"...esquecendo-me das coisas que atrás ficam,
e avançando para as que estão diante de mim,
prossigo para o alvo,
pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."
Filipenses 3: 13 e 14
A vida em Cristo implica uma tensão entre duas verdades iguais, porém contrastantes. Pela fé os crentes já alcançaram a plena aceitação de Deus ( Filipenses 3. 16 ). Mas nesta vida ninguém ainda pode experimentar a plenitude da bondade e do amor de Cristo. Assim Paulo nos exorta a andarmos de acordo com o que já alcançamos ( v. 16 ). Devemos estar plenamente confiantes acerca de nossa salvação e, no entanto, ao mesmo tempo devemos evitar o orgulho e a presunção que poderiam inibir o nosso contínuo crescimento na graça.
"Tendo por certo isto mesmo,
que aquele que em vós começou a boa obra
a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo.
" Filipenses 1. 6
Deus por fim completará a obra de nos salvar. Se confiamos em Cristo, já estamos plenamente salvos. Mas a obra de Deus em nossa vida prossegue até ao Dia de Cristo Jesus - ocasião do retorno de Cristo - ou até o dia em que morrermos e estivermos diante d'Ele. Somente então seremos semelhantes a Ele, porque haveremos de vê-Lo como Ele é ( I João 3. 2 ).
"Assim,
meus amados,
como sempre vocês obedeceram,
não apenas em minha presença,
porém muito mais agora na minha ausência,
ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor,
pois é Deus quem efetua em vocês
tanto o querer quanto o realizar,
de acordo com a boa vontade dele."
Filipenses 2: 12 e 13
Embora Deus tenha planejado e iniciado a obra de salvação, ainda precisamos atentar para a Sua graça. A obra da salvação, embora consumada na cruz, ainda está sendo completada em cada pessoa ( Filipenses 1. 6 ). A graça de Deus é plenamente concretizada na nossa vida ao cooperarmos com Deus, reconhecendo o Seu chamado mediante a nossa entrega e obediência a Ele. Como Deus atua em nós, podemos desenvolver a nossa salvação.
Bíblia de Estudo Vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário