primeira emoção disfuncional que governa o homem. No Éden, depois do pecado, Adão diz que se escondeu porque estava com medo. O primeiro homem  que caminhava seguro até aquele momento, sentia-se protegido, mas perdeu isso quando sua união espiritual foi cortada devido ao pecado. Quando uma pessoa, uma família, recupera sua conexão espiritual, algo que acontecerá é que o amor perfeito que eles recebem e dão ao Pai substituirá o medo. Os Salmos, que é o livro das 
emoções humanas por excelência, estão cheios de declarações de confiança, de segurança, refúgio e proteção em Deus. Quando o cuidado do Pai é revelado a nós,  entramos em uma atmosfera de confiança e essa fé agrada ao Senhor.

DESAFIO
- Tire um tempo para falar dos seus medos.
- Procure na Palavra de Deus promessas para combater esses medos.
- Escreva essas palavras e coloque-as em um local visível para lê-las com frequência.
- Tire um tempo para memorizar essas promessas.
- Ore agradecendo pelo que você não vê, mas que você sabe que é uma realidade espiritual
- Compartilhe testemunhos da proteção e cuidado de Deus com outras pessoas.

Marcus Brunet



"DEPENDÊNCIA DIVINA"


Dia 4 - Um Amor para a Vida Toda

 • Isaías 40:29

 • Atos 1:8

 

          Se o seu casamento e família parecem uma piada ou parecem estar beirando o caos, isso não é nada que Deus não tenha visto ou que não seja capaz de resolver. Muitos ensinamentos cristãos hoje em dia são sobre como desenvolver "nossos" dons, melhorar "nossos" talentos, alcançar "nosso" potencial, embora grande parte do ensino de Jesus e de Seu exemplo seja sobre rendição ao trabalho do Espírito Santo. Vamos permitir que o casamento nos ensine a confiar no Espírito Santo. Ele demonstrou o Seu valor. Se queremos, verdadeiramente, transformar nossos casamentos, precisamos aprender a glória de depender de Deus. Deus nunca nos chamará para fazer algo sem nos dar tudo o que é necessário para que possamos terminar a tarefa. Pode não ser tudo o que pensamos que precisamos, mas será tudo o que precisamos. Isso não quer dizer que o trabalho será fácil. Mas Deus promete em Isaías, "Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças” (Is 40.29 NVI) Não ignore esse pensamento, porque ele é crucial: Isaías 40.29 presume que Deus irá nos chamar para várias tarefas nas quais não teremos poder em nós mesmos O "segredo" então, para um casamento verdadeiramente sagrado é, na verdade, uma pessoa, o Espírito Santo prometido de Deus. Porque Deus é um Deus de relacionamento (indo ao encontro de nossas necessidades ao enviar Seu Filho), não deveria nos surpreender que Ele supra a necessidade de transformação ao enviar a Si mesmo na pessoa do Espírito Santo. Visto que o casamento é um dos mais profundos atos de adoração que dois cristãos podem compartilhar, é impossível estar casado de maneira sagrada sem o Espírito Santo agindo ativamente em nossas vidas, nos ajudando a entender o que significa amar, dando-nos o poder para amar, nos convencendo a amar quando falhamos, renovando nossos corações quando enfraquecemos no amor, e derramando sobre nós coragem quando ficamos desencorajados com relação ao amor. Você confia no Espírito Santo para fortalecer você e o seu casamento? Qual foi uma situação específica em que você não tinha habilidade, mas foi fortalecido pelo Espírito Santo?




Devocional Diário


Texto base: Efésios 4.2

          Humildade, mansidão e paciência. Três virtudes desafiadoras, mas que não podem faltar na vida daqueles que experimentaram do novo nascimento.

          O primeiro detalhe que observamos nesse versículo é a palavra “completamente”. A vida cristã não pode ser “meia boca”, mesmo sabendo que não atingiremos a perfeição enquanto estivermos nesse corpo, a busca por esse padrão segundo Cristo precisa ser nosso alvo.

          Outra observação importante de se fazer é que essas virtudes fazem parte do fruto do Espírito, portando resultado de uma vida cheia do Espírito Santo, não é fruto puramente do nosso esforço, apesar de envolver também o esforço de não dar vazão a carne e praticar as disciplinas espirituais.

          Portanto, andar de modo digno da vocação é um andar de imitação a Cristo, onde o caráter d'Ele pode ser visto principalmente em nossos relacionamentos.

          Oração: Senhor, me ajude a imitar Jesus na humildade, mansidão e paciência. Me encha do Teu Espírito e me ajude nessa busca diária por ser semelhante a Ele. Em nome de Jesus. Amém!

@PAULO.CAMPOSJR