segunda-feira, 1 de agosto de 2016

* "A importância do ensino cristão na infância"



    Todo adulto é fruto do que recebeu na infância. Podemos dizer que seu físico, sua mente, suas emoções, sua conduta, suas atitudes estão ligados ao que ele recebeu nos primeiros anos de sua vida.
  Ao contrário do que muitos pensam, a maior influência na vida das crianças não é a Internet, a Televisão ou a Escola, a maior influência na vida das crianças continua sendo a dos pais.
  Um dos papéis fundamentais de influência de comportamento é a paternidade. Os pais cristãos têm a responsabilidade não só de influenciar mas de inspirar os seus filhos a seguir a Cristo e viver a vida que o Senhor planejou para eles. A educação cristã deve ser dada pelos pais e ser aplicada de forma intencional.
   Daí a importância do ensino na vida da criança. A Bíblia confirma isto: “Ensina a criança o caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” - Provérbios 22:6.” Este versículo é muito conhecido, mas pouco praticado.                  
   O verbo “ensinar”, neste versículo, está no imperativo, portanto é uma ordem Não é uma escolha, uma decisão, um sentimento ou um desejo, é um mandamento! Toda pessoa que ler este versículo, deve recebê-lo como uma ordem, e portanto, deve obedecê-lo.
   Ensinar significa instruir, habilitar, doutrinar, anunciar. As crianças não aprendem só por imitação. É necessário ensiná-los. Persista em ensinar a Verdade!
   Não importa o que o mundo diga, seus princípios e valores não são os nossos. O padrão que o cristão segue é a Bíblia! O mundo diz: minta, seja desonesto, adultere, mas a Bíblia diz fale a verdade, seja honesto, seja santo! Insista isso com suas crianças.
   Os pais têm uma oportunidade única, seguidos da igreja, de ensinarem e educarem os pequeninos. A infância (período de vida que vai do nascimento à adolescência) é o alicerce da vida inteira que a criança terá. Qual tem sido o alicerce ou base que as nossas crianças dispõem para a construção da sua vida, de toda a sua existência? 
   Em duas ocasiões, Jesus deu-nos o exemplo, da importância de suprir as necessidades da criança (Marcos 10.14,16). E em João 21.16, Jesus, depois de haver ressuscitado, ordenou a Pedro: "Apascenta as minhas ovelhas", isto é, "meus pequeninos" (de acordo com o original). Este pastoreio da criança, visto como prioridade, só será possível através do amor de Deus para com elas.
   Deus deseja que os pais coloquem as palavras d'Ele no coração dos filhos (Deuteronômio 11.18). O versículo 19 confirma isso. Os pais cristãos precisam não apenas conhecer a Palavra de Deus, tendo-a na mente, mas também necessitam guardá-la no coração com amor.
   A criança passa a maior parte do tempo em contato com as coisas do mundo, é verdade, mas Aquele que reside “em nós é maior do que aquele que opera neste mundo” (I João 4:4). A Palavra do Senhor é poder e transforma vidas! E nosso maior desafio é levar à criança a guardar a Palavra no coração, pois isso fará com que ela não peque (Salmo 119:11).
   O ensino deve incentivar as crianças a desenvolver uma sensibilidade espiritual e boa vontade diante de Deus. As crianças devem pensar em Deus de uma maneira natural, como parte integrante da sua vida cotidiana. Para conseguir isso, os pais e líderes devem falar das coisas de Deus com naturalidade, levar seus filhos ou alunos a terem fé e confiança no Senhor; orar com eles regularmente; contar-lhes histórias bíblicas.
   Os adultos, ao conversarem com as crianças, devem relatar situações vivenciadas por eles, momentos de tristezas ou dor, e de como o Senhor cuidou e amparou-os nas dificuldades. Compartilhar quando sentiram medo e como o Senhor deu-lhes segurança.
   O amor pela Palavra de Deus que os adultos demonstram às crianças, o modo como eles se referem a ela, citando-a com amor, com atenção e reverência, marcará o coração das crianças por toda a vida, e elas seguirão o seu exemplo: amando e lendo a Bíblia com prazer.  

(Texto extraído do livro: "Abençoando Crianças, Abençoando Famílias"- Mirian Galli)

de http://miriangalli.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário