terça-feira, 2 de maio de 2017

* "A menina da casa de Naamã"

A imagem pode conter: texto

          O que podemos aprender com essa menina?

          1- Ter o coração livre de amargura.
              Vamos imaginar como essa menina foi parar na casa de Naamã. A Bíblia diz que Israel foi atacado e levaram essa menina cativa. A levaram como escrava. Por ser tratada como “menina” provavelmente ela deveria ser ainda uma criança. Imaginem uma criança ser retirada do seio da sua família, ser arrancada dos seus pais. A Bíblia não relata se seus pais morreram no ataque a Israel, mas não seria difícil que isso teria acontecido e também não seria difícil essa menina até ter assistido a morte de seus pais. Enfim, podemos imaginar muitas coisas, mas na realidade não sabemos o que ela sofreu. Só temos certeza de uma coisa, ela deve ter sofrido bastante com essa separação. Essa menina tinha tudo para ser infeliz, depressiva e amargurada. Ela tinha tudo para odiar seu patrão, pois foi ele quem comandou o ataque a Israel, onde ela foi presa como escrava. Mas não obstante a tudo isso, essa menina, escolheu ser diferente. Resolveu viver sem amargura no coração. A Bíblia manda que nos livremos rapidamente da ira, para que o diabo não tenha lugar em nossas vidas. Efésios 4:26-27. A Bíblia também nos adverte a viver em paz, sermos santos e ter o cuidado de não nos excluir da Graça de Deus. A amargura não contamina somente a um, mas a muitos ao nosso redor. Hebreus 12:14-15.
          2- 
Ter compaixão.
              Quantos de nós, nunca pensou, em pedir a Deus que pesasse Sua mão em alguém que nos tenha feito algum mal? Como se Deus fosse um amiguinho mais forte que se vinga por nós. Não é bem assim que acontece. Deus é muito misericordioso. Quando Naamã ficou leproso, a “menina” poderia simplesmente ter assistido Naamã morrer. Poderia ter sentido o gosto da vingança, pois Naamã a tirou da sua família, do seu povo, do seu conforto. Mas não foi isso que ela fez, ela decidiu ajudar. Ela teve compaixão e ensinou a ele o que deveria fazer para ser curado. 2 Reis 5:3.
          3- Ter fé.
              A menina tinha convicção de que se seu patrão Naamã fosse até o profeta Eliseu ele seria curado, pois ela conhecia o poder de Deus. Ela não hesitou, pois tinha fé. Hebreus 11:6. Se lermos 2 Reis 5:1-19 veremos como Deus atuou com Poder e Graça na vida de Naamã. Não somente o curando, mas também fazendo com que Naamã conhecesse verdadeiramente a Deus.

Conclusão:
Como temos nos comportado mediante nossa família e nossos vizinhos? Nós temos apresentado Jesus como solução? Nós temos dito às pessoas que não conhecem a Jesus: “Olha, eu conheço alguém que pode transformar a sua vida”. “Eu conheço alguém que pode transformar seu casamento, sua família”. Mas, ás vezes, pensamos que é melhor não nos envolver no problema dos outros. E com uma pessoa que um dia tenha nos feito mal? Será que teríamos coragem de nos envolver em seus problemas e apresentar Jesus como solução, como fez a “menina”?

de www.facebook.com/lucianoframos


Nenhum comentário:

Postar um comentário