quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

* "A cura do paralítico no Tanque de Betesda"

João 5

Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus foi até Jerusalém. Ali existe um tanque que tem cinco entradas e que fica perto do Portão das Ovelhas. Em hebraico esse tanque se chama “Betezata”.


Perto das entradas estavam deitados muitos doentes: cegos, aleijados e paralíticos. Esperavam o movimento da água, 4 porque de vez em quando um anjo do Senhor descia e agitava a água. O primeiro doente que entrava no tanque depois disso sarava de qualquer doença. Entre eles havia um homem que era doente fazia trinta e oito anos. 6 Jesus viu o homem deitado e, sabendo que fazia todo esse tempo que ele era doente, perguntou: —Você quer ficar curado?


Ele respondeu: —Senhor, eu não tenho ninguém para me pôr no tanque quando a água se mexe. Cada vez que eu tento entrar, outro doente entra antes de mim. Então Jesus disse: —Levante-se, pegue a sua cama e ande! No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou a cama e começou a andar. Isso aconteceu no sábado.


10 Por isso os líderes judeus disseram a ele: —Hoje é sábado, e a nossa Lei não permite que você carregue a sua cama neste dia. 11 Ele respondeu: —O homem que me curou me disse: “Pegue a sua cama e ande. ” 12 Eles perguntaram: —Quem é o homem que mandou você fazer isso? 13 Mas ele não sabia quem tinha sido, pois Jesus havia ido embora por causa da multidão que estava ali. 14Mais tarde Jesus encontrou o homem no pátio do Templo e disse a ele: —Escute! Você agora está curado. Não peque mais, para que não aconteça com você uma coisa ainda pior.15 O homem saiu dali e foi dizer aos líderes judeus que quem o havia curado tinha sido Jesus.

Comentário:
É importante notar que estava ocorrendo uma festa em Jerusalém. Esse dia caracteriza um momento de alegria e contentamento. Mas bem perto dali existia um grupo de sofredores, muitos enfermos, em várias situações. Eles estavam a deriva da sociedade. Por um lado o anseio pela cura e por outro o egoísmo de algumas pessoas, revelado na frase: 'vai alguém antes de mim', e talvez a inimizade, 'não tenho ninguém que me lance no tanque'. Cristo, bondoso e cheio de compaixão, dá uma ordem mostrando seu poder e autoridade. O enfermo consequentemente demonstra fé: obedecendo e agindo conforme a ordem dada. O questionamento dos judeus, que ao invés de estarem comemorando e felizes, demonstram sua amargura, questionando a cura realizada no dia de sábado, transparecendo sua falsa religião, ignorância e arrogância. Cristo se ausenta antes, não querendo entrar em demanda com os incrédulos e falsários. Jesus encontra o ex-paralítico no templo, com certeza ele estava cumprindo seu compromisso religioso, e Jesus o adverte 'Não peques mais!' Vemos aqui a importância de uma vida de santidade e recatada. Agora ele soube definitivamente quem o curou, Jesus!

Anexo


Nenhum comentário:

Postar um comentário