terça-feira, 9 de junho de 2015

"Sala de Aula - Mexa-se com as crianças!"


            Sempre que penso na importância de incentivar as nossas crianças a se movimentarem mais, eu lembro do filme: Um tira no jardim de infância, hahahaha....
          O professor Kimble, interpretado pelo ator Arnold Schwarzenegger diz: "É hora de transformar essa preguiça em músculos!"
         No post de hoje trago sugestões de como aproveitarmos o próprio ambiente da sala de aula para fazer nossas crianças se mexerem durante toda a aula.
Vocês já perceberam como as novas gerações de crianças são mais sedentárias e se cansam facilmente? É nítido e perceptível não é? Porque será?
        O tempo de ficar na rua brincando o dia inteiro ou parte dele infelizmente desapareceu em grande parte das cidades e principalmente nas metrópoles, devido a insegurança que vivemos hoje. Aquele foi um tempo em que só voltávamos para casa no horário das refeições ou no final da tarde. Com certeza sem essa grande liberdade, nossas crianças acabam ficando dentro de casa e o que resta a elas? TV, Computador, Ipad e muitos brinquedos eletrônicos.
        Com a chegada da tecnologia e a falta de segurança nas ruas, que era o nosso espaço recreativo na maioria do tempo, as crianças acabam não se movimentando muito, com excessão daquelas que moram em condomínios e aproveitam o seu espaço. Há aquelas que ficam o dia inteiro na escola e acordam muito cedo e com certeza ficam mais cansadas. Hoje em dia não é só os adultos que reclamam do cansaço, mas crianças que tem rotina de adulto também!
           Enfim, a rotina de nossas crianças não é a mesma que a nossa de alguns anos atrás, com suas vantagens e também desvantagens!
         Observando isso, penso que nós como professores podemos ser também os estimuladores e incentivadores de nossas crianças a se movimentarem. Então, tento usar o máximo da sala de aula e dividi-la em ambientes diferentes para que em cada parte da aula as crianças se movimentem e assim, elas não fiquem paradas por tanto tempo.
          A parte da organização e planejamento da aula, já vimos nesse post aqui, mas como fazer das nossas aulas mais dinâmicas? Um professor alegre, dinâmico e engraçado faz toda a diferença e ajuda muito, mas as crianças não podem ficar só como espectadoras, elas podem participar se movimentando. Como?
Sua sala de aula pode ser pequena ou grande, o que importa é usar a criatividade para separá-la por ambientes.
         Para demonstrar melhor o que quero dizer, vou usar o próprio Plano de Aula que postei aqui para vocês compreenderem como dá para as crianças se movimentarem mais.

Vamos ao Plano de Aula?

1. Boas Vindas – 5 minutos - Escolha um espaço da sala para as crianças ficarem quando forem chegando, assim elas podem aguardar as outras crianças que você está recebendo, caso não entrem juntas após o louvor (isso depende de cada igreja). Pode ser o ambiente com brinquedos, o ambiente das atividades com mesas e cadeiras, o ambiente de contar histórias (onde podem se sentar e aguardar conversando, claro que isso só funciona se já forem maiorzinhas... hahahaha).  Quando especificamos somente um ambiente para as crianças ficarem ao chegar, isso ajuda na organização e disciplina na sala de aula, já que você também está dividindo a sua atenção com as outras crianças que estão chegando. Com certeza  você não terá tanto problema com indisciplina, pois elas aprendem rápido e logo que chegarem terão esse ambiente como referência para permanecerem aguardando. Normalmente esse local inicial pode ser o mesmo para uma outra atividade na sala depois. Qual é o ambiente que suas crianças ficam quando chegam? 

Na nossa sala de aula, as crianças ficam no ambiente de contar histórias.



2. Oração e Louvor – 15 minutos -  Normalmente também iniciamos nossas aulas com uma oração, pedindo a ajuda do nosso amigo Deus para aprender tudo o que será ensinado. Nesse período de oração, você sempre pode mudar a forma de como orar. Uma vez, pode ser todos formando um círculo de mãos dadas ou um círculo sem dar as mãos, pode ser também de joelhos (para ensinar que oramos assim para demonstrar que nos colocamos diante de Deus em uma posição que reconhecemos que Ele é nosso Deus. É uma ótima oportunidade também para dizer que países onde há reis e rainhas, a cultura ensina a se ajoelhar diante da autoridade) e algumas vezes de olhos abertos (claro que isso também serve para os maiores e com o objetivo de ensiná-los que podemos falar com Deus de olhos abertos e em lugares públicos.) Aproveitar essa oportunidade da oração para ensinar diversas maneiras de orar às crianças, faz com que não se tornem religiosas e percebam que falar com Deus é um relacionamento diário.

É no louvor onde as crianças mais se mexem, além das brincadeiras na sala. Aproveite essa oportunidade e use a sala toda para cantar alguns louvores, pois é uma ótima maneira das crianças se movimentarem. Você também pode pedir a ajuda delas no louvor, onde elas podem ficar ao seu lado e ajudar com os gestos, cartazes ou instrumentos. Isso também incentiva-os a servir!

Na nossa sala de aula a oração e o momento do louvor também são feitos no ambiente da história.


3. Momento Missionário – 10 minutos - Como nossa sala não é tão grande, o mapa mundi (que é a referência para essa parte da aula) está em uma parede em frente ao ambiente da história, e nesse período, convidamos as crianças a se aproximarem do mapa, onde falaremos do pedido de oração do dia.  Antes de orar, mostre informações e curiosidades sobre o país que vocês irão orar. Destaque informações sobre os missionários e seus pedidos de oração. Sempre oramos por um mesmo missionário e seu campo (país) por 2 a 3 meses. Há sempre muitas informações a serem dadas e é uma excelente maneira de fixar o assunto e as crianças gravarem os nomes dos missionários. Use sua criatividade para trazer sempre novidades sobre o país e o missionário, dessa forma as crianças demostrarão interesse e farão muitas perguntas. Separe fotos, vídeos, carta dos missionários e faça do seu momento missionário uma parte inesquecível da sua aula. 
Dica: Você pode usar um cofrinho do mundo, é fácil de comprar e pedir a ajuda de alguma criança para recolher as ofertas missionárias. Mais uma vez elas se movimentam e aprendem a servir! : )
A chegada das crianças + oração + louvor + momento missionário, são atividades realizadas em pé, parece muito, mas somando o tempo das atividades juntas não passa de 20 a 30 minutos no máximo! Se a aula for dinâmica, nenhuma criança pedirá para sentar!


4. Atividade Preparatória – 15 minutos - Agora sim, normalmente as crianças já se sentam. Dependendo da atividade que pode ser uma brincadeira, elas ainda se movimentarão um pouco antes da história. Normalmente o ambiente dessa parte da aula pode ser de acordo com o que você preparou. Se for o inicio da história, o ambiente propício é onde as histórias são contadas, se as crianças iniciarão uma atividade primeiro, então o local indicado é onde está as mesas. Diversifique essa parte da aula. Surpreenda seus alunos. Movimente-os!

5. A Lição do Dia – 15 minutos - A partir dessa parte da aula, as crianças normalmente ficarão mais sentadas. Viu como valeu a pena ajudá-las a se movimentarem! Faça desse local, um ambiente aconchegante! Se possível, nessa parte da sala decore com visuais que dêem um ambiente mais acolhedor e calmo. Você pode fazer um painel com feltro para colocar as figuras de cada aula, fazer uma árvore grande para dar a idéia que as crianças estão embaixo dela, fizemos isso na nossa sala, se você ainda não viu, clique aqui e aqui. Enfim, graças ao Mr. Google e a criatividade de tantos professores podemos ver muitas idéias diferentes e aplicar a nossa sala, não é?
Tenha se possível um local com nicho, mesa ou balcão onde as crianças ao entrarem tenham como deixar suas Bíblias. Se as crianças ficam com as Bíblias em mãos, elas podem se distrair facilmente mexendo nelas nesse período, Quando for o momento das crianças lerem o versículo, solicite à elas para pegarem suas Bíblias, você pode ler juntamente com elas e depois permita que elas devolvam ao local apropriado. Mais uma vez elas irão se levantar e isso significa se mexer ; )

6. Lanche – 20 minutos - As crianças esperam por essa parte! Permita que as crianças lavem as mãos antes. Se o banheiro não for tão perto e for possível, faça uma fila e leve-as ao banheiro ou pia mais próxima. Também solicite a ajuda delas para entregarem os guardanapos, copos e alimento, caso não tenha problema em derrubar. Mais uma vez elas se movimentam e também aprendem a servir! : )
Se o período de aula for curto até 2 horas, o lanche pode ser algo mais simples, como bolachas e suco, pipoca, enfim, o que for possível oferecer. Você pode aproveitar também essa parte algumas vezes e usar como uma atividade. Se toda a aula for missionária, traga alguma comida, bebida ou petisco típico do país. Se for sobre uma história bíblica, como por exemplo,  quando Jesus transformou a água em vinho, sirva o suco de uva que pode ser "transformado" durante a história. Se for sobre a Páscoa, sirva a ceia com as crianças nesse período. Esse período da aula também pode ser de curiosidades gastronómicas (chique, não?)

7. Exercício de Fixação – 20 minutos - Normalmente neste período as crianças se sentam às mesas para fazerem as atividades. Se for possível faça um varal para as crianças deixarem expostas suas atividades após terminarem. Cada uma tem o seu tempo e para que não haja nenhum acidente de uma criança amassar a atividade da outra ou até mesmo perder, o varal é uma ótima solução. Ensine as crianças a pendurarem suas atividades e mais uma vez elas estarão se movimentando na sala de aula. Tenha sempre um lixo disponível e próximo e incentive-as a jogar no lixo todo o material descartável usado também nesse período. Se caso, após a atividade ainda houver tempo na aula brinque com as crianças de estátua, usando as músicas do louvor, de mímica com histórias bíblicas, enfim, use sua sala de aula para brincadeiras que as crianças também se mexam. 

8. Encerramento - Momento de orar mais uma vez agradecendo a Deus pela aula. Mais uma vez esse momento de oração pode ser diferente. Se as crianças estavam sentadas, convide-as a ficarem em pé.

Vamos movimentar nossas crianças! Espero que tenham gostado das sugestões! E vocês como tem feito para movimentar seus alunos e filhos. 

Vocês tem alguma sugestão, me conte nos comentários!

Um grande beijo,
Tamara : )
de http://investindonascriancas.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário