domingo, 28 de agosto de 2016

1. O Descendente da Mulher Escondido ou Revelado no Antigo Testamento


Cristo Revelado e Anunciado 
no Antigo Testamento"
                     
              Gênesis 3. 15

              "É tudo sobre Jesus." Essa afirmação é muito comum e expressa algo que está em perfeita harmonia com o que a Bíblia ensina a respeito da pessoa e obra de Cristo.
              Apesar disso, é comum não pensarmos de modo apropriado sobre a real extensão dessa afirmação. Isso é revelado em nossa dificuldade de ler o Antigo Testamento. Nossa leitura em grande parte é moralista, buscando encontrar apenas lições para os nossos assuntos cotidianos. Temos enorme dificuldade em olhar para o Antigo Testamento e nele enxergar a revelação acerca de Cristo. Com isso, os personagens bíblicos acabam servindo apenas para nos ensinar o que fazer ou evitar.
              A pessoa de Cristo é anunciada não apenas em algumas porções isoladas, mas em todas as Escrituras do Antigo Testamento. Logo nas primeiras páginas, ela é revelada no relato da Criação e da Queda.

          I. A Promessa do Descendente

             É interessante a maneira como o Senhor aborda a serpente. Diferentemente de como tratou Adão e Eva, Ele não faz nenhuma pergunta à serpente. O Senhor tem a dimensão exata, o conhecimento perfeito do que ocorreu. Ele sabe que aquele animal foi usado por Satanás, o seu inimigo. Por essa razão, não dá à serpente a chance de argumentar nada em sua defesa.
             É é justamente quando confronta a serpente e a amaldiçõa que Deus faz a sua primeira promessa redentiva:

  "E porei inimizade entre ti e a mulher,
 e entre a tua semente e a sua semente; 
esta te ferirá a cabeça,
 e tu lhe ferirás o calcanhar." 
Gênesis 3:15

              O primeiro detalhe a ser observado aqui é que enquanto as palavras do versículo anterior são dirigidas diretamente à serpente, as do versículo 15 são dirigidas a Satanás, e de maneira também diferente de como trata o homem e a mulher, Deus não suaviza as maldições sobre Satanás.

"Satanás teria sua cabeça esmagada;
 ele seria completamente dominado, 
derrotado
 e feito impotente."
Gerard Van Groningen

              Todavia, o elemento mais importante nas palavras dirigidas à serpente/Satanás é a referência ao descendente da mulher. Temos aqui o que é conhecido como o protoevangelho, a primeira promessa evangélica, o primeiro anúncio do evangelho no Antigo Testamento.
              A história da redenção mostra como Satanás e os seus sempre intentaram destruir a semente da mulher. Foi assim com o assassinato de Abel por Caim (Gênesis 4. 3 a 8), com o decreto de Faraó em relaçao aos bebês israelitas (Êxodo 1. 15 a 22) e com a hostilidade das nações pagãs contra Israel. Além disso, em Gênesis 3. 15 também contemplamos a promessa da derrota final den Satanás. 
              Com essa promessa, "o cenário estava pronto para a vinda de uma pessoa real", que executaria uma grandiosa tarefa e, desse modo, obteria uma vitória em favor de outros, restaurando aquilo que foi arruinado pelo pecado de Adão e Eva.
    
          II. A Promessa Cumprida em Jesus   

              A promessa messiânica de Gênesis 3. 15 foi cumprida quando Jesus, na plenitude do tempo e nascido de uma mulher, tomou o lugar de Adão, triunfou sobre a tentação do diabo (Mateus 1. 11; Marcos 1. 12 e 13; Lucas 4. 1 a 13), expulsou demônios, curou os enfermos, morreu na cruz a fim de expiar o pecado e derrotou a morte por meio da ressurreição. 
              Nas áreas em que Adão foi tentado, Jesus também foi: o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal e pão, distorção daquilo que Deus havia dito (Gênesis 3. 1 ; Mateus 4. 6) e a falsa promessa de glorificação ( ser igual a Deus e receber toda a autoridade sem precisar trilhar o caminho da humilhação, do sofrimento e da morte). Ocorre que, enquanto Adão foi tentado num belo e harmonioso jardim, Jesus foi tentado no pior cenário possível, num deserto, símbolo de toda degradação causada pela entrada do pecado no mundo. Além disso, onde Adão caiu e fracassou, Jesus se manteve de pé e venceu. Ele permaneceu completamente fiel à palavra de seu Pai.
          Na derrota da serpente Jesus cancelou o escrito de dívida que era contra nós e, 

"Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças,
a qual de alguma maneira nos era contrária,
 e a tirou do meio de nós,
cravando-a na cruz.
 E,
 despojando os principados e potestades,
os expôs publicamente
e deles triunfou em si mesmo." 
Colossenses 2:14 e 15

          Como resultado da obra do descendente da mulher, o Filho de Deus encarnado,

"Lançou o grande dragão fora.
Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás,
 que engana o mundo todo.
 Ele e os seus anjos foram lançados à terra."
Apocalipse 12. 9

              Em Gênesis 3. 15 foi anunciado que as consequências do pecado seriam remediadas pelo descendente da mulher. Mesmo as maldições que Deus imprecou sobre a humanidade também foram mitigadas por meio da obra de Cristo.

"O fatigante trabalho foi transformado em trabalho frutífero, 
que produz a trinta, 
sessenta
 e a cem por um (Mateus 13. 1 a 23).
 As dores do parto (Gênesis 3. 16) 
passaram a ser meios pelos quais a libertação final viria, 
por intermédio do pacto com Abraão 
e sua descendência, 
do nascimento do Filho encarnado na bendita virgem 
e da criação fiel de filhos da aliança."
Robert Letham

              Deus fez uma única promessa a Adão e Eva, no Éden. Ele não lhes forneceu todos os detalhes. Muita coisa ainda ficou oculta deles e de seus descendentes que foi revelada gradualmente, ao longo de uma história cheia de percalços na qual ficou evidente que o pecado do ser humano estava ativo.
              O que segue a partir de Gênesis 3. 15 é a saga, a história da poderosa salvação de Deus em seu Filho, o descendente da mulher.
         
          Conclusão
              A importância da narrativa de
Gênesis 3. 15 para a nossa vida está em seu caráter pactual (representativo). Não temos escolha: fomos representados por Adão no Éden. Graças a Deus, também não temos escolha: fomos representados pelo descendente da mulher, Jesus, em sua vida de obediência e em sua morte vicária. 
              Você consegur perceber que tudo, de fato, é sobre Jesus?

"Promessa dada por um Deus fiel!
Promessa cumprida por um Pai de amor!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário