sexta-feira, 13 de maio de 2016

* "O jejum Bíblico"

Jejum-toque-em-cristo

          O jejum é tão bíblico que fazia parte da rotina de vida do povo de Deus tanto no Antigo como no Novo Testamento. Mas o que é o jejum? É um voto de abstinência de alimentos por certo período de tempo com a finalidade de se consagrar. Durante o jejum a pessoa demonstra que o seu propósito é mais importante do que o próprio alimento vital para sua sobrevivência. 
          Por que jejuar? (Mateus 17:21)
          O jejum é muito importante para anular a carne e nos aproximar de Deus. Quando estamos em jejum reconhecemos nossas fraquezas e buscamos força espiritual. A grande conquista no jejum é um estado de completa dependência de Deus.
          Através do jejum recebemos poder espiritual para vencer o pecado, suportar o mundo e expulsar demônios vencendo todas as fortalezas do inimigo. A santificação deve ser buscada em jejum e oração constante.
          Também é possível jejuar por motivos específicos como, por exemplo, pela salvação de alguém ou cura de uma enfermidade como fez Ester intercedendo pelo livramento de seu povo (Ester 4.16 e 5.2).
          Você tem muitos motivos para jejuar, principalmente se consagrar a Deus!
          O jejum que agrada a Deus: (Isaías 58:4 a 7)
           O jejum que agrada a Deus é não se abster apenas de comida, mas do pecado e de toda forma de mal. Praticar o bem é a melhor forma de se alimentar espiritualmente como Jesus que jejuou no deserto por 40 dias e noites se preparando para o início de seu ministério (Mateus 4.1-11) e ensinou que “a minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra” (João 4.34).
      Há várias maneiras de jejuar por tempo, propósitos e abstinência de alimentos diferentes como Daniel que se absteve apenas do manjar do rei (Daniel 1.8) mas continuou se alimentando com água e legumes (Daniel 1.12). Mas em outro momento jejuou completamente por vinte e um dias (Daniel 10.2,3).
          Alguns tipos de jejum são:
          Total: sem comer nada da hora que inicia até o momento da entrega do jejum;
          Sólidos: bebendo apenas água ou algum líquido por motivos de saúde;
          Parcial: de algo que gosta muito como doces, café, refrigerante, etc;
          Prático: de algum hábito ou prazer como assistir TV, internet, língua (silêncio), etc.
          E quanto ao período? Quanto tempo deve ser o jejum?
          O tempo de jejum pode variar de acordo com o propósito da pessoa. O mais comum é o jejum matinal, mas há quem jejue desde a noite anterior, deixando de jantar e conclui no almoço do outro dia. Algumas pessoas jejum apenas deixando de tomar o café da manhã no horário normal e fazendo o desjejum um pouco mais tarde. Isso é feito principalmente por pessoas que têm problemas de saúde e dificuldades de ficar sem alimentar muito tempo ou têm que fazer atividades físicas que exigem mais energia.
           Deus não quer sacrifício e sim obediência porque “obedecer é melhor do que o sacrificar” (I Samuel 15.22). O que importa mesmo no jejum é a qualidade da consagração. É indispensável a dedicação e concentração total durante o jejum. Desde que o jejum seja feito com meditação na Palavra de Deus, oração e adoração não importa o tempo de duração.
          Como jejuar? (Mateus 6:16,17)
           De acordo com as palavras de Jesus, o momento de jejum deve ser de alegria, ou seja, um tempo de prazer na presença de Deus. O jejum também não pode ser feito para mostrar aos outros e sim exclusivamente para Deus. Portanto, se não houver necessidade, não é preciso sair contando para todos que está em jejum.
          Algumas dicas para fazer o jejum:
          1º – tenha um propósito específico ou motivo para seu jejum;
          2º – planeje o tempo que vai jejuar e a forma ou o que vai se abstiver;
          3º – inicie o jejum orando, pedindo perdão e forças. Leia a Bíblia e louve ao Senhor;
          4º – concentre-se o máximo possível, refletindo, cantando, orando ou lendo;
          5º – ao terminar o jejum, ore entregando o propósito a Deus;
          Faça o jejum como puder, só não deixe de se consagrar a Deus!
          O jejum deve ser feito para Deus e não para nós mesmos (Zacarias 7.4-6).
          O propósito depois de feito deve ser cumprido porque “quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes” (Eclesiastes 5.4). Não espere precisar de um socorro para jejuar em consagração. O jejum deve ser parte da rotina do cristão que deseja se dedicar a Deus.                                                                 Deus Abençoe!
de http://toqueemcristo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário