sábado, 2 de julho de 2016

"A Distância que Destrói Famílias"


          A história da família de Isaque, registrada em Gênesis, é um lembrete vívido de que a distância que destrói não é apenas geográfica, mas sim a distância no coração e nos relacionamentos.
          Isaque e Rebeca eram um casal unido por providência divina, mas sua casa se tornou um campo minado de favoritismos e manipulações  (Gênesis 25:28 e 27).
          Isaque amava Esaú, porque gostava de sua caça.
          Rebeca amava Jacó.
          Os pais, ao invés de serem um só em amar e guiar os filhos, criaram dois campos opostos.
          “E cresceram os meninos. E Esaú foi caçador perito, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas. E Isaque amava a Esaú, porque a caça era do seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó.” (Gênesis 25:27-28)
         Isaque e Rebeca não agiram como parceiros, mas como adversários, cada um conspirando pelo seu filho favorito (Gênesis 27). A falta de comunicação aberta e alinhamento criou uma enorme distância entre o casal.
          O favoritismo alimentou o ciúme e a rivalidade entre Esaú e Jacó. Essa distância emocional e espiritual resultou em um engano doloroso e na fuga de Jacó para salvar sua vida.
          A discórdia foi tão grande que Jacó precisou fugir de casa para a terra de Labão (Gênesis 27:43). Rebeca, que planejou tudo, provavelmente nunca mais viu seu filho amado (Alguns estudiosos apontam que ela faleceu durante o longo exílio de Jacó).
          A ironia trágica é que o plano de Deus de abençoar o mais moço (Jacó) se cumpriu, mas não por causa da fé e obediência da família, e sim apesar de seus erros. O método humano, cheio de mentiras e partidarismo, trouxe anos de separação, dor e ódio.
          O que podemos aprender: 
          *Invista na Unidade Conjugal: Se você é casado(a), a maior proteção para seus filhos é um casamento forte. Decidam juntos, orem juntos e apresentem uma frente unida.
          * Ame e Honre Igualmente: Não confunda gostar de uma personalidade com amar a todos os seus filhos igualmente. Cada um é único e deve ser amado de maneira que se sinta visto e valorizado.
          * Use a Verdade, Não a Manipulação: As promessas de Deus se cumprirão; não precisamos usar meios errados (mentira, engano) para fazer a Sua vontade.
          Que a história de Isaque nos sirva de aviso: feche as portas para a distância emocional e espiritual em sua casa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário