sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Gênesis 16:13

 

           Em meio aos desertos da vida, muitas vezes nos sentimos invisíveis, desamparadas e esquecidas. A história de Hagar em Gênesis 16 nos revela profundamente  esses sentimentos. Rejeitada, grávida e fugindo de um conflito familiar, ela se encontrava em um ponto de desespero. Mas é exatamente nesse momento de vulnerabilidade que uma verdade transformadora se revela.

         Gênesis 16:13 nos diz: "E ela chamou o nome do Senhor, que com ela falava: Tu és Deus que me vês; porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê?"

          Hagar estava em uma situação de extremo sofrimento. Humilhada por Sarai, ela decidiu fugir para um futuro incerto. Quantas vezes nos vemos em situações semelhantes, onde a dor e a injustiça parecem nos encurralar? É fácil sentir-se abandonada por todos, inclusive por Deus. No entanto, a narrativa nos mostra que, mesmo quando nos sentimos mais sozinhas, Deus está atento. Ele não ignora a nossa dor, Ele ouve o nosso clamor.

          A resposta de Hagar ao encontro com o anjo do Senhor é poderosa: ela O nomeia como El-Roi, o "Deus que me vê". Este não é apenas um nome, mas uma profunda declaração de fé e reconhecimento. Ela percebeu que, apesar de sua condição marginalizada e de sua fuga, havia um Deus que a enxergava em sua dor e necessidade.

          Essa revelação é um bálsamo para a alma. Significa que não há profundidade de sofrimento, não há canto escuro da existência onde os olhos de Deus não possam nos alcançar. Ele nos vê em nossa alegria e em nossa tristeza, em nossa força e em nossa fraqueza.

          A segunda parte da frase de Hagar, "Não olhei eu também para aquele que me vê?", sugere uma profunda reflexão. Ela não apenas reconheceu que Deus a via, mas também se permitiu olhar para Ele. Este é um convite para nós: diante do Deus que nos vê, como respondemos? Será que O buscamos, ou continuamos a nos esconder em nosso próprio desespero?

          Olhar para Aquele que nos vê implica em confiança. É acreditar que, mesmo quando a situação parece sem saída, há um propósito e uma providência divina em ação. Implica também em rendição, em entregar a Ele as nossas cargas e permitir que Ele nos guie.

          Você pode se sentir como Hagar, em um deserto pessoal. Talvez você esteja enfrentando dificuldades financeiras, problemas de relacionamento, desafios de saúde ou simplesmente uma sensação de invisibilidade em um mundo acelerado.

          Lembre-se: Você não está sozinha e não está invisível. O mesmo Deus que viu Hagar no deserto vê você agora. Ele conhece suas lutas, seus medos e seus anseios. Ele é o El-Roi, o Deus que te vê.

          Permita-se ser vista por Ele. Volte seu olhar para Aquele que a contempla com amor e cuidado. Deixe que essa verdade traga consolo, esperança e a certeza de que Ele está presente em cada passo do seu caminho trabalhando em sua fé, lhe ajudando a perseverar e guiando seus passos até a eternidade ao Seu lado.

DESLIGAMENTO EMOCIONAL


          Dia 11


          Um dos privilégios que Deus deu para o homen é ser parte daquilo que Ele faz no Mundo. Deus poderia fazer tudo sozinho mas Ele escolheu usar a vida dos seus filhos.

          Antes de nos usar Ele trabalha em nós, tirando os nossos medos e nos preenche com paz, justiça, abundância, amor, segurança e todas as coisas que precisamos para ser saudáveis.

          Muitas vezes você não consegue receber o que Ele quer te dar porque você está preso às situações ou pessoas que te marcaram negativamente. 

          Convido você a se desligar emocionalmente do passado e avançar na caminhada.

          Para que isso aconteça: 

          - Admita que você tem essa dificuldade!

          - Reconheça sua parte no conflito!

          - Libere perdão para todos os que estão em seus registros.

          - Entregue seu futuro aos cuidados de Jesus!

          - Descanse na certeza que Ele tem algo bom para você todos os dias.


"Tenham cuidado! 

Se o seu irmão pecar, 

repreenda-o;

 se ele se arrepender, 

perdoe. 

Se pecar contra você sete vezes num dia

 e cada vez vier e disser:

 “Me arrependo”,

 então perdoe."

 Lucas 17:3-4 


@mulhersejaluz

Filipenses 3: 13 e 14

 "...esquecendo-me das coisas que atrás ficam,

 e avançando para as que estão diante de mim,

Prossigo para o alvo, 

pelo prêmio da soberana vocação de Deus 

em Cristo Jesus."

Filipenses 3: 13 e 14

          A vida em Cristo implica uma tensão entre duas verdades iguais, porém contrastantes. Pela fé os crentes já alcançaram a plena aceitação de Deus ( Filipenses 3. 16 ). Mas nesta vida ninguém ainda pode experimentar a plenitude da bondade e do amor de Cristo. Assim Paulo nos exorta a andarmos de acordo com o que já alcançamos ( v. 16 ). Devemos estar plenamente confiantes acerca de nossa salvação e, no entanto, ao mesmo tempo devemos evitar o orgulho e a presunção que poderiam inibir o nosso contínuo crescimento na graça.

          "Tendo por certo isto mesmo,

 que aquele que em vós começou a boa obra

 a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo. 

" Filipenses 1. 6

          Deus por fim completará a obra de nos salvar. Se confiamos em Cristo, já estamos plenamente salvos. Mas a obra de Deus em nossa vida prossegue até ao Dia de Cristo Jesus - ocasião do retorno de Cristo - ou até o dia em que morrermos e estivermos diante d'Ele. Somente então seremos semelhantes a Ele, porque haveremos de vê-Lo como Ele é ( I João 3. 2 ).

          "Assim,

 meus amados, 

como sempre vocês obedeceram,

 não apenas em minha presença,

 porém muito mais agora na minha ausência, 

ponham em ação a salvação de vocês

 com temor e tremor,

pois é Deus quem efetua em vocês

 tanto o querer quanto o realizar, 

de acordo com a boa vontade dele."

Filipenses 2: 12 e 13

          Embora Deus tenha planejado e iniciado a obra de salvação, ainda precisamos atentar para a Sua graça. A obra da salvação, embora consumada na cruz, ainda está sendo completada em cada pessoa ( Filipenses 1. 6 ). A graça de Deus é plenamente concretizada na nossa vida ao cooperarmos com Deus, reconhecendo o Seu chamado mediante a nossa entrega e obediência a Ele. Como Deus atua em nós, podemos desenvolver a nossa salvação.

          Deus as abençoe!!!

"Devocionais Diários em Provérbios"


           Dia 17


          A paz em uma casa é mais proveitosa que a abundância em meio a brigas. 

          O texto diz que é melhor ter satisfação no pouco, onde há paz. A casa de muitas pessoas, infelizmente, tem muita abundância, mas estão com ausência de paz. Falta a presença transformadora do Espírito Santo que nos guia. 

          Outro destaque deste capítulo, é a figura do crisol e da prata, para nos mostrar que Deus prova nosso coração e nossas atitudes. O Senhor sabe exatamente quais são nossas intenções. Não precisamos mentir para Ele, podemos ser sinceros sobre absolutamente tudo.


         Provérbios 17:1 - UM BEM PRECIOSO CHAMADO PAZ

          Cristo disse: "A Paz esteja com vocês"

                                                         João 20:19-21; Lucas 24:36

          Essa não é a paz que o mundo dá, mas uma paz sobrenatural vinda de sua parte para nos tornar felizes em situação que muitas pessoas estariam tristes e desesperadas. 

          Uma paz plena que faz você olhar o mundo desmoronando ao seu redor, mas fixa os olhos em Cristo, o autor e consumador da nossa fé.


         Provérbios 17:3 - CORAÇÃO IGUAL O DE CRISTO

          Muitas vezes passamos por várias lutas que põe a nossa fé em prova (isso é necessário para nos amadurecer). 

          Assim como o ouro e a prata são lançadas no fogo a altíssima temperatura para que suas impurezas sejas retiradas, Deus prova o nosso coração para que dele seja retirado tudo que não agrada ao Senhor. 

          Como diz Tiago: - "Alegre-se nas muitas provações".

                                   Tiago 1:2-3

          É através delas que vem a maturidade, perseverança e um coração igual ao de Cristo. Quando o pecado nos domina torna o nosso coração duro e perverso, e com isso surgem atitudes que nos mostra que estamos longe do Senhor. 

          Você já conheceu alguém que só está satisfeita quando vir o "circo pegando fogo"? Que adora estar em meio a uma briga? Que vive "caçando" confusão como se fosse a melhor coisa do mundo?

          Pois é, isso também é sinal de um coração endurecido e por mais que você dê conselhos e instruções essa pessoa não demonstra vontade nenhuma de aprender e mudar. Com isso para fechar vem a mentira que só traz mais confusão.

          Precisamos vigiar para não nos relacionarmos com esse tipo de gente, e principalmente, para não sermos assim. 

          Como está o seu coração hoje?

          Podemos dizer que está parecido com o de Cristo?


         Provérbios 17:22 - RENOVA O MEU ESPÍRITO

        "A alegria do Senhor é a nossa força".

                          Neemias 8. 10

          Se estamos com o coração abatido é necessário buscar força no SENHOR, pois, a fonte da tristeza muitas vezes está ligada a uma vida espiritual fraca ou inexistente.


         Provérbios 17:24 e 27-28 - O SÁBIO SE CALA

          A melhor coisa é falar na hora certa e aquilo que é adequado. Isso é sinal de sabedoria. 

          Você já se perguntou: Por que não ouvimos a todo instante a voz de Deus? 

          É porque a fonte de toda sabedoria tem a palavra certa na hora certa para socorrer e guiar aqueles que fixam os olhos Nele.


          APLICAÇÃO PESSOAL

          1. "É melhor um pedaço de pão seco com paz e tranquilidade do que uma casa onde há banquetes e muitas brigas". 

                     Provérbios 17. 1

          Como está o seu lar?

          2. O que mais chamou sua atenção na leitura de hoje? O que você deve aplicar na sua vida? (Cite no mínimo 3 lições para aplicar na sua vida)


          Para ler e meditar:

    Provérbios 17

    Tiago 1: 1 a 12

    Neemias 8: 10

    1 Pedro 3: 3 e 4


@mulhersejaluz