quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

"Deus meu Maior Amigo"

Texto Bíblico:
 Gênesis 21:1-7.

1 O Senhor visitou a Sara, como tinha dito, e lhe fez como havia prometido.2 Sara concebeu, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, de que Deus lhe falara;3 e, Abraão pôs no filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, o nome de Isaque.4 E Abraão circuncidou a seu filho Isaque, quando tinha oito dias, conforme Deus lhe ordenara.5 Ora, Abraão tinha cem anos, quando lhe nasceu Isaque, seu filho.6 Pelo que disse Sara: Deus preparou riso para mim; todo aquele que o ouvir, se rirá comigo.7 E acrescentou: Quem diria a Abraão que Sara havia de amamentar filhos? no entanto lhe dei um filho na sua velhice.
Objetivo: Após a criança participar ativamente das experiências de ensino bíblico em classe, ela será capaz de compreender que embora Deus seja o Todo-poderoso, Ele nos ama e deseja ser o nosso melhor amigo.

Versículo visualizado

Palavra do dia


Lembrancinhas


Atividade


Alfabeto para apresentação da Palavra do dia
Pra apresentação da palavra do dia, faça cartões com as letras do alfabeto. Coloque as mesmas em uma caixa. Peça que cada criança retire um cartão e fale a letra que retirou. Elas terão que falar o nome de um amigo que comece com a letra retirada.
Nesta faixa etária as crianças ainda estão sendo alfabetizadas, por isso, será necessário ajudá0las para que todos participem. Depois mostre a letra J. Fale que o nome do nosso maior amigo começa com esta letra. Pergunte a classe: "quem é o nosso melhor e maior amigo? Isso, mesmo! Jesus é o maior e melhor amigo.
A palavra-chave da aula de hoje é “AMIGO”. Durante o decorrer da...
Leitura Bíblica Gênesis 21.1-7

I. De professor para professor
Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que Deus é o nosso maior e melhor amigo.• É importante fazer uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. • A palavra-chave da aula de hoje é “AMIGO”. Durante o decorrer da aula diga: “Deus ama e deseja ser o melhor amigo do .... (nome do aluno).”

II. Saiba Mais
Uma das mais importantes práticas que uma criança aprende a fim de obter uma boa saúde emocional por toda a sua vida é a habilidade de desenvolver e manter relacionamentos. Fazer amigos é claramente uma prática a ser aprendida, e não um processo automático. As crianças precisam ser ensinadas a como brincar e partilhar com outros; como desenvolver empatia aprendendo o que as outras crianças sentem; e como resolver conflitos quando há uma opinião diferente.O número de amigos que a criança tem é menos importante do que a qualidade dos amigos. Sinceramente, amizades duradouras com uma ou duas crianças são adequadas para cultivar a alma da criança. Mesmo quando elas são bem novas, a presença de bons amigos pode confortá-las do estresse por meios que relacionamentos adultos não conseguem. As crianças precisam de relacionamentos calorosos, e precisam ser valorizadas e aceitas por outras crianças.Amigos são espelhos, e ajudam as crianças a estabilizarem suas identidades. Eles são feedback — “Eu sou como as outras crianças da minha idade”.O que os pais e professores podem fazer para ajudar a criança a fazer amigos• Comece observando o comportamento específico da criança e o que a separa das outras. Por que ela não tem amigos?• Diga imediatamente à criança quando seu comportamento impedir o desenvolvimento de uma amizade. Explique o que ela pode fazer para corrigir o problema.SANFORD. Doris. Criança pergunta cada coisa... . Rio de Janeiro, CPAD, 2008.

III. Conversando com o professor
Por falar em amigo, que tipo de amigo você é? Existe uma grande diferença entre conhecer bem alguém e ser um verdadeiro amigo. A maior evidência da amizade genuína é a lealdade; estar disponível para ajudar nos momentos de angústia e dificuldade. Muitas pessoas são amigas de ocasião. Ficam por perto quando a amizade as beneficia e afastam-se quando não conseguem tirar proveito do relacionamento. Pense sobre seus amigos e avalie sua lealdade para com eles. Seja o tipo de amigo verdadeiro que a Bíblia nos encoraja a ser!(Bíblia do Adolescente Aplicação Pessoal, CPAD.)

IV. Sugestão
Professor, certifique-se de que seus alunos saibam que Deus anseia por ter um relacionamento com eles. Deus quer uma amizade especial com eles, uma amizade que não poderá ter com mais ninguém porque cada criança é única. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário