sábado, 15 de outubro de 2022

"Jamais Traga um Cavalo para uma Luta de Tanques de Guerra!!!"


Dia 5 - Mateus 3:11
     1 João 4:13
     Isaías 54:17
     Salmos 91:5
     João 20:22
     Efésios 6:10-18
     Salmos 10:34-45


          Existe algo sobre às duas da manhã. Eu não acho que o diabo tire muito tempo de folga durante o dia, mas tenho certeza que ele trabalha dobrado durante a noite. Eu não preciso ir muito longe para me lembrar de alguma noite em que não tenha ficado aterrorizado, com o estômago revirado e minha pele brilhando de suor, enquanto pensava em todas as diferentes maneiras em que possivelmente eu poderia morrer pelas minhas próprias mãos. Eu me revirava durante o sono sacudido-me como um boneco de teste de colisão de veículo cujo cinto está solto durante a simulação. Minha mente voava e meus olhos ardiam. A voz em minha cabeça dizendo que vou me matar parece ser a minha, mas não está a meu favor. As variações desse ritual das 2 horas da madrugada tem se repetido até onde posso me lembrar.
          Isso é guerra. Esses tipos de noites me lembram que essa não é uma batalha que pode ser vencida sozinho. Eu não sei se você se identifica comigo em todos os meus problemas. Talvez você não tenha que secar o suor como se estivesse acabado de fazer uma sessão de cross fit, mas sinto que as coisas para as quais você tem declarado guerra podem te prender desamparado nesta mesma jaula escura. A jaula que diz "Essa é uma ótima ideia mas você nunca muda. Você nunca passará um dia sem gritar com seus filhos, você nunca vai parar de reclamar, você nunca vai vencer a depressão, a ansiedade, ou os ciclos viciosos de criticar sua esposa. Você não pode vencer isso. Isso é demais para você". Em si mesmo, na sua própria força e em seu próprio poder, essas afirmações podem soar verdadeiras. Pensamento positivo é importante, assim como prestar atenção em como você fala e nos seus hábitos, mas se as ferramentas práticas sobre as quais falamos são tudo o que você precisa, então esses 5 dias foram simplesmente auto ajuda. Há algo muito melhor do que auto ajuda – há a ajuda de Deus. 
          Você tem bastante ajuda e poder de fogo ao seu dispor. Não tente lutar essas batalhas com as próprias forças ou depender da sua própria voz. Quando você fica sem fôlego você precisa depender de Deus para um segundo sopro. O primeiro sopro é o ar natural que lhe foi dado na criação, quando Deus soprou e nos formou a partir do pó. O segundo sopro é o poder do Espírito Santo que nos foi dado depois que Jesus ressuscitou dos mortos. 
          A Bíblia diz que nenhuma arma forjada contra você poderá te derrotar. Você é muito mais poderoso do que você imagina... mas não por conta própria. Preste atenção, você não é páreo para a guerra que você está enfrentando. Mas essa guerra não é páreo para Deus.
          Descubra o que Davi disse que é possível quando você está disposto a pedir a ajuda de Deus ao declarar guerra a tudo que te impede. "Ele me treina para a batalha para que eu possa usar os arcos mais fortes. Tu, ó Senhor Deus, me deste o escudo que salva a minha vida. O teu cuidado me tem feito prosperar, e o teu poder me tem sustentado. Tu não tens deixado que os meus inimigos me peguem, e eu não caí nenhuma vez. Persigo esses inimigos e os pego de surpresa; não paro até acabar com eles. Eu os esmago, e eles não podem se levantar; eles caem derrotados aos meus pés. Tu me dás força para a batalha e fazes com que eu derrote os meus inimigos. Tu fazes com que eles fujam de mim, e eu destruo os que me odeiam. Eles gritam pedindo socorro, mas não há ninguém para salvá-los. Chamam o Senhor Deus, mas ele não responde. Eu os esmago, e eles viram pó, o pó que o vento leva. Eu os piso como se fossem a lama das ruas. Tu me livras de revoluções no meio do povo e me colocas como rei das nações. Povos que eu não conhecia são agora meus escravos. Estrangeiros se curvam diante de mim e me obedecem quando dou ordens. Eles perdem a coragem e saem tremendo das suas fortalezas". (Salmos 18:34-45)
           Ele tem o poder, você só precisa pedir. Ele é um bom pai. Ele não te dá uma tarântula se você pedir uma fruta. Mas ele te dará o Espírito Santo se você o pedir.  

          Lembre-se: 
          Você não pode fazer a obra de Deus sem o poder de Deus.



 

"O Jogo Antes do Jogo!!!"

 

Dia 4 - 1Pedro 1:13
     Êxodo 4:1-9


          Recentemente, enquanto arrumávamos um armário em casa, minha mulher e eu nos deparamos com uma coleção de antigas anotações de sermões , de quando comecei a pregar. No começo de tudo eu andava de um lado para o outro e gravava a mensagem em um pequeno gravador de mão e tocava para que pudesse ouvir como iria soar e, ás vezes, caso não gostasse, o processo seria começar tudo de novo. Ao olhar àqueles materiais antigos fui instantaneamente transportado de volta dezesseis anos no tempo, aos dias onde eu ficava fisicamente mal antes de entrar em um palco. Eu me identifico com o Eminem vomitando no banheiro de um clube antes da primeira batalha de hip-hop em 8 Mile – Rua das Ilusões. E não era o espaguete da minha mãe (eu nunca poderia pregar com algo tão pesado no estômago), mas quase sempre eu acabava ficando com ânsia antes de falar, e foi assim durante um ano, mais ou menos. Eu tremia, me sentia tonto e absolutamente aterrorizado de que me desse branco quando eu fosse lembrar os pontos-chaves de minha mensagem.  Normalmente me sentia melhor depois de vomitar e sempre, instantaneamente, me sentia melhor no momento que subia no palco. Todo o nervosismo se dissipava e eu acabava fazendo o que nasci para fazer, só era agonizante chegar lá. O negócio é o seguinte. A ponte entre toda essa prática e a performance é a rotina pré-jogo. O mesmo se aplica praticamente a qualquer empreitada. Você tem que vencer a guerra interna antes de vencer a guerra externa.
          Agora, eu nunca falo antes de passar por um ritual importante, que envolve me ajoelhar em oração, admitindo minhas fraquezas, para que eu possa entrar na força de Cristo. Algumas coisas que tenho integrado na minha preparação vêm da vida atlética.
          Os melhores atletas sabem como ficar quietos quando estão se preparando para competir. O brasileiro Pelé é considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos. Em seu livro, "Mental Gym", Gary Mack entrevistou Pelé sobre seu ritual de jogo antes do jogo. Ele ia para o vestiário e pegava, não uma bola de futebol, mas uns dois travesseiros e ia se deitar em algum lugar, totalmente sozinho. Ele colocava um travesseiro embaixo de sua cabeça e o outro, sobre seu rosto. Isso é bem esquisito, mas fica melhor. Ele disse que, dentro de sua mente, retornava à infância e se imaginava jogando futebol na praia, porque foi lá que começou a amar o jogo. Ele não jogava por dinheiro, ele jogava porque amava o esporte. Então, avançava e começava a se lembrar de momentos de destaque da sua carreira. Ele imaginava os melhores momentos, quando havia jogado exatamente como queria. Depois de assistir a todos esses grandes momentos em sua carreira, ele avançava para o que havia vindo fazer, o motivo pelo qual estava no estádio. E então, ele começava a pensar sobre como queria jogar e começava a sentir que estava assistindo a si mesmo no cinema da sua mente, fazendo o que veio para fazer. Daí, ele se levantava, se juntava ao time, se alongava e estava pronto para entrar no estádio com uma força imbatível. Ele ficava relaxado e calmo — ele já havia se assistido ganhar, agora tudo o que restava era colocar em prática.
          Quando li isso, imediatamente pensei no que Pedro disse. Ele escreveu, “Portanto, preparem sua mente para a ação e exercitem o autocontrole.”
          Eu vejo isso em Moisés. Ele sabia o que tinha que fazer. Criar uma nação a partir de escravos, unir clãs, trazer o povo de Deus para a terra prometida. Mas ele não estava improvisando. Ele havia recebido instruções: bastão para cobra, mão para lepra, água para sangue, e ele fez isso duas vezes antes de chegar na corte do faraó no dia do jogo. Ele preparou sua mente para agir e ter certeza de que tinha tudo pronto.
          Quando se trata de desvendar tudo o que Deus colocou dentro de você, não podemos ignorar o preparo. E se, ao invés de chamar o tempo com Deus pela manhã de "hora do silêncio", por quê não chamar de preparo para o jogo? Pare um pouco, respire, ouça a Deus e fique um tempo em Sua palavra, e deixe a verdade Dele ser derramada em você.
          Não importa o que está na sua frente hoje, seja um estádio cheio de gente para quem você vai jogar, um lançamento de foguete para Marte, uma sala de estudantes para quem você vai falar ou uma criança que você vai cuidar, a verdade é esta: Você não está pronto para encarar o jogo até estar com o espírito no jogo.

          Pergunte a si mesmo:
          Que coisas eu tiraria da rotina matinal para poder começar meu dia com força? Que coisas eu deveria acrescentar?
          O que Deus colocou dentro de mim que pode estar sendo impedido de surgir por eu não preparar minha mente para a ação?

"Se você está dizendo!!!"

 

Dia 3 - Mateus 15:10
     Mateus 8:5-13
     Tiago 3:8-10
     Efésios 4:29
     Provérbios 16:24


          O ano era 1997. Eu tinha acabado de terminar minha lição de casa e de comer um sanduíche de pasta de amendoim feito com waffles, quando senti uma vontade imensa de tomar leite. Pulei o encosto do sofá no intervalo de Uma Galera do Barulho, rapidamente abri a geladeira e comecei a beber leite direto na caixinha. Fiquei satisfeito por cerca de 0,3 segundos até que percebi... esse leite estava vencido, esse leite não foi meu amigo. O leite estava vencido não há um ou dois dias, mas a uma semana. Nem preciso dizer que vomitei tanto que expeli até um chiclete que estava no meu intestino delgado desde a segunda série e entendi naquele dia o que diz Mateus 15:10. (Como está sendo para acompanhar? Muita informação?) O evangelho de Mateus nos diz que há algo mais perigoso do que tomar algo ruim, que é falar algo que é ruim. 

          Quando Deus te ouve falar que a reunião foi terrível, o carro é uma porcaria, seus filhos são ingratos, seu marido é preguiçoso, a cidade é pacata, e que sua casa é pequena... A resposta dele é: Se você está dizendo. Você se sentirá como fala e encontrará o que procura. 

          Da mesma forma, há poder em falar algo que é bom. 

          Na criação, ao falar, Deus trouxe ao mundo a vida. Na encarnação, ao falar, Deus trouxe Jesus ao mundo. Isso te diz algo sobre o peso das palavras. E isso deveria te constranger a saber que Deus te deu o mesmo poder de expressão. Isso faz parte do intenso privilégio de ser feito à Sua imagem. Você tem um grande poder em suas palavras que pode desencadear uma força capaz de criar, destruir, construir, curar, ou ferir. 

          Uma das minhas histórias preferidas da Bíblia ilustra o que estou tentando dizer. Está em Mateus 8, quando um oficial romano veio até Jesus pedindo ajuda para seu servo que estava gravemente doente. Em resposta aos apelos desse homem, Jesus concordou imediatamente em ir até a casa dele para tratar o garoto. É aqui que a história fica realmente interessante. O líder romano protestou que não havia necessidade de Jesus entrar em sua casa. Em primeiro lugar, seria inconveniente para Jesus ter que viajar e em segundo lugar, se Ele entrasse na casa de um gentio, Ele seria contaminado e teria que passar por um ritual de purificação antes de poder continuar com Sua rotina normal. Traduzindo: Ele pegaria piolhos de gentios. Ele não queria que Jesus fosse importunado enquanto lhe fazia um favor. Jesus ficou admirado ao ouvir isso, porque a fé do líder romano era notável. Jesus então se virou e falou três palavras incríveis de sabedoria que foram ditas muito tempo antes de serem cantadas por Paul McCartney e John Lennon: assim acontecerá. Mateus 8:13 "Como você creu, assim acontecerá!". E foi então que obtivemos a palavra AMÉM. A palavra amém traduzida diretamente para o nosso idioma significa "assim acontecerá". Quando dizemos amém estamos dizendo, "Que o que eu orei aconteça." Mas à luz da resposta do que aconteceu nesta interação entre Jesus e o oficial romano, nosso objetivo deveria ser orar de forma tão ousada que com as sobrancelhas levantadas Deus te dissesse: Amém, assim acontecerá. 

          Depende de você se o que você profetizar será agradável ou angustiante. A resposta de Deus para o que você fala é: assim acontecerá. 

          Pergunte a si mesmo:

          Como falo comigo mesmo e com os outros? De que maneira minhas palavras são positivas? De que maneiras tenho dificuldade para controlar minha língua?
          Imagine uma área de sua vida em que você costuma reclamar ou falar negativamente. Se desafie esta semana para que toda vez que você se sentir tentado a reclamar, em vez disso você encontre uma forma de agradecer a Deus.

"O Segredo para uma Vida Infeliz!!!"


Dia 2 - Juízes 6:1-40
     Salmos 139:14


           Durante minha infância, nunca tive permissão para sair e brincar de gostosuras ou travessuras no Halloween. Eu nem sequer tinha permissão de ir às festas celebradas pela igreja nessa ocasião. Meus pais me disseram que o Halloween era uma noite onde os animais de estimação eram sacrificados ao diabo. Então enquanto vocês estavam aproveitando seus pacotes cheios de doces, eu ficava em casa orando para que seu chihuahua pudesse ver a luz do dia mais uma vez. Independentemente de como você escolhe passar o dia 31 de outubro de cada ano, eu tenho uma teoria sobre o Halloween, que acho que todos podemos concordar. Minha teoria é que apesar de o Halloween ser o único dia em que usamos máscaras, na verdade nós mascaramos nossos sentimentos o ano todo.

          Na raiz do assunto, a razão pela qual usamos máscaras é porque nos sentimos inseguros e acreditamos na mentira de que não somos bons o bastante. Então, em vez de lidar com esta mentira, nós usamos máscaras como um mecanismo de defesa para cobrir a insegurança. Mas deixe-me te dizer uma coisa: viver na insegurança é o segredo para uma vida infeliz.

          Veja o exemplo da vida de Gideão e sua jornada de infeliz insegurança para a vulnerabilidade e, finalmente, poder. Gideão foi assombrado por uma opinião ruim de si mesmo e isso o fez se sentir desconfortável com como Deus o chamou para ser.

          A história de Gideão é contata no livro de Juízes em uma época em que o povo, conhecido como os Midianitas, dominou os Israelitas, o povo de Deus. Como você pode imaginar, eles estavam sendo bastante oprimidos, como vocês podem imaginar, e fizeram algo que não haviam feito nem mesmo nos dias de prosperidade: eles clamaram a Deus. Em resposta, Deus levantou o que a Bíblia chama de um "juiz".  Gideão, provavelmente pesando 40 kilos, foi o libertador que Deus escolheu para o seu povo. E o que ele estava fazendo quando Deus o chamou? Ele estava debulhando trigo em uma prensa de vinho.

          Talvez você não viva em uma fazenda, então me deixe explicar. Debulhar trigo é uma atividade onde se usa uma forquilha para pegar um pouco do trigo colhido e jogar para o alto. Você tem sempre que fazer isso em um lugar aberto e com bastante vento para que as palhas sejam separadas dos grãos de trigo. Como os grãos de trigo são mais pesados que as palhas, eles caem no chão descascados e então podem ser coletados. O problema é que Gideão estava fazendo isso dentro de um lugar fechado em uma prensa de vinho. Você consegue ver algum problema nisso? Por que ele não foi para uma colina, onde isso costumava ser feito, ao ar livre? O texto era claro: a razão era o medo. Foi nesse momento de covardia que o anjo do Senhor (que a Bíblia se refere como Jesus) apareceu e cumprimentou Gideão como um Guerreiro Poderoso...o oposto do que ele parecia e se sentia. Você poderia pensar que isso seria suficiente para convencê-lo de que ele era a pessoa certa para o trabalho, mas é neste momento que a insegurança de Gideão fala mais alto. 

          Para resumir uma longa história, Gideão aceitou o desafio e reuniu um exército. Deus planejou para que as coisas ocorressem de tal forma que não houvessem dúvidas sobre para quem deveria ser dado crédito quando ele se saísse vitorioso.

          Há uma lição valiosa a ser aprendida na história de Gideão. Uma que ocorreu nos campos de trigo: antes da batalha de punho vem a batalha da mente. A cura para a insegurança é entender sua verdadeira identidade. Ou seja, quando você sabe quem você é, não importa quem você não é. É por isso que Deus disse que Gideão era um poderoso guerreiro. Não foque no que você não é, foque no que você é! Você é amado por Deus! Você é amado por Deus! Você é amado por Deus! Você é amado por Deus! E a boa notícia para a insegurança é que se somos nós que usamos a máscara, podemos facilmente tirá-la e começar a caminhar no poder e propósito estabelecido antes de nós.

          Pergunte a si mesmo:

          Que inseguranças vejo em minha vida que estaria disposto(a) a enfrentar para que possa combatê-las?
          Que "máscara" eu uso para disfarçar as inseguranças?
          Quais são as três afirmações que posso dizer para mim mesmo quando precisar virar a página em minha mente, para me lembrar de quem Deus diz que eu sou?


"Amor e Casamento"

 

Dia 1 - Efésios 5:21-33


          Deus não nos deu expectativas e papéis dentro do casamento para silenciar a nossa liberdade. Ele só quer que saibamos de que modo a vida funciona melhor. Essa passagem é sobre amor, respeito e submissão, não conforme o pensamento contemporâneo ou práticas modernas, mas conforme Aquele que instituiu o casamento e que sabe como fazê-lo prosperar. Depois de ler esta passagem em voz alta com seu cônjuge, fale sobre a parte que é mais difícil para você entender ou colocar em prática. Orem juntos para que Deus leve cada um de vocês a cumprir o papel que Ele escolheu para cada um, de uma maneira que glorifique a Ele e honre o seu cônjuge.



"Eu declaro guerra!!!"


Dia 1 -  Romanos 7:18-20

      Romanos 6:12:14

      Lamentações 3:22-23

      2 Coríntios 10:4-6

          Nas palavras de Warren Wiersbe: "A vida Cristã não é um parque de diversões; é um campo de batalha e nós precisamos estar sempre atentos". Antes mesmo de termos esta ideia de declarar guerra, precisamos reconhecer esta realidade: admitindo ou não, nós estamos em guerra e você não pode simplesmente vencer uma batalha na qual não admita que esteja.  A vida Cristã é uma guerra ao lutar para viver no Espírito e não na carne. Paulo disse o seguinte em Romanos 7: "Pois eu sei que aquilo que é bom não vive em mim, isto é, na minha natureza humana. Porque, mesmo tendo dentro de mim a vontade de fazer o bem, eu não consigo fazê-lo. Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço. Mas, se faço o que não quero, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim é que faz".

           Se os trava-línguas do Dr. Seuss não podem retratar perfeitamente os conflitos internos que causam alvoroço em nossas mentes eu não sei o que pode. Nós somos mestres em atrapalhar a nós mesmos. Sim, o diabo te odeia. Sim, o mundo não está nem aí para você, mas você já passou por muita coisa para simplesmente desistir agora.

          Seu mecanismo de autossabotagem pode ser, seus pensamentos negativos, suas ações (ou falta delas), seus maus comportamentos, ou temperamento explosivo. Pode ser seu discurso negativo ou a forma como você negligentemente usa as redes sociais ou comida para fugir da realidade. Todos nós temos algum defeito. Não é um problema termos dificuldade com essas coisas, o problema vem quando nos recusamos a admitir isso, quando decidimos que é mais fácil nos acovardamos em vez de lutar.

           Eu não acredito que não desejamos ter vitória em nossas vidas; ninguém quer ficar estagnado – preso em uma rotina com os mesmos obstáculos de sempre. Simplesmente não queremos fazer esforço ou nos comprometer com as instruções de Deus que nos mostram como podemos viver como vencedores. Deixe-me te dizer uma coisa, o mundo oferece um monte de distrações para amenizar o caos causado por nossas atitudes rebeldes e fantasias, mas essas "soluções" na melhor das hipóteses, não passam disso: distrações. Jesus oferece algo melhor.

          Então, este é o dia. Deus te trouxe a este momento para declarar guerra. Contra suas fraquezas, seus demônios, suas tendências de autossabotagem, contra a versão de si mesmo que você não quer ser, arregace as mangas e se levante para a luta, se comprometa e se apoie enquanto enfrentamos os componentes vitais dos conflitos internos.

          Existe liberdade nesta declaração: Eu / De / Claro / Guerra

          Pergunte a si mesmo: 

          Quais são as três coisas que têm me impedindo? (Seja sincero, não tente mascarar essa lista, isso não ajuda ninguém.)

          Com quem posso falar (alguém que me ame e ame a Jesus) sobre essa lista para me manter comprometido?


"Razões para não Desistir!!!"

 

Dia 5 - Salmos 13

      Isaías 43:4-5

      Salmos 139:15

      Salmos 139:23-24

      Salmos 10:14


          Talvez você tenha dúvidas sobre o que a Bíblia diz em relação à tristeza da alma ou ao desespero humano. Talvez tenha até medo de dizer a Deus o que você está sentindo.

          Como outras passagens bíblicas, o Salmo 13 nos anima a nos abrir com Deus e a contar a ele a nossa dor. Deus não ficará irritado conosco por dizer a ele como nos sentimos.

           A Bíblia, aliás, traz diversos personagens que, como nós, em algum momento da vida, se sentiram desesperançados e angustiados. Entre eles, salmistas e profetas, ou seja, homens e mulheres que caminharam com Deus, e até o próprio Jesus! Então, não nos recriminemos por isso!

          Alguns desses personagens lamentaram, gritaram e choraram. Outros se mostraram cansados e fatigados. Eles quase desistiram de tudo! Mas a resposta de Deus para cada um deles — e para nós hoje — não muda; ela é a mesma sempre: “... você é precioso aos meus olhos e digno de honra... eu o amo... Não tenha medo, porque eu estarei com você” (Isaías 43.4-5, Nova Almeida Atualizada).

          O salmista escreve: “Tu viste quando os meus ossos estavam sendo feitos, quando eu estava sendo formado na barriga da minha mãe, crescendo ali em segredo...” (Salmo 139.15). Deus nos criou com amor. Ele conhece cada detalhe de nós, incluindo nossas inquietações. Nos momentos mais escuros, ele ainda está conosco. 

          A verdade é essa: DEUS NOS AMA. Somos muito importantes. Nossa existência tem valor e sentido. Por isso, não desistamos! A Palavra de Deus pode fortalecer nossa fé nos dias da angústia e trazer luz aos lugares mais escuros da nossa vida e da vida daqueles que amamos. 

          Não desistamos! Há muitas razões para continuar, para acreditar, e nós não estamos sozinhos. A mudança pode acontecer. Deixemos que ela comece agora.

Youversion




"Razões para não desistir!!!"



Dia 4 - Mateus 25:31-46

     Mateus 12:9-13

     1 Coríntios 13


          A era em que vivemos, dominada, dentre outras coisas, pela tecnologia, mudou — e muito — a forma como interagimos com o mundo. Embora tenha encurtado distâncias, permitindo uma comunicação mais fácil e veloz, ela pode aumentar o nosso distanciamento em relação às pessoas e seus sentimentos, desumanizando as relações.

          O texto de Mateus 25 fala de um grande julgamento, quando Jesus reunirá todas as pessoas e lhes perguntará se elas se preocuparam com quem tinha alguma necessidade. Naquele dia, Jesus questionará o cuidado que nós tivemos (ou deixamos de ter) com aqueles que precisavam de nós. Ele se importa com as pessoas e não quer que sejamos frios nem ignoremos o sofrimento de quem está à nossa volta.

          Certa vez, Jesus curou um homem num sábado. Na época, sua atitude foi tida como revolucionária e subversiva, já que o sábado era entendido como um dia santo, no qual se devia descansar. Ao realizar uma cura naquele dia sagrado, Jesus deixou um exemplo de preocupação genuína com as pessoas. Ele nos ensinou a cuidar das necessidades dos nossos irmãos e irmãs, antes de qualquer outra coisa. Esse é o verdadeiro cumprimento da vontade de Deus. Esse é o sentido do amor de Deus.

          Cuidemos para não nos tornar indiferentes em relação ao que as pessoas sentem, pensam ou sofrem. Com empatia, é possível manter amizades profundas e verdadeiras, para além do mundo virtual. E essas amizades são a chave para que encontremos esperança! São elas que nos ouvirão e estenderão a mão quando precisarmos. E para elas poderemos dar nossa ajuda e apoio, quando necessário.

          Ouvidos e corações atentos podem salvar vidas e ser, aos que precisam, uma razão para não desistir.

Youversion



"Razões para não Desistir!!!"


Dia 3 - Jó 7:7-8

      Jó 7:4

      Mateus 7:7-8

      Provérbios 17:17

          Às vezes, a tristeza é tão grande que parece insuportável. Percebemos que a vida é dura e desejamos que se abrevie.

          Pode ser difícil falar sobre isso, porque tem gente que relaciona esse sentimento com fraqueza ou falta de fé. Outros acham que ele nasce de uma mente vazia ou ociosa. Esqueça o que eles dizem! 

          Jó, em sua dor, expressou inúmeras vezes, de formas bem intensas e claras, o desejo de morrer. Embora jamais tenha atribuído a Deus a sua condição, ele não queria seguir sofrendo — nem no corpo, nem na alma.

          Os amigos de Jó o julgaram, culpando-o por sua situação. Mas a história nos mostra que eles estavam completamente enganados. 

          A Bíblia nunca disse que aquele que crê em Deus está livre de sofrimentos. É um equívoco pensar assim. Parte da experiência humana é aceitar a inevitabilidade do sofrimento em algum momento da vida, e contar com o apoio de Deus e das pessoas que estão ao redor para vencer essa situação.

          A Palavra de Deus diz que todo aquele que busca, encontra, e a quem bate, a porta será aberta. Se precisarmos de apoio, é preciso esforçar-nos para pedi-lo. Busquemos entes queridos ou amigos; busquemos ajuda especializada; compartilhemos o que está dentro do peito. 

          Se você está vendo alguém nessa situação, mas que não consegue se aproximar e pedir ajuda, tome a iniciativa. Ofereça seu ombro e seu apoio sem acusações. Não seja como os amigos de Jó. Ouça, não julgue.

          Lembre-se: “O amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão” (Provérbios 17.17). Essa é outra razão para não desistir! 

Youversion



"Razões para não desistir!!!"



 Dia 2 - Mateus 26:36-46

      Mateus 11:28-30

      Isaías 61:1-3


          Em algumas fases da vida, nós nos retraímos, ficamos introspectivos, olhamos mais para dentro de nós. Isso é normal e permite a autoavaliação, o autoconhecimento, a elaboração das coisas que vivemos. É, inclusive, saudável e necessário parar um pouco nossas atividades e refletir sobre o que estamos fazendo, como estamos vivendo ou o que pensamos sobre o nosso futuro. 

          No entanto, afundar-nos num período de introspecção demasiadamente longo, fechar-nos para todo o resto, isolar-nos e evitar lugares e pessoas dos quais gostamos é algo diferente, que precisa ser visto como um alerta. 

          Jesus teve um tempo de profunda reflexão no Getsêmani. Ali, ele expressou a tristeza de sua alma, o medo que sentia e a angústia que parecia querer consumi-lo. Talvez as lágrimas tenham escorrido pelo rosto dele, naquele momento de escuridão. A Bíblia nos conta que ali, prestes a ser crucificado, ele se sentiu profundamente sozinho. 

          Mas, o que Jesus fez? Sua atitude talvez nos ajude a ver essa situação sob outra perspectiva. 

          Naquele momento angustiante, ele tomou duas atitudes importantes: 

          Ele se rodeou de amigos; e 

          Ele orou a Deus, expressando sua sensação de desamparo, seu medo e sua dor. 

         Talvez os amigos não tenham conseguido livrá-lo de sua tristeza. Mas Jesus os manteve perto, para apoiá-lo e estar com ele. Por meio da oração, ele se conectou com o Pai, a fim de atravessar a cruz com fé e coragem. 

          Jesus, que passou pela dor e venceu, nos convida: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11.28). Jesus oferece trocar a nossa carga — nossas decepções, nosso rancor, nossas lembranças dolorosas, nossos pensamentos destrutivos — pela dele, que é leve. Ele nos diz para depositar tudo aos pés da cruz do Calvário, porque ele já pagou o preço para que hoje tivéssemos vida. Ele decidiu sofrer para que fôssemos felizes. Ele aceitou ser preso para que fôssemos libertos. Essa é a maior razão para não desistir! 

Youversion



"Razões para não desistir!!!"



Dia 1- Salmos 6:6-7

     Eclesiastes 3:1-8

     João 11:35

     Jeremias 29:11


          As palavras de Salmos 6.6-7, o texto-chave de hoje, lhe parecem familiares? “Estou cansado de chorar. Todas as noites a minha cama se molha de lágrimas, e o meu choro encharca o travesseiro... os meus olhos estão inchados de tanto chorar, e quase não posso enxergar...” (Nova Tradução na Linguagem de Hoje). 

          O choro e a tristeza fazem parte da experiência humana. Embora desejemos uma vida feliz, isenta de sofrimentos, há momentos em que experimentaremos a dor. E a Bíblia não mascara essa realidade. 

          O Livro de Eclesiastes, que traz as reflexões de um sábio Pregador, nos conta que, na vida, há um tempo determinado para todas as coisas: há tempo de nascer e tempo de morrer; há tempo de plantar e tempo de colher; há tempo de rir e tempo de chorar; há tempo de saltar de alegria e tempo de derramar-se em lágrimas. 

          O Evangelho de João também nos diz que o próprio Jesus chorou. Como nós, ele também sofreu e se angustiou. 

          Mas a Palavra de Deus garante que é possível atravessar esses períodos de deserto e dor abraçados à esperança viva de que Deus, o nosso Criador, nos ama e tem um plano para nós: “Eu é que sei que pensamentos tenho a respeito de vocês, diz o SENHOR. São pensamentos de paz e não de mal, para dar-lhes um futuro e uma esperança” (Jeremias 29.11). 

          Há um futuro certo e feliz preparado para nós. Essa é a vontade de Deus. Essa é uma razão para não desistir! 

Youversion



Ovelhas para Scrap

 












Flores, corações, borboletas, abelhas...