sábado, 15 de outubro de 2022

"O Segredo para uma Vida Infeliz!!!"


Dia 2 - Juízes 6:1-40
     Salmos 139:14


           Durante minha infância, nunca tive permissão para sair e brincar de gostosuras ou travessuras no Halloween. Eu nem sequer tinha permissão de ir às festas celebradas pela igreja nessa ocasião. Meus pais me disseram que o Halloween era uma noite onde os animais de estimação eram sacrificados ao diabo. Então enquanto vocês estavam aproveitando seus pacotes cheios de doces, eu ficava em casa orando para que seu chihuahua pudesse ver a luz do dia mais uma vez. Independentemente de como você escolhe passar o dia 31 de outubro de cada ano, eu tenho uma teoria sobre o Halloween, que acho que todos podemos concordar. Minha teoria é que apesar de o Halloween ser o único dia em que usamos máscaras, na verdade nós mascaramos nossos sentimentos o ano todo.

          Na raiz do assunto, a razão pela qual usamos máscaras é porque nos sentimos inseguros e acreditamos na mentira de que não somos bons o bastante. Então, em vez de lidar com esta mentira, nós usamos máscaras como um mecanismo de defesa para cobrir a insegurança. Mas deixe-me te dizer uma coisa: viver na insegurança é o segredo para uma vida infeliz.

          Veja o exemplo da vida de Gideão e sua jornada de infeliz insegurança para a vulnerabilidade e, finalmente, poder. Gideão foi assombrado por uma opinião ruim de si mesmo e isso o fez se sentir desconfortável com como Deus o chamou para ser.

          A história de Gideão é contata no livro de Juízes em uma época em que o povo, conhecido como os Midianitas, dominou os Israelitas, o povo de Deus. Como você pode imaginar, eles estavam sendo bastante oprimidos, como vocês podem imaginar, e fizeram algo que não haviam feito nem mesmo nos dias de prosperidade: eles clamaram a Deus. Em resposta, Deus levantou o que a Bíblia chama de um "juiz".  Gideão, provavelmente pesando 40 kilos, foi o libertador que Deus escolheu para o seu povo. E o que ele estava fazendo quando Deus o chamou? Ele estava debulhando trigo em uma prensa de vinho.

          Talvez você não viva em uma fazenda, então me deixe explicar. Debulhar trigo é uma atividade onde se usa uma forquilha para pegar um pouco do trigo colhido e jogar para o alto. Você tem sempre que fazer isso em um lugar aberto e com bastante vento para que as palhas sejam separadas dos grãos de trigo. Como os grãos de trigo são mais pesados que as palhas, eles caem no chão descascados e então podem ser coletados. O problema é que Gideão estava fazendo isso dentro de um lugar fechado em uma prensa de vinho. Você consegue ver algum problema nisso? Por que ele não foi para uma colina, onde isso costumava ser feito, ao ar livre? O texto era claro: a razão era o medo. Foi nesse momento de covardia que o anjo do Senhor (que a Bíblia se refere como Jesus) apareceu e cumprimentou Gideão como um Guerreiro Poderoso...o oposto do que ele parecia e se sentia. Você poderia pensar que isso seria suficiente para convencê-lo de que ele era a pessoa certa para o trabalho, mas é neste momento que a insegurança de Gideão fala mais alto. 

          Para resumir uma longa história, Gideão aceitou o desafio e reuniu um exército. Deus planejou para que as coisas ocorressem de tal forma que não houvessem dúvidas sobre para quem deveria ser dado crédito quando ele se saísse vitorioso.

          Há uma lição valiosa a ser aprendida na história de Gideão. Uma que ocorreu nos campos de trigo: antes da batalha de punho vem a batalha da mente. A cura para a insegurança é entender sua verdadeira identidade. Ou seja, quando você sabe quem você é, não importa quem você não é. É por isso que Deus disse que Gideão era um poderoso guerreiro. Não foque no que você não é, foque no que você é! Você é amado por Deus! Você é amado por Deus! Você é amado por Deus! Você é amado por Deus! E a boa notícia para a insegurança é que se somos nós que usamos a máscara, podemos facilmente tirá-la e começar a caminhar no poder e propósito estabelecido antes de nós.

          Pergunte a si mesmo:

          Que inseguranças vejo em minha vida que estaria disposto(a) a enfrentar para que possa combatê-las?
          Que "máscara" eu uso para disfarçar as inseguranças?
          Quais são as três afirmações que posso dizer para mim mesmo quando precisar virar a página em minha mente, para me lembrar de quem Deus diz que eu sou?


Nenhum comentário:

Postar um comentário