segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Meditações!!!


         O meio por que podemos vencer o maligno, é aquele pelo qual Cristo venceu - o poder da Palavra. 

          Deus não nos rege a mente sem nosso consentimento; mas se desejamos conhecer e fazer Sua vontade, pertence-nos a promessa: ”Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32. "

          Se alguém quiser fazer a vontade d'Ele, pela mesma doutrina conhecerá. João 7:17. 

          Mediante a fé nessas promessas, todo homem poderá ser libertado dos ardis do erro e do domínio do pecado.

Desejado de Tods as Nações  pag 258

Série Jesus 65



Meditações!!!


           A história das nações fala-nos a nós hoje. 

          Deus tem designado um lugar em Seu grande plano para cada nação e cada indivíduo. 

          Homens e nações estão sendo hoje testados pelo prumo na mão d'Aquele que não erra. 

          Todos estão por sua própria escolha decidindo o seu destino, e Deus está superintendendo a tudo para a realização dos Seus propósitos. 

          Só a Bíblia permite uma visão correta dessas coisas. Nela estão reveladas as grandes cenas finais da história de nosso mundo, acontecimentos que já estão lançando suas primeiras sombras, o som de cuja aproximação fazendo tremer a Terra, e o coração dos homens desmaiando de terror.

Profetas e Reis cap 43



31 Dias com "Provérbios" com Tamy Silva

 • Provérbios 1 •

          Na maior parte, o ensino dos Provérbios é tão claro, positivo e evidente que não necessita de explicação.

          Em Provérbios 1: 8 fala que o filho deverá ouvir a instrução de teu pai e não deixar a doutrina de tua mãe. O bom pai zela pelo corpo de seu filho e cuida que seja bem alimentado e exercitado para que seja conservado com saúde, vigor e anseio (Disciplinar um filho nem sempre é fácil Hebreus 12:11). Ele zela pela mente de seu filho para que seja instruída como tudo o que é necessário para o bom desenvolvimento intelectual e além disso, zela pelo Espírito do filho e procura guiar os seus pensamentos para o conhecimento de Deus. (Efésios 6:4)

          A todo momento vemos um chamado a sabedoria e a buscar do conhecimento já que assim evitaremos o pecado e nos aproximaremos do Pai.

          Para nós a sabedoria que hoje clama nas praças pode ser a pregação do evangelho de forma livre. O cristão confessa que Cristo é a sabedoria espiritual. (1 Coríntios 1:8).


• Provérbios 2 •

          A procura da sabedoria. Embora a sabedoria clame aos simples (Provérbios 1.20-22), prometendo derramar seu espírito sobre todos os que querem ouvir (Provérbios 1.24), contudo, ela, por sua vez, precisa ser procurada. O ouvido deve ser inclinado e o coração aplicado (v. 2); deve-se buscar a sabedoria como a prata e os tesouros escondidos.

          Há 7 recompensas para quem  procura e acha a sabedoria:

          1) "Entenderás o temor do SENHOR" (5). Os primeiros discípulos "andaram no temor do Senhor e na consolação do Espírito Santo" (Atos 9.31).

          2) "Acharás o conhecimento de Deus" (5). Conhecer a Deus revelado em Cristo é a ambição do crente.

          3) Terás "conhecimento e o entendimento" (6), os dois ingredientes

da verdadeira sabedoria. 

          4) Serás guardado (7,8) dos assaltos espirituais, como por um escudo.

          5) "Entenderás a justiça, e juízo, e eqiüidade" (9), ou, em outras palavras, serás um homem discreto e entendido, como foram José, Davi e Daniel.

          6) O conhecimento será suave à tua alma (10). Todo o conhecimento de valor custa adquirir-se, mas depois dá prazer. Assim é com a piedade, a divina sabedoria. O crente experimentado anda no caminho da santidade com satisfaçãoe prazer.

          7) Serás guardado das sendas da morte (18), dos "caminhos de sepultura" (7.27), que os convidados da "mulher estranha" tomam, para nunca mais voltarem (19): 3


• Provérbios 3 •

          O segredo de uma vida bem-sucedida. Continua a instrução à mocidade. "Aumentarão os teus dias... paz", são a recompensa da sabedoria. Indicações úteis para o moço que deseja uma vida abençoada:

          1) Atender à Palavra de Deus (1). "Minha lei", "meus mandamentos", devem ser a base de todo o procedimento sábio. Quem é governado pela Palavra de Deus mostra a verdadeira sabedoria.

          2) "A benignidade e a felicidade" não devem ser esquecidas (3): Estas qualidades são perfeitamente equilibradas no caráter de Deus, porque Deus é luz, e Deus é amor.

          3) A confiança no Senhor deve tomar o lugar da confiança em si (5). As vezes um homem é seu próprio maior inimigo e seu próprio pior conselheiro.

          4) "Honra ao SENHOR com a tua fazenda" (9). A contribuição é o caminho, para a prosperidade (10).

          5) Lembra-te de que o Pai castiga cada filho para seu proveito (11). Este trecho é citado e explicado em Hebreus 12.5-13. A expressão "ao filho a quem quer bem" (12), garante que a correção será branda e eficaz.

          Bênçãos para os humildes (19-35). Neste trecho somos instruídos por uma série de proibições. Devemos:

          1) NÃO deixar que a sabedora e bom senso se apartem de nós (21). É fácil a qualquer um perder o seu caráter; basta um pouco de loucura e o prejuízo permanece por muito tempo.

          2) NÃO ser medroso (25). Que o Senhor seja a nossa confiança! 0 medo influi muito, especialmente com os velhos (Eclesiastes 12.5).

          3) NÃO adiar o fazer o bem (27). Boas intenções não bastam. E preciso agir.

          4) NÃO maquinar o mal (29). Nosso próximo deve poder contar com a nossa simpatia e não com nossas más ações.

          5) NÃO contender (30). Brigar é um pecado muito comum, e é gealmente sem desculpa.

          6) NÃO ter inveja do homem violento (31). O perverso é abominação ao SENHOR.


• Provérbios 4 •

          Sabedoria, a coisa principal (v. 7). Parece que aqui temos uma porção do ensino de Davi ao seu filho Salomāo (v. 4). Entre outras coisas, Davi disse ao menino Salomão:

         "A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria!"

          A sabedoria consiste no bom uso dos conhecimentos. Por isso ela exalta o homem, traz-lhe honra (8) e é uma grinalda de graça para a sua cabeça (9): "fazer-te sábio para a salvação" (2 Timóteo 3.15).

          Isto chama-se também ser "sábios em Cristo"(1 Coríntios 4.10). Em Tiago lemos da sabedoria lá do alto: pura, pacífica, moderada, reconciliável, misericordiosa, etc.

          Os netos de Davi que primeiro ouviram este ensino (v. 1), antes de tudo ser escrito no livro de Provérbios, deviam ter tirado bastante proveito. Contudo, o neto que nós conhecemos melhor-Reoboão parece ter prestado pouca atenção ao ensino.

          Neste capítulo, a vida espiritual apresenta-se como uma carrera no caminho da sabedoria (1), pelas "carreiras direitas", onde o filho é exortado a andar. Ali ele anda e corre, com o cuidado de não se desviar pela "vereda dos impios".

          Porventura é Davi que fala do versículo 20 em diante? Não nos parece. Mas se é Salomão, podemos retletir que seus filhos talvez prestassem mais atenção ao exemplo dele do que à suas palavras.


• Provérbios 5 •

          Reprovando a prostituição. Neste capítulo, o pai aconselha o filho sobre a castidade: um ensino que muitos pais crentes não têm dado com sabedoria e simpatia a seus filhos jovens, e, por isso, têm descuidado de um dos seus mais sagrados deveres. Para tal conselho ser útil aos filhos, precisa haver, da parte do pai, inteligência, simpatia, espiritualidade, discernimento, conhecimento do assunto, franqueza e sabedoria em referir à sua própria experiência - é uma vida exemplar que conquista a admiração e respeito dos filhos. Quando o pai se sente inteiramente incompetente para aconselhar os filhos a este respeito, ele pode, em último recurso, recorrer a alguns livros que dão ensinos sensatos sobre o assunto.


• Provérbios 6 •

          No capítulo 6 de provérbios vemos algumas advertências sobre áreas importantes da vida.

          1) A primeira delas é sobre o fato de se tornar fiador de outra pessoa. O sábio nos adverte a não fazer este tipo de coisa, nāo importando para quem seja, é algo muito perigoso e pode trazer muito dano.

          2) A segunda advertência é com relação a preguiça. Não podemos permitir que ela nos

domine. Há pessoas que amam a preguiça, a improdutividade, a falta de conhecimento e o futuro vazio. Os preguiçosos são viciados em prazer, mas não querem ter o menor trabalho, o sábio os aconselha a observar a vida das formigas, pois, apesar de seu tamanho, carregam peso dez vezes superior ao seu para cumprir sua tarefa.

          3) A terceira é com relação ao homem maligno, malicioso em palavras e atitudes. O sábio diz que este será destruído de repente, sem que haja remédio para sua ruína. Isso nos mostra que devemos evitar este tipo de atitude, para não colhermos seus frutos.

         4) A última advertência o sábio mais uma vez nos fala a evitar a mulher adultera. Assim como em Provérbios 5, ele nos mostra que é impossível se relacionar com ela e não  haver consequências. Por mais que nāo se enxergue a princípio, ou pareça que não há nenhum mal, que é apenas uma aventura, o relacionamento com a mulher adúltera causa muitas dores.


• Provérbios 7 •

          O sábio começa nos aconselhando a fazer da sabedoria, algo precioso em nossas vidas. Ele nos aconselha a guardá-la como a um tesouro. Utilizando a proteção "automática" da pálpebra que protege o olho contra o contato, ele diz que da mesma forma devemos guardar a sabedoria: como "a menina dos nossos olhos".

          Ele continua nesse raciocínio e nos estimula a tratá-la como nossa irmā, isto é, como alguém próximo a quem amamos.

          Quanto mais cedo enxergarmos a vida como uma semeadura e as nossas escolhas como as sementes, entenderemos a urgência do convite da sabedoria. Ela nos preservará de muitas dores e angústias. Nos livrará de muitas ciladas e perigos, como por exemplo os da impureza sexual.

          Aqui, ele utiliza mais uma vez, o exemplo da mulher lasciva, prostituta. Que convida a todo instante para relações sexuais ilícitas.

          O sábio encerra nos aconselhando a ficar longe dela. A não andar perdidos em seus caminhos, nem ceder aos seus convites. Os que a seguem, estão indo para a morte.

          Sua cama é comparada a sepultura. Famílias, casamentos, relacionamentos de pais com filhos, enfim. A relação sexual fora do casamento é algo extremamente destrutivo.


• Provérbios 8 •

          0 capitulo 8 do Livro de Provérbios é um dos mais extraordinários poemas da literatura hebraica. Destaca-se por seu conteúdo "sapiencial, prático e teológico", pois, à medida que nos aprofundamos em sua leitura, evidenciam-se pelo menos esses três temas:

          1) V. 1-21: Apresentação da "Sabedoria", que, de maneira didática, junta outros livros da Biblia, como Jó, Salmos, Eclesiastes, Cânticos de Salomão, Jeremias e Provérbios, caracterizam-se por Conselho dos Sábios". A sabedoria contida em Provérbios ensina a viver a vida de forma regrada e consciente como exercício para se alcançar prosperidade, paz e longevidade.

          2)  V. 22-31: "Cristologia", a qual revela o Messias prometido como aquele que tem suas origens desde a eternidade (Miquéias 5.2; Atos 15.18; Romanos 1.20). O cenário usado pelo autor para ilustrar todo o capítulo 8 do Livro de Provérbios é a atuação daquele que detém todo o conhecimento, "Sabedoria", inclusive sobre a criação. O autor recorre a técnicas literárias usando o conceito do "eu liíico" na primeira pessoa, emprestando, assim, suas ações e palavras a um agente oculto na pessoa daquele que sempre esteve com o Senhor desde a fundação do Mundo (1 Pedro 1.20; Apocalipse 13.8). Portanto, temos aqui a personificação da virtude e do caráter do Messias prometido, Jesus Cristo, o único capaz de agregar corporalmente toda a plenitude da personalidade de Deus João 1.1-3; 1 Coríntios 1.24-30; Colossenses 2.3).

          3) V. 32-36: A "Teologia" empregada nesses versículos é um convite ao homem, pelo conhecimento de Deus: (v. 35) "Pois quem me encontra, encontra vida e recebe o favor do Senhor" . Esse encontro iluminará seu entendimento na busca da verdade, favorecendo-lhe a felicidade e a vida eterna (Tito 1.2).


• Provérbios 9 •

          Vemos em Provérbios 9 que além de convidar a todos para aprender, a Sabedoria prepara um grande banquete para alimentar os que se achegam a ela. A comida é boa, saudável e abundante, isso significa que aquele que se abriga na casa da sabedoria tem uma vida abundante. Há muitos e preciosos conselhos escondidos na Sabedoria, que nos ajudarão a viver uma vida fora da curva.

          Uma visão ampliada, motivações saudáveis, estilo de vida saudável e equilibrado, finanças positivas distante das dívidas, e sobretudo temendo a Deus e guardando Sua Palavra. Muitas pessoas sentem medo de seguir a instrução da Bíblia ou o conselho da sabedoria, porque seu novo estilo de vida vai desagradar a muitas pessoas que estão por perto, esses são os tímidos.

          Suas vidas não mudam porque elas estão mais comprometidas com a opinião dos outros do que consigo mesmas. Mas se você tem compromisso com sua vida e quer ter o futuro que a Sabedoria lhe apresenta, você precisa não se importar com o que as outras vão dizer, porque quando elas perceberem que suas atitudes são diferentes as criticas virão, mas quando os resultados começarem a surgir, elas vão querer saber qual o segredo.

          Então, aguente firme.


• Provérbios 10 •

          Este capítulo é cheio de muitas lições preciosas; em  Provérbios 10 aprendemos que o filho tolo causa tristeza a sua mãe. Que o homem é livre da punição, por causa da inocência. Que o preguiçoso empobrece, enquanto o que trabalha com inteligência, prospera. Enquanto o filho preguiçoso é motivo de tristeza, o trabalhador é motivo de alegria.

          Você conhece alguém agressivo em palavras? Sempre com uma atitude estúpida e insensata?

          E assim a boca do ímpio, da pessoa que não tem comunhão com Deus, não se espante. O coração sábio aprende e aceita o ensino, por isso sua vida e tudo o que ele faz, prospera.

          Sua atitude de submissão à Sabedoria lhe faz sempre ter coisas novas em seu tesouro. Não é assim o tolo, ele prefere acreditar que é sorte.

          Enquanto a vida do íntegro é tranquila por causa de sua honestidade e justiça, o ímpio vive de maneira fraudulenta e mentirosa. De repente, tudo o que tem lhe será tirado pela justiça.

          As palavras do justo produzem vida e esperança em quem o ouve. Eles são uma fonte de renovo e esperança, enquanto isso, ninguém quer ouvir o tolo.

          Uma atitude amorosa transforma qualquer ambiente. O sábio se comporta de maneira inteligente e procura manter o equilíbrio para a boa convivência, muitas vezes até, sofrendo o dano.

          Para os tolos estão reservados o sofrimento e a ruína, por isso, a sabedoria o convida ao

arrependimento.


• Provérbios 11

          Neste capítulo vemos as personalidades, tipos de pessoas e quais as colheitas de vida que cada uma delas fazem, mas dois se destacam: o justo e o ímpio.

          1) Justo Neste está o prazer de Deus. Vemos que Seu Filho Jesus era justo, e com o fruto do Seu ensino e a ministração do Espírito Santo, os discípulos também se tornaram justos (1 João 3:2).

          Há preciosas promessas para estes. Na angústia serão ajudados e libertos, o desejo deles é inclinado para o bem, será sempre revigorado, não importando qual a estação da vida, seu ânimo é bom.

          Atrai pessoas ao relacionamento com Deus e é generoso, dentre outras coisas.

          2) O ímpio- é o oposto do justo. Sua atitudes más o levarão a ruína, seus desejos são maus, não vê vantagem em temer a Deus, desagradável ao Senhor, sua herança é o juízo. Zomba do justo e não se previne com relação ao futuro.

          Infelizmente o segundo grupo é uma maioria avassaladora na humanidade, não é a toa que temos tanta maldade entre nós.

          E você? De qual desses dois a sua personalidade se aproxima mais? Faça uma auto análise.


• Provérbios 12 •

          Em Provérbios 12 vemos conselhos diversos da sabedoria e podemos destacar alguns como por exemplo, a atitude de alguém com relação a disciplina. Há pessoas que não suportam a correção, obviamente que a maneira como somos corrigidos influência muito em como nos sentiremos, mas alguns de nós, de nenhuma maneira quer ser corrigido.

          Em vários círculos sociais, estão aqueles que acham que sabem de tudo, e não querem ser ensinadas. Esse é um grande erro. Todos nós precisamos aprender e isso exige humildade.

          Outro ponto importante, é que o ímpio não permanecerá prevalecendo em sua impiedade. Quando a justiça de Deus recair sobre Sua vida, ele será destruído e ninguém lembrará dele. Uma vida construída sobre os fundamentos do erro, injustiça e do pecado, vai fracassar é só uma questão de tempo. A ruína começa por dentro. Na amargura, tristeza, insatisfação, até que tudo desmorone.

          Sendo assim, a Sabedoria nos convida a construir nossa casa sobre os fundamentos que ela preparou. Assim, teremos uma construção sólida e um projeto bem estabelecido.


• Provérbios 13 •

          Em Provérbios 13 destaca-se, entre outros temas, a importância daquilo que falamos. Palavras dão significado às coisas e são surpreendentemente poderosas. Palavras ferem ou curam. Palavras constroem ou destroem. E, sim, línguas soltas ainda afundam “navios” de todos os tipos: parcerias, namoros, amizades, aprendizagem e posses, para citar apenas alguns. Línguas soltas e sem controle afundam casamentos, famílias, governos, reputações e carreiras.

          O conceito de que as palavras devem ser controladas por Deus, expresso por Salomão em Provérbios 13:2-5, 15 e, possivelmente, no versículo 17 (e mais adiante, em 18:21 e 21:23), não era novo para ele. Provavelmente ele o recebeu de seu pai Davi porque repete o conceito em Salmos 141:3: “Põe guarda, Senhor, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios” (ARA). Salmo 39:1 fala de um focinho ou um freio para controlar a língua. Antes disso, em temos referências ao poder da língua e à necessidade de controlá-la (Jó 5:21, 15:3 e 5, 20:12, 27:4). Cuidar do que dizemos é tão importante que também é mencionado várias vezes no Novo Testamento. Tiago 3 fala sobre o poder da língua e a necessidade de controlá-la e usá-la para o bem.


• Provérbios 14 •

          O capítulo de Provérbios 14 começa destacando a importância da mulher sábia para o desenvolvimento de uma lar saudável.  Caso a mulher seja tola, não haverá paz nem prosperidade permanente para nenhum dos membros da família, ela destrói tudo. Mas isso não se aplica apenas a mulher, um homem insensato também destrói o lar!

          Devemos trabalhar e ser diligentes no que fazemos, mas com sabedoria. Perceba que no versículo 4, ele diz que a força do boi produz abundância.

          O Senhor nos deu o governo sobre a criação, devemos utilizar que está a nossa disposição, sem ferir a lei de Deus e a dos homens, para nos ajudar na construção de uma vida melhor e prospera.

          Mais uma vez, neste capítulo a sabedoria nos exorta a ter a atitude de aprendiz. A tolice e a soberba não nos levarão a nada. Para absorver conhecimento de Deus precisamos ser humildes de espírito.

          Na parte final, o sábio destaca a importância do temor ao Senhor, de como Ele é um refúgio e fonte de vida para o que confiam n'Ele. De tal forma, que até mesmo diante da morte, sua esperança permanece viva, o que de fato acontece.

          Em Cristo temos uma esperança superior. Sabemos que nossa existência não se resume apenas a esta Terra, mas que promessas superiores aguardam aqueles que crêem.


• Provérbios 15 •

          Provérbios 15 trás algumas lições práticas para uma vida feliz e pacífica.

          A primeira delas é com relação à nossa resposta diante de uma agressão verbal. O sábio nos diz que a resposta "branda", isto é, suave, delicada, desvia a ira. Muda de direção, tira o foco.

          Não são poucas as vezes em que até  estamos calmos, mas a maneira como somos tratados por palavras nos fazem perder a paciência.

          Mas o que este livro nos ensina, é que a vida feliz é o resultado de uma série de boas escolhas. E preciso pensar no longo prazo.

          Quando palavras malditas quiserem tirar sua paz, responda de maneira calma. Sinta o amor de Deus ser derramado em seu coração. Ele é poderoso para gerar em nós aquilo que ainda não existe.

          No versículo 4, a língua saudável é comparada a árvore de vida. Ou seja, ao invés de matar ela produz bons frutos. Devemos escolher ser estas pessoas. Com uma língua saudável, a oração dos retos são agradáveis ao Senhor, por isso, são ouvidos.

          No versículo 13, o sábio declara que o coração alegre deixa o nosso rosto mais bonito e agradável. Vemos tantas pessoas ranzinzas, mal-humoradas, sempre. Nunca sorriem, e muitas delas dizem que são cristãs.

          E uma grande contradição com o ensino bíblico. O coração satisfeito e alegre reflete diretamente na satisfação do nosso rosto.

          Por fim, destaco o versículo 16. Nele o sábio nos diz que é melhor ter pouco com temor a Deus, do que muito onde há muita confusão, tumulto, desordem, perturbação, enfim.

          A paz deve ser o juiz da nossa vida. Sendo assim, antes de qualquer coisa, devemos julgar se a nossa decisão levará a paz. Isso não significa ausência de dificuldade, significa que mesmo em dificuldade você tem paz.


• Provérbios 16 •

           Lemos em Provérbios 16 que o ser humano pode traçar planos, isto é, colocar os deveres em ordem - como enfileirar os soldados nas linhas de guerra - em seu íntimo, porém Deus é quem determina o que de fato, se tornará realidade, ou não. Deus no seu domínio prevalece sobre o ser humano.

          Um indivíduo pode julgar que não há nada de errado com o que faz, aparentemente pode parecer santo.

          Porém Deus conhece seu coração, sejam as razões por detrás de suas atitudes puras ou não. O SENHOR julga os indivíduo com base na intenção pelo qual agem visto que Ele vê os corações humanos (Vs. 3).

          Traçar seus planos com o SENHOR É fundamental para o sucesso. Provérbios 16.3, porém, não oferece favor divino para todos os planos.

          Está escrito que o estúpido (Provérbios 1.32) e o relapso (Provérbios 6.9-11) colhem fins indesejáveis.

          Em Provérbios 16.4 está escrito que todas as decisões de Deus têm um objetivo, inclusive os ímpios para a destruição.

          Ainda que isto possa ser complicado de compreender e admitir, a condenação para o impenitente está de acordo com a justiça de Deus e é uma verdade frequentemente ensinada nas Escrituras, inclusive no vs. 5.

          No vs. 16 o sábio nos diz que a sabedoria é mais desejável que o ouro e prata, noutras palavras aprender é melhor do que dinheiro.

           Na verdade, a prosperidade material é uma consequência do quão bom somos no que fazemos. De forma complementar, Provérbios 16.20 nos diz que qualquer que se expõe ao ensino, prospera.

          No vs. 24 somos ensinados sobre o poder e a importância das palavras agradáveis.

          Elas são tão doces e tão desejáveis quanto mel de um favo de mel. Palavras faladas apropriadamente, que encorajam, acalmam ou elogiam são capazes de ser profundamente agradáveis e até edificantes a ponto de auxiliar uma ser humano a se sentir melhor, inclusive no aspecto físico.

          Ter calma e carácter controlado é mais notável do que ser um combatente (Vs. 16.32). Em uma terra em que a segurança dependia de vigore agilidade na batalha, esta explicação pode parecer impensado. Contudo, dominar a si mesmo é uma virtude maior que vencer uma cidade.


• Provérbios 17 •

          Em Provérbios 17 vemos que o sábio começa dizendo que a paz em uma casa é mais proveitosa que a abundância em meio a brigas. Ele chega a dizer que é melhor termos satisfaçăão no pouco, onde há paz.

          A casa de muitas pessoas, infelizmente têm muita abundância, mas estão com ausência de paz. Lhes falta a presença transformadora do Espírito Santo, que nos guie por verdes pastos e em paz.

          Outro destaque deste capítulo, é a figura que o sábio cria, o crisol e a prata, par nos mostrar que Deus prova o nosso coração e  as nossas atitudes.

          O Senhor sabe exatamente quais são as nossas intenções. Não precisamos mentir para Ele, podemos ser sinceros sobre absolutamente tudo.

          E desejo de Deus alegrar nosso coração, pois um coração feliz é um remédio natural para o corpo, como nos mostra o versículo 22.

          Tenha certeza que o Senhor quer lhe dar uma vida, na qual você tenha prazer de viver. Não significa uma vida sem problemas, com a realização de tudo o que você imaginar, não, nada disso.

          Significa uma vida dirigida pela benção e o cuidado de Deus. Um vida na qual você não precisa viver nos cativeiros da ansiedade, mas repousando em pastos verdejantes.


• Provérbios 18 •

          Neste capítulo de Provérbios 18, há uma exortação sobre às pessoas que se isolam, por motivos egoístas na busca pelas próprias vontades e desejos, sem pensar no outro ou nas consequências de suas atitudes.

          Nesse contexto, este provérbio condena os que seguem os seus próprios padrões e desejos, totalmente alheios à verdadeira sabedoria.

          Além disso, essas pessoas são tão reclusas e tão intolerantes com quem discorda deles que encontram defeitos na verdadeira sabedoria, justificando-as como os convém.

           O tolo e tagarela compulsivo nunca da ouvidos, somente se detém para pensar no que vai falar a seguir, pensando apenas nas suas tolices e desejos.

          Desse modo, devemos nos separar de pessoas que maquinam o mal, que odeiam a justiça e desprezam o próximo e a Deus, pois nada de bom essas pessoas tem a nos oferecer.

          Entretanto, devemos mantê-las em nossas orações e sempre que possível testemunhar sobre a pessoa de Jesus, pois apesar de tudo, o Senhor nos pede que amemos uns aos outros.


• Provérbios 19 •

          Neste capítulo de Provérbios 19 nos são dados diversos conselhos práticos cheios de sabedoria, somos advertidos, entre outras coisas, a ter cuidado com o que falamos e expressamos.

          Desse modo, diversas pessoas vivem falando sem pensar imersas pelo próprio achismo e tolice, e Deus não se agrada disso. Além disso, nossas palavras devem ser guiadas pela sabedoria da palavra de Deus, devemos buscar essa sabedoria e pensar antes de falar.

          Há ainda muitos que passam por cima de si mesmo para estarem próximos dos ricos e tolos, e quem faz isso está imerso em ilusão, pois o Senhor diz que é melhor um pobre sábio do que um rico tolo.

          De acordo com o contexto histórico, este provérbio apresenta a pessoa pobre sob uma luz mais favorável do que a rica em relação à sabedoria.

          Desse modo, o Senhor deixa claro através da sua palavra, que não há nada de errado com o pobre e que o que importa mesmo é a sabedoria e as palavras que a pessoa proclama. A vida da pessoa pobre é marcada pela sinceridade, enquanto a de sucesso muitas vezes obteve sua riqueza fraudando e enganando.


• Provérbios 20 •

          Em Provérbios 20, há advertências contra três tipos de pessoas. O primeiro deles é alguém que gosta de álcool, logo, o sábio disse que essas pessoas nunca terão uma vida guiada pela sabedoria.

          Diante disso, há muitos alcoólatras que sofrem deste vício devastador, e como consequência muitos perderam ou estão prestes a perder familiares.

          Alguns perdem tudo, alguns querem ficar internados, mas podem não ganhar, enfim, isso é uma coisa muito prejudicial. Outro tipo de pessoa é a pessoa preguiçosa, note que o livro de Provérbios fala muito sobre esse tema.

          Com isso, ele gosta de ser covarde, ignora as oportunidades da vida, não realiza tarefas, está sempre desperdiçando, está sempre cansado ou com sono, pensa que é inteligente e as pessoas não o entendem.

          Por último, a pessoa briguenta, os ensinamentos nos diz que não devemos seguir seu caminho, porque ele é marcado pela confusão e pela discórdia.

          Concluímos, portanto, como é grande a importância de ouvir os ensinamentos da palavra do Senhor e segui-las, tanto para o nosso bem estar, quanto das pessoas ao nosso redor.

          Desse modo, pense em como você trata o que as pessoas fazem por você e o que você faz pelas pessoas.

          Assim como, quais são as atitudes que você está tendo diante da vida? Mentiras, preguiça, enganação, embriaguez? O Senhor nos convida a nos arrependermos e mudar a nossa história. Deixe Ele guiar os seus passos.


• Provérbios 21 •

          No inicio de Provérbios 21 o sábio, mais uma vez nos exorta com relação a Soberania de Deus e às inclinações de nossos corações.

          Muitos de nós imagine ter um bom plano e como ele vai prosperar e dar certo, mas Deus que sonda os corações sabe o que é melhor para nós.

          O Senhor além de tudo, analisa nossas motivações, se estamos ou não no caminho certo, se a nossa será ou não, benção.

          Por isso, antes de qualquer tomada de decisão em relação ao planejamento de sua vida, consulte a Deus. Os crentes não devem agir como os ímpios, os quais, até os seus sacrifícios são rejeitados pelo Senhor. Eles são abomináveis, isto é, repugnantes, a Deus. Somente através de Cristo é que somos justificadose feitos aceltaveis a Deus.

          O sábio conclui com o pensamento que começou. Dizendo que por mais que nos preparemos para as demandas da vida, é do Senhor que vem o triunfo.


• Provérbios 22 •

          Em Provérbios 22:6 temos uma das instruções mais famosas do mundo cristão:

          "Educa a criança no caminho em que deve andar,

 e até quando envelhecer 

não se desviará dele".

          Pois bem, esse é um conselho poderoso e que precisa ser dirigido de acordo com a direção do Espírito Santo, com muito amor e zelo pela alma da criança.

           O comportamento da criança, por mais que apresente padrões, não são absolutos. A personalidade, temperamento, as condições da gestação, da família, enfim, há muitos fatores que podem influenciar no comportamento delas. Por isso, o essencial é que os pais tenham a paciência necessária para aplicar a instrução, de acordo com as características mais particulares delas.

          Como por exemplo o horário, o formato (leitura, áudio ou vídeo), o tempo. Sobretudo, é imprescindível que as crianças enxerguem em seus pais uma referência naquilo que estão aprendendo. Nossos filhos precisam perceber amor sincero, por Deus e Sua Palavra, em nossas vidas. Por isso, devemos instruí-las 'no caminho". Ou seja, nós não apenas indicamos o caminho, trilhamos juntos.

          O sábio encerra nos apresentando dos versículos 17 a 29, algumas características da Palavra de Deus, que é a verdade:

           1. É suave;

          2. Precisa estar presente em nossos lábios;

          3. Produz confiança em Deus

          4. Nos dá revelações profundas e amplia nossa visão;

          5. Dá certeza

          6. Nos capacita a ensinar.


• Provérbios 23 •

          No início de Provérbios 23 o sábio nos aconselha como devemos nos comportar quando estivermos comendo com autoridades.

          Ele orienta que sejamos moderados, não glutões. Acho fantástico que na Palavra de Deus encontramos conselhos para as mais diversas situações da vida.

          Outro conselho importante, é sobre onde está o nosso foco. No versículo 5, ele nos aconselha a focar em coisas que realmente importam. Não gastar tempo e energia em coisas que não trarão proveito algum.

          Mais uma vez ele aborda o tema: educação de filhos, no versículo 13. A disciplina é muito importante na vida da criança. Não podemos deixa-la sem limites, fazendo tudo o que quer.

          Como ser humano, a criança vem com a semente do pecado em seu coração e naturalmente é inclinada para o mal, o amor e a disciplina darão controle aos seus impulsos e a fará andar no caminho direito.

          Por fim, no versículo 26, a sabedoria pede o nosso coração. Como é maravilhosa a maneira como Deus é e como nos ama. De maneira gentil e amorosa Ele deseja ter acesso a nossa vida. Ele nos pede para ceder e permitir que Ele nos governo e dirija o nosso coração.


• Provérbios 24 •

          De acordo com o contexto, esse provérbio fala do futuro dos justos para acabar com a inveja dos ímpios, apenas mostra como os ímpios não são dignos de qualquer admiração.

          Diante disso, esses versículos estão cheios de fé e compreensão sobre a vida após a morte. O versículo 11 é uma oração a Deus quando a morte se aproxima.

          Portanto, as palavras de Jesus sobre a recompensa eterna abrem e fecham a nova aliança. No entanto, o sacrifício de Jesus na cruz poupou aqueles que creram nele de qualquer condenação.

          O Senhor nos ensina que devemos nos concentrar em ter boas escolhas, estilo de vida, pensamentos, enfim, tudo o que interfere de alguma forma no seu relacionamento com Deus e no seu compromisso pessoal com o futuro.

          Logo, não desanime quando cometer erros ou quando a dor da vida o derrubar. Temos um Deus misericordioso que sustenta seus filhos.

          A promessa é que mesmo que o justo caia, o Senhor o levantará, por isso, seja uma pessoa confiável e busque caminhar em justiça.


• Provérbios 25 •

          Nesse provérbio o sábio nos dá muitos bons conselhos, inclusive um de meus preferidos está no versículo 11, onde ele fala sobre a importância das palavras ditas no tempo certo. Ele as compara com maças de ouro colocadas em salva (bandeja) de prata, ou seja, é uma atitude extremamente nobre e valiosa.

          Há muitas pessoas precipitadas no falar, mas quando observamos Neemias, por exemplo, percebemos o quanto é importante falar as palavras certas no momento certo. Para isso, Neemias ora antes de falar. Que possamos seguir este bom exemplo. Muitos danos serão evitados em nossa vida quando finalmente formos prudentes diante do Senhor.

          Não podemos ser pessoas endurecidas ou orgulhosas diante da repreensão, porque ele torna mais sábio quem, quando merece a ouve e corrige seu caminho (v.12).

          As nossas palavras devem ser cheias de bondade, paciência e mansidão. Elas são mais poderosas e eficazes que o grito de ódio de quem não teme a Deus.

          Com as persistência necessária nesta prática, colheremos bons frutos e poderemobs influenciar até mesmo autoridades, com nossas palavras (v.15).

          Por fim, trabalhe seu domínio próprio. Muitos bons cristãos estão perecendo porque não dominam a si mesmos em áreas importantes da vida.

          O domínio próprio é um fruto do Espírito que precisa ser mantido com sabedoria. Evite a todo custo o que lhe enfraquece, tenta ou faz sair do caminho. Invista tempo e dedicação nas áreas mais vulneráveis, porque elas podem acabar com seu bom projeto de vida.

          O sábio compara aquele que não se controla a uma cidade em ruínas, sem muros. Ou seja, está completamente vulnerável (v.28).


• Provérbios 26 •

          Em Provérbios 26 o sábio nos aconselha, dentre outras coisas, a não nos desgastar de maneira desnecessária com o tolo. Debates longos com pessoas muito apaixonadas por seu tema, quando estão sob efeito do álcool, ou mesmo em momentos e circunstâncias inconvenientes é na maioria das vezes improdutivo.

          Não somos aconselhados a ser omissos ou covardes, mas à prudência. Devemos lembrar que as palavras ditas a seu tempo, são benção. Enquanto que as palavras certas no momento errado podem ser grande maldição.

          Neste assunto, precisamos orar a Deus, pedindo que Ele nos conceda sabedoria e força, para saber quando calar e quando falar. De qualquer forma, nossa oração constante deve ser, para que nossas palavras sejam sempre para a glória de Deus. E que quando for necessário sofrer o dano por causa disso, que o Senhor nos fortaleça e capacite.

          Vemos essa atitude de maneira constante na vida dos apóstolos na pregação do Evangelho. Estevão, por exemplo, mesmo diante de grande ameaça não deixou de anunciar aos judeus que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus. Por causa de suas palavras ele foi apedrejado até a morte, mas viu a glória de Deus, que o nosso objetivo final.


• Provérbios 27 •

          Em Provérbios 27 o sábio nos dá muitos conselhos relacionados à amizade. Somos seres sociais, Deus nos fez para vier em comunidade. Devemos ter comunhão, tanto com Deus que nos criou e com Seu Filho Jesus (1 Corintios 1:9), como devemos ter comunhão uns com os outros.

          Os verdadeiros amigos nos aconselham, corrigem, exortam e ajudam. O sábio diz que as feridas feitas pelo amigo, isto é, suas epreensões palavras duras, são benção e nāo maldição (v.6). Devemos nos esforçar, para ao longo da vida construir boas amizades e não abandoná-la com o passar do tempo (v.10). 

          Bons amigo são difíceis, raros, escassos.  Encontrando um, preciso preservá-lo. Infelizmente o mundo está dominado por pessoas maliciosas, infiéis, injustas, maldizentes e mentirosas. Nossos relacionamentos sofrem com isso. A palavra do ser humano não tem o mesmo valor de antes.

          Boas amizades, principalmente com o povo de Deus, aperfeiçoa nossa fé (v.17). A troca de experiências, sabedoria e conhecimento do Senhor, com Seus servos nos torna mais animados, dedicados e inspirados.

          Não são poucos os homens e mulheres de Deus que me inspiram a ser melhor e mais dedicado. Por isso, eu também lhe aconselho: faça amigos, o máximo que você puder.


• Provérbios 28•

          Em Provérbios 28 o sábio nos mostra que as pessoas que se desviam da verdade de Deus, da prática da justiça e do que é correto, valorizam o procedimento do ímpio (v.4).

          Em sua atitude dizem que uma vida de amor ao pecado e da prática da injustiça estão corretas. Além disso, ele faz um paralelo entre o entendimento de quem busca a Deus e o de quem não busca (v.5). Ele nos diz que o impio não consegue entender nada.

          Quando comparamos suas palavras com o que disse o apóstolo Paulo em 2 Coriítios 4:4, veremos que ele tem razão. Neste trecho, Paulo diz que o Diabo cegou o entendimento dos ímpios, de forma que eles não compreendem a vontade de Deus. Até a sua oração é detestável ao Senhor (v.9).

          Até que sejam palavras de arrependimento, o ímpio não é ouvido. Em Contraste, estão os justos. Estes entendem a vontade de Deus e estão continuamente sendo aperfeiçoados nela (1 João 2.20). Estes oram segundo a vontade e a Palavra do Senhor, em Nome de Jesus. Por isso, são constantemente ouvidos.


• Provérbios 29 •

          No capítulo de Provérbios 29 o sábio nos apresenta dois grupos de pessoas: as boas e as más. Sabemos contudo, que ninguém é bom, a não ser Deus, mas devemos entender "bom aqui, como aquele que pratica a justiça.

          No grupo das "boas" estão os justos, aquele que atendeu ao convite da sabedoria e a ama, o rei que governa de maneira justa, os que possuem sabedoria, o rei que julga com justiça e o de atitude humilde.

          Já no grupo das pessoas más, ele lista aquele que mesmo depois de ser repreendido várias vezes, não muda de atitude, a pessoa perversa, os que praticam a prostituição (homem ou mulher), o que ama o suborno, o traiçoeiro, os sanguinários, o tolo, aquele que oprime, o que oferece um mau serviço, aquele que é precipitado em palavras, a pessoa que é cheia de ira e fúria, e quem apoia o ladrão.

          E uma lista muita específica e que nos ajuda muito, pois até aqui o sábio nos aconselha a ser parceiro dos fieis e evitar o relacionamento íntimo com os infiéis. Isso não significa que vamos desprezá-las, ou não lhe dirigir a palavra, pelo contrário, devemos ser gentis e amorosos, pois como a atrairemos a Cristo? Contudo, devemos entender que por não conhecer a Deus, suas atitudes e conselhos tem forte influência do pecado.


• Provérbios 30 •

           Em Provérbios 30 percebemos uma estrutura um pouco diferente dos demais. São palavras de Agur, e aqui ele nos apresenta cinco grupos de quatro coisas, com características bem distintas:

          1. As que nunca se fartam (v.15,16);

          2. As que o deixavam maravilhado (v.18,19);

          3. Quatro que deixam "tremem" a terra (v.21 23);

          4. As que são pequenas e sábias (24-28);

          5. As elegantes (29-31);

          O que se percebe, é que além de observador, Agur procurou a sabedoria em cada uma de suas citações, e eu aprendo muito com isso. Gosto de observar os vários elementos que compõem a nossa vida para encontrar a revelação da sabedoria e do conhecimento de Deus em cada uma delas.

          O Senhor fala, em todo tempo Ele está se comunicando, se estivermos atentos e abertos às Suas ministrações, seremos dia-após-dia enriquecidos com Sua voz.

          E o desejo de Deus nos instruir, guiar e edificar. Observo, por exemplo, na vida de Moisés uma crescente neste sentido. Ele começou com medo de tudo o que Deus lhe dizia, depois, estava conversando com Ele como com um amigo, e por fim, pediu para ver Sua face.

          Deus deseja a mesma crescente em nossas vidas. Novos níveis de intimidade que nos levarão a novos níveis da revelação da glória de Deus.


• Provérbios 31 •

          O capítulo de Provérbios 31 uma bela exposição sobre as características da mulher virtuosa. A māe do rei Lemuel a descreveu como mais valiosa que o rubis, além de ser rara. Não é fácil encontrá-la.

          Sua fidelidade ao casamento e a seus filhos é notada. Ela inspira confiança tanto nele, quanto nos filhos. Não é uma mulher vadia, ela é fiel. Além disso, ela o encoraja todos os dias, em seus lábios não estão as palavras de desânimo, apenas as de ânimo, isso de maneira constante.

          A mulher virtuosa trabalha de maneira dedicada e cheia de prazer. Sua atitude não é de murmuração ou ódio, ela gosta do que faz. Comparada a um navio mercante, ela é inovadora, traz consigo coisas preciosas. Sua dedicação se reflete na sua liderança. Há servas à sua disposição, mas mesmo assim, ela acorda muito cedo para distribuir as tarefas e supervisioná-las.

          E empreendedora, não gasta seu dinheiro com coisa vās. Ela faz bons investimentos rentáveis e produtivos. A mulher virtuosa é também generosa. Ajuda ao aflito e ao necessitado. A avareza não é uma de suas atitudes. Se prepara para o futuro, seu marido é um homem relevante, ela é inteligente, conhece a palavra de Deus, e não é preguiçosa.

          Sabe-se que essa mulher é valiosa pelo reconhecimento de seus filhos, que a chamam de virtuosa. E o seu marido faz com que todos saibam, que não haveria outra mulher no mundo com quem ele casaria.

            Por fim, os conselhos da mãe de Lemuel dizem que a beleza e o vigor da mulher passarão, de uma forma ou de outra, mas o temor que ela tem a Deus, fazem dela Continuamente uma mulher bonita e admirável.

          Esta deve ser continuamente louvada.


Estudo de Tamy Silva

Clube Bible Journaling