quinta-feira, 27 de agosto de 2015

"Ligação Cortada"


OBJETIVO:
 Ensinar à criança que o pecado começa pequeno e, se não for corrigido, permanece a vida inteira e separa a pessoa de Deus.

VERSO PARA MEMORIZAR: 
“Se eu atender à maldade no meu coração, 
o Senhor não me ouvirá.” 
Salmos 66:18.

RECURSOS NECESSÁRIOS: 
Conquistando a atenção: telefone de latinha;
 Lição:maquete, telefone de EVA; 
 Aplicando: figuras abaixo; 
Contando aos Outros:
 Opção1 -  telefone de EVA para cada criança;
 Opção 2 - Cópias das figuras em Aplicando e envelopes para cada criança.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Conquistando a atenção: 
Usar duas latinhas vazias para cada criança. Pode-se encapá-las com EVA colorido e colagens de figuras relacionadas à história. Fazer um furo no fundo de cada uma. Introduzir um barbante pelo furo e fazer um nó bem grosso em cada ponta, por dentro das latas.


Lição:
Maquete - sobre uma base plana colocar os dois exércitos acampados, um diante do outro. Exército: Fazer cópias das silhuetas (aqui) em cores diferentes (uma cor para o exército israelitas e outra para o filisteu). Recortá-las e colá-las em palitos de sorvete ou de churrasco (cortar um pedaço dos palitos, se necessário).  Para Saul: fazer a silhueta em papel mais bonito; recortar uma coroa em papel dourado e colar. Ter outra silhueta comum para usar como Saul. Para a feiticeira, fazer um silhueta em papel preto, desenhar uma expressão má no rosto e colar um chapéu de bruxa (ver figura abaixo). 


Telefone - fazer um telefone grande de EVA. Enrolar diversos fios de barbante para formar um cordão. Encapar o cordão com fita adesiva.  Unir o fone ao aparelho usando o cordão (como na figura abaixo). 


Imagem extraída de loyalicm.blogspot.com.br/2010/05/lembrancinhas_31.html

Cortar uma parte do cordão, deixando-o quase arrebentando (ver figura abaixo).


Figura extraída de www.canstockphoto.com.br/cortado-poder-cabos-7263110.html

Aplicando: Ampliar as figuras abaixo (ou usar figuras equivalentes, tiradas de revistas e livros velhos).


Imagem extraída de www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/dia-das-bruxas-cartomante.html


Imagem extraída de passeandopelocotidiano.blogspot.com.br/2009/11/piada-do-dia-cartomante.html




Imagem extraída de nastuasmaosjesus.blogspot.com.br/2011/08/desenho-de-criancas-orando.html


Imagem extraída de enigmasbiblicos.blogspot.com.br/2012/09/desenho-biblico-para-pintar-pastor.html

Contando aos Outros: 
Fazer um telefone pequeno, de EVA, para cada criança. Colar um pedacinho de velcro em cada ponta de um barbante. Colar as outras partes do velcro no fone e no aparelho. Escrever o verso para memorizar em um papelzinho e colar em cada telefone.


CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
OPÇÃO 1: [Brincar de telefone de latinha com as crianças por algum tempo. Alguém fala em uma das latinhas. Outra pessoa põe o ouvido na outra lata, com o fio bem esticado entre ambas. Depois, perguntar como a voz passa de uma latinha para a outra. Mostrar uma tesoura e perguntar o que aconteceria se cortassem o fio. Dizer:] Na história de hoje, teremos uma pessoa que cortou um fio muito importante. Prestem muita atenção porque depois vou perguntar algumas coisas sobre essa pessoa .

OPÇÃO 2: [Mostrar um telefone de latinha. Conversar sobre como o telefone é importante poder falar com as pessoas à distância. Se necessário, mostrar um celular com seu carregador. Explicar que só dá para falar no celular se a bateria estiver carregada. Perguntar o que aconteceria ao celular, depois de algum tempo, se o fio do carregador fosse cortado. Dizer o mesmo que está sugerido na Opção 1.]

 APRESENTANDO A LIÇÃO:
 [Relembrar rapidamente a história da semana anterior. Dizer:]
Se um cachorro latir para vocês e vocês gritarem pedindo ajuda do papai, da mamãe ou da vovó, será eles virão socorrê-lo? Claro que sim. Nós ficamos mais tranquilos quando temos alguém para nos socorrer quando chamamos.
Mas Saul não podia ficar tranqüilo. Sabem por quê? Cada vez que Saul desobedecia a Deus, o Espírito Santo falava pra ele se arrepender. Mas Saul não aceitava que estava errado e não se arrependia. Cada vez que ele fazia isso, era como se ele mesmo cortasse um pouco da ligação dele com Deus. E isso aconteceu tantas vezes que a ligação dele ficou assim [mostrar o fio do telefone, quase cortado]: por um fio. E ele ainda tinha mais problemas para enfrentar. Durante quinze anos ele ficou ocupado perseguindo Davi de um lado para outro e não tomou conta do país. Com isso, foi fácil para os filisteus invadirem Israel. Ele armaram suas tendas em um lugar chamado Suném e ficaram prontos para a guerra. Quando Saul soube disso, ficou muito assustado. [Fazer expressão de medo.] Ele pensou [fazer voz de medo]: “E agora? Quem pode me ajudar? O profeta Samuel morreu. Davi, que é corajoso, está longe, fugindo de mim. Deus não me respondeu. O que devo fazer?” Saul ficou apavorado!
Então, no desespero, Saul cometeu o pior erro de sua vida: ele pediu para seus servos encontrarem uma feiticeira! Ele mesmo havia expulsado todas as feiticeiras do país e agora estava procurando uma delas! Os servos de Saul ficaram chocados com a ordem dele. Mas, mesmo assim, encontraram uma, que vivia escondida num lugar chamado Endor, e o levaram até ela. [Mostrar a figura da bruxa.] Saul tirou as suas vestes reais e colocou roupas simples, para ninguém ver quem ele era. À noite, foi para Endor com dois de seus homens. Chegaram à porta da feiticeira e bateram à porta.[Bater com os dedos sobre a mesa, como se estivesse batendo à porta.] Quando a mulher abriu a porta, Saul disse: “Traga-me o espírito do homem que desejo ver.”  Ela não reconheceu Saul e chamou o espírito mau. Então, um homem parecendo velho subiu da terra com uma capa. Saul pensou ser Samuel e se prostrou para adorá-lo. Que bobagem o rei estava fazendo! Sabem por quê? Aquilo que ele estava adorando não era o profeta Samuel. Era um anjo mau de Satanás. Que coisa horrorosa!
Como o anjo mau pode se tornar parecido com Samuel? É que Satanás e seus anjos têm poder de se tornarem parecidos com outras pessoas. Nós sabemos que aquilo que apareceu a Saul não era Samuel porque Satanás não tem poder para trazer ninguém da sepultura. A Bíblia diz que quando alguém morre não sabe de mais nada, está dormindo e não ressuscitará até que Jesus venha outra vez. 
O anjo mau, fingindo que era Samuel disse [fazer uma expressão de maldade na voz]: “Por que você pediu o meu auxílio quando Deus o abandonou? Como você não foi obediente, o Altíssimo tirou-lhe o trono e deu-o a Davi. Também perderá a batalha contra os filisteus e morrerá junto com seus filhos.” Como Satanás sabia que ia acontecer aquilo com Saul? É que ele conhece muito bem a Bíblia. Ele sabia que Deus não estava mais com Saul e que sem Deus, Saul perderia a batalha. Quando ouviu aquilo, Saul ficou com tanto medo que caiu no chão como morto [deixar o boneco de Saul cair, como se estivesse desmaiado]. Depois de se recuperar, ele voltou para casa. Só que uma coisa havia mudado. A partir daquele momento, com aquele pecado tão terrível, o cabo que ligava Saul ao Céu foi partido e [cortar o último fio do telefone.] e ele foi abandonado. O anjo mau  tinha falado daquele jeito porque queria que Saul ficasse desesperado. E ele conseguiu! Saul saiu dali apavorado!
Quando foi enfrentar os filisteus ele estava sendo comandado por Satanás e não por Deus. Por isso, ele não conseguiu dizer nenhuma palavra de ânimo para os soldados. A batalha foi terrível. [Simular uma luta entre os dois exércitos.] Muitos do povo de Deus foram mortos, e outros fugiram para casa. Jônatas, o melhor amigo de Davi, e seus dois irmãos, Abinadabe e Malquisua, morreram. E Saul morreu também. Que tristeza, um homem tão importante acabar desse jeito. [Mostrar o telefone com o fio cortado.] Realmente, não vale à pena cortar a ligação com Deus.

REVISANDO:
 [Dizer:Vou falar algumas coisas para vocês. Vocês devem esperar que eu termine de dizer e depois fazerem o gesto certo. Prestem muita atenção.

· Se Saul protegeu bem Israel, bata os pés. Se ele descuidou de Israel enquanto perseguia Davi, levante a mão esquerda. [Levantar a mão esquerda.]
· Se os filisteus invadiram Israel, levante os ombros. Se eles não invadiram, bata palmas.  [Levantar os ombros.]
· Se Saul estava animado para lutar contra os filisteus, gire a cabeça. Se ele estava com muito medo, coloque as mãos no rosto. [Colocar as mãos no rosto.]
· Se Saul fez certo em consultar a feiticeira, erga os polegares. Se isso foi um grande pecado, vire os polegares para baixo. [Virar os polegares para baixo.]
· Se quem apareceu a Saul foi um anjo mau, faça as pernas tremerem. Se foi o profeta Samuel, balance a cabeça para cima e para baixo. [Tremer as pernas.]
· Se Deus abençoou Saul após o pecado de consultar a feiticeira, dê um sorriso. Se Deus o abandonou, abaixe a cabeça. [Abaixar a cabeça.]
· Se Saul venceu a batalha, diga: “Eeeeh!”. Se perdeu a batalha e a salvação, diga: “Aaaahhh!”

MEMORIZANDO:
 [Perguntar:]  Falar com Jesus em oração é como falar ao telefone. Uma ponta se liga a nós e a outra ao Céu, junto do trono de Deus. Quando somos obedientes, as linhas telefônicas para o céu ficam abertas. Deus nunca nos rejeitará se pedirmos ajuda com humildade. Mas quando desobedecemos e somos orgulhosos, e não confessamos nossos pecados, as linhas telefônicas são cortadas. Jesus não nos ouve nem responde nossas orações, se não nos arrependemos. É o que está escrito na Bíblia. [Ler o verso na Bíblia e memorizá-lo com as crianças, usando os gestos descritos na lição:]
Se eu atender à maldade no meu coração - [apontar para você; mostrar seu coração.]
O Senhor não me ouvirá - [negar com o dedo; mostrar seu ouvido.]
Salmos 66:18. [desabrochar uma flor e formar um livro.]
[Dizer:] Saul atendeu à maldade no coração dele e não atendeu à voz de Deus. Por isso, a ligação dele com o Céu foi cortada e Deus não ouvia mais as orações dele.

APLICANDO:
 [Mostrar um fantoche e como ele pode ser movimentado. Dizer:]  O fantoche não tem vontade própria. Ele faz o que eu quero. [Movimentar o fantoche.]Assim ficou Saul quando consultou a feiticeira, fazendo só o que Satanás queria. E assim também ficam as pessoas que procuram os ajudantes de Satanás. Sabem quem são eles? [Mostrar as figuras.] Os leitores de mão, cartomantes, mágicos, feiticeiros, astrólogos, etc. Quem consulta essas pessoas se coloca nas mãos de Satanás e vira um fantoche nas mãos dele. Vou mostrar algumas figuras. Se o que eu mostrar for um modo de consultar a Deus, vocês devem levantar os polegares. Se for um modo de consultar a Satanás, vocês devem abaixar os polegares. [Mostrar as figuras da página  seguinte, intercalando os tipos de figuras. Depois, dizer:] Vocês podem me dizer o nome de algum livro, filme, desenho ou joguinho que tenha magia, fantasmas ou coisas parecidas? [Dar tempo para respostas e dar sugestões, se necessário. Se possível, mostrar figuras de capas de livro, filmes e joguinhos com feitiçaria: Harry Potter, Crepúsculo, Dragon Ball, Bem 10, etc.] Satanás usa essas coisas para enganar as crianças e ensiná-las a procurar os ajudantes dele. Ele quer tornar todas as pessoas em fantoches nas mãos dele. [Mostrar o fantoche.] Nós não podemos deixar ele fazer isso. Se alguém aqui leu algum livro, assistiu a algum filme ou desenho ou, ainda, brincou com algum jogo de magia, deve se ajoelhar, pedir perdão a Deus e abandonar esses pecados, antes que a ligação com Deus seja cortada.

CONTANDO AOS OUTROS:
Opção 1: [Entregar um telefone de EVA para cada criança. Mostrar como conectar e desconectar o fio, explicando o que acontece com quem desobedece a Deus e não se arrepende. Incentivá-los a usar o telefone para contar a outros o que aconteceu com Saul.]
Opção 2: [Fazer cópias das figuras usadas em Aplicando para cada criança e guardá-las em um envelope. Elas devem pintar apenas as figuras que mostram formas de consultar a Deus. Depois, devem usar todas elas para contar aos pais o que aprenderam à respeito disso na lição de hoje.]
Obs.: Em qualquer das opções, entregar uma cópia da carta abaixo para cada criança entregar para seus pais (se estes forem cristãos).

Queridos pais,

A lição de seu filho, nesta semana, conta a história de Saul e sua experiência com a feiticeira de Endor. Aproveitamos a oportunidade para falar com ele sobre o risco do envolvimento com magia de qualquer espécie.
Cremos que os pais cristãos não permitiriam que seus filhos consultassem pessoas desse tipo. No entanto, muitas crianças de lares cristãos estão sendo doutrinadas no ocultismo através de livros, histórias em quadrinhos, filmes, desenhos e joguinhos. Esses são meios usados por Satanás para que as crianças não apenas percam o medo da magia, mas a considerem desejável. Por isso, os personagens dessas produções demoníacas recebem super poderes e superam as dificuldades através da incorporação de espíritos, magia, amuletos, etc. E elas também se familiarizam com fantasmas, reencarnação, vampirismo, zumbis, e muitos outros tipos de crenças satânicas. E tudo isso dentro de casa, com o consentimento dos pais.
Por pequenas negligências, o mal vai pouco a pouco penetrando nas casas e nas mentes, de forma que não percebemos a sua presença. O resultado é que as criança e jovens perdem o interesse pelas coisas do Céu e, quando notamos, eles já abandonaram a fé. Sabemos que todos desejam ver seus filhos salvos, mas se essas tentações forem encontradas dentro de casa, não podemos esperar, de forma alguma, que nossos filhos sejam preparados para receber o selo do Deus vivo e estejam preparados para a volta de Jesus. Portanto, cabe aos pais escolher entre deixar que seus filhos sejam educados pelo inimigo das almas e se tornem fantoches nas mãos dele ou protegê-los dessas ciladas, expulsando todas essas coisas do interior do lar, tornando-o um lugar de refúgio, anulando a exposição ao mal que recebem no contato com o mundo.
O nosso apelo é que cada pai e mãe seja, pela graça e poder de Deus, um exemplo para seus filhos. Que, ao invés do culto a Satanás feito diante da televisão, a família se una para louvar ao Senhor no culto matutino e vespertino. Que, ao invés de acompanhar as novelas - que são o caldeirão onde o demônio cozinha sua sopa imunda para alimentar as almas com podridão - que as mães se sentem para ler a Bíblia ou conversar e brincar com seus filhos, dando-lhes atenção e amor.  Que os pais troquem as horas perdidas assistindo futebol por momentos de comunhão com a família e com Deus. Não podemos avaliar as maravilhosas mudanças que acontecerão nos lares, quando o caminho para a ação do Espírito Santo estiver desobstruído.

Que Deus os abençoe.

Departamento Infantil da União Sul Brasileira
de http://evangelismoinfantil.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário