quinta-feira, 18 de junho de 2015

* "A Participação do Educador na Aprendizagem Infantil" - 2ª aula


"Ministério Infantil: compromisso de amor!"

Muitos tem uma ideia equivocada sobre o significado do ministério infantil na igreja. Acreditam que deve haver alguém que cuide dos pequenos para que possam estudar ou assistir o culto em paz. Assim as atividades são uma extensão da casa.
Na verdade, o primeiro passo para o bom exercício deste ministério é reconhecer a criança como ser em formação, tanto mental como espiritualmente e por isso quem lida com elas é responsável por uma série de ensinamentos que vão além dos preparativos escritos.
A criança é uma pessoa que aprende em sua maior parte por imitação, seja pela simples observação ou por compreensão.  A alegria e o amor contagiam. Por isso, quando vemos a facilidade que os pequenos possuem em perdoar nos faz ver que verdadeiramente 
“dos tais é o reino dos céus.” 
Mateus 19:14
Os ensinos que nos dispomos a passar para as crianças repercutem mais rapidamente. Elas têm mais facilidade em cumpri-los. Não possuem os preconceitos e obstáculos que nós adultos colocamos na frente muitas vezes para a execução das tarefas. São dotados de uma simplicidade que impressiona. E assim, mais do que ensinar também aprendemos, a ponto de aperfeiçoarmos nossa conduta perante Deus e os homens, a fim de que o nome do Senhor seja glorificado.
É importante assumir um compromisso de amor. A partir daí as conseqüências fluem. Tanto as aulas quanto a conduta são construídas e aprimoradas para o exercício deste ministério que está no coração de Deus; lembrando do que está escrito 
“...quem receber uma criança, 
tal como esta, 
em meu nome, 
a mim me recebe.” 
Mateus 18:5
Portanto, quando assumir qualquer responsabilidade com relação as crianças, tenha em mente que embora trabalhoso, vale a pena se envolver fazendo o melhor, pois os frutos são recompensadores. Os pequenos sim, são a extensão da obra que o Senhor começou em nós.
“Ensina a criança no caminho em que deve andar,
 e ainda quando for velho, 
não se desviará dele.” 
Provérbios 22:6

 Este é o nosso objetivo!
Kátia Cristina Tavares Ribeiro - Ministério Infantil da Igreja Batista Água da Vida - Guaianases - SP
Fonte: http://www.emunaheditora.com.br/ministerio-infantil/49-ministerio-infantil

Autora: Ana Michelle
de
http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário