sábado, 13 de maio de 2023

"Provérbios com Ministério Talmidin"

        

          O tema principal do livro de Provérbios é sabedoria, que aparece mais de 125 como sábio ou sabedoria no livro.

          PROVÉRBIOS 1

          "Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios," Efésios 5.15, aqui Paulo nos faz um apelo a vivermos de forma cuidadosa, sábia e não como tolas, insensatas. O que Salomão quer nos dizer com o livro de Provérbios é que existem segredos, chaves espirituais preciosas na Palavra de Deus que nos ensinam a viver a vida de modo a que agrademos o coração de Deus, com sabedoria. Nós precisamos viver a vida como Deus quer e para isso é preciso ter sabedoria. Ser sábio não é ter conhecimento, e sim saber aplicar o conhecimento. É mais prático do que teórico. Aquilo que a gente faz grita bem mais alto do que o que a gente diz. Salomão usa constantemente a expressão "Meu filho.", "Filho meu.", nos trazendo que tudo isso foi o nosso Pai quem escreveu, e para isso é preciso ter reconhecido a Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador, o Filho de Deus, para ter Deus como Pai, um Pai bondoso, zeloso, cuidadoso nos ensinando todas essas palavras, senão essas instruções serão como um sino que tine, entram por um ouvido e sai por outro, não produzem fruto. Que convidemos o Espírito Santo para entendermos as instruções de Provérbios, e aceitemos a correção, a disciplina de nosso Pai em amor, senão não entenderemos nada do que é sabedoria. O panorama do livro de Provérbios é um livro de sábios ditados com a finalidade de ensinar as pessoas a viver em retidão. "O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina." Provérbios 1. 7 na versão NVI e "Tudo começa com o Eterno — ele é a chave de tudo! Todo conhecimento e entendimento vêm dele! Só os ignorantes esnobam tal sabedoria." Provérbios 1. 7 na versão A Mensagem. Mas Onde mora a sabedoria? "Eu trabalho para que o coração deles se encha de coragem e eles sejam unidos em amor e assim fiquem completamente enriquecidos com a segurança que é dada pela verdadeira compreensão do segredo de Deus. Esse segredo é Cristo, o qual é a chave que abre todos os tesouros escondidos do conhecimento e da sabedoria que vêm de Deus." Colossenses 2.2 e 3 na versão NTLH O conhecimento, os mistérios, a sabedoria moram em Jesus Cristo,o Eterno. O princípio da sabedoria é o temor a Cristo. Jesus é a fonte da sabedoria. N'Ele começa e termina toda a sabedoria. "Mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus." 1 Coríntios 1:24 Cristo é o Poder de Deus encarnado e a sabedoria de Deus. A sabedoria de Deus habita na pessoa de Jesus Cristo que é o centro da Palavra de Deus, a Bíblia. Quando tememos a Deus, e isso não é medo. Deus não espero de nós medo e sim reverência. Esse temor se traduz como reverência, como honra. Temer ao Senhor é honrar a Deus. Como a gente lida com as pessoas, como ser feliz em nosso casamento, como educar nossos filhos, como ser bem sucedidos nos negócios é Jesus quem vai nos ensinar. "Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida." Tiago 1.5 Deus é generoso!!! Que não sejamos curiosas e sim zelosas, pois são essas que o Espírito Santo quer ensinar. Nós por natureza já somos curiosas e Ele não tem compromisso com a curiosidade, porque  a curiosidade passa, ela se esfria, mas a busca com zelo pelos conhecimento de Deus em Sua Palavra nos leva além, nos leva a uma intimidade que o Pai anseia com cada uma de nós.

         PROVÉRBIOS 2

    "E se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz." Provérbios 2.3 Clame por entendimento, clame por sabedoria. "Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida." Tiago 1.5 Novamente, Deus é generoso!!! Faça da sabedoria a sua prioridade, busque com vontade ter essa sabedoria. "Para que guardem as veredas do juízo; e ele o caminho dos seus santos conservará." Provérbios 2.8 Guarde o caminho da sabedoria. Deus te mantém segura nesta busca. O livro de Provérbios personifica a sabedoria e a loucura como a imagem de duas mulheres, dois caminhos, duas figuras femininas, mas em nenhum momento ele está denegrindo a imagem feminina, é apenas uma figura de linguagem. "Ela também o livrará da mulher imoral, da pervertida que seduz com suas palavras, que abandona aquele que desde a juventude foi seu companheiro e ignora a aliança que fez diante de Deus. Ela se dirige para morte, que é a sua casa, e os seus caminhos levam às sombras. Os que a ela procuram jamais voltarão, nem tornarão a encontrar as veredas da vida." Provérbios 2:16-19 A "mulher imoral", termo que serve tanto para mulher como homem. Orgulho e imoralidade sexual, ambos são atraentes tanto para a mulher como para o homem, são aspectos perigosos que podem nos levar ao caminho da morte. O orgulho na nossa mente diz: "eu mereço isso", já a imoralidade sexual na nossa mente diz: "eu preciso disso" Ambos os aspectos roubam de nós nos colocando em primeiro lugar quando o Evangelho nos fala de renúncia. Salomão diz que só podemos superá-los com o poder de Deus, Cristo Jesus é o poder de Deus. "Mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus." 1 Coríntios 1:24 Como fugir disso: olhando para Jesus e para a Sua Palavra. O orgulho se apodera de uma mente vazia, enquanto o desejo sexual se apodera de um coração vazio. Mente vazia é oficina do diabo. Olhando para Deus podemos preencher a nossa mente com a Sua sabedoria  e o nosso coração com o Seu amor.  Somente em Deus nós podemos fazer isso. "Então, junte-se à companhia de pessoas de bem, mantenha os pés no caminho da justiça." Provérbios 2.20 na versão a Mensagem. Me diga com quem andas e eu te direi quem tu és. "Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas." Filipenses 4:8 NVI "Resumindo, amigos, o melhor que vocês têm a fazer é encher a mente e o pensamento com coisas verdadeiras, nobres, respeitáveis, autênticas, úteis, graciosas — o melhor, não o pior; o belo, não o feio. Coisas para elogiar, não para amaldiçoar." Filipenses 4. 8 na versão a Mensagem. Tudo aquilo que nós temos para aprender nós temos que aprender hoje, e colocar em prática no dia de hoje, se não posto em prática não produz fruto de justiça, não produz resultado. Nós precisamos de Deus e o segredo para matar a nossa carne é trocar os nossos pensamentos, é voltar para Filipenses 4. 8 tornando-nos praticantes.

     Provérbios 3  

          Como confiar e descansar? Uma mente vazia é campo fértil para o orgulho e uma mente cheia de Deus é um campo fértil para aprender a confiar e depender do Senhor.  

          Confiança e Dependência - "Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas." Provérbios 3. 5 e 6

           Honrar ao Senhor com as riquezas - "Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda;"Provérbios 3.9 e "Não deixes de fazer o bem a quem merece, tendo na tua mão o poder de fazê-lo. Não digas ao teu próximo: Vai, e retorna amanhã, que to darei; tendo-o tu contigo."Provérbios 3. 27 e 28 O Ministério solidário é uma excelente oportunidade, se você pode fazer algo pelo irmão faça agora, e não só de riquezas, mas também com uma palavra de sabedoria. Faça agora. Não é sobre recursos financeiros. Existem oportunidades na vida de fazer o bem para o nosso irmão e não fazemos, queremos só o verso 10 "E se encherão os teus celeiros de fartura, e transbordarão de vinho novo os teus lagares.", mas o Senhor nos diz para olharmos para o irmão do nosso lado e não nos intimidarmos. Não deixar para o amanhã. Isso é generosidade. Esteja ansioso para fazer o bem na mesma intensidade que você deseja que o bem lhe seja feito. É muito melhor dar do que receber. "Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista;" Provérbios 3:21 A gente perde o bom senso, a gente perde a razão muito fácil. Ser crente é levar desaforo para casa, é engolir sapo, um brejo todo se for preciso. O bom senso precisa ser a nossa régua. O bom senso não pode ser perdido de vista. A gente não pode  perder a razão pelo nosso temperamento. "trarão vida a você e serão um enfeite para o seu pescoço.

          "Então você seguirá o seu caminho em segurança, e não tropeçará; quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranquilo. Não terá medo da calamidade repentina nem da ruína que atinge os ímpios, pois o Senhor será a sua segurança e o impedirá de cair em armadilha." Provérbios  3. 22 a 26 Quando perdemos o bom senso perdemos o sono. Mantenha o bom senso. A consciência limpa é o travesseiro da alma.

"Deus sussurra e fala à consciência através do prazer,

            mas quando Ele quer gritar na nossa alma,

          no nosso coração,

          Ele grita através da dor. 

          A dor é o maior megafone para despertar um mundo adormecido." 

                                                                                  C. S. Lewis 

          Deus sussurra e fala, mas Deus também grita e essa grito, essa dor vem para nos ensinar, para nos disciplinar. Disciplina significa ensinar e treinar. A palavra disciplina no nosso coração muitas vezes soa negativo, porém Deus é a fonte de amor, Ele não tem prazer por apreciar nosso sofrimento, mas está profundamente interessado e preocupado com o nosso desenvolvimento. "E, na verdade, toda correção, ao presente, não parece ser causa de alegria, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça aos exercitados por ela." Hebreus 12. 11 Você quer colher fruto de justiça e de paz, tem que passar pela disciplina, e disciplina é ensinamento e treinamento. 

          4 passos para receber a orientação de Deus acerca da CONFIANÇA  e da ENTREGA

          Provérbios 3. 1 a 4 - Conhecer a verdade de Deus

          Provérbios 3. 5 a 8 - Obedecer a vontade de Deus

          Provérbios 3. 9 e 10 - Compartilhar as bençãos

          Provérbios 3. 11 e 12 - Sujeitar-se à disciplina de Deus

    "Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas." Provérbios 3. 5 e 6 e "Confie no Eterno do fundo do seu coração; não tente resolver tudo sozinho. Ouça a voz do Eterno em tudo que fizer, aonde for. Ele manterá você no melhor caminho." Provérbios 3. 5 e 6 na versão A Mensagem Confiar - Prostrar-se com o rosto em terra em uma posição vulnerável. Não tente resolver tudo sozinho, confie no Senhor, aprenda a descansar, aprenda a manter o bom senso.

          PROVÉRBIOS 4




Nenhum comentário:

Postar um comentário