sábado, 13 de maio de 2023

"Oração Fervente"


Meditação e Resumo de @fdesiqueirasouza31


           ISSO SIGNIFICA GUERRA


          Nós estamos em uma guerra na luta por nossas vidas. Um inimigo muito real tem criado estratégias e conspirações contra nós, visando atacar-nos, apoderar de nossas emoções, de nossas mentes , do nossos maridos, do nosso futuro. Ele pode continuar tentando, porém não vai ter vitória, porque tudo cai por terra quando oramos.
          Uma vida é praticamente impossível de ser vivida de outra forma. Nós simplesmente não podemos nos dar o luxo de abrir mão da oração.Não, se quisermos ser livres do que quer que esteja nos pressionando e perturbando. Não, se quisermos que nossos corações sejam íntegros, prósperos, estáveis, equilibrados e diferentes. Não, se quisermos chegar ao nosso destino e sentir as promessas de Deus. Não, se quisermos que nosso marido e filhos vivam o que Deus os chamou para fazer, ser e se tornarem. Não, se quisermos carregar a marca inconfundível do Seu favor sobre nós. Não, se quisermos que o diabo e seus planos voltem pata o inferno, que é de onde vieram.
          Mas nada disso vai acontecer, não importa o quanto queiramos, enquanto a oração continuar sendo uma reflexão, uma formalidade, uma mistura insignificante de dever e manipulação, algo que fazemos, mas geralmente não fazemos, ou raramente fazemos, se é que alguma vez fazemos com algum significado e vitalidade, com confiança e clareza. Precisamos orar de forma específica e estratégica.Orar com precisão é fundamental. Quando oramos sobre áreas onde suspeitamos seriamente que o inimigo está atuando, mantemos nossas orações focadas, não somente em situações especiais, mas em verdades bíblicas consistentes com a manutenção da vitória dentro dessas áreas.
         A oração é nossa arma mais potente. Independente do que entendermos ou não sobre oração, Deus deliberadamente escolheu a oração para conduzir nossas vidas e das pessoas que amamos. Ele nos permite usá-la para cooperados e partilhamos com Ele o cumprimento da sua vontade.Ele criou a oração como uma forma de nos colocarmos em contato pessoal com Ele e com suas realidades eternas, a qualquer hora.A oração é o portal que traz o poder do céu aqui para a terra.
          É a criptonita contra o inimigo e contra todos os seus estratagemas contra nós. As batalhas que o inimigo planeja contra nós possuem uma personalidade própria, um conhecimento íntimo sobre quem nós somos e os pontos vulneráveis precisos onde nós podemos ser abatidos. Por isso precisamos de um plano, uma estratégia de guerra.
O plano de Deus para nós é mover-nos para uma posição de impacto, enchendo-nos com a verdade e comprometendo-nos com a oração. Nós só precisamos nos disponibilizar de forma honesta e transparente e o Espírito de Deus lutará através de nós.

          ORAÇÃO DE ABERTURA

          Você tem costume de anotar suas orações?
          Anotar nossas orações é importante para que não as esquecemos. Para que não esquecemos que:
          Quem é o verdadeiro inimigo;
          Em quem está a nossa esperança;
          Qual a nossa real necessidade e de quem dependemos;
          Registrar a forma como Deus nos responde
          Através da oração intencional, deliberada e estratégica, nós nos agarramos a Jesus e tomamos posse de tudo que Ele já fez em nosso favor.É assim que nós abrimos o poder do céu e assistimos o seu agir em nossas experiências.
          Mas não podemos esquecer com quem estamos lutando:
         "Não lutamos contra carne e sangue, mas contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste mundo, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais " 
                                         Efésios 6.12
          Há 10 estratégias que o inimigo usa para nos atacar , são elas:
          Contra nossa paixão
          Contra nosso foco
          Contra nossa identidade
          Contra nossa família
          Contra a nossa confiança
          Contra nosso chamado
          Contra a nossa pureza
          Contra nosso descanso e contentamento
          Contra nosso coração
          Contra nossos relacionamentos
          Estas são apenas dez das estratégias mais comuns utilizadas pelo inimigo contra a força da mulher de Deus.
         Assim mesmo que ele tenha recebido permissão temporária para desenvolver estratégias e antagônicas, nós não precisamos orar a partir de uma posição de medo ou fraqueza em relação a ele. Muito pelo contrário, estamos diante do Pai através do poderoso nome de Jesus, podemos orar como santos vitoriosos de Deus que recebemos o poder para ver e podemos esperar prevalecer, porém a menos que estejamos dispostas a orar.

Estratégia 1

          SUA PAIXÃO - Restituir o que se perdeu

          O nosso inimigo procura obscurecer a nossa paixão,  embotar o nosso interesse pelas coisas espirituais, diminuir a nossa fé na capacidade e na preocupação pessoal de Deus por nós, convencendo-nos de que a esperança que nós perdemos jamais será recuperada.
          A oração fervente é alimentada pela paixão,  pela fé e pelo fogo. Paixão é o combustível no motor do propósito.  É a nossa vontade. E o que nos faz continuar tentando quando as tarefas comuns parecem nos aborrecer ou dificultarmos. É por isso que o inimigo tenta obscurecer nossa paixão pelo Senhor, debastar nosso zelo, a nossa esperança,  a nossa fé em Deus e no que Ele pode fazer, ele tenta diminuir a nossa resistência a tentação e o desânimo de forma a desistirmos e nunca mais tentarmos novamente. Sabendo que sem paixão nossas orações se tornam fracas e impotentes ou melhor ainda parar de orar seria o melhor resultado para ele.
          Então não devemos nos sentir culpadas por estar desanimadas e sem paixão pelas coisas do Senhor. É o inimigo o culpado. Deus faz brotar o desejo e a paixão por Ele em nosso coração e nós devemos buscá-lo para reascender a chama e não desistir. A palavra de Deus deve ser e funcionar como uma alavanca dessa paixão.
          Porém na maioria das vezes ocorre o oposto quando começamos a acreditar nas acusações do inimigo. Ele é acusador e sempre está nos condenando, nos levando ao desânimo e ao sentimento de culpa. Ele quer que acreditemos em suas acusações, nos fazendo pensar que Deus não ouve nossas orações ou não responde e que é nossa culpa tudo isso. Que Deus nunca esteve conosco ou que cansou-se de nós,  que Ele não tem visto nossas lutas e que mesmo sabendo do que temos passado não se importa em nos ajudar.Que Deus não está por perto.
          Mas isso tudo é mentira, além de ser um acusador,  ele é o pai da mentira.
          Mas é nessa hora que temos que contra-atacar. Orar por isso, para recuperar e manter a nossa paixão, para recuperar e sustentar a nossa disposição.
          Mesmo que estejamos sem vontade ou desanimadas para orar.
          As vezes precisamos de um milagre para recuperar a paixão pela oração que perdemos e isso pode acontecer com qualquer pessoa. Mas nada está perdido ou tão longe que Deus não possa recuperar. Até mesmo a nossa disposição .
          Então acheguemo-nos a Ele para obtermos de volta. Não devemos tentar recuperar nossa paixão sozinhas ou através de outra pessoa, devemos nos colocar aos cuidados do Senhor para voltar e permanecer na paixão e no fervor. E Deus está sempre disposto a fazer isso.

Estratégia 2

          SEU FOCO - Lutar contra o inimigo real

          A oração fervente depende de foco. O foco afasta o espaço morto e a desordem. O foco minimiza as distrações, baixando o seu risco de ser surpreendida. E foco é a antena que a oração ajuda a manter levantada e alerta, nos mantendo bem cientes para o cads de alguém nos enganar.
          Nosso inimigo desvia nosso foco, tentando convenser-nos de que os principais problemas de nossas vidas se originam de qualquer lugar.Ele quer que nós concentremos nas coisas físicas e visíveis , em vez de onde a ação realmente acontece. Há algo que não conseguimos ver trabalhando sob a superfície, controlando e manipulando o que conseguimos ver.
          O verdadeiro inimigo não é o nosso marido, ou adolescente, ou a sogra, ou o tempo, ou o tráfego, ou a gula por doces. Ou seja qual for o barril de pólvora de frustração que se aloja em nós e faz com que nós explodimos, antes mesmo que consigamos pensar direito.
          Claro que nem cada desconforto em nossas vidas esteja automaticamente vindo do abismo do inferno. As vezes, a simples natureza do mundo em que vivemos pode nos trazer tribulação e as vezes as consequências do colher o que plantamos de nossas próprias ações podem nos colocar em posições árduas e desafiadoras.
          A oração é um lembrete para nós mesmos bem como uma declaração para o inimigo, de que nós sabemos que Ele está presente. Quando trazemos nossas preocupações, medos e irritações a Deus em oração, podemos alinhar o nosso espírito fraco com toda força do Espírito de Deus. O apóstolo Paulo em Efésios 6, 10-11 escreveu palavras que valem a pena memorizar e recitar regularmente para nós mesmas.
           Quando resolvermos usar essas armas espirituais , nos vestindo de Efésios 6 e nos comprometendo com a prática da oração , estaremos preparadas para a batalha.

Estratégia 3

          SUA IDENTIDADE - Lembrando quem você é

          O inimigo quer que nós soframos de um caso de identidade  equivocada, nos mantendo em um constante estado de luto, nos fazendo lamentar sobre não ser quem nós gostaríamos de ser; levando-nos a uma situação de insegurança e dúvida.Ele quer que estejamos sem vida, sem compromisso, e convencidas de que não temos nada de valor para oferecer. Isso torna as nossas defesas muito mais fracas, manter a nossa identidade mascarada impede que a verdade sobressaia, verdade essa que diz que somos livres, vivas e fortalecidas pelo próprio Espírito de Deus para lutar vitoriosamente contra o inimigo.
          É por isso que o inimigo não quer que oremos, não fervorosamente,  porque a oração fervente mantém a nossa verdadeira identidade em foco. Lembra-nos de quem realmente somos e ativa em nós o poder que verdadeiramente temos em Cristo.
          A partir das Escrituras,  recebemos a prova escrita do que Deus tem feito por nós, de que Ele nos criou, nos chamou e nos capacitou para ser. Então, em oração, nós cooperamos com Ele ao carimbarmos essas verdades repetidamente em nossos corações.  Em Efésios 1 Paulo faz um esboço da nossa verdadeira identidade.
          Se não estivermos orando estrategicamente de acordo com o que o nosso Criador e Redentor deseja, de acordo com a lista que encontramos em Efésios. Estaremos subestimando a nossa força real.Nós vamos odiar os nossos corpos, destacar as nossas fraquezas, nos retrair devido as nossas inseguranças e constantemente nos veremos inferiores a outras pessoas.
          Por isso é importante orar, para manter a verdade sobre a nossa verdadeira identidade em foco constantemente diante de nós. A verdade, o padrão e a opinião de Deus sobre nós deve vir em primeiro lugar em nossos corações e mentes, se quisermos ser eficazes na batalha contra o inimigo. A oração abrirá nossos olhos para que possamos ver realmente quem somos de fato,através dos olhos da verdade podemos finalmente perceber que nós não recebemos o que precisamos, mas recebemos muito mais.
           A oração abrirá nossos olhos para que possamos ver realmente quem somos de fato, e que riquezas e soluções divinas estão ao nosso lado,  recursos que nos fazem mais que vitoriosas  por causa do tamanho do amor de Deus (Romanos 8.37).
           Agora vamos construir uma estratégia de oração usando essas passagens como pano de fundo para lembrar desta verdade todos os dias para o resto de nossas vidas:

Efésios 2, 4-6         
Ezequiel 16, 10-13
João 1, 12-13       
Efésios 2.10
Romanos 8, 15-17         
Isaías 51.1
Deuteronômio 4.20           
Isaías 49.16
2 Coríntios 4, 6-7       
1 Pedro 2.9

Estratégia 4

          SUA FAMÍLIA - Fortalecendo as vidas daqueles que você ama.

          O inimigo procura desintegrar a nossa família e destruir todos os membros. Tirando nossa unidade e comunhão com relação aos nossos maridos, filhos e parentes mais próximos.
          O casamento foi instituído por Deus para ser uma lição para o mundo sobre o relacionamento de um cristão com o próprio Deus.
          Da mesma maneira que Deus une duas pessoas distintas e faz o amor alcançá-las Ele também nos encontra, nos ama e estabelece uma aliança conosco. A despeito de quem somos, apesar de como somos e assim nós ama. Essa imagem, mais do que outra qualquer é a que o inimigo deseja denegrir.
          Astuciosamente ele nos leva a concentrar nossa indignação em nossos maridos, filhos ou parentes mais próximos. Ele quer que fiquemos melancólicas e exaustas, sem alegria e desmotivadas. Ele quer que passemos uma imagem do evangelho manchado, rasgado, maculado na lama do fracasso.Colocando-nos uns contra os outros , ferindo-nos e causando divisão. Onde quer que a discórdia esteja presente, ele nunca está muito longe.E nenhuma ferida dói tanto quanto a causada pela nossa família. O inimigo conhece os pontos fracos e áreas mais fáceis de serem atingidas em cada pessoa, por isso precisamos orar estrategicamente para impedir que ele se aproveite dessas áreas e cause destruição.
          A oração é a melhor forma como Deus chega até nós e não o nosso trabalho. O nosso trabalho não deve ser o de mudar as pessoas, mas respeitá-las e em seguida deixar o Senhor fazer o resto. Entregar a Deus porque provavelmente não é somente as pessoas que precisam ser mudadas, o nosso próprio coração precisa ser mudado também. E a única forma eficaz de lutar por um relacionamento saudável é orar.
          E isso vale para todos aqueles que convivem conosco marido ou futuro marido, filhos ou futuros filhos, sobrinhos e parentes mais próximos como nossos pais , sogros, irmãos e cunhados.
          Orar por nossos maridos, pois nosso casamento tem como objetivo ser testemunho vivo do amor de Cristo pela Sua igreja. (Efésios 5,22-23)
          Orar pelos nossos filhos, pois eles continuarão o legado do Senhor sendo servos em sua igreja e constituindo novas famílias onde o Senhor será levado de geração em geração. 
          Orar pelos futuros maridos ou filhos que ainda não temos, mas desejamos em nosso coração, para que eles sejam segundo o coração de Deus.
          Orar pelos parentes mais próximos de nossa convivência para que a salvação do Senhor os alcancem. As pessoas da nossa família não precisam de nós os acusando  mas que fiquemos de joelhos em oração. 
          Oremos essas passagens usando essas promessas como base para começar a oração:

Por nós mesmas:

1 Coríntios 13, 4-7            
Tito 2, 4-5              
Provérbios 31.11   
1 Pedro 3, 1-2     
1 Coríntios 7.16

Por nossos maridos:

Provérbios 16.3            
Provérbios 16.7             
Provérbios 4, 6-8
Provérbios 4, 24-26          
Provérbios 2.16             
Provérbios 3, 24-26
Provérbios 3, 5-6

Pelos filhos:

Provérbios 14.26       
Isaías 8.18     
Salmos 78, 6-8
3 João 4

          Outras passagens que nos advertem a não lutar com armas antigas, mas nos manter sob controle e na autoridade de Deus nos nossos relacionamentos uns com os outros:

Efésios 4.29                
Colossenses 4.6        
1 Pedro 4, 7-9
Romanos 14.19          
1 Pedro 3.9

Estratégia 5

          SEU PASSADO - Exterminar o reino da culpa, da vergonha e do arrependimento. 

          O inimigo adora lembrar-nos das coisas erradas, derrotas,  pecados e fracassos que fizemos no nosso passado, deixando-nos envergonhados com a culpa para nos sentirmos incapacitados por muitas falhas e assim não termos razões para tentar novamente. Nos fazendo acreditar que Deus perdoa os pecados dos outros mas não o nosso. 
          Sua intenção é zombar de nós, fazendo-nos sentir  não perdoados e imperdoáveis e se não nos sentirmos julgados ele vai tentar transformar-nos em juízes de outras pessoas.
          Nós podemos até aprender com nossos erros, servindo de alerta para não cairmos nos mesmos erros ou para ajudar outras pessoas que estão passando pelo mesmo problema. Mas Ele transforma tudo em um filme de terror,  fazendo-nos viver e reviver a mesma angústia diversas vezes. Sem resolução, apenas um medo e um sofrimento persistente, justamente quando pensávamos que nós e Deus já tínhamos finalmente colocado um ponto final na situação. E assim em vez de vivermos em segurança,  somos bombardeados pela vergonha,  em vez de vivermos regenerados experimentando as bênçãos do Espírito Santo que tudo se fez novo, ficamos presos no ciclo de remorsos incessantes.
          Mas a oração fervente e estratégica pode mudar isso .A oração não apaga o que fizemos ou não fizemos e não finge que nada aconteceu. Também não impede que todas as consequências naturais e lógicas aconteçam. Porém Deus nos eleva acima do nosso passado e dos ataques do inimigo. 
          As acusações do inimigo vêm contra nós com prazo de validade.  Ele pode reclamar e ameaçar, nos desafiar o quanto quiser, mas nós podemos tapar nossos ouvidos,  ignorar as suas acusações,  cantar louvores a Deus, enquanto nos afastamos com o perdão real em nossos corações. 
          Primeiro, Deus não vive no passado.Ele é atemporal, vive fora do tempo. Deus nos vê realmente como somos e como temos sido desde o dia que depositamos nele a nossa fé. Deus perdoa a nossa culpa, remove a nossa vergonha e declara o seu trabalho como um fato estabelecido e permanente. A oração põe um fim completo às acusações lamentáveis do inimigo e nos conduz à um reino eterno com Deus, onde o passado não existe.
          Em segundo lugar nós só vivemos pela graça de qualquer forma. Nossos pecados não devem ser motivos de vergonha e sim provas da graça de Deus. Porque ao olharmos para nossos pecados vemos o que Deus é capaz de perdoar. Não importa o que fizemos Deus pela sua graça e misericórdia nos perdoa. 
          A glória que Deus recebe e receberá eternamente , por ter salvo as nossas almas não vem de todo o bem que fazemos por Ele. Sua glória vem de criar pessoas de pureza e paixão espiritual que um dia foram pecadores mas voltaram atrás, voltaram para Deus.
          A largura, o comprimento, a altura e a profundidade do amor de Cristo é estendido sobre nós e é maior que tudo. O inimigo pode ser um acusador mas não pode mudar o que Cristo fez por nós na cruz que jogou todas s suas acusações por terra.
          Uma das qualidades que faz com que o evangelho seja tão real e tão grande é que ele não elimina o nosso passado,  mas lida com ele de forma completa. Deus nos perdoa, nos muda e transforma toda confusão em uma montanha de graça,  que nos leva cada vez mais alto e mais perto Dele.
          Então agora em vez de sermos uma razão de vergonha, culpa e arrependimento interminável,  nosso passado é a razão para adorarmos  e testemunharmos incessantemente. 
          A oração nos acorda com as misericórdias de Deus, que se renovam a cada manhã. ( Lamentações 3.23 ).
           Agora vamos elaborar uma estratégia para enfrentarmos o ataque do inimigo. 
          Louvor: agradecer por Deus nos perdoar completamente,  nos purificando  e nos transformando. 
          Arrependimento: percebamos o quão tolo é perpetuar pecados antigos, e pelo Seu Espírito, abandoná-los. 
          Pedido: peçamos liberdade, livramento, habilidade de nos desviar  das mentiras e abraçar a verdade. 
          Sim: porque nós, pelo poder de Sua ressurreição,  podemos agora andar em um novo modo de vida.

2 Coríntios 5.17             
Salmos 30.4-5         
Hebreus 13.8
Efésios 2, 1-5          
Isaías 40, 29-31
Isaque 43.16; 18-19   
2 Coríntios 12.9

          Porque a nossa vida real em Cristo é muito mais emocionante. Aqui esta a nossa liberdade em nome de Jesus.

Estratégia 6

          SEUS MEDOS - Confrontar suas preocupações,  afirmar o seu chamado

          O inimigo amplia os nossos medos, fazendo-os parecer intransponíveis, intimidando-nos com preocupações ao ponto de tornar o nosso esforço por evitá-las a sua principal motivação.  Ele usa a ansiedade para nos paralisar, nos deixando indecisas, fazendo com que nos agarremos a segurança e a mesmice, sempre na defenciva por causa do que poderia acontecer. 
          A única coisa capaz de impedir de receber tudo o que Deus quer nos dar é a tática do medo que o inimigo usa contra nós. Ele trabalha arduamente para nos impedir de avançar,  e isso ocorre porque deve haver alguma benção ou beleza do céu que ele está tentando desviar de nós. 
          O medo usado pelo inimigo não é uma preocupação legítima. Não de advertências de proteção ou conselhos divinos, mas sim de um medo que nos trás preocupação incessante. A ansiedade que dura uma noite inteira.  A pior das hipóteses se torna a única probabilidade que podemos pensar.
     "Deus não nos deu um espírito de temor, mas de poder, de amor e de uma mente sã." ( 2Timóteo 1.7). Assim sempre que sentirmos um "espírito de temor" invadindo qualquer área específica de nossa vida,  nós podemos saber pelo processo de eliminação que não vem de Deus; então só resta um outro lugar espiritual do qual ele pode se originar e esse medo tem um motivo, algo que o inimigo quer nos impedir de alcançar,  alguma benção  de Deus e nosso destino.
          A parte sobre medo nas Escrituras é bem conhecida, mais de três centenas de vezes o Senhor nos diz de uma forma ou de outra para não ter medo. "Não temas". "Não tenhas medo". "Não temais", o inimigo porém nos diz "Tenha muito medo".
          Ele está cheio de desculpas, nos enchendo de todo tipo de medo e isso porque o medo é a antítese da fé. E a fé é o que nos permite realizar nossos sonhos e alcançar milagres. 
          Quando ouvimos a voz do medo e não de Deus em sua Palavra que nos diz "Não temas" estamos sendo não só desobedientes mas também perdendo a oportunidade de glorificar a Deus, não permitindo que Ele realize o que está querendo através de nós. 
          Muitas vezes o convite de Deus pode ser assustador no princípio mas com a oração fervente descobrimos que nosso Deus é destemido e porque Ele é destemido podemos ser destemidos também.               Quando sua presença está conosco e vai adiante de nós,  nada vai nos desorientar ou pausar. Por isso apesar de nossas hesitações,  devemos dizer sim. Continuar caminhando,  tendo fé e não medo.
         As nossas preocupações  não são pensamentos, são  estratégias deliberadas. Estratégias para inviabilizar o nosso destino e a nossa vocação. E a maneira de lutar contra elas é criar a nossa própria estratégia  deliberada de oração. 

Salmos 56, 3-4          
2 Timóteo 1.7
Jeremias 1, 4-8       
João 14.27
Jeremias 29.11     
Salmos 32.28
Lucas 21.15   
João 10, 27-29
Hebreus 10, 19-20, 23

Estratégia 7

          SUA PUREZA - Fortalecer as áreas mais vulneráveis 

          O inimigo nos  tenta em direção à certos pecados, nos fazendo acreditar que eles são,  basicamente inevitáveis.  Ele estuda nossas tendências e inclinações, as condições previstas e mais prováveis de nos levar a pecar. E é nesses pontos que ele nos ataca. Porque se ele não consegue nos separar de Deus para sempre, pelo menos pode nos colocar em desacordo com a vontade de Deus por enquanto. 
          O inimigo tem a capacidade incrível de aparecer nos momentos em que estamos mais esgotadas, com fome e solitárias. Essa é a maneira que Ele age. Precisão,  personalização e persistência.  Ele está sempre esperando a "ocasião oportuna ",  o momento em que a tentação bem colocada é mais provável de que seja irresistível. As tentações são personalizadas para nós. 
          É só observarmos as últimas vezes, são tentações de repetição que sempre nos levam ao mesmo lugar. As tentações são inócuas e suas consequências nunca são mínimas. 
          O pecado tem consequências. Sempre teve e sempre terá, devemos manter isso sempre em mente. Porque querendo ou não  temos dois caminhos a escolher. Obediência  a Deus acumula intimidade e proximidade, bênção divina e favor de Deus. Sempre. E desobediência cria uma sensação de distância e perda, sofrimento e arrependimento. 
           Não importa quanto seja perceptível a consequência, os efeitos em cascata do pecado sempre afetam a nossa conexão com Deus. E isso  é exatamente o que o inimigo quer.
          A impureza enfraquece o coração que por sua vez enfraquece o seu poder. Quando nossas vidas não estão alinhadas com o ensino das Escrituras e a obra transformadora do Espírito de Deus, nossos quartos de oração começam a ser quartos com isolamento sonoro.
          Separação é o que o pecado cria. O inimigo quer fazer-nos acreditar que a impureza, o pecado é normal, que ninguém sai ferido e que não há nenhum mal em apreciar coisas proibidas. É por isso que devemos criar estratégias de oração para a proteção contínua e diária de nossa pureza. As orações que tem poder vem de uma pessoa em busca de um viver justo.
          Se estivermos constantemente envolvidos em oração fervente,  estaremos neutralizando a estratégia dele e que a falta de retidão não é inofensiva. E o viver impuro cria um ambiente perfeito para a atividade demoníaca. A impiedade tira a nossa paz, o descanso e contentamento. Não podemos criar esse tipo de ambiente, devemos levar uma vida justa e reta e nos comprometer a orar ferventemente e conscientemente quando formos atacados. 
          Porque a oração não só desvia o inimigo mas a nossa pureza também o desvia. A única coisa pior que permanecer na impureza é falhar em responder humildemente à disciplina de Deus, a correção de Deus além de nos repreender nos trás de volta para Ele. Nenhuma divisão. Sem separação. Pura. A pureza nos leva a oração fervente e a oração fervente nos leva a pureza.
          Monte suas estratégias de oração com base nesses versículos:

Romanos 8, 1-2             
1 Pedro 2, 24-25
Romanos 6, 12-14          
Gálatas 5.16
Romanos 6, 21-23         
1 Coríntios 10.13
Efésios 6.14             
Lucas 22, 31-32
Salmos 73.26            
2 Pedro 2.9
Salmos 91

Estratégia 8

          SUAS PRESSÕES - Recuperar a paz , o descanso e o contentamento 

          O inimigo faz tudo parecer urgente e nos faz achar que tudo depende de nós. Ele gosta de atolar a nossa agenda com tantas tarefas que não sabemos o que é realmente importante e o que não é. Ficamos correndo para lá e para cá,  nos sentindo culpados por dizer não, tentando controlar tudo, mas na verdade estamos sendo controlados por tudo.  Ele nos mantém sobrecarregados, ocupados o suficiente que nem percebemos o quanto trabalho nós temos.
          Pressão para manter-nos, para continuarmos,  para ficar a frente, para permanecermos úteis. Para fazermos para os outros o que talvez eles devessem fazer por  si mesmos. Pressão para sermos a mãe ou o pai perfeito,  o cônjuge perfeito,  o funcionário perfeito,  o anfitrião perfeito, a imagem perfeita de tudo que todo mundo espera que sejamos.
          Há um nível  de pressão que é necessário  em nossas vidas, para nos impedir de nos acomodamos na preguiça. A vida sem qualquer tipo de pressão não seria o melhor para nós.  Mas uma vida com tanta pressão  e um ritmo interminável  e uma agenda que nunca permite tempo para descansar ou relaxar, cheia de exigências,  perfeccionismo e manutenção das aparências, se assemelham a escravidão,  como se estivéssemos sendo arrastados para lá e para cá,  dia após dia. Escravos não descansam, apenas trabalham, não há controle sobre a agenda, mas a agenda os controlam. 
           A intenção do inimigo é sempre nos escravizar inclusive com coisas que parecem ser boas também,  como trabalho, ministério  e até mesmo com o nosso passatempo relaxante, qualquer uma dessas coisas podem controlar nossas vidas.  Pessoas que não conseguem dizer não, assumem mais atividades do que realmente podem dar conta e ficam sobrecarregadas, acabam sendo escravizadas por seus próprios afazeres. 
       "Firmemo-nos, portanto,  na liberdade com que Cristo nos libertou; não nos submetemos outra vez ao jugo da escravidão. " Gálatas 5.1. Precisamos dizer não,  não apenas nas nossas agendas mas em todas as áreas de nossas vidas. Então,  poderemos confiar na liberdade que nos ajuda a começar de novo amanhã com nossos espíritos descansados, alertas e renovados.
          Nós fomos chamados para servir e servir muitas vezes  requer sacrifício. Mas nem tudo o que estamos encarregados de fazer, cabe convenientemente  em nossa rotina. Deus nos dá capacidade para saber quando Ele está realmente pedindo-nos para fazer algo como também a capacidade  de saber que Ele não está pedindo nada. Deus nos dá a capacidade de conhecer os nossos limites e autoridade de  saber quando devemos cessar, parar, pausar. Deus só quer que sejamos nós mesmos, e isso significa não ter que ser dois de nós para dar conta de fazer tudo. 
          Nem toda coisa boa é uma coisa de Deus. Claro, é simples. Porque até mesmo as coisas boas podem culminar em escravidão. E o inimigo nos faz acreditar que nosso valor está em o quanto de material podemos produzir, a quantidade de trabalhos que podemos realizar e quanto de negócios podemos gerar. Nossas inseguranças nos fazem pensar no que os outros vão dizer ou pensar de nós ou dos nossos filhos se não fizermos tudo o que eles consideram que deve ser feito ou não conseguimos fazer o suficiente para impressioná-los.
          A pressão é muitas vezes a máscara da idolatria. Quando as nossas vidas estão cheias de coisas para fazer empurram Deus para a periferia,  é um sinal certo de que substituímos a nossa devoção à Deus por um amor a outra coisa. A pressão para executar faz da sua reputação um ídolo. A pressão para dar conta de tudo sozinha,  o ídolo da autossuficiência. A pressão para manter um nível impressionante de vida, o ídolo de realização. A pressão de fazer tudo para os filhos, torna os nossos filhos ídolos e assim com qualquer outra coisa. O inimigo quer que coisas e outras pessoas substituam a preeminência de Deus em nossa programação,  em nossa mente, em nosso coração e em nossa casa.
          É por isso que devemos aliviar as pressões, mas estamos muito cansados e sobrecarregados para perceber. Então devemos usar a oração,  como tesoura afiada para cortar o que nos amarra.Temos que identificar as pressões e expectativas mais comuns em nossas vidas que nos causam fadiga, fragmentação, angústia e ocasionalmente até mesmo nos faz chegar a beira do desespero.
          Precisamos controlar nossa agenda criando espaços dentre os quais podemos respirar, obedecendo os princípios do Sabbath de Deus. O sábado, o sétimo dia que Deus descansou e ordenou que todos descansassem.
          Agora vamos montar nossas estratégias com os versículos abaixo:

Salmos 62,1-2                  
Salmos 62, 2-4                         
Salmos 147, 10-11
Salmos 71, 5-6               
Salmos 81.10                          
Isaías 58, 13-14
João 8.32                    
Deuteronômio  5.15                           
Hebreus 13.5
Mateus 6.33                    
Salmos 37.4

Estratégia 9

          TRANSFORMAR A AMARGURA EM PERDÃO 

          O inimigo usa toda oportunidade para trazer velhas feridas a nossa mente, assim como as pessoas,  os eventos  e as circunstâncias que as causaram. Ele tenta garantir que nosso coração fique sempre endurecido com muita raiva e amargura. E algemado pela falta de perdão. 
           falta de perdão é uma intenção astuciosa implementada pelo inimigo para tirar vantagem de nós,  para tirar a eficácia na oração e o poder de levantar-nos contra ele vitoriosamente. E por isso que ele faz todo o possível para impedir-nos de perdoar toda e qualquer pessoa que tenha feito qualquer coisa errada contra nós. 
          Ele quer nos ver zangados por muito tempo e usa até as ofensas mais leves para fazê-lo. Ele quer que sejamos amargos, cheios de ressentimentos  pelas ofensas de nosso passado.  A falta de perdão é o projeto usado pelo inimigo para nos enganar, machucar e nos tornar incapazes de sentir poder em nossas orações ou intimidade com o Pai.
          Ninguém precisa dizer-nos o quanto estamos sofrendo por causa das injustiças em nossas vidas. As ofensas sofridas são pessoais e aparentemente impossíveis de se perdoar. Mas devemos perdoar assim mesmo. Não superficialmente  ou rapidamente,  mas feroz e ferventemente. Não só pela outra pessoa mas por nós mesmos, para que possamos ser livres e plenos, inteiros e completos. 
          Se estivermos totalmente,  desesperadamente,  intoleravelmente resistente a perdoar essa pessoa ou essas pessoas as quais nos ofenderam, não devemos nos considerar inocentes.  O inimigo esta por trás disso. E ele está dirigindo a nossa ira para as profundezas de nossas almas. E assim tira todo poder de nossa vida de oração. Ele quer que nossa vida espiritual fique dura como uma pedra. Sem vida e em coma.
          Mas Jesus quer que nós sejamos livres e foi para isso que Ele nos criou.
"E perdoa-nos as nossas dívidas", Ele nos ensinou a orar,"como nós perdoamos aos nossos devedores." ( Mateus 6.12), e mais alguns versículos adiante segue-se : "Porque,  se perdoardes aos homens as suas transgressões, também vosso Pai celeste vós perdoará."(Mateus 6.14)
          Essas palavras de Jesus sugerem uma ligação entre a forma como lidamos com as ofensas dos outros contra nós e a forma como Deus lida com as nossas ofensas contra Ele. Será que vale a pena nos agarrarmos a qualquer coisa que atenua ou mortifique a liberdade que a misericórdia de Deus nos concede?
          Deus sabe como lidar com o pecados e cabe a Ele ser juiz e júri para decidir como a justiça será realizada nessa situação. 
          O perdão é liberdade. Deus nos perdoa e possibilita que perdoemos os outros. Já fomos resgatados através do sangue de Jesus. Portanto,  há perdão suficiente para extinguir toda raiva, ódio,  rancor ou animosidade que o inimigo pode ter acendido, dentro de nós. A redenção de Cristo por nós fará com que possamos fazê-lo a outros.
     " E vos vivificou,  estando mortos em transgressões e pecados... Mas Deus, que é rico em misericórdia,  pelo seu grande amor com que nos amou.... nos vivificou juntamente com Cristo" (Efésios 2, 1; 4-5). Comecemos a partir desse ponto, e então nós poderemos mais determinadamente distribuir misericórdia aos outros, que de forma tão abundante foi concedida a nós. 
          O perdão pode ser capacitado através da oração,  pela verdade viva da Palavra de Deus e trazer a toda determinação que precisamos para liberar outras pessoas do que elas nos devem. Produzir a cura que tão desesperadamente precisamos. Deus através da oração e pela ação do Espírito Santo e das Escrituras reúne o necessário para lidarmos com as coisas. A oração honesta, conduzida com um coração aberto, firmada na Palavra de Deus,  certamente nos apresentará a verdade. Podemos não ter uma resposta positiva da parte da outra pessoa, mas o fato de sermos obedientes e dispostos a tomar a decisão de perdoar,  porque o Senhor está pedindo já é um teste tremendo de humildade e de rendição piedosa. O perdão nos marca como homens e mulheres que não serão enganados pelo inimigo e suas intenções. 
          O perdão também é um mandamento de Deus e Ele também vem com uma promessa de que nos dará o poder para usarmos. Só podemos experimentar a liberdade, a paz, ou o alívio de nossas raivas se perdoarmos .
    "O homem misericordioso faz o bem para a própria alma."( Provérbios11.17). Isso também é verdade para ao homem e a  mulher que faz o bem também.  Então em cima dessas verdades, vamos elaborar uma estratégia de oração para a liberdade e o perdão. 

Marcos 11.25               
Efésios 4, 31-32                
Romanos 12, 19-21
Efésios 4, 26-27               
Hebreus 12, 14-15                  
Mateus 5, 44-45
Colossenses 3 12-13               
Lucas 17.4                        
1 João 2.12
Salmos 40, 2-3

Estratégia 10

          SEUS RELACIONAMENTOS - Unir em uma causa comum

          O inimigo trabalha para criar divisão entre nós e os outros cristãos,  entre grupos de cristãos ou qualquer um com potencial para lutar contra ele e seus planos. Ele quer que operemos individualmente e não em conjunto, ele não quer que vejamos a necessidade de ir a igreja ou nos dedicarmos a nossa missão.            Porque existe força na quantidade e unidade de um propósito e ele não quer que isso aconteça. 
          O número de corações desprezados e partidos por companheiros de fé, por pessoas que deveriam estar lutando conosco, não contra nós,  como por exemplo a pessoa com quem trocamos alianças ao longo da vida, ou a amiga com quem nós compartilhavamos nossos segredos,  ou os companheiros de fé com quem frequentamos a igreja.
          Quando há problemas na igreja ou em nossos relacionamentos mais importantes é quase sempre sinal de atividade inimiga. Ele sabe que suas chances de sucesso saltam consideravelmente sempre que ele consegue causar divisões arrasadoras entre nós,  isolar um ou dois de nós.
          Então uma das nossas estratégias mais importantes deve ser combater todas as formas de desarmonia nos nossos relacionamentos e batalhar pela unidade entre nós e todo o povo de Deus. Nós devemos isso ao Senhor e também uns aos outros, para que o evangelho  possa brilhar para os outros através de nossos relacionamentos  amorosos e enriquecedores. Juntos, somos uma força poderosa  e o inimigo sabe disso. Ele odeia quando o povo de Deus age unido,  seja como casal, família , amigos ou igreja.
          A oração é o que suaviza o atrito entre nós,  impedindo que o desgaste normal da vida cause arranhões um nos outros.Na oração nós sentimos o tipo de paz arduamente conquistada que nos une em um exército de soldados de Cristo. 
          Paz que o inimigo é totalmente contrário. Ele teme o que a paz pode nos levar a fazer . A nossa paz com Deus nos enche com a paz de Deus. É um presente que nos mantém estáveis e fortes, mesmo quando nossas circunstâncias estão longe do que podemos chamar de pacíficas.  Ela também atua como um guia  que nos ajuda a discernir a direção de Deus para o nosso destino.  A paz de Deus é o que nos ajuda a navegar na vontade de Deus.
          A paz com Deus é individual, pessoal, mas a paz com os outros gera testemunho, estamos movendo um bloco, tornando nossa força maior. O ímã que trás pessoas das trevas para a luz de Jesus Cristo é a diferença nas pessoas que alegam estar em paz com Deus. Por isso o inimigo  quer tirar a nossa paz pessoal e a nossa paz com os outros, seja na igreja local, na igreja global ou em nossos próprios relacionamentos pessoais também. Por isso o inimigo investe nos sentimentos feridos,  na falta de perdão,  na fofoca ou no desistir do seu grupo de amigos para procurar outro.
Por isso devemos montar nossa estratégia de oração com a paz em mente, que nos leve à paz de espírito e também a paz com os outros os quais amamos.

Colossenses 3.15                       
Romanos 14.19                        
Efésios 4.14
1 João 3.18                       
Romanos 14.13                         
Gálatas 5.26
Hebreus 10,24-25                      
Salmos 133, 1-3                     
Filipenses 2, 2-4
1 Coríntios 12.25

 do livro "Oração Fervente" por Priscilla Shirer

Mini Álbum de Versículos "As verdades do amor de Deus por nós em Sua Palavra"