quarta-feira, 22 de junho de 2022

"Sabedoria!!!"

 


PROVÉRBIOS 26 Mulher virtuosa, esse capítulo está cheio de conselhos para o nosso crescimento espiritual. No dia a dia passamos por situações desagraveis em nossa casa, no trabalho, e faz nos dizer palavras que não deveríamos falar. Só depois que o momento da raiva passa é que percebemos que o que falamos não edificou.           ✝️ Não responda ao insensato com igual insensatez, do contrário você se igualará a ele.( v 4) Como mulheres de Deus, devemos nos atentar para não cometer esse erro. Devemos buscar em Deus a temperança, pedir por sabedoria para lidar com as situações e confrontos do dia a dia, para que a sabedoria governe a língua, para descobrir a hora certa de falar e a hora certa de ficar calado. Provérbios 26 nos traz muitos conselhos e advertências. Se o lermos atentamente e aplicarmos em nossas vidas e orarmos para que Deus nos guie, Ele nos conduzirá pelo melhor caminho. Não deixe momentos ruins apagar a luz que existe em você. Busque viver os frutos do Espírito Santo: "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei." (Gálatas 5:22-23) e você se tornará uma mulher sábia!

VERDADE PARA HOJE


"Todo homem prudente age com base no conhecimento, mas o tolo expõe a sua insensatez."

Provérbios 13:16

REFLITA E RESPONDA
          Você tem buscado de Deus sabedoria para lidar com as situações e confrontos do dia a dia, para que a sabedoria governe a língua, para descobrir a hora certa de falar e a hora certa de ficar calado?

No amor de Cristo Gleys kelly


Fundos para "Bible Journaling"

































 

"Sabedoria!!!"

 



Provérbios 25 O capítulo 25 de Provérbios nos mostra a importância da comunicação, como devemos falar, escutar (prestar atenção, levar em consideração), como devemos nos comportar diante de situações comuns da vida, e como agir para resolver nossos conflitos interpessoais.           ✝️ É a Glória do Senhor encobrir as coisas, mas a honra dos reis é vasculhar um assunto. (v 1) Provérbios 1 começa mostrando que nem tudo precisa ser mencionado. Em l Pedro 4:8 vemos que o amor encobre uma multidão de pecados, e em Provérbios 28:13 : "O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que confessa e as deixa alcançará misericórdia". Sendo assim, o que Deus encobre por sua misericórdia, que fique encoberto. Não devemos trazer a tona aquilo que Deus já encobriu por seu amor. *HUMILDADE*           ✝️ "... e não fiques no lugar de grandes homens. " (v 6b) Devemos sempre evitar a exaltação própria. Assim como devemos nos humilhar aos olhos do Senhor (Tiago 4:10), devemos também nos humilhar perante os outros. *PRECIPITAÇÃO*           ✝️ "Não saias apressadamente para lutar..." (v 8a) Em Provérbios 11: 14b diz: "Na multidão de conselhos há segurança." Portanto, não podemos enfrentar nossas batalhas sem um planejamento, sem conselhos e sobretudo sem a armadura de Deus. ( Ler Efésios 6:10) *DISCRIÇÃO*           ✝️ "Discute a tua causa com o teu vizinho e não reveles o segredo a outro." (v 9) A mulher sábia é discreta ao resolver seus assuntos. Não sai por aí difamando quem a mal tratou ou lhe causou dano, antes chama no particular e resolve a questão. Aquilo que foi resolvido com discrição não traz vergonha a nenhuma das partes envolvidas. *COMUNICAÇÃO*           ✝️ "Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.
"Como pendentes de ouro e gargantilhas de ouro fino, assim é o sábio repreensor para o ouvido atento. Como o frio da neve no tempo da sega, assim é o mensageiro fiel para com os que o enviam; porque refresca a alma dos seus senhores." (v 11-13) Nos versos 11,12 e 13 vemos um exemplo de boa comunicação: A palavra apropriada, dita no tempo certo para o ouvinte certo (coração obediente) e com fidelidade à quem enviou a mensagem, trazendo benefícios para todos. Que nós possamos entender que sendo mensageiras ou ouvintes, a palavra deve ser sábia, dita no tempo certo e o coração obediente, cumprindo assim o crescimento para nossas vidas. *CONFIANÇA*           ✝️ "Martelo, espada e flecha aguda é o homem que profere falso testemunho contra o seu
próximo. Como dente quebrado, e pé desconjuntado, é a confiança no desleal, no tempo da angústia." Nos versos 18 e 19 falam do quanto é prejudicial o falso testemunho contra alguém e a confiança no homem desleal em tempo de dificuldade (É como dente quebrado e pé desconjuntado). Em tempos de tantas mensagens fakes news, por mais que pareça verdadeira uma mensagem, não devemos transmitir sem ter certeza de sua veracidade. Não basta parecer, ela precisa ser. Afinal seguimos aquele que é: O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.

VERDADE PARA HOJE


"No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder."

Efésios 6:10


REFLITA E RESPONDA
Provérbios 25 trouxe-nos várias instruções preciosas. Qual delas mais falou ao seu coração? Porquê?


No amor de Cristo Marlúcia Freitas


"Papéis de Carta"