quinta-feira, 6 de agosto de 2015

"A Música e as Crianças"

"Ensinando com Música"

          Introdução

          A receptividade à musica é um fenômeno corporal. Ao nascer, a criança entra em contato com o universo sonoro que a cerca: sons produzidos pelos seres vivos e pelos objetos. Sua relação com a música é imediata.Observando uma criança pequena, podemos vê-la cantarolando um versinho, uma melodia, ou emitindo algum som repetitivo e monótono, balançando-se de uma perna para outra, ou ainda para frente e para trás, como que reproduzindo o movimento do acalanto. Essa movimentação bilateral desempenha papel importante em todos os meios de expressão que se utilizam do ritmo, seja a música, a linguagem verbal, a dança, etc. As crianças gostam de acompanhar as músicas com movimentos do corpo, tais como palmas. sapateados, danças, volteios de cabeça, mas, inicialmente, é esse movimento bilateral que ela irá realizar. E é a partir dessa relação entre o gesto e o som que a criança - ouvindo, cantando, imitando, dançando -  constrói seu conhecimento sobre música.
          A criança não é um artista, mas antes de tudo um ser "rítmico-mímico", que usa espontaneamente os gestos.
          Música é linguagem. Assim, devemos seguir, em relação à música, o mesmo processo de desenvolvimento que adotamos quanto à linguagem falada, ou seja, devemos expor a criança à linguagem musical e dialogar com ela sobre e por meio da música.
          Devemos tornara música a realidade da criança, que seja um cântico novo, que tenha um novo significado. Para isso devemos entender a realidade da criança e sua psicologia.
          Música é dom de Deus, vem do coração de Deus!!!
          Deus é o maior artista, mas os ouvidos d'Ele não são como os nossos!
          Música é som e esta ligada à ritmo. A criança reage conforme os sons. O movimento é o resultado do som organizado.

          Por que usar a música com as crianças?

          Porque há evidências médicas, educativas, sociais de que a música contribui para o bom desenvolvimento da criança;
          Porque a Bíblia nos autoriza e nos sugere;
          Porque a música é um poderoso instrumento de evangelismo e ensino bíblico. Música ensina a Palavra de Deus, edifica!

          Algumas informações importantes

          Saber o que se está aprendendo na Escola Bíblica e ligar o assunto à música isso trás incentivo aos alunos.
          As músicas devem ficar sempre no nível do olho da criança para que ela possa enxergar.
          Não gerar competição entre eles, incentivando meninos ou meninas com elogios.
          Não obrigar ninguém a cantar ou sorrir, pois ela pode ter tido um problema em sua casa, então, deixe fluir, envolva a criança com a música, a boa música.

          Como usar a música com as crianças?

          A. A Escolha dos Cânticos

               Devemos analisar o seguinte:
               1- É Bíblico?
               2- O significado é óbvio para as crianças?
               3- É fácil de ser cantado?
               4- O ensino do cântico está relacionado com o restante do programa?

          * Respeitar a faixa etária da criança também é algo de suma importância.

          B. O Ensino dos Cânticos

               1)Sugestões:
                   - encenação com fantoches
                   - perguntas objetivas
                   - fazer exercícios bíblicos referentes à letra
                   - lição objetiva
                   - Visuais, gravuras, slides, transparências, quadro, objetos, cartazes, etc.
                   - histórias da biografia do autor ou da composição do cântico
                   - testemunho

               2) Esquema de ensino:
                   1- Cante primeiro o cântico inteiro
                   2- Explique o cântico
                   3- Cante o cântico novamente
                   4- Cante junto com as crianças partes e depois inteiro
                   5- Corrija os erros
                   6- Deixe que as crianças cantem sozinhas
                   7- Repita o cântico

          Nunca ensine uma música sem conhecê-la bem ( letra e melodia ). Melodia e letra tem que estar entrosadas. Tem que haver conteúdo, base bíblica.
          Não motive as crianças a "cantarem alto". Volume forte não é, necessariamente, sinônimo de alegria e entusiasmo; muitas vezes poderá levar a rouquidão e perda e voz.
          Ao ensinar ou mesmo cantar uma música com as crianças, devemos sempre explicar a música, as palavras difíceis, as metáforas ( abrir o coração para Jesus entrar, é muito difícil só imaginar isso...)

           C. A Direção dos Cânticos

               Na direção de um cântico as expressões faciais e corporais são muito importante. Use suas mãos e braços. Não se preocupe em ser um grande maestro, mas não seja um " abanador de mosquitos".

          D. O Dinamismo nos Cânticos

               Varie nas atividades ligadas à música.
               Sugestões:
               - Antífona
               - Cânones
               - Contracantos
               - Gestos
               - Dramatizações
               - Instrumentos musicais variados
               - Idiomas diferentes
               - Estilos diferentes
               - Composições próprias
               - Salmos
               - Hinos e Cânticos Espirituais.

          E. A Educação Musical

              Deve-se incentivar o estudo da música desde cedo nas crianças através de diferentes opções de musicalização infantil. Na igreja a participação em Bandas, Grupos Vocais, Corais Infantis ou quaisquer outras atividades que incentivem o desenvolvimento musical das crianças será com certeza um grande investimento na vida tanto no tempo presente, como no futuro.

          Palavra Final:
          A todos educadores, professores e pais que estão envolvidos e são responsáveis pela formação e educação das crianças, principalmente através da música, fica a recomendação do apóstolo Paulo:

"Haja dedicação ao ensino."
Romanos 12: 7


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