sábado, 8 de fevereiro de 2014

"Perfil do Ministério Infantil"


Chamados para missão de fazer profundas mudanças nessa geração

Para meditar e orar
“O discípulo não está acima do seu mestre,
 nem o servo acima do seu senhor.
 Basta ao discípulo ser como o seu mestre, 
e ao servo como o seu senhor.” 
(MATEUS 24-25)

O discípulo deve ser como seu mestre... 
Seguir os teus exemplos.
Nós como servos de Deus temos um modelo a seguir que é Cristo,
 sendo assim temos que produzir frutos como diz em João 15:16,
 o próprio foi quem nos escolheu
 tamanha a nossa importância como cooperadores de sua obra, 
Jesus é nosso padrão
 e nós ocupamos uma posição ímpar nos teus planos.
Filipenses 2:5-11

"JESUS NOSSO EXEMPLO"

"NÃO JULGOU COMO USURPAÇÃO SER IGUAL A DEUS:
 não pensou em si além do que convinha.
ESVAZIOU-SE:
 despojou-se do ego, desconsiderou-se.
ASSUMIU A FORMA DE SERVO:
 sem escolhas, sem horários, com consciência de pertencer ao outro, obedecendo a restrições.
HUMILHOU-SE: 
não buscou honra, glória e louvor dos homens para si, abriram mão de ser considerado.
OBEDECEU ATÉ A MORTE:
 escolher nunca dizer não a Deus, sob hipótese nenhuma. Sua obediência foi absoluta.
E MORTE DE CRUZ: 
morreu p/ vontade própria, viveu p/ servir, assumiu a culpa e sofreu o dano.

I-CARACTERÍSTICAS DO MINISTRO INFANTIL

· Ser crente;
· Ter vida devocional;
· Ter conduta exemplar;
· Amar as crianças;
· Conhecer os alunos;
· Aceitar a criança como ela é;
· Ser sensível às necessidades das crianças;
· Inspirar confiança e amor;
· Ser responsável e criterioso no preparo;
· Se assíduo e pontual;
· Ser sincero e imparcial;
· Ser calmo e seguro;
· Ser alegre e compreensivo;
· Ter visão do trabalho.

II-REQUISITOS DO MINISTRO INFANTIL

1-Preparo:
Espiritual, 1pe 3.15.É se cheio do ESPÍRITO SANTO,
 controlado e movimentado pelo Espírito.
Intelectual (cultura geral);
Social (apresentação pessoal);
Físico (estado saudável).

2-Paciência:
É o mesmo que longaminidade;
É fruto do Espírito Santo;
O nosso Deus é Deus de paciência, Rm 15.5;
É preciso ter muita paciência.

3-Amor e dedicação:
É o serviço da melhor maneira, Ec 9.10.
É o zelo no trabalho; zelo com entendimento, Rm10.

III-ATITUDES DO MINISTRO INFANTIL

O líder deve ser carinhoso, porém firme.
 NÃO SEJA PARCIAL.
 O critério deve ser o mesmo para todas as crianças.
Lembre o grande valor dos elogios,
 evitando críticas ao máximo e elogiando as atitudes e ações certas.
Nunca envergonhe a criança com gritarias
.
 Use uma voz suave e meiga.
Desça ao nível da criança,
 para conversar com ela.
Evite conversar com outros adultos durante a aula.
Converse com as crianças
 e incentive a conversa delas.
Dê atenção individual às crianças,
 participando nas suas brincadeiras
 e atividades.
Seja educado,
 respeitando a criança com palavras como:
 ”Por favor”, 
“obrigado”, 
”desculpe”,
 etc.
Ser criativo quando estiver preparando as atividades para criança.
De vez em quando é necessário dizer não.
Fale sobre as ações e não sobre a personalidade da criança.

IV-PERGUNTAS PARA REFLETIR

1. Tenho uma experiência de fé em Cristo como meu Salvador?
2. Para mim a Bíblia é a palavra de Deus
 e sinto a necessidade de compartilhar sua verdade com as crianças?
3. Estou pronto a modificar meu modo de falar
 para que as crianças possam entender a Bíblia, em seu nível de compreensão?
4. Sou uma pessoa equilibrada que pode agüentar as artes das crianças sem ficar nervoso?
5. Tenho certa habilidade em organizar, planejar, estudar e cooperar com outros?
6. Estou disposto a continuar aprendendo mais e mais sobre as crianças, para ensinar melhor?
7. Tenho prazer em estar com as crianças e verdadeiro interesse em suas vidas individuais?
8. Outras pessoas estão me incentivando a trabalhar com crianças porque reconhecem meu talento e disponibilidade? 

AUTORIA: MARCIA DANIELA LOPES CORRÊA.
PESQUISAS :APOSTILA DE LÍDERES DA APEC E TREINAMENTO P/ LÍDERES
de
http://infantilebenezerjp.blogspot.com.br


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